Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
zoiudo

Fonte potente ou puro marketing?

Recommended Posts

Eu lí os vários tópicos de fontes e fiquei bem surpreso com o que eu lí.

O que a descoberta de conhecimento faz, hein?

Eu possuo uma Seventem 420-BKV e entrei na página da calculadora de potência de fontes da Thermaltake.

Fiz as contas do seguinte sistema:

- Phenom 9950 2.6GHz (Agena, 140W TDP)

- High-End Desktop (placa gigabyte GA-MA790GP-DS4H seria regular?)

- 85% TDP loaded

- 2x2GB DDR2

- 3HDs SATA

- 1 gravador de DVD SATA

- Gabinete Casemall R120, portanto, LCD Bay (e um Leitor de cartão que instarei)

- nVidia Geforce 9800GTX+

- 2 fans de 120mm

A calculadora me retornou o valor de 384W em um load de 90%.

Isso está correto?

Se é isso mesmo, qual a utilidade de uma fonte de 620W "reais"?

[ ]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu lí os vários tópicos de fontes e fiquei bem surpreso com o que eu lí.

O que a descoberta de conhecimento faz, hein?

Eu possuo uma Seventem 420-BKV e entrei na página da calculadora de potência de fontes da Thermaltake.

Fiz as contas do seguinte sistema:

- Phenom 9950 2.6GHz (Agena, 140W TDP)

- High-End Desktop (placa gigabyte GA-MA790GP-DS4H seria regular?)

- 85% TDP loaded

- 2x2GB DDR2

- 3HDs SATA

- 1 gravador de DVD SATA

-Gabinete Casemall R120, portanto, LCD Bay (e um Leitor de cartão que instarei)

- nVidia GeForce 9800GTX+

- 2 fans de 120mm

A calculadora me retornou o valor de 384W em um load de 90%.

Isso está correto?

Se é isso mesmo, qual a utilidade de uma fonte de 620W "reais"?

[ ]'s

Faz sentido sim, isso está correto, e com sobra de potência..

Fontes de 620 Watts servem para alimentar configs maiores, mais pesadas, de maior consumo. Veja que em fazendo SLI ou CF de placas de vídeo pesadas essa potência aumenta.

Hoje se tem no mercado placas de vídeo realmente devoradoras de energia.

Como exemplo posso citar um Cross Fire de dois conjuntos de HD4870x2, que somente esse conjunto de 4 placas vai demandar mais de 500 Watts no pico do pico da demanda..

A enorme maioria dos PCs domésticos, mesmo com CPU quad e placas de vídeo 9600GT ou até mesmo HD4850 necessitam de fontes com até 350/400 Watts reais e sólidos, nada mais do que isso.

Abraço..

Editado por faller

Compartilhar este post

Link para o post

pow faller você na parte da fonte é show parabéns pelo comentário e minha assinatura embaixo não pesa para minha fonte que é uma thermaltake wo129ru 600w reais da thermaltake gostaria que o faller comentasse sobre ela!!!!!!!

ga g31m-s2l/ pentium dual core e2140/2 gravadores de dvd lg 1 sata e 1 ide+1 de cd/2gb de ram 667 em dual channel/hd 2x250gb samsung/6 exaustores e 26º graus o cpu já overclockado/nvidia 8600gt 512mb zoggis/subwoofer 2.1 clone/thermaltake de 600w reais w.o 129ru/genius 5.1/lcd aoc 712sa/placa de captura pixelview/ windows vista ultimate edition muito feliz s.o muito bom tive uns probleminhas mas resolvi

Compartilhar este post

Link para o post

Essa tua config demanda, no pico do pico, menos de 280 Watts. Para trabalhar numa boa e ter ainda recursos para up's recomendaria para você uma fonte de 400 Watts, por ai... Quando tua config estiver passando por um pico de consumo, ela estará drenando da tua fonte cerca de 280/600 = 47% de sua capacidade

Claro que essa sua TT W0129, de 600 Watts, com eficiência superior a 80% e corrente de 38 Amperes nas linhas de 12 Volts dará conta do recado com um pé nas costas, fácil fácil.. Além do mais já é uma fonte com PFC ativo e deverá te durar muito tempo...

Abraço..

Compartilhar este post

Link para o post
Essa tua config demanda, no pico do pico, menos de 280 Watts. Para trabalhar numa boa e ter ainda recursos para up's recomendaria para você uma fonte de 400 Watts, por ai... Quando tua config estiver passando por um pico de consumo, ela estará drenando da tua fonte cerca de 280/600 = 47% de sua capacidade

Claro que essa sua TT W0129, de 600 Watts, com eficiência superior a 80% e corrente de 38 Amperes nas linhas de 12 Volts dará conta do recado com um pé nas costas, fácil fácil.. Além do mais já é uma fonte com PFC ativo e deverá te durar muito tempo...

Abraço..

Aliás, por falar em tempo, eu notei isso na calculadora: existe um campo chamado "capacitor aging", onde eles se referem a perda de potência deles com o passar do tempo.

Experimentei colocar 30%, justamente o período de dois anos funcionando 24/7, e o valor aumentou para 488W.

Sim, meu computador fica quase o tempo todo ligado (ou estou trabalhando nele, ou passando o tempo ou ele fica fazendo download a noite). ;)

[ ]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Aliás, por falar em tempo, eu notei isso na calculadora: existe um campo chamado "capacitor aging", onde eles se referem a perda de potência deles com o passar do tempo.

Experimentei colocar 30%, justamente o período de dois anos funcionando 24/7, e o valor aumentou para 488W.

Sim, meu computador fica quase o tempo todo ligado (ou estou trabalhando nele, ou passando o tempo ou ele fica fazendo download a noite). ;)

[ ]'s

Se você coloca 30%, o resultado anterior fica multiplicado por 1,30 (30% a mais) Isso dai é o que se chama de coeficiente de "Kagasso". Um modo de prevenir a fonte do stress natural dos capacitores de entrada. Isso dai não vale para fontes com PFC ativo, cujo stress é muito menor, praticamente desprezível.

Abraço..

Compartilhar este post

Link para o post
Se você coloca 30%, o resultado anterior fica multiplicado por 1,30 (30% a mais) Isso dai é o que se chama de coeficiente de "Kagasso". Um modo de prevenir a fonte do stress natural dos capacitores de entrada. Isso dai não vale para fontes com PFC ativo, cujo stress é muito menor, praticamente desprezível.

Abraço..

Dessa eu não sabia, muito bom então!

Estou trocando meu micro e vou pegar uma Seventeam 620 com PFC, vai durar um bom tempo então.

Depois desse upgrade quero ver se sossego um pouco, só fazendo up em alguns componentes (HD, placa de vídeo ou memória quando precisar), já que o poder computacional das máquinas atualmente é ignorante.

[ ]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais