Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire One com Windows XP Muito Lento


Shaka_AC

Posts recomendados

Olá pessoal, frequentemente acompanho o forum e sempre vejo a galera mandando muito bem na ajuda os outros e agora eu preciso de uma força de vocês :)!

Comprei 2 notebooks Acer One pra usar em uma loja como PDV, pois bem ele usa um processador Atom 1,6 Ghz, tem 1,5 Gb de memoria e um HD de 8 Gb só :(! O vendedor mandou as maquinas com windows xp service pack 2 instalado!

Pois bem acredito que era pra estar tudo funcionando redondinho mas infelizmente o sistema ta lento e com varias travadinhas chatas, sempre que mando abrir um programa (programa de automação levinho!) ou alguma coisa do painel de controle pra configuração ele recebe o comando e eu tenho que esperar alguns segungos até a tela se abrir ou as vezes o sistema para de responder!

Então pergunto aos mais experientes, isso é normal? O processador Atom realmente deixa a desejar no XP! Preciso que alguem me de uma força para melhorar a agilidade do note!

Detalhe o HD pequeno pode representar um gargalo que justifique tal lentidão?

Detalhe 2 nos dois notes verifiquei que a um dispostivo denominado "Controlador de barramento SM" que não esta com o driver correto, isto também pode estar atrapalhando?

De qualquer forma agradeço a atenção de quem puder tentar me ajudar e espero assim também estar ajudando aos demais a ter mais informações sobre suas possiveis compras, pois ainda acredito que este note não deveria ser tão lento como estou presenciando!

Até+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, frequentemente acompanho o forum e sempre vejo a galera mandando muito bem na ajuda os outros e agora eu preciso de uma força de vocês :)!

Comprei 2 notebooks Acer One pra usar em uma loja como PDV, pois bem ele usa um processador Atom 1,6 Ghz, tem 1,5 Gb de memoria e um HD de 8 Gb só :(! O vendedor mandou as maquinas com windows xp service pack 2 instalado!

Pois bem acredito que era pra estar tudo funcionando redondinho mas infelizmente o sistema ta lento e com varias travadinhas chatas, sempre que mando abrir um programa (programa de automação levinho!) ou alguma coisa do painel de controle pra configuração ele recebe o comando e eu tenho que esperar alguns segungos até a tela se abrir ou as vezes o sistema para de responder!

Então pergunto aos mais experientes, isso é normal? O processador Atom realmente deixa a desejar no XP! Preciso que alguem me de uma força para melhorar a agilidade do note!

Detalhe o HD pequeno pode representar um gargalo que justifique tal lentidão?

Detalhe 2 nos dois notes verifiquei que a um dispostivo denominado "Controlador de barramento SM" que não esta com o driver correto, isto também pode estar atrapalhando?

De qualquer forma agradeço a atenção de quem puder tentar me ajudar e espero assim também estar ajudando aos demais a ter mais informações sobre suas possiveis compras, pois ainda acredito que este note não deveria ser tão lento como estou presenciando!

Até+

são os dois que estão assim?

já tentou formatar e colocar um windows "limpo" sem aqueles programas todos do fabricante?

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentaria instalar TODOS os drivers deste note... procure na internet as versões corretas do chipset, da vga, do som, da rede, wifi, etc.

Antes disso, baixe o XP Service Pack 3 completo (308Mb) e instale, pode ser que dê uma adiantada...

Abraços se isso não resolver eu começaria formatando, porque está cheio de versão fuleira do XP por aí,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esses dias um amigo do meu pai trouxe um aspire one aqui em casa. Achei bem lento também, vi que ele ficava normal por uns segundos, aí parava alguns segundos e voltava ao normal.

Dei uma fuçada, e tem grandes chances do problema ser o hd ssd dele que é lento mesmo. Rodei o hdtune, que mede desempenho do hd, e vi que de segundos em segundos a taxa de transferência ia quase pra zero, e voltava ao normal. baixa o hd tune no baixaki ou superdownloads, roda e tira uma screenshot do resultado e posta aqui.

se a suspeita se confirmar, aconselho comprar um hd normal e não usar mais o ssd, e ver se fica mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

realmente esse ssd deixa um pouco a desejar.. o do eeepc era bem mais rápido..

instalei o xp com ntfs (fast) e cada abertura de programa é um parto de espera. Li por ai que é possível desativar a escrita no disco, e ai vira um jato... qualquer hora vou tentar isso.

agora neste momento vou instalar o xp com fat32 (completa).. parece estar indo muito bem.. depois digo como ficou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Agradecemos pela informação sobre o sistema de arquivo do Aspire One. O nosso caso foi semelhante ao do colega e ao formatá-lo em padrão FAT32 tivemos a "surpresa" de observar a sensível melhora no desempenho de nosso netbook.

É maravilhoso perceber que ferramenta tão rescente como a internet tem dado as pessoas construtivas um instrumento infinito de boas oportunidades de mútua ajuda. O mundo não vai acabar, mas melhorar separando-se os seres pelas suas atitudes.

Quanto a versão minimizada do Windows XP, já que o Acer que possuimos tem apenas 8 GB em disco ssd, testamos uma versão chamada microXP, mas após instalá-la não conseguimos configurar nenhum dos drivers dos recursos do netbook. Enfim voltamos a versão plena do SO, pois não pudemos ficar sem audio e outros recursos built-in do Aspire.

Namastê!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 9 meses depois...
  • 5 semanas depois...

Estou com um d250 aspire one aqui em casa, que dá umas travadinhas no áudio, encontrei um tutorial no oráculo, mas não resolveu, sem falar que o ele está bem lento... Quando tento instalar o driver do chipset, ele dá tela azul ao reiniciar... Vou tentar instalar o Windows XP em FAT32 pra ver como fica, muitas pessoas dizem que com o Windows 7 fica bem melhor, muito mais rápido, para instalar o Windows 7 pelo pendrive, usa-se um programa, chamado WinToFlash, baixe ele, vá na guia options,em language selecione português (de Portugal) e use o instalation wizard, além de ser bem rápido fica ótimo. Mas ainda assim, vou tentar o XP FAT32, Falou, e boa sorte, mais tarde posto aqui os resultados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
alguem pode me ajudar?

Estou com o mesmo problema.

Meu netbook d250-1958 aspire one

Esta dando uma travadinha no audio.

Isso aconteceu depois que eu instalei o wind XP profissional.

Se alguem poder me ajudar eu fico agradecido.

Peguei um net desses com esse problema áudio travando Formatei mas não resolveu o problema ,percebi que quando ele o net vai para min estava com uma pasta na área de trabalho referente a uma atualização de bios do net que correspondia a ultima correspondia lançada pela Acer ,.

Retornei uma versão de bios do net então voltou a funcionar normalmente

Por favor este foi um caso que encontrei, fazer atualização de bios pode danificar seu equipamento, só faça se tiver certeza do que esta fazendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Tenho um Acer 3050 de um cliente aqui que está demorando mais ou menos 1 hora para entrar no windows já não sei o que fazer estou vendo se formato agora para ver se volta ao normal, porém o cd não está funcionando então vou ter que formatar via usb assim que tiver um retorno posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Shaka,

Antes de formatar máquina ou sair desinstalando programas, eu faria uma varredura do sistema para encontrar os erros.

Neste caso usaria o TuneUp Utilities 2011, que ajuda a verificar o seu PC e otimizá-lo, inclusive desativando programas ao invés de desinstalar.

Eu acho que vale a pena testa antes pelo menos:

http://www.tuneup-software.com.br/download/

http://www.baixaki.com.br/download/tuneup-utilities-2012.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...