Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar o Wireless


Skimbler

Posts recomendados

Srs. Recentemente comprei um roteador TP-LINK TL-WR541G e gostaria de utiliza-lo para dispor a conexão sem fim com o meu notebook, porém não consegui configura-lo.

Eis a situação atual:

A internet atualmente é compartilhada com o vizinho e lá se encontra uma conexão Velox em um modem roteado: D-LINK 502G e ligado em um HUB de 8 portas. Nessa situação estão ligados ao HUB 3 pessoas e eu sou um destes.

A internet tem funcionado normalmente no meu desktop e este está configurado com o ip: 10.1.1.4, máscara 255.0.0.0 e gateway 10.1.1.1 (n.º do ip do modem).

O que pretendo fazer:

Aproveitar o cabo lançado do meu vizinho até minha casa, onde já esta ligado o meu desktop e conectar o roteador(TP-LINK TL-WR541G) e dele conectar o meu desktop(cabo) e o meu notebook(wireless).

Não consegui fazer essa configuração de nenhuma das formas que tentei, pois ao conecta-los ao roteador, passo a não "enxergar" o 10.1.1.1(o modem) Por favor me ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes.

Se o cabo que vem do seu vizinho está ligado num hub switch, ele é um cabo de LAN (rede local), concorda comigo? E você ligou aquele cabo numa porta LAN do seu roteador? Ou você não sabe porque, mas ligou na porta WAN? Faltou isso na sua descrição.

Se você só ligar o tal cabo na porta LAN do roteador e ligar o seu pc numa outra porta LAN, já vai ter Internet, certo? Mas a sua WLAN (rede local sem fio) ainda não funciona. Porque o seu TP-link vem com uma outra classe de IPs, e o DHCP ativado. Como o modem/router do seu vizinho já está roteado, deve estar com o DHCP ativado também.

Então, pra configurar esse AP, você terá que ligá-lo diretamente na placa de rede do seu pc, só ele. Sem o cabo da Internet. Muda o IP da sua placa de rede pra mesma classe do IP que está escrito em baixo do AP. Por exemplo, se lá embaixo do AP tiver um 192.168.1.1, você coloca 192.168.1.10, na sua placa de rede. Coloca uma máscara de sub-rede, e deixa sem gateway e sem servidor DNS.

Daí digita o ip que está escrito em baixo dele, no seu navegador, e loga na página de configuração. Se já tiver mexido muito, resete o AP antes de fazer isso.

Resetar um Tp-Link, é um procedimento meio místico. Do terreno das mandalas e orixás. Mas tem no manual em polonês. Que está no cdzinho azul que veio junto. Então é fácil.

Daí você clica em Basic Settings, lá na aba esquerda, e depois clica em LAN. Coloca ele na mesma classe da rede local. Pode ser um IP bem alto, pra ninguem usar na rede e dar conflito. Sugiro 10.1.1.251. Depois SAVE.

Depois clica em WAN, muda o Wan Connection Type pra Dynamic IP. Tem operadoras de ADSL que só operam o MTU em 1492. Mude o seu, só por precaução, e depois, clica em SAVE, de novo.

Agora, clique na palavra Wireless, daquela parte azul do lado esquerdo, ainda.

É nessa página que vai configurar tudo que diz respeito a sua rede.

SSID, canal (mude pro 11), senha WEP, chave de rede, etc...

Daí, já na parte de Advanced Settings, clique em DHCP lá no lado esquerdo. Marque Disable, e tasque um SAVE, mais uma vez.

Se salvou tudo que mudou, pode tirá-lo da tomada, ligar tudo como eu falei no inicio, e religá-lo na tomada. Isso vai valer por um reboot.

Volte o seu pc pra Obter um endereço de IP automaticamente, ou volte o IP fixo 10.1.1.4, e tente se conectar pela rede wireless, com o notebook. Se fez tudo certo, vai funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o cabo que vem do seu vizinho está ligado num hub switch, ele é um cabo de LAN (rede local), concorda comigo?

SIM

E você ligou aquele cabo numa porta LAN do seu roteador? Ou você não sabe porque, mas ligou na porta WAN? Faltou isso na sua descrição.

Liguei na porta LAN

Se você só ligar o tal cabo na porta LAN do roteador e ligar o seu pc numa outra porta LAN, já vai ter Internet, certo?

Errado. E isso é o que mais me intriga !

Como o modem/router do seu vizinho já está roteado, deve estar com o DHCP ativado também.

Isso mesmo

Todas as orientações seguidas (passo a passo) e novamente não adiantou. Como adiantei nas respostas acima, se eu ligar o desktop no roteador em uma das portas LAN e fizer o mesmo com o cabo que vem do vizinho e permanecer com o ip 10.1.1.4 ou automático, o desktop não consegue acessar a internet.

Desconsiderando isso, e continuando a testar o notebook não consegue sequer obter o ip, se deixar no ip automático.

Antes que você questione: Já digo logo que o cabo que vem do vizinho obviamente está ok, visto que funciona diretamente no desktop. O cabo menor do roteador para o desktop está ok(afinal eu consigo acessar o roteador diretamente), o roteador está ok porque testando em um outro local com um esquema parecido(porém com o modem HUAWEI T800 verde) funciona 200%.

Que dilema.

fmarquesan,

Muito obrigado por essa primeira tentativa. Não desista deste "usuário".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais explicado impossivel amigo... liga o cabo na WLAN e o micro na porta LAN, configure o micro para clonar o mac do do modem ADLS, agora e so configurar o Wireless e pronto amigo, tão simples, mais não esquece de usar sua rede wireless criptografada.. SSID mas canal 11 mais WAP 2 Wep... ta tudo de mão beijada.... seja feliz, fiz isso aqui em casa e em 05 minutos ja estava tudo funcionando, o seu roteador e quem vai distribiur IP, o do seu amigo ja fez isso para o seu roteador e você clonou ele, dai e so diversão....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MauroLopes

liga o cabo na WLAN e o micro na porta LAN

Ok

configure o micro para clonar o mac do do modem ADSL

Localizei o clonar MAC na área de administração do Roteador Wireless, mas não achei como fazer isso no micro desktop como você sugeriu.

o seu roteador e quem vai distribiur IP

Mas continuo com o DHCP dele desativado ?

Bem, depois de verificar o MAC do desktop "ipconfig /all"(00-0F-EA-D8-76-11) e usar a função clonar MAC do roteador, o que aparentemente mudou o MAC dele para esse, continuei não conseguindo acessar o 10.1.1.1, nem com o cabo que veio do switch no WAN nem no LAN. Habilitei novamente o DHCP do roteador e também nada. Atribuindo o ip manualmente no desktop, também nada. Nem o notebook nem o desktop ligado na LAN funcionam.

Obrigado

MauroLopes

Acho que agora estamos próximos de uma solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor, me ajudem

Srs. Recentemente comprei um roteador TP-LINK TL-WR541G e gostaria de utiliza-lo para dispor a conexão sem fim com o meu notebook, porém não consegui configura-lo.

Eis a situação atual:

A internet atualmente é compartilhada com o vizinho e lá se encontra uma conexão Velox em um modem roteado: D-LINK 502G e ligado em um HUB de 8 portas. Nessa situação estão ligados ao HUB 3 pessoas e eu sou um destes.

A internet tem funcionado normalmente no meu desktop e este está configurado com o ip: 10.1.1.4, máscara 255.0.0.0 e gateway 10.1.1.1 (n.º do ip do modem).

O que pretendo fazer:

Aproveitar o cabo lançado do meu vizinho até minha casa, onde já esta ligado o meu desktop e conectar o roteador(TP-LINK TL-WR541G) e dele conectar o meu desktop(cabo) e o meu notebook(wireless).

Não consegui fazer essa configuração de nenhuma das formas que tentei, pois ao conecta-los ao roteador, passo a não "enxergar" o 10.1.1.1(o modem) Por favor me ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor,

O Roteador apresenta numa caixa de seleção duas opções para máscara(não é passível de edição) e são elas: 255.255.0.0 e 255.255.255.0, portanto não consigo indicar o 255.0.0.0 que você sugeriu e com qualquer das opções que estão disponíveis e informando o ip que você indicou para o roteador, acreditando que deva manter o dhcp do roteador e deixar o computador no ip automático. Não funciona.

Obrigado pela tentativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...