Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
joifernando

Raid 0 não prestou

Recommended Posts

Bom dia pessoal tenho algumas duvidas sobre Raid, agradeço ajuda.

Seguinte ontem instalei na minha maquina 2 hds novos com a espectativa de fazer raid 0, e ter melhor desempenho, mas não aconteceu o que eu esperava, os 2 hds em raid 0 (striped se não me engano) Samsung HD161HJ de 160Gb e 8Mb de Buffer ficaram mais lentos que meu Segate ST3500320as - 500GB 32Mb de Buffer.

Procurei esses 2 Hds queria de 160g e com 8mb de buffer hoje a maioria é de 2mb e tal, mas eu acho que não ficou bom, testei meu antigo hd sata1 samsung também so para ter uma ideia.

Veja os testes que fiz no HD Tune

Raid 0 Sansumg HD161HJ

TR - minimu - 63MB/sec - maximo - 75Mb/sec - average - 71MB/sec

Acess Time - 13,8ms - Burst Rate 84MB/sec - CPU 3,9%

Seagate ST3500320AS

TR - minimu - 52,3MB/sec - maximo - 110,6Mb/sec - average - 88,8MB/sec

Acess Time - 12,1ms - Burst Rate 86MB/sec - CPU 1,7%

Samsung SP1614C - Sata1

TR - minimu - 31,8MB/sec - maximo - 60,3Mb/sec - average - 48,5MB/sec

Acess Time - 13,8ms - Burst Rate 90,2MB/sec - CPU 3,1%

Fiz o Raid Striped tem a opção de Spanned qual a diferença?

Escolhi a partição dos arquivos em 32k

Alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo ou esta normal, se fosse para acontecer isso teria comprado outro Seagete de 500g que é mais barato que os 2 Samsung.

Minha placa mãe é uma XFX8200 e me deu um trabalhão para instalar o raid tanto no win xp quanto no vista necessita instalação de drivers no meio do trabalho, no site da xfx pra varia não tinha esses drivers no cd da placa so para win xp, peguei no site da gigabyte, o win que instalei é o Vista 64.

Bom refiz o raid 0 so que agora com tamanho 64k.

Minha placa mãe tem 2 controladores sata, uma com 4 portas e outra de cor diferente com 2 portas mudei para essa ultima, o raid 0 antes estava em 2 das 4 portas da outra controladora, melhorou consideravelmente o desempenho, também descobri que o seagate que tenho é um otimo HD segundo um teste feito em discos de 500gb.

resultado do novo raid 0

Raid 0 Sansumg HD161HJ

TR - minimu - 77,2MB/sec - maximo - 125,8Mb/sec - average - 104,2MB/sec

Acess Time - 14,2ms - Burst Rate 84,2MB/sec - CPU 3,5%

valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

RAID 0 striped quer dizer que o sistema vai "fatiar" (stripe) os seus arquivos maiores, e vai distribuí-los em paralelo pelo espaço reservado ao array. Os 32 kb que escolheu, é o tamanho de cada fatia. Se trabalha com arquivos grandes, é melhor aumentar o tamanho da fatia, pra ter mais desempenho.

Quando você lê que o RAID 0 é o best performance RAID level, isso quer dizer que ele será mais rápído que um RAID 1, RAID 5 e RAID 1+0, ou RAID 10. Mas nunca vai ser mais rápido que um free disk. Ou um disco isolado. Então, só serve pra quem trabalha com filmes e vídeos, (large files), e não está preocupado com segurança de dados. (no fault tolerance).

Mas com dois discos de 160 desses já na mão, faça um RAID 1, com os dois bootáveis, que pelo menos a sua segurança de dados vai estar garantida.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais