Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
W0LVER1NE_MG

[Resolvido] Upgrade em lanterna: incandescente -> LED

Recommended Posts

Fala pessoal, meu primeiro post nessa área do fórum... sou leigo no assunto e vim aqui solicitar uma ajuda a vocês.

A questão é a seguinte: possuo uma lanterna da marca Cateye (made in Japan) que usa 4 pilhas pequenas 'AA' e originalmente veio com lâmpada incandescente de Xenon (nela tem escrito 4,8V 0,5A), que tinha um brilho e durabilidade excelentes - durava em torno de 3 horas acesa direto.

Eis que um belo dia a lâmpada queimou, e então saí a caça de outra para repor, porém só encontro dessas tradicionais (GE, Philips) e não-Xenon, de 4,8V 0,5A ou 4,8V 0,75A ou uma onde se lê apenas PR13S.

Acontece que com essas lâmpadas a lanterna não clareia o suficiente, e ainda por cima duram pouco (em questão de 2 horas já tá 'entregando os pontos').

Diante disso, comprei uma bateria recarregável de chumbo ácida selada, de 6V 4AH, e liguei nos contatos onde ficavam as pilhas, e BELEZA! Funcionou certinho, acendeu bem forte e ficou durável (mais de 6 horas direto).

O problema todo é que daí passou a queimar uma lâmpada por semana (_(

Cheguei a testar outros tipos de lâmpada, além das que já vinha testando - tipo uma 7,2V 0,5A, que ficou fraca e no final das contas queimou do mesmo jeito. Até para uma 3,5V 0,75A eu apelei, acendeu que foi uma beleza mas queimou rapidinho.

E então me deparei com esta lâmpada aqui, à venda na internet:

Nite Ize L.E.D. Upgrade LRB-07-PR C&D Cell

Tem ela também aqui e aqui

Pois bem, fiquei admirado de ver que ela poderia durar bem mais e ter brilho mais forte, e acima de tudo: ao que me deu a entender, ela é auto-regulável, uma vez que diz que serve para lanternas de 2 a 6 pilhas C ou D, então resolvi adquirir uma para ver se solucionava meu problema.