Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Enrolar Bobinas para Energia Eólica


Alle

Posts recomendados

Muito bem, isso é uma assunto que já procurei um bocado mas num tive sucesso, eu estou começando um projeto para geração de Energia Eólica e me deparei com um problema.

Como eu calculo o tamanho da Bobina, é de acordo com a potencia do IMÂ? Quantas espiras? Qual a espessura? Qual o Diamentro? Qual a altura? Existe algum calculo ou isso é tudo no Zoiometro?

Grato

Alessandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Ship, eu olhei o site, olhei as outras matérias tb e achei até uma página que calcula bobina pelo valor da indutância, corrente e "tipo" do fio de cobre.

Porém não é isso que eu estou procurando.

Eu tenho 12 imãs iguais que vou usar no gerador eólico, pra cada imã eu vou precisar fazer uma bobina (12 bobinas idênticas), certo?

Então, é essa bobina que eu quero saber como fazer, como calcular ela pra obter o melhor aproveitamento da "energia" gerada pela "passagem" do imã por ela.

Espero ter explicado certo.

Abraço.

Alessandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendi direito o que você pretende fazer...

Doze ímãs? Enrolar doze bobinas?

Mas de qualquer forma, acho que você não vai ter como aplicar teoria nesse teu experimento... Se você fosse colocar numa fórmula a intensidade do campo magnético fornecido por esses ímãs, você saberia dizer? Acho difícil...

Então, acho que a maneira mais eficaz (mas nem por isso a mais fácil) de desenvolver teu projeto é fazendo experiências mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Texeira, a intensidade do imã é o fornecedor que passa e é dada em Kg ou Web se não me engano, então eu imaginava que existisse uma fórmula para calcular isso.

Porque, por exemplo, quando se faz um motor com um induzido comum + imã permanente como indutor é preciso que se faça esse cálculo, pelo menos eu imagino que seja assim.