Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
W0LVER1NE_MG

[Resolvido] Upgrade em lanterna: incandescente -> LED

Recommended Posts

Fala pessoal, meu primeiro post nessa área do fórum... sou leigo no assunto e vim aqui solicitar uma ajuda a vocês.

A questão é a seguinte: possuo uma lanterna da marca Cateye (made in Japan) que usa 4 pilhas pequenas 'AA' e originalmente veio com lâmpada incandescente de Xenon (nela tem escrito 4,8V 0,5A), que tinha um brilho e durabilidade excelentes - durava em torno de 3 horas acesa direto.

Eis que um belo dia a lâmpada queimou, e então saí a caça de outra para repor, porém só encontro dessas tradicionais (GE, Philips) e não-Xenon, de 4,8V 0,5A ou 4,8V 0,75A ou uma onde se lê apenas PR13S.

Acontece que com essas lâmpadas a lanterna não clareia o suficiente, e ainda por cima duram pouco (em questão de 2 horas já tá 'entregando os pontos').

Diante disso, comprei uma bateria recarregável de chumbo ácida selada, de 6V 4AH, e liguei nos contatos onde ficavam as pilhas, e BELEZA! Funcionou certinho, acendeu bem forte e ficou durável (mais de 6 horas direto).

O problema todo é que daí passou a queimar uma lâmpada por semana (_(

Cheguei a testar outros tipos de lâmpada, além das que já vinha testando - tipo uma 7,2V 0,5A, que ficou fraca e no final das contas queimou do mesmo jeito. Até para uma 3,5V 0,75A eu apelei, acendeu que foi uma beleza mas queimou rapidinho.

E então me deparei com esta lâmpada aqui, à venda na internet:

Nite Ize L.E.D. Upgrade LRB-07-PR C&D Cell

Tem ela também aqui e aqui

Pois bem, fiquei admirado de ver que ela poderia durar bem mais e ter brilho mais forte, e acima de tudo: ao que me deu a entender, ela é auto-regulável, uma vez que diz que serve para lanternas de 2 a 6 pilhas C ou D, então resolvi adquirir uma para ver se solucionava meu problema.

Comprei a dita-cuja, porém resolvi testá-la primeiro numa lanterna de 2 pilhas D que tinha aqui, e ao colocá-la na lanterna ocorreu o seguinte: quando ligo o interruptor da lanterna, ela não acende (sequer pisca); e ao desligar o interruptor, ela pisca. Fiquei intrigado, e então repeti o teste colocando essa lampada LED em uma lanterna de 4 pilhas 'D' (grandes), e para meu espanto ocorreu exatamente a mesma coisa: só dá sinal de vida ao desligar o interruptor, e mesmo assim é uma piscadela de nada. Então coloquei nessa minha lanterna importada, usando das 4 pilhas pequenas (ao invés da bateria), deu a mesma coisa. Por fim, liguei com a bateria, e também a mesma coisa! Ela não acende quando se liga o interruptor, apenas dá uma piscadela quando desligo.

Relatei o fato ao vendedor, e o mesmo disse que já havia recebido um reclamação de um comprador alegando um problema semelhante, e que ele enviou outra unidade e mesmo assim permaneceu o problema.

-----------------------------------------------------------------

RESUMINDO: queria saber a opinião de vocês a respeito desses problemas, sendo eles:

1- o que pode estar ocorrendo que esteja impedindo essa lâmpada LED de funcionar corretamente numa lanterna que vinha originalmente com lampada incandescente (uma vez que o fabricante alega que ela é própria para isso), se é preciso alguma modificação na lanterna para que ela comporte tal lâmpada ou se isso pode ser uma lâmpada defeituosa (o vendedor já se prontificou a me enviar outra para teste, mas disse que certamente vai dar pane também e que provavelmente é a lanterna que tá zuada e queimando lâmpadas)

2-essa lâmpada LED tem o mesmo princípio da incandescente, ou seja: quando ela queima, ela deixa de passar contato? (testado com um multímetro, aquele lance de apitar) Pergunto porque eu testei isso e ela tá apitando normal, e permanece "piscando" quando tento acendê-la (já testei em 4 lanternas diferentes, ocorrendo sempre esse problema que relatei).

3- porque a bendita bateria selada tem queimado todas as lâmpadas incandescentes que testei? preciso arrumar uma bateria com menos tensão? Ou com menos corrente? Ou uma lâmpada com maior corrente não queimaria?

Eu já tô ficando louco aqui com isso, se alguém tiver uma sugestão de um conjunto lâmpada + bateria que caiba no bolso e que possa ter uma durabilidade de ao menos umas 6 horas e funcionando bem forte, por favor sinta-se à vontade para mencionar!

Desde já agradeço a quem quer que possa me ajudar com isso.

Valeu!

(malz aí pelo "testamento" :( )

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A única explicação possível em razão dos testes que você efetuou é de que a "lâmpada" de LED está com defeito.

Visitei os links que você postou.

Pelo que entendo de LEDs, deve haver um circuito eletrônico (regulador) embutido na base desta lâmpada, pois, não tem como um LED sozinho funcionar com uma tensão de 3v a 9v.

O fato de ela piscar, creio, deve ser devido à presença de um capacitor ou indutor neste circuito.

Exija a troca do produto ou a devolução do dinheiro pago.

Veja que você testou em mais de uma lanterna. Não pode ser que todas estejam com defeito, o qual deveria ser no interruptor da lanterna.

Quanto às lâmpadas incandescentes, se a tensão para a qual ela foi projetada for ultrapassada ela queima mesmo.

Não é a capacidade de corrente da fonte que faz ela queimar e sim, a tensão.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas respostas, Mulder... a lâmpadade LED, o vendedor está enviando outra.

Já o lance das incandescentes, eu achei estranho porque até uma de 7.2V queimou, usando uma bateria de 6V.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Sua lâmpada/led está com mau funcionamento com certeza. Agora, não espere que esse led vá dar uma iluminação igual ou parecida com a de uma lâmpada Xenon ou até mesmo a de uma lâmpada incandescente, pois não vai dar..

Abraço...

Compartilhar este post

Link para o post

com certeza é problema no regulador de tensão da lampada. Como o Mulder_Fox disse ai em cima, essa lampada deve ter um circuito regulador, pois um led sozinho não consegue trabalhar com tensões de 3 a 9V. Leds brancos particularmente trabalham a 3V, e se a tensão subir pouco acima disso, a corrente irá subir muito rapidamente (de forma não linear) e correra o risco de queimar o LED. Além disso, provavelmente essa lampada terá uma intensidade luminosa MUITO fraca. Um LED que consiga brilhar como a sua antiga lampada não deve dar uma duração maior que 10 horas. Eu particularmente recomendo que você tente fazer uma adaptação usando alguns leds brancos de alto brilho, disponiveis na dealextreme. No caso, para ter o maior rendimento possivel, use dois leds brancos em série. Se for usar apenas um, vai precisar de um resistor, cujo valor devera ser calculado dependendo da potencia do led.

Compartilhar este post

Link para o post

Já o lance das incandescentes, eu achei estranho porque até uma de 7.2V queimou, usando uma bateria de 6V.

Valeu

A queima desta lâmpada deve ter sido coincidência.

Somente uma tensão maior do que a da lâmpada provocaria sua queima.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo... muito obrigado a todos que responderam! Recebendo a lâmpada nova, eu posto aqui o que deu ;)

Aproveitando o tópico já criado para esclarecer outra dúvida: qual a corrente gerada por 4 pilhas grandes (D)? Ou pilha não tem isso?

A corrente só influencia na autonomia, tipo eu posso ligar uma lâmpada de 6V 0.5 A numa bateria de 6V 20.0 A, que não vai ter problema algum?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Certo... muito obrigado a todos que responderam! Recebendo a lâmpada nova, eu posto aqui o que deu ;)

Aproveitando o tópico já criado para esclarecer outra dúvida: qual a corrente gerada por 4 pilhas grandes (D)? Ou pilha não tem isso?

A corrente só influencia na autonomia, tipo eu posso ligar uma lâmpada de 6V 0.5 A numa bateria de 6V 20.0 A, que não vai ter problema algum?

Valeu!

A corrente (corrente) quem define é o receptor:

no caso das lampadas (incadescentes), como elas são resistencias, vale a lei de ohm:

V = R * I => V é a tensão, I a corrente e R a resistencia.

Por exemplo:

Para uma lâmpada de 2 ohms de resistência, ligada em 6V:

6V = 2ohms * I => I = 3A

A Bateria de "20A" significa que essa bateria pode fornecer, no máximo, 20A.

Compartilhar este post

Link para o post
V = R * I => V é a tensão, I a corrente e R a resistencia.

Por exemplo:

Para uma lâmpada de 2 ohms de resistência, ligada em 6V:

6V = 2ohms * I => I = 3A

A Bateria de "20A" significa que essa bateria pode fornecer, no máximo, 20A.

E quanto maior a resistência de uma lâmpada, mais brilho ela faz (em se tratando de lâmpadas de igual tensão), não? Posso concluir então que uma lâmpada de menor corrente irá ter brilho mais intenso do que uma de maior corrente?

Tipo 4,8V 0.5A > 4,8V 0.75A, em se tratando de brilho?

Desculpa se tô sem noção no raciocínio, mas é que tô buscando uma lâmpada que seja capaz de gerar o máximo brilho possível, e que principalmente não queime ao ser usada numa bateria de 6V 4A...

A propósito, alguém saberia me indicar um bom lugar para comprar lâmpadas, de preferência de Xenon ou Krypton?

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
E quanto maior a resistência de uma lâmpada, mais brilho ela faz (em se tratando de lâmpadas de igual tensão), não?

Não, é o contrário:

A potência dissipada pela lampada obedece ao produto P = V * I

Ou seja, quanto maior a corrente, mais brilho ela produz (até certo limite, quando a vida-util dela passa a cair demais levando-a a queima)

Mas, para uma maior corrente, você deve ter uma resistência menor (sempre mantendo a tensão constante): V=R*I

Compartilhar este post

Link para o post

é so você pensar assim: a resistencia representa literalmente a dificuldade que a corrente eletrica tem para passar por um condutor. Então quanto menor essa resistencia, mais corrente ira passar por ela. E quanto mais corrente passa por uma resistência submetida a uma determinada tensão, maior será a energia dissipada ali, nesse caso, na forma de luz e calor.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa!

Voltei aqui para agradecer a ajuda de todos, e dizer que recebi a nova lâmpada e que esta sim, funcionou perfeitamente! Realmente era problema na outra - certamente defeito de fabricação, pois veio lacrada numa embalagem tipo "blister".

A luminosidade ficou muito boa com ela, inclusive ela não faz foco, ela ilumina meio que por igual, com o facho bem aberto, o que pra mim é o ideal.

Valeu, um feliz 2009 a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais