Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Enrolar Bobinas para Energia Eólica


Alle

Posts recomendados

Muito bem, isso é uma assunto que já procurei um bocado mas num tive sucesso, eu estou começando um projeto para geração de Energia Eólica e me deparei com um problema.

Como eu calculo o tamanho da Bobina, é de acordo com a potencia do IMÂ? Quantas espiras? Qual a espessura? Qual o Diamentro? Qual a altura? Existe algum calculo ou isso é tudo no Zoiometro?

Grato

Alessandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Ship, eu olhei o site, olhei as outras matérias tb e achei até uma página que calcula bobina pelo valor da indutância, corrente e "tipo" do fio de cobre.

Porém não é isso que eu estou procurando.

Eu tenho 12 imãs iguais que vou usar no gerador eólico, pra cada imã eu vou precisar fazer uma bobina (12 bobinas idênticas), certo?

Então, é essa bobina que eu quero saber como fazer, como calcular ela pra obter o melhor aproveitamento da "energia" gerada pela "passagem" do imã por ela.

Espero ter explicado certo.

Abraço.

Alessandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendi direito o que você pretende fazer...

Doze ímãs? Enrolar doze bobinas?

Mas de qualquer forma, acho que você não vai ter como aplicar teoria nesse teu experimento... Se você fosse colocar numa fórmula a intensidade do campo magnético fornecido por esses ímãs, você saberia dizer? Acho difícil...

Então, acho que a maneira mais eficaz (mas nem por isso a mais fácil) de desenvolver teu projeto é fazendo experiências mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Texeira, a intensidade do imã é o fornecedor que passa e é dada em Kg ou Web se não me engano, então eu imaginava que existisse uma fórmula para calcular isso.

Porque, por exemplo, quando se faz um motor com um induzido comum + imã permanente como indutor é preciso que se faça esse cálculo, pelo menos eu imagino que seja assim.

Ou as empresas fazem isso no xutômetro? aheuaheuaheae

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem de longe, porém, como estou usando isso com aprendizado e digamos já é um ponto de partida razoável, pode ser que eu venha a adiqui-los, seu eu souber quais são ^^.

Abraço

Claro que existem cálculos, mas você tem os instrumentos necessários para medir todas as grandezas envolvidas neles?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Delima, eu até pensei nisso, mas eu quero fazer um esquema não para acender meia dúzia de lampadas, eu fazer um negócio profissional que sustente uma casa média, por quero saber como funciona realmente.

Estou até procurando saber como como funciona o sistema de geração de energia de hidrelétricas porque pode ser que eu possa fazer algo parecido.

vlwww

Alessandro

amigo Alesandro estou com um projeto quase assim!!!!!!!!!! só que vou usar um alternador....não seria melhor você consegui um motor gerador
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, Alle.

Existem livros, artigos de revistas e apostilas na net, que falam sobre o enrolamento de bobinas e transformadores.

Pra enrolar uma bobina, você precisa saber a corrente e a tensão que irão circular nessa bobina. É o início. A partir daí, você dimensiona os fios, depois, os carretéis, e depois enrola.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Delima, eu até pensei nisso, mas eu quero fazer um esquema não para acender meia dúzia de lampadas, eu fazer um negócio profissional que sustente uma casa média, por quero saber como funciona realmente.

Não sei se pela ausência de algumas palavras, mas confesso que não entendi... No caso, você quer gerar energia suficiente pra alimentar uma casa, é isso?

Se for este o caso, acho que sem dúvida alguma o melhor caminho seria utilizar um alternador de carro (alguns conseguem fornecer 65A ou mais) e um inversor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alle estamos juntos no mesmo barco,,,,bem comece a pesquisar aqui no clube que tem muita coisa interessante (Alternador,bateria,inversor,e deixa a idea rolar na tua cabeça) também quero alimentar uma casa toda...????E bem difícil fazer uma turbina eolica pois eu mesmo ja tentei... e agora estou tentando com alternador!!!!darei detalhes se der tudo certo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teixeira, pra que devo usar o inversor?

Não sei se pela ausência de algumas palavras, mas confesso que não entendi... No caso, você quer gerar energia suficiente pra alimentar uma casa, é isso?

Se for este o caso, acho que sem dúvida alguma o melhor caminho seria utilizar um alternador de carro (alguns conseguem fornecer 65A ou mais) e um inversor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! entendo... isso ai eu tenho um circuito igual ao de NoBreak que converte pra 127V.

Agora quanto ao alternador de carro, meu professor me disse que existe alguns que só geram energia após certa velocidade se for verdade isso é um problema. Porque, como é eólica vai ocorrer de hora ter 10rpm e outra 1000rpm, e o ideal é gerar a energia sem contar com a velocidade. Mas isso é uma coisa que talvez possa ser resolvido com Engrenagens ^.^

A única dúvida agora fica por conta do seguinte entre o alternador de carro e a bateria tem algum equipamento? Ou é ligado direto?

amigo Alessandro o(inversor) transforma uma bateria de carro em energia eletrica.

o pessoal do clube vai explicar melhor para você

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava pesquisando o fucionamento dos Alternadores e "descobri" que eles não geram energia por si só, precisam de uma corrente inicial.

Quer dizer, se eu não tiver nenhuma "gota" de energia no sistema não vai funcionar... ai a coisa complica, porque isso não é o ideal =/

De volta a estaca Zero!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei amigo alle, mais quando eu giro o alternador que tenho sem nenhum pingo de energia ele funciona.Agora eu quero tentar conseguir um motor gerador de 3 kva... sei que e caro mais vou fazer um esforço pra consegui(hoge a noite vou te passar como vou fazer o meu!!!!!!! ) deixando claro não sei se vai dar certo mais vou tentar mesmo assim????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Alle estamos juntos no mesmo barco,,,,bem comece a pesquisar aqui no clube que tem muita coisa interessante (Alternador,bateria,inversor,e deixa a idea rolar na tua cabeça) também quero alimentar uma casa toda...????E bem difícil fazer uma turbina eolica pois eu mesmo ja tentei... e agora estou tentando com alternador!!!!darei detalhes se der tudo certo....

Alternadores de carro funcionam com rotações altas para gerar energia. energia eolica tem rotações baixas e por isso acho que precisamos de um alternador ou gerador de energia que funcione com baixas rotações. Talves se os eletroimãs maiores e mais forte melhore a eficiência. Não sei o quanto maior seria o ideal. Deixo esse problema no ar. Como produzir ou comprar um alternador desse tipo? Se alguem sober responder as perguntas acima, favor informar. Agradeço a atenção desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui do lado onde eu trabalho tem uma loja ta vendendo um "gerador de 110v", mais o engraçado é que ele usa um moto de "100cc" para rodar um motor eletrico que tema capacidade de fornece energia o suficiente para alimenta uma sala e as lampadas de uma casa "fluorecente".A o tanque dele é de 4 litros de gasolina que tuda umas 6 horas.

vou bate uma foto depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um gerador para uma casa é complicado amigo, como o Maurício2006 disse, é necessário 15kW mínimo...

Você não podem retirar energia direto das bobinas do gerador, pois essa energia é alternada, só que com outra frequencia. Nossas casas tem corrente alternada na ordem de 50~60Hz. Então o gerador teria que girar a 60 voltas por segundo!

É necessário primeiro transformar essa energia em DC, para ser armazenada em baterias (nesse caso, muitas baterias, para suprir esses 15kW) e depois deve-se utilizar um inversor de DC para AC (110 ou 220 / 50~60Hz). Na sua localidade tem bastante vento mesmo?

A energia eolica tem retorno de investimento muito rápido, mas só para locais com muito vento!

Você também pode utilizar energia solar em conjunto com seu equipamento.Aqui no forum foi postado um gerador solar portatil, de 100W se não me engano, muito interessante.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

olá amigo eu queria saber se deu certo sua experiencia eu tambem tenho muito enteresse em energia eolica e queria fazer uns calculos para as bobinas tipo assim

o fio certo o tamanho e quantidade de voltas se possivel me mande as medidas em mm

ficarei muito grato pela sua colaboração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...