Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rafaa1

USB 3.0 - Nova geração (será?)

Recommended Posts

Depois de uma longa espera, finalmente podemos conhecer as especificações finais do USB 3.0 (ou SuperSpeed USB). Ele funcionará com uma velocidade de 4.8Gbps, assim sua transferência de dados será de aproximadamente 600MB/s. Um exemplo é que o USB 3.0 será capaz de transferir 25GB de vídeo em alta definição em apenas 70 segundos.

Infelizmente para todos, os cabos USB antigos não serão capazes de atingir essas velocidades, ou seja, os usuários terão que renovar seus estoques de USBs. Mas ninguém precisa ter pressa, já que o USB 3.0 deve ser lançado apenas em 2010.

Pat Gelsinger, vice-presidente da Intel, apresentou e demonstrou a nova geração de portas USB, a 3.0, que utiliza fibra óptica. O anúncio ocorreu durante o Intel Developers Forum, em São Francisco, nos Estados Unidos, de acordo com o ars technica.

Apesar de ainda ser um protótipo, o USB 3.0 espera ter uma velocidade 10 vezes maior que seu predecessor, ou seja, cerca de 5 Gbps. O USB 3.0 utiliza tecnologia com fibra óptica, mas permanecerá compatível com as versões anteriores.

Gelsinger espera que a versão final das especificações estejam terminadas até o final da primeira metade de 2008 e que periféricos comecem a ser lançados em massa com a tecnologia em 2009 ou 2010.

Potencialmente um número cada vez maior de dispositivos poderiam utilizar o sistema, como HDs externos, leitores de cartão de memória e câmeras de vídeo.

Críticos do USB dizem que a tecnologia utiliza muito processamento. Isso deixou de ser um problema com a melhoria dos CPUs, mas pode voltar com a nova versão. O comprimento máximo do cabo, quantidade de energia consumida e a quantidade de dispositivos por canal são ainda desconhecidos.

usb301.jpg

Fonte.

PS: Será que vai dar certo? Terá que mudar completamente "a plataforma"... Claro, Intel na ponta do projeto dá nisso :D

Até sairem dispositivos compatíveis com isso deve demorar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Barato não sei, mas ao menos está em testes ainda... Só que pra fazer essa migração vai ser difícil, já que como dito no texto o 3.0 não é compatível com o 2.0, e se não criarem uma espécie de adaptador, ou vai ser o 2 ou o 3 :D

Agora, olha a velocidade dele... :eek:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim! Pois muitos usam HDs externos, e muitos dispositivos conectados à USB do computador e transferem Gigas de arquivos, tudo pelo cabo USB 2.0. Ao lançar o USB 3.0, as fabricantes de filmadoras, celulares, video games, etc, terão de criar os cabos compatíveis com as entradas USB 3.0! Já que a entrada é diferente! O USB 1.0 e 2.0, a conexão era a mesma, a taxa de transferência que varia, de dispositivo p/ dispositivo. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com os PenDrives e Player ganhando capacidades de 80Gb, os cartões microSD podendo chegar a 32GB (em breve 64GB) e os HD Externos passando dos 300GB um barramento mais rápido é realmente muito útil.

Mas o que me deixa irritado: A USB transfere uma taxa X por segundo. Você vai ver sua velocidade no MP3 e não chega na metade. A pratica é sempre mais lenta que a tese, mas tinha que ser tanto??????

Deveria fazer um MP3 via PCI-E ^_^ Eu não ligo de abrir o PC não hehehe

Outra perguntinha: USB é uma porta proprietaria da Intel?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema dos mp3 e pen drives não chegarem nem à metade da taxa da USB 2.0 é por conta das memorias flash... ainda não é possivel le-las de forma rapida o suficiente para ocupar toda a banda da usb 2.0

se fizessem uma PCI-E igual você sugeriu, nada mudaria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em breve tudo mudará! O conceito de armazenamento está aos poucos melhorando! Hoje, nem existem mais CDs. Tudo em pendrive! Disquete então, está morto, faz tempos! E como os programas são pesados, e sempre um colega coloca um vídeo ou música inteiro no pendrive, daí a necessidade de aumentar a capacidade! E talvez, sem querer falar besteira... No futuro, os HDs, poderão ir p/ a sucata! Com a expansão das memórias flashes, a velocidade de leitura e escrita é maior! Ou pelo menos os DVDs, Blu-Rays, HD DVDs... Alguem concorda comigo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é complicado aumentar a velocidade de leitura e gravação em flash, mas aos poucos vão conseguindo isso. Uma solução interessante para aumentar velociadade de escrita e leitura de SSD usando tecnologia flash atual seria usar uma controladora RAID 0 embutida no proprio SSD...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser! Mas aos poucos, vamos vendo essas novidades! Praticamente, só existe CD, p/ música e DVD mais p/ jogos, videos, arquivos... Mas comprar midia toda hora é ruim. Daí muitos recorrem à outros meios! HD externo, pendrive! Que pode ler e escrever, ilimitadamente! No CD/DVD, somente uma vez e poucas vezes se for RW. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem por isso, e mais pela "compatibilidade", design e mais segurança. Tem pen-drive de 8GB do tamanho de uma moeda no ML, custando R$70,00. Quem imaginou que um dia iria chegar a isso? Daqui um longo prazo não duvido nada que será tudo por armazenamento online, com altas taxas de transmissão, abandonado a nossa conexão com a internet atual e partindo pra uma com mais "potência".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltando um pouco ao assunto original... :)

Eu não entendi muito bem o esquema da compatibilidade.

- Dispositivo USB 2.0 compatível com uma porta USB 3.0

- Dispositivo USB 3.0 não-compatível com uma porta USB 2.0

É isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser! Mas eu imagino que os novos aparelhos portateis, como celulares, já irão abusar desta nova tecnologia! Assim, como periféricos externos! Visto que a taxa de transferência de dados do USB 2.0 é baixa, p/ transferir Gigas de arquivos! Diferente, se fosse HD SATA p/ HD SATA! Eu opto, pelO HD externo, pois a taxa de transferência via rede tb é baixa... Espero que com o USB 3.0, isso melhore! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×