Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over em GA-945GCM-S2C processador E4600


fael55

Posts recomendados

ola pessoal,

estou querendo fazer um over no meu processador, de 2.4ghz aumenta para 2,7ghz, acho que até esse clock tabom, porque afinal estou usando o dissipador e cooler BOX, e a temperatura dele não passa dos 45°, tem dias q fica 39°,

tenho uma VGA 8600GT de 540mhz passei para 610mhz a temperatura rodando

jogos antes tava 68° agora ta 72° nada mal:cool: , porém minha memória é uma de 2gb Kingston, frequencia 667mhz e a mob só suporta até 667mhz então queria manter nisso mesmo sem alterar , ou precisa ?, o que eu quero só aumentar o clock do processador, porque fiquei sabendo q esse e4600 é ótimo pra isso.

aê vai algumas imagens, para me ajudar...

obs: não deu pra enviar mais imagem, tem uma q fala de FSB Overvoltage control, aqui esta marcado normal mas tem opções de +0.1V +0.2V +0.3V.

post-456452-1388494932999_thumb.jpg

post-456452-13884949331055_thumb.jpg

post-456452-1388494933191_thumb.jpg

post-456452-1388494933416_thumb.jpg

post-456452-13884949335016_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi amigo desculpe pela demora, mas eu tinha que testar mais a fundo esse chipset 945, tão comum e usado em grande escala pelo pessoal e em várias placas mãe, para depois passar alguma dica ou informação mais concreta baseada em teste sobre esse chip.

Andei fazendo alguns testes nesse chipset 945 e achei algo muito interessante quando o assunto é overclock com esse chip (sabidamente ruim de over) mas o interessante é o resultado do overclock quando feito em conjunto com memória de marca e modelo diferente.

Tentei overclocar um Celeron 430 usando uma GA-945GZM-S2 (placa de baixíssimo custo e pior que a sua) usando memória Kingston de 1066Mhz, pois bem, com essa Kingston não passei de 240 de FSB e mesmo em 240 ficava instável e, portanto, over impraticável.

Resolvi então testar com minhas memórias Corsair Dominator e consegui subir bem mais o over e com estabilidade.

Usando as mínimas e precárias configurações disponíveis para over da GA-945GZM-S2, consegui estabilidade total com FSB de 266MHz (padrão máximo da placa) e estabilidade para uso de Office, internet e coisas do gênero com FSB de 280MHz.

Também foi necessário usar um sistema de resfriamento mais eficiente que o dissipador passivo original que vem na placa (Dissipador sem fan) para a placa usada no teste, a ponte norte esquentou barbaridade.

Eu não sei o porquê que a placa overclocou bem mais com a Corsair que com a Kingston, mesmo o over deixando sempre a configuração da memória abaixo de 1000MHz, que é abaixo da frequência original da Kingston que usei.

Creio eu que dependendo da memória em placas que usam esse chipset é capaz de overclocar se a harmonia com a memória for relativamente congruente.

Não tenho muita explicação, mas, afirmo que esse chip é capaz de overclocar bem mais que isso se a placa tiver opção de travar a frequência do PCIE, coisa que a GA-945GZM-S2 não tem e sua GA-945GCM-S2C tem.

Sua placa tem trava de PCIE e, portanto, é possível atingir bons over's (teoricamente) se a memória ajudar.

Faz assim.

Tente por direto o FSB para 266.

Fixe o PCIE em 100MHz.

Frequência da memória. Agora é que vem o problema, quando tentei overclocar usando um divisor para memória abaixo de 3.33, mesmo com usando minha Corsair que atinge 1300MHz, o over não foi. Só surtiu resultado e estabilidade quando deixado em automático, isto é, usando o maior multiplicador possível para a memória, então, aconselho o amigo a deixar em automático a opção da memória para o teste.

Talvez mesmo que sua memória tolere o novo clock e que esse esteja abaixo de clock padrão de sua memória, você pode não conseguir overclocar como aconteceu comigo, ai a solução é testar com outras memórias, de preferência uma que seja da Corsair que se saiu muito bem nos testes que eu fiz e com a placa mencionada.

Teste da forma que eu disse e poste os resultados. Na dúvida pergunte ok.

Boa sorte.

Algumas imagens do pequeno, insuficiente testes que fiz, mas que já é uma amostra do caminho para over com esse chip.

Over máximo com a placa.

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=461197

Teste com o bench. do Everest em 285 dfe FSB

aVbuQP0.jpg

Teste com o prime até onde tive paciencia de esperar.

PqauaJJ.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...