Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escolha de Cooler e Placa-Mãe


Jack Stone

Posts recomendados

Olá a todos.

A questão é a seguinte: no final do ano vou comprar a maior parte das peças de um computador no exterior, e recebê-las no meio de Janeiro.

A princípio a configuração seria essa aqui:

A ser comprados no exterior:

Core 2 Quad Q9550 - US$ 317

Sapphire HD 4870 1Gb - US$ - 264

Corsair Dominator 2X2Gb DDR2 1066MHz with fan - US$ 95

Fonte Corsair 650W - US$ 95

A ser comprados no Brasil:

ASUS P5E Deluxe X48 - R$ 730

HD Seagate 500Gb 7200.11 - R$ 220

4 Fans (daquele que é famoso por aqui) para o Gabinete - ?

Na hora de escolher o cooler aparentemente a melhor opção era o Thermalright Ultra 120 (copper edition não, muito caro! :D ). Mas aí, lendo os tópicos por aqui, fiquei sabendo que coolers do tipo torre não se dão muito bem com placas-mãe chip X48, com muitos dissipadores em volta do processador.

A princípio não pretendo fazer nenhum overclock (bom, talvez um bem levinho :D ), mas queria o processador bem resfriado. Sei que um cooler do outro tipo não é tão eficiente quanto um tower (principalmente o Ultra 120!), mas ele daria conta do recado? É possível saber mais ou menos a que temperatura o melhor deles conseguiria manter o Q9550?

Caso a performance dele seja insatisfatória vale a pena trocar a placa-mãe, comprando uma de chip P45, por exemplo, só para utilizar um bom cooler tower? Nesse caso quais seriam as sugestões de vocês? Lembrando que se eu ficar com o Ultra 120 comprarei mais um fan.

Ah, e num futuro próximo não pretendo fazer crossfire. Mas daqui a três anos, quem sabe? :D

Obrigado a todos.

PS: Sintam-se livres para opinar em qualquer outra peça da configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

A questão é a seguinte: no final do ano vou comprar a maior parte das peças de um computador no exterior, e recebê-las no meio de Janeiro.

A princípio a configuração seria essa aqui:

A ser comprados no exterior:

Core 2 Quad Q9550 - US$ 317

Sapphire HD 4870 1Gb - US$ - 264

Corsair Dominator 2X2Gb DDR2 1066MHz with fan - US$ 95

Fonte Corsair 650W - US$ 95

A ser comprados no Brasil:

ASUS P5E Deluxe X48 - R$ 730

HD Seagate 500Gb 7200.11 - R$ 220

4 Fans (daquele que é famoso por aqui) para o Gabinete - ?

Na hora de escolher o cooler aparentemente a melhor opção era o Thermalright Ultra 120 (copper edition não, muito caro! :D ). Mas aí, lendo os tópicos por aqui, fiquei sabendo que coolers do tipo torre não se dão muito bem com placas-mãe chip X48, com muitos dissipadores em volta do processador.

A princípio não pretendo fazer nenhum overclock (bom, talvez um bem levinho :D ), mas queria o processador bem resfriado. Sei que um cooler do outro tipo não é tão eficiente quanto um tower (principalmente o Ultra 120!), mas ele daria conta do recado? É possível saber mais ou menos a que temperatura o melhor deles conseguiria manter o Q9550?

Caso a performance dele seja insatisfatória vale a pena trocar a placa-mãe, comprando uma de chip P45, por exemplo, só para utilizar um bom cooler tower? Nesse caso quais seriam as sugestões de vocês? Lembrando que se eu ficar com o Ultra 120 comprarei mais um fan.

Ah, e num futuro próximo não pretendo fazer crossfire. Mas daqui a três anos, quem sabe? :D

Obrigado a todos.

PS: Sintam-se livres para opinar em qualquer outra peça da configuração.

Amigo coolers horizotais, tem o big phynton e o gemini 2.

Já experimentou escolher outra placa-mãe que se dê bem com coolers tower?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo ambos os Coolers citados pelo Nesdro são bons, não tanto quanto os Tower Tops.

Se você quiser utilizar Coolers Tower em placas mãe com vários dissipadores ao redor do processador, você pode utilizar fans de 40 ou 60mm adaptados acima dos dissipadores ou colocar um fan de 120mm na janela lateral nessa região.

Desse modo você não teria problemas com aquecimento excessivo dos dissipadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, muito obrigado.

Mas quero entender a situação melhor: no caso do cooler tower os fan jogam o ar para o fundo do gabinete, onde eu teria um fan servindo como exaustor, certo? E no caso do cooler horizontal eu teria a ventoinha jogando ar em cima do processador, criando a necessidade de um fan ventilando a tampa lateral.

Agora tenho mais uma dúvida. Estou um pouco preocupado com o aquecimento da HD 4870. Algumas pessoas reportaram que passava dos 90ºC. Por isso pesquisei ontem e encontrei o Thermalright T-Rad², ao qual devo acoplar 2 fans de 90mm. Segue imagem abaixo:

directron_2032_93534907.jpeg

Em face dessa nova peça dentro do gabinete qual tipo de cooler seria melhor para o processador: torre ou horizontal? Não quero que um acabe comprometendo o desempenho do outro.

Nesdro, eu postei aqui a princípio porque minha dúvida maior era saber se valia a pena ir para uma placa mãe com chip mais antigo só para poder usar coolers tower.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não seriam Cooolers modificados, seriam pequenos fans de 40mm ou 60mm (dependendo do tamanho dos dissipadores) como esse e esse, adaptados sobre os dissipadores (use o jeitinho brasileiro para fixa-los :D).

Os fans adaptados seriam mais eficientes, mas também seriam mais barulhentos, dai vai de você: Mais desempenho ou menos barulho??

P.S: Se o Fan de 120mm for colocado na lateral em um lugar em que não seja obstruida a passagem de ar ele seria tão eficiente quanto os pequenos fazendo menos barulho.

P.S2: Os fan que eu mostrei servem apenas de modelo, tente achar fan com o maior fluxo de ar para um menor ruido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou pensando em fazer uma espécie de diagrama, só para ver como ficaria. A maior preocupação é que o de 120mm na tampa acabe soprando em cima de algum outro e embaralhando o fluxo todo. Aqui está uma vista de cima da P5E Deluxe.

68671362cx8.jpg

Veja como ela está cercada pelos dissipadores. Um fan de 120mm na tampa soprando sobre todos eles atrapalharia o fluxo do cooler do processador, não?

Não estou conseguindo visualizar as solulções, talvez você possa me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, o fan de 120mm pode fazer um estrago no fluxo de ar, mas não tanto. Assim lhe aconselho colocar pequenos fans de 40mm ou 60mm (veja qual se encaixa melhor nos dissipadores) naquele dissipador grande escrito ASUS e naquele cinza bem ao lado do socket do processador. Se ainda quiser fazer um over maior ou se as temperaturas estiverem um pouco altas coloque outro naquele cinza proximo aos Slots PCI-E (o desenhado).

Desse modo você terá uma ventilação muito eficiente no processador e em toda a placa-mãe, podendo fazer over tranquilo.

P.S: Não esqueça de comprar um gabinete bem ventilado, indico o CM 690, ótimo gabinete pelo preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu estava pensando em modificar o gabinete eu mesmo. Acho que dessa forma ficaria mais eficiente. Não ligo nem um pouco para aparência, e vou dar um jeito de desligar todos os leds que houver. Portanto as modificações seriam todas funcionais, como suspender a torre para poder colocar fan embaixo, abrir a lateral para colocar fans onde precisar, etc.

E tenho uma dúvida bem básica. As ventoinhas que ficam sobre os dissipadores (seja da placa de vídeo, processador ou placa-mãe) sopram o ar em cima dos dissipadores ou funcionam como exaustores?

Veja, por exemplo, o Thermalright T-Rad², cuja foto postei acima. Os 2 fans de 92mm seriam afixados sobre ele. Se eles soprarem o ar sobre o Rad² então ia causar uma bagunça no fluxo, pois depois de passar pelo dissipador todo aquele ar iria "colidir" contra a placa de vídeo, não deixando nada passar.

Estou querendo fazer o tal diagrama do fluxo do cooler do processador, da placa de vídeo, da fonte e do Airflow da memória RAM, mas tá complicado! :D

Muito obrigado por toda a ajuda, e desculpa por estar abusando assim da sua boa-vontade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Todos os tipos de Coolers horizontais ventilam (assopram). Não se preocupe, eles são muito eficientes dessa maneira e a VGA não irá esquentar.

Bom, eu não recomendaria trocar o Cooler da HD 4870 ele é ótimo você precisa apenas regular a velocidade do fan dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, muito obrigado!

Então as dicas que recebi nesse tópico:

- Não trocar o cooler da placa de vídeo

- Ficar com a X48 mesmo

- Utilizar um cooler tower, mais eficiente

- Adaptar fans de 40 ou 60mm para resfriar os dissipadores da placa-mãe

Acho que não me esqueci de nada. Muito obrigado por toda a ajuda que me deram em troca de nada! Se os preços caírem (ou o dólar cair até janeiro...) eu troco essa P5E Deluxe por uma Rampage Formula. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...