Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
fael55

Over em GA-945GCM-S2C processador E4600

Recommended Posts

ola pessoal,

estou querendo fazer um over no meu processador, de 2.4ghz aumenta para 2,7ghz, acho que até esse clock tabom, porque afinal estou usando o dissipador e cooler BOX, e a temperatura dele não passa dos 45°, tem dias q fica 39°,

tenho uma VGA 8600GT de 540mhz passei para 610mhz a temperatura rodando

jogos antes tava 68° agora ta 72° nada mal:cool: , porém minha memória é uma de 2gb Kingston, frequencia 667mhz e a mob só suporta até 667mhz então queria manter nisso mesmo sem alterar , ou precisa ?, o que eu quero só aumentar o clock do processador, porque fiquei sabendo q esse e4600 é ótimo pra isso.

aê vai algumas imagens, para me ajudar...

obs: não deu pra enviar mais imagem, tem uma q fala de FSB Overvoltage control, aqui esta marcado normal mas tem opções de +0.1V +0.2V +0.3V.

post-456452-1388494932999_thumb.jpg

post-456452-13884949331055_thumb.jpg

post-456452-1388494933191_thumb.jpg

post-456452-1388494933416_thumb.jpg

post-456452-13884949335016_thumb.jpg

Editado por fael55
alteração

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi amigo desculpe pela demora, mas eu tinha que testar mais a fundo esse chipset 945, tão comum e usado em grande escala pelo pessoal e em várias placas mãe, para depois passar alguma dica ou informação mais concreta baseada em teste sobre esse chip.

Andei fazendo alguns testes nesse chipset 945 e achei algo muito interessante quando o assunto é overclock com esse chip (sabidamente ruim de over) mas o interessante é o resultado do overclock quando feito em conjunto com memória de marca e modelo diferente.

Tentei overclocar um Celeron 430 usando uma GA-945GZM-S2 (placa de baixíssimo custo e pior que a sua) usando memória Kingston de 1066Mhz, pois bem, com essa Kingston não passei de 240 de FSB e mesmo em 240 ficava instável e, portanto, over impraticável.

Resolvi então testar com minhas memórias Corsair Dominator e consegui subir bem mais o over e com estabilidade.

Usando as mínimas e precárias configurações disponíveis para over da GA-945GZM-S2, consegui estabilidade total com FSB de 266MHz (padrão máximo da placa) e estabilidade para uso de Office, internet e coisas do gênero com FSB de 280MHz.

Também foi necessário usar um sistema de resfriamento mais eficiente que o dissipador passivo original que vem na placa (Dissipador sem fan) para a placa usada no teste, a ponte norte esquentou barbaridade.

Eu não sei o porquê que a placa overclocou bem mais com a Corsair que com a Kingston, mesmo o over deixando sempre a configuração da memória abaixo de 1000MHz, que é abaixo da frequência original da Kingston que usei.

Creio eu que dependendo da memória em placas que usam esse chipset é capaz de overclocar se a harmonia com a memória for relativamente congruente.

Não tenho muita explicação, mas, afirmo que esse chip é capaz de overclocar bem mais que isso se a placa tiver opção de travar a frequência do PCIE, coisa que a GA-945GZM-S2 não tem e sua GA-945GCM-S2C tem.

Sua placa tem trava de PCIE e, portanto, é possível atingir bons over's (teoricamente) se a memória ajudar.

Faz assim.

Tente por direto o FSB para 266.

Fixe o PCIE em 100MHz.

Frequência da memória. Agora é que vem o problema, quando tentei overclocar usando um divisor para memória abaixo de 3.33, mesmo com usando minha Corsair que atinge 1300MHz, o over não foi. Só surtiu resultado e estabilidade quando deixado em automático, isto é, usando o maior multiplicador possível para a memória, então, aconselho o amigo a deixar em automático a opção da memória para o teste.

Talvez mesmo que sua memória tolere o novo clock e que esse esteja abaixo de clock padrão de sua memória, você pode não conseguir overclocar como aconteceu comigo, ai a solução é testar com outras memórias, de preferência uma que seja da Corsair que se saiu muito bem nos testes que eu fiz e com a placa mencionada.

Teste da forma que eu disse e poste os resultados. Na dúvida pergunte ok.

Boa sorte.

Algumas imagens do pequeno, insuficiente testes que fiz, mas que já é uma amostra do caminho para over com esse chip.

Over máximo com a placa.

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=461197

Teste com o bench. do Everest em 285 dfe FSB

aVbuQP0.jpg

Teste com o prime até onde tive paciencia de esperar.

PqauaJJ.jpg

Editado por Ribeiro
Mudar link de validação

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais