Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programas Para Testes De Desempenho


Phoenyx

Posts recomendados

  • Membro VIP

Vejo q muitas pessoas postam na área d benchmark's procurando programas d diagnóstico e testes d desempenho, por isso viso colaborar com este tópico dando uma explicação resumida d cada programa e colocando também seus respectivos link's para downloading.

Relembrando, este setor (Benchmark's) c destina somente a proposta d testes, caso vocês tenham alguma dúvida, por exemplo, sobre o 3DMark 2001, AquaMark III, Super PI, PI Fast, etc... postem no tópico já iniciado. C por acaso o mesmo não existir postem aqui.

Tendo me esquecido d algum programa ou explicação q seja útil a vocês é só falarem q eu os coloco na lista. Achando alguma versão mais recente do q estas disponibilizadas abaixo me repassem. Colaborar é imprecindível para q todos tirem um bom proveito.

Vamos lá então:

Sisoft SANDRA 2004 (versão 91.04) * * Download (6.65Mb)

Este programa identifica praticamente todos os seus ítens d hardware, mostra também os programas instalados no seu computador. Ele traz ferramentas para testar seu micro (CPU, Placa-mãe, Memórias, HD, Conexão com a Internet, etc...).

AIDA32 - Everest Home (versão 1.10) * * Download (2.64Mb)

Parecido com o programa anterior, sua única diferença é o maior nível d detalhes sobre o sistema, inclusive apontando link's para o fabricante d cada um, ajudando assim a atualização dos driver ou até mesmo do BIOS da sua Placa-mãe. O ponto negativo é q ele só testa sua Memória RAM, o resto das ferramentas é básica.

CPU-Z (versão 1.24) * * Download (259Kb)

Este traz informações bem completas do seu processador (Cache, FSB e Multiplicador setados, Núcleo, Família, etc...).

WCPUID (versão 3.3) * * Download (262Kb)

Praticamente idêntico ao programa anterior, mas alguns o preferem.

CPUID (versão 1.6) * * Download (349Kb)

Outro programa semelhante aos dois anteriores só q feito por um membro deste Fórum, Sledgehammer. A principal diferença é q ele detecta "cheat's", ou seja, possíveis trapaças sobre o resultado mostrado. Muito útil para provar a alguém a veracidade dos mesmos. Traz também uma ferramenta própria para serem tirados screenshot's.

Prime95 (versão 238) * * Download (891Kb)

Um dos melhores testes d estabilidade conhecidos. A receita é acessá-lo, escolher o modo "Torture Test" e dar ok. Deixe-o rodando no tray por no mínimo 1 hora (o melhor mesmo é deixá-lo rodando mais tempo, mas na maioria das vezes 1 hora já é suficiente para detectar possíveis erros). C por acaso o ícone ficar amarelo de repente é porque seu sistema está com problemas, talvez má configuração.

CPU Burn (versão 1.4) * * Download (29.6Kb)

Programa para extrair o máximo d calor gerado pelo CPU. Muito bom para saber qual o limite do seu sistema d refrigeração. Selecionem o processador a ser testado e rodem em "High Priority". É bom ficar monitorando as temperaturas e voltagens.

Stress CPU (versão única) * * *Download (12.7Kb)

Mais um programa elaborado pelo Sledgehammer, ele foi compilado baseado num código fonte livremente distribuído, presente no core "Gromacs" do Folding@Home. Além d testar a estabilidade do sistema ele gera bastante aquecimento do CPU, portanto monitorem constantemente as voltagens e temperaturas atingidas. Ele não funciona em processadores mais antigos, só naqueles q possuam instruções SSE.

Mother Board Monitor (versão 5.3.7.0) * * Download (1.2Mb)

Este aqui é um programa d monitoramento constante da máquina. Ele lhe mostrará a rotação das fans, oscilações d voltagens, porcentagem d utilização do CPU, etc... você poderá habilitar alarmes para configurações pré-definidas, shutdown automático e até mesmo avisos por e-mail caso a máquina onde ele estiver instalado esteja conectada a internet. O programa é excelente mas necessita d ajustes finos nos sensores para um perfeito funcionamento.

Speed Fan (versão 4.16) * * Download (1.32Mb)

Parecido com o anterior, ele não é tão maleável mas já vem configurado quase q totalmente, dispensando assim poucas mudanças. Com ele é possível também controlar a rotação do cooler, claro, isto c a sua placa-mãe permitir.

CPU Cool (versão 7.2.12) * * Download (1.74Mb)

Este programa, por meio da North Bridge, pode controlar o clock do seu CPU. Ele é semelhante a função Halt-Disconect d algumas placas, desliga partes do processador central para q o mesmo dispense baixo aquecimento, bem como uma economia d energia. Isto acontece só quando a máquina não está sendo amplamente utilizada, quando for solicitado maior desempenho ele será iguinorado. Funciona somente com os chipsets SIS, VIA, ALI e Intel. Não o utilize para sanar problemas d superaquecimento, na hora H ele não lhe valerá d nada.

Em Construção...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu to baxando esse Prime95, quero fazer um teste pra ver a capacidade da minha máquina, mas to com umas dúvidas...

Enquanto eu tiver fazendo os testes posso usar o computador normalmente ou ele tem que ficar parado so para o teste?

Já fiz alguns testes de cpu, não achei que foram mal acontece que quando vou pesquisar informações aqui no forum encontro diversos numeros, tem gente que consegue xxx pontos de tal, outro logo em seguida diz yyy, outro xxx, não existem números padrões, com funciona isso?

Phoenyx, falei proce que tinha baxado o pc wizard, meu teste de pv deu 27 pontos quando estava tudo no máximo, e 134 no normal, comparei com uma vodoo 3 16mb, e apanhei um absurdo quando estava no máximo já no normal tive pontos melhores, não entendo esses rankings?

Como eu sei que ta bom? Ou melhor como eu sei que pelo menos minha pv ta trabalhando do jeito que tem?

Só pra constar, é uma geforce2 mx400 64 mb sdram da xfx, sem over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fábio, você pode rodar o Prime e mexer na máquina normalmente enquanto isto, só não tente jogar ou exigir desempenho pois o processador estará trabalhando em 100%. Navegar na NET ou coisas mais simples não afetarão o resultado.

Quanto ao PC Wizard, é como t falei, este programa é interessante mas há opções melhores como o Sandra ou o AIDA. Mas para testar sua placa d vídeo seria melhor rodar benchmark's elaborados exclusivamente para este fim, como o 3DMark 2001, Aquamark III, etc... Vá aos ranking's fixados neste setor e participe, você poderá comparar melhor o seu desempenho.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Pra quem gosta de estar sempre com a última versão dos programas que usa (assim como eu), saibam que já saiu a versão 3.88 do AIDA32, que foi disponibilizada dia 26-11-2003.

Espero que tenham corrigido as informações da minha K7N2 Delta-L informando meu verdadeiro chipset.

O link para a página do download é essa:

AIDA32 Downloads Page

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Cafs@06 dez 2003, 21:13

...Da um alerta pro Phoenix colocar esse link já atualizado naqueles utilitários na sessão de benchmarks...

O Phoenyx com certeza vai ver esse tópico (se já não viu).

Megapersu, no meu caso infelizmente eles não corrigiram a informação da minha Placa-Mãe, mas isso não desabona em nada o programa, ainda acho ele nota 10.

No seu caso acho que talvez o cara tenha ficado em dúvida entre colocar ASUS ou ASRock e parece que ainda não se decidiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Instalei o Sandra 2004 no meu PC, todas as informações conferem a não ser no tópico CPU Arithmetic Benchmark onde o meu CPU ñão está sendo testado (tenho certeza que ele é original)

Aparece a seguinte mensagem: Warning W2: Benchmarking stresses components. Some components may fail if they have any weaknesses.

Fix: Just make sure you understand what this means.

E com relação a memoria aparece:

Large memory modules (256MB or greater) should be Registered/Buffered, especially if more than 2 are installed on the same channel. This improves signal quality by reducing the load on the chipset channel. While these modules add an extra clock delay due to the on-board buffers (thus CL2 effectively becomes CL3), the stability will be worth it. Server chipsets with many memory slots generally require Registered memory.

Fix: If you plan on adding more memory, consider replacing the modules with Registered/Buffered modules. Do note that you cannot mix Unbuffered and Registered/Buffered modules on the same channel, but you may be able to if the chipset has multiple memory channels.

SiSoftware Sandra Help File

Alguem poderia me ajudar por favor!!

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Todos os programas aqui são freeware, mas alguns só liberam funções "especiais" c você regitrá-los...

Dragon, testar a temp? Não entendi bulhufas... você quer ver a temp, é isto? Entre na aba "Motherboard" e visualize... Para acompanhar melhor eu indicaria o uso do MBM5 ou Speedfan...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...