Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em M2N-SLI Delux + Athlon X2 4200+ (duvidas)


Emanuel.c

Posts recomendados

Bom galera eu estava lendo um pouco sobre coo fazer um over, gostaria de saber a opinião de vocês se com as minhas peças dá pra fazer?

cpuzqe1.jpg

cpuz2da7.jpg

cpuz3we3.jpg

everestvx3.jpg

sensorlc4.jpg

Meu cooler é BOX.

Eu to em duvida prque eu tenho 2 pentes de memoria de marcas e velocidade diferente como pode ser visto no screen

Eu gostaria de saber se tem algum programa bom( eu vi um no topico fixo de programa para fazer over mais ele não estar mais desponivel para download) ou é mais confiável fazer via bios.

E tambem eu andei lendo sobre mudar a frequencia de memoria entre eoutras coisa se algum pude me explicar um pouco sobre isso ou mortar algum tudo seria legal.

Minha fonte é 450w real da Extream e minha pv é uma 6200tc.

Aqui é quente.

Minah placa mãe tem algumas opções de fazer over automatico, tipo aumentar 3%, 5% etc.

Se alguem tiver alguma duvida em relaão ao meu hardware é só falar. Eu entendo ( não muito ) de hardware só que nunca fiz over só mesmo li sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema de overclocar seu conjunto é justamente as memórias de velocidades diferentes.

Podemos tentar baixando o clock da memória para o menor valor e tentar.

Para isso basta você ler ESTE MATERIAL para ficar ciente dos riscos de overclocar e postar algumas imagens de sua bios pra gente ver o que pode e como deve ser mudado.

Se não tiver como tirar fotos da bios de sua placa mãe, você pode procurar na NET ou até aqui mesmo no fórum que vai encontrar o que é pedido no link acima que passei.

PS: Estranho a temperatura do HD e da GPU estarem boas e de sua placa mãe estar tão alta, deveria estar menor pelas outras temperaturas, talvez o contato do dissipador com o chipset não é adequado.

Faça um teste com um ventilador de mesa, com o gabinete sem a tampa lateral, para ver se essa temperatura da placa mãe abaixa.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu gabinete é direto aberto.

Minha placa de vídeo era de passiva só que eu adaptei um cooler nela. E meu hdd tem um cooler também.

Eu não tenho como tirar foto agora da bios. Vou ver se arranjo screen dela por ai.

valeu.

Edit:

tá uma foto da placa mãe que eu achei na net:

dsc02137uh1.jpg

Acho estranho mesmo ela com esses dissipador ainda tá esquentando.

Imagem da bios:

40607d1170451073-asus-m2n-sli-deluxe-voltage-problem-bios-jumperfree.jpg

40608d1170451073-asus-m2n-sli-deluxe-voltage-problem-bios-hardwaremonitor.jpg

voltages_cpu.jpg

voltages_cpuoffset.jpg

voltages_ddr2.jpg

voltages_chipset.jpg

voltages_PCIE.jpg

setupoverramrj1.png

bios008zr5.jpg

Pelo que eu vi no google tem muito over com essa placa mãe, mas acho que minha memoria e a temperatura vai limitar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Comece assim.

Deixe sua bios em padrão, default.

Mude o divisor do HT Link para 4. Não vi essa opção nas screen, mas tem na sua placa é só procurar e mudar.

Mudar CPU Frequency para 220.

Travar o PCIE clock em 100.

Em memory clock frequency deixe o menor valor para DDR2 que tiver.

Comece assim, testa e depois vai subindo a frequência da CPU até não ir mais.

Assim que "você" ficar enroscado em algo, tire algumas screen do cpu-z e posta pra gente verificar.

Não esqueça que alta temperatura limita o over e a tolerância dos chips, por isso, quanto mais frio tiver, ou pelo menos em uma margem sem muita dilatação, mais over se consegue com menos vcore e com mais estabilidade.

Na dúvida pergunte ok.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem eu li tudo o que você mandou.

mas ainda fiquei sem entender o que é ao certo o FSB, e como eu sei qual o meu FSB?

E fiquei com medo quando fala sobre barramento PCI no tuto que você me passou.

EDIT:

Gostaria de saber qual programa você me recomenda?

Eu estou usando o ORTHOS.

E qual a temperatura máxima o meu processador pode chegar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

OK.

Se você olhar nas screen acima vai achar as opções que eu passei, com exceção o multiplicad9or do HT Link.

FSB é a frequência externa que o processador usa para se comunicar, no entanto, a partir dos K8 o FSB passou a ser chamado de HTT que o seu processador original usa por padrão 200 e que eu pedi para colocar em 220 10% de over.

O barramento PCI, no seu caso, tem opção de travar que é PCIE e que pedi para deixar em 100, 100 é padrão.

Essa configuração que eu passei é bem segura, pode fazer tranquilo.

Se permanecer dúvida pergunte que respondo por ilustração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pois é essa temperatura está muito alta, você vai ter que providenciar um sistema de resfriamento mais eficiente ou deixar o over de lado.

Cancela esse teste e tente com mais HTT, teste com 230 ou 240, provavelmente a temperatura não vai muito alem do que está agora, a temperatura está mais ligada ao vcore usado que a frequência; maior frequência também ajuda a subir a temperatura, mas não tanto quanto o vcore.

Estou dizendo para testar com esse HTT para você achar o limite de frequência com esse vcore atual, a temperatura depois você da um jeito caso continue com o over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com mais HTT = diminuir para 3x?

Eu vi no site da AMD que o máximo de temp desse modelo é de 70°.

Eu to achando também a temperatura alta, pois tá de noite e tá desse jeito, então atarde vai estar mais quente.

O bom é que eu uso o AMD Cool‘n’Quiet™, que diminui bastante a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse dissipador da foto que você postou aguenta sim.

Seu over pode estar sendo limitado tanto pela memória como por falta de vcore, mesmo com tão pouco HTT.

Se você tiver como arrumar outra memória (uma mais apropriada para over) seria de grande ajudar para esclarecer. Já com o vcore é só arrumar um sistema de arrefecimento mais potente e subir a alimentação.

Existem processadores fominhas por tensão, o problema é a temperatura quando vai alimentar adequadamente esses processadores.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Eu comprei pra mim outra placa de video, agora é uma 9500gt e também esse cooler que eu mostrei na foto.

Com esse cooler em stock e full a temp max é de 39º.

Só que ainda continuo com as mesmas memorias.

Se eu deixar elas em 400 e fixar a tensão em 1,8 será que aguenta( no defalt ela fica em auto)?

E a latencia será que eu preciso aumentar, se precisar onde eu aumento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria saber só comigo ou é normal de placa mãe asus.

Toda vez que eu faço o over na primeira vez inicia normal faço os testes tudo estável.

Só quando eu vou reiniciar logo na 1º tela aparece uma msg de erro falando para eu voltar a config do setup para defalt.

E tem a escolha para apertar F1 para resumir ou del para setup.

Sendo que se eu reiniciar de novo ou apertar F1 o pc reiniciar normal com o over ativado e estável também.

É só essa msg queria saber o que é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

consegui resolver esse problema ai de cima, eu atualizei a bios.

Só que agora eu estou com o processador rodando a 2.5ghz com o vcore de 1.28 e temp max de 47º.

Só que no teste de stress depois de uns 15 min deu esse erro:

FATAL ERROR: Rounding was 0.5, expected less than 0.4

O que seria ele? É falta de vcore?

Edit:

O erro deu 2 vezes com 2 programas, e nas 2 vezes estava com o msn aberto. Será que tem alguma coisa haver?

imagemr.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...