Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Caldasso

[Resolvido] Ajuda com rede

Recommended Posts

Ola Pessoal

Tenho em uma empresa, 40 micros...

Estão divididos em 2 grupos de 20 micros... A topologia de rede, permite que todos se enchergem... e todos compartilhem do mesmo modem adsl...

acontece, que quero que, os dois grupos não se encherguem (não compartilhem arquivos), mas que permanecam com internet...

PS: Todos os micros são Xp Sp3!

Ouvi falar q com máscara de rede, se faz isso.. mas não tenho ideia de como fazer na prática???

Alguem pode me ajudar???

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basta você pegar um grupo e alterar o nome do GRUPO DE TRABALHO (Workgroup) em cada pc do grupo. Provavelmente, todos estão no mesmo grupo. Deve ter um jeito de separar por mascara de sub rede ou faixa de IP, mas também não sei como fazer. ;/

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas respostas...

Igor... mas e o gateway???

só colocar essa máscara? E depois fazer o que? Quais ips uso? Etc...

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Ao utilizar a mascara 255.255.255.192 você cria 4 sub-redes com 62 hosts cada.

Pode ser utilizada, também, a mascara 255.255.255.224 que criará 8 sub-redes com 30 hosts cada.

Por ser apenas 2 redes eu acredito que o melhor é utilizar a mascara 255.255.255.128 que criará 2 sub-redes com até 126 hosts cada.

A primeira rede terá ips com final 1 até o 126

A segunda rede terá ips com final 129 até o 254

A questão do gateway é mais complicada. Será necessário um gateway na primeira rede e outro gateway na segunda rede.

O que é utilizado como roteador na empresa?

Compartilhar este post

Link para o post

São todas as máquinas ligadas em hubs de 8 portas (sendo q 1 porta é conectada a outro hub de 8 portas)

Em um dos hubs, tem um modem adsl (q não sei o modelo... mas é router)...

Xucrute... O problema é isso... eu precisava que ambos os grupos acessacem a internet mas não se enxergassem...

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

O que correto é separar as redes fisicamente também, deixando um switch responsável por uma rede e outro switch responsável pela outra. Eles podem até ser cascateados com outros, mas não entre si.

Fazendo isso você pode utilizar um range inteiro em uma rede e outro range inteiro na outra rede, não tendo que se preocupar com mascaras de rede.

O que eu já fiz muito é colocar um computador com linux com 3 placas de redes, receber a internet por uma placa e rotear para as outras duas placas.

Uma solução mais cara é a utilização de switch com suporte a vlans, que eliminaria o computador para fazer roteamento e separaria as redes também.

O mais fácil é a utilização de mascaras compostas, porém um usuário mais entedido poderia mudar as configurações de rede e acessar outro departamento. Se isso não for um problema para sua empresa então não há problemas.

Quanto ao roteamento, no seu caso, pode ser utilizado o linux com 2 placas de rede, uma recebendo a internet e a outra com dois endereços diferentes de ip jogando internet para as duas redes.

Compartilhar este post

Link para o post

Xucrute

não seria problema o pessoal mexer... pois são todos leigos...

Apreciaria se você pudesse me dar dicas de como fazer essa "máscara composta"..

Obs: O problema em por linux, é q não entendo NADA de linux... seria bem mais fácil você me ensinar algo de máscaras (pois manjo algo em redes para windows) do que eu ter q pegar um linux sem base nenhuma...

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

A alteração seria feita na configuração do escopo do DHCP, nele você já implementaria a máscara nova. Você também pode criar "reservas" para as máquinas, no escopo do DHCP, para assim, garantir que sempre pegarão o mesmo IP com a mácara pré-definida por você.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok pessoal... mas como faço essas alterações????

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem pode me ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post

O ip dos computadores é fixo ou é usado DHCP?

Se for fixo, basta definir um grupo com faixa 192.168.1.xx e outro com 192.168.2.xx

Compartilhar este post

Link para o post

Ghoster... e a internet como fica?

Compartilhar este post

Link para o post

Como já disse, seria mais fácil se você apenas renomeasse o nome do grupo de trabalho de 20 computadores, assim os outros 20 nao enxergariam estes computadores. Assim você no precisaria mexer com os IPs.

Agora, você tem q nos dar mais informações. Se o modem está com o DHCP ativo, se os IPs são fixos..

Compartilhar este post

Link para o post

Os ip's são fixos... 192.168.1.x

Mas se eu renomear apenas o grupo de trabalho, e o camarada ir pelo meus locais de rede, ele vai ter acesso....

Ainda não desisti de usar as máscaras... alguem para me ensinar?

Compartilhar este post

Link para o post

Tente fazer o seguinte:

Defina as mascaras de sub-rede desse jeito em todos os PCs:

255.255.0.0 - Isso indica que os dois primeiros intervalos não vão variar.

Depois assim:

20 PCs: Use a faixa 192.168.1.x

Nos outros 20: Use a faixa 192.168.2.x

Compartilhar este post

Link para o post

Mas dessa forma, o pessoal que tiver no 192.168.2.x nao vai enxergar o "gateway" que é o 192.168.1.1!

Compartilhar este post

Link para o post

Use por máscara mesmo. Ou então coloque para cada "GRUPO" de 20 máquinas, uma máquina com duas placas de rede, para ela fazer o isolamento com o outro grupo, mas todos poderão acessar a internet.

Compartilhar este post

Link para o post

Independente da forma utilizada, sendo ela por máscara de rede composta ou por ranges de endereços diferentes, serão necessários 2 roteadores (um para cada rede).

Nesse exemplo não é o correto a se fazer, mas pode resolver o seu caso:

rede1qb3.jpg

Neste outro exemplo me parece o mais correto a se fazer:

rede2hd9.gif

Você pode utilizar tanto máscara compostas ou ranges diferentes... fica ao seu gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok!

Então, irei adquirir um outro router, ou usar senha mesmo nos compartilhamentos...

Obrigado a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais