Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade até R$400


Posts recomendados

Se for pegar a GA-EP31-DS3L mais uma 9600GT(400~450 reais) vai passar um pouco dos 700 reais.

O processador talvez deseje trocar lá pelo ano que vem. E sim, poderá adquirir um Core 2 Duo ou Core 2 Quad e botar nessa mesma placa-mãe, sem precisar alterar mais nada.

O que me preocupa é só sua fonte, que nao nos informou o modelo nem o fabricante até agora.

Faça pesquisas de preço no ML, ou nas lojas recomendadas pelo próprio pessoal do fórum neste tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/qualificacao-lojas-informatica/505192

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

intao cara, eu nao falei qual é a fonte porque nao sei como ver

(ta falaram ai q tem que ver dentro da pc né? mas eu tenho medo de mexer ai e fu** tudo =X) Tem como eu saber sem ter q abrir o pc? nao da para ver em algum outro lugar talvez? valeu!

a fonte custa caro?

você acha que a diferença entre a 9600 e a 9500 é grande? ou pelo preço compensa comprar a 9500 em vez da outra ou o contrario [n sei XD]?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tem diferença visível entre as duas sim, mas a questão é que a 9500GT (com memórias DDR3) já te serviria muito bem. Rodaria os jogos que citou tranquilamente. Teu orçamento tá um pouco limitado pra pegar uma 9600GT.

voce só precisa tirar a tampa do gabinete e olhar a etiqueta colada na fonte. Não precisa desplugar nada.. sem perigo. Não tem como ver isso por programas como Everest, como alguns pensam.

Caso precise mesmo de uma, gastaria 150~180 reais em uma de qualidade razoável já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, quem tem FSB de 1333 é a P5GC-MX/1333. A padrão trabalha com 800Mhz.

http://www.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=11&l3=498&l4=0&model=1574&modelmenu=1

http://www.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=11&l3=498&l4=0&model=1768&modelmenu=1

Acho válido botar os novos Core i7 na discussão para um próximo upgrade, mas tambem vai depender de quanto tempo o colega pretende ficar com essa configuração que está para adquirir. Se quiser algo que dure anos, o que é o caso de muita gente, diria que vale sim a pena pegar uma placa-mãe de melhor performance.

É mesmo, mais é mais fácil você axar a de 1333Mhz do que a de 800Mhz, os últimos 5 pcs que montei com esta placa (aliás, todos com este modelo de placa) eram a de 1333Mhz. Mas como o processador dele tem um FSB de 800Mhz isso não irá fazer diferença.

Quanto aos Core i7, pelo que vi nosso amigo janx deve ficar mais uns 2 ou 3 anos com esta máquina... daki a 2 ou 3 anos não duvido que os preços dos Core i7 estará perto de um Core2 Duo de hoje. Então é melhor deixar ele somente pro próximo upgrade e não investir em uma boa placa mãe para Core2 Duo e Quad.

intao cara, eu nao falei qual é a fonte porque nao sei como ver

(ta falaram ai q tem que ver dentro da pc né? mas eu tenho medo de mexer ai e fu** tudo =X) Tem como eu saber sem ter q abrir o pc? nao da para ver em algum outro lugar talvez? valeu!

a fonte custa caro?

você acha que a diferença entre a 9600 e a 9500 é grande? ou pelo preço compensa comprar a 9500 em vez da outra ou o contrario [n sei XD]?

Amigo é facim de ver qual é sua fonte, você não precisa colocar a mão em nada, é só abrir a tampa lateral e lá estará, na carcaça da fonte, uma etiqueta grande com todos os dados, marca, modelo, potência. Isto será essencial pra você que deseja colocar uma boa placa de video.

Uma boa opção de fonte é a Cooler Master Extreme Power Plus 460W RS-460PMSR-A3 eu tenho uma e posso te dizer que gostei muito, suporta a minha máquina com todos os overclocks que faço e com folga. Esta deve sair na faixa de R$150 ~ R$170.

A 9600GT deixa a 9500GT no chinelo, dos modelos que vi a 9600GT tem 256 bits enquanto a 9500 é 128 bits, só aí já dá muita diferença, sem falar dos clocks e outros recursos.

Entre neste link pra você ver a tabela comparativa dos chips Nvidia.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/519

Não esqueça de conferir a fonte, se não entender muito procure somente a marca e o modelo e poste aqui, tenho certeza que tem bastante gente disposto a ajudar.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a é naquela parte atrás, onde conecta os cabos?

tem que desparafusar né?

Sim na parte de traz em cima, onde você conecta o cabo de energia.

Leia este tutorial que tem tudo que você precisa.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1259

E também futuramente caso você precise realmente trocar sua fonte, ensina passo a passo como substituir sua fonte de alimentação.

Caso a etiqueta da fonte esteja na parte de cima da fonte onde você não pode ver, retire a fonte (não precisa desconectar os cabos dos componentes) e só veja na etiqueta as informações necessárias, as principais que você precisa nos dizer é a Marca e Modelo, e também potência rotulada.

khariel, gostei da sua sugestao.

Placa-mãe Gigabyte GA-EP31-DS3L

Placa de vídeo 9500GT DDR3

A propósito, dei uma olhada nesta placa da Gigabyte eu só achei meio puxado o preço comparado a P5GC-MX (pouco mais de R$100) lógico que com vantagem de outros recursos que a P5GC-MX não tem, mas neste preço eu prefiro a ASUS P5K-SE (diferença de aprox. R$30) pois ela tem um chipset melhor que é o P35 contra o P31 da Gigabyte. Tenho uma P5K-SE e posso dizer que é uma excelente placa mãe.

Se não irá usar os recursos destas placas mais caras (por ex. instalar mais do que os 2 pentes de memória, fazer overclock, usar memórias 1066Mhz, instalar um baita conjunto Home Theather 7.1), não vejo razão para investir numa placa mais cara, pelo pelo simples fato do orçamento apertado.

Seria melhor pegar uma placa mãe mais em conta que suporte tudo o que você precisa e pegar uma placa de video melhor como a 9600GT. Visto que daki a 3 anos qualquer uma das placas mãe destas estarão defasadas mesmo, ao contrario de uma placa de video como a 9600GT.

Outra também que você precisa ver se sua fonte suportará seu sistema caso o contrário terá que comprar outra fonte também, o que seria mais um motivo para comprar uma placa mãe mais em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum...

Desculpe a pergunta mas é pra eu nao fazer caca.. xD

eu so preciso tirar os dois parafuros que prendem no lado direito? que tem um em cima e um embaixo certo? o da fonte eu nao tiro? Ja que nao vou trocar a fonte e so ver o tipo dela... correto?

Não precisa se preocupar, é muito fácil, qualquer um que saiba manusear uma chave de fenda ou philips consegue. Só não esqueça de desligar TODOS os cabos do PC e de preferência fazer isso em cima de uma mesa.

Como dizia o Jack Estripador, vamos por partes...

Brincadeiras à parte, mas vamos lá.

- Posicione o gabinete de modo que você veja a parte de traz dele,

- Com uma chave Philips retire os dois (ou três) parafusos que prendem a tampa lateral do seu lado direito.

- Se tiver, retire todos os lacres que normalmente vem em PCs de lojas. Normalmente eles tem formato de adesivo ou travas plásticas.

- Puxe a tampa lateral para tráz.

- Retire a tampa para o lado e identifique sua fonte de acordo com a figura do nosso amigo khariel acima.

- Se não tiver vendo a etiqueta da fonte talvez ela esteja embaixo da fonte, ou em cima, neste último caso será nescessário remover a fonte.

- Se for o caso de remover a fonte, deite o gabinete na mesa (para não ter perigo da fonte cair em cima das placas quando você retirar seus parafusos.

- Remova os parafusos de fixação da fonte, não precisa desconectar os cabos das placas.

- Retire só o suficiente para ver a etiqueta com suas especificações.

- Anote e poste aqui pra gente analisar pra você.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai eu fiz... so espero ter pegado o que vocês queriam... XD

aqui:

AKASA

Model NO: AK-P35OG BK (ptz, nao lembro se era P35OG ou se era P350G)

Px335 350Watt Power Suplply

350W max

eu acho que isso era o mais importante ai peguei isso xD

Falou!

Que sorte amigo, esta é uma boa fonte de potência real pode ficar tranquilo.

Tenho quase certeza que aguenta sua configuração.

Vou ver se consigo pedir um amigo aqui do fórum para calcular a potência nescessária para seu sistema.

Me passe toda sua configuração, inclusive quantos drives você tem de DVD e quantos HDs você tem.

Mas a princípio sua máquina deve consumir pouco menos de 300W, então pode ficar mais sossegado.

Fico no aguardo, t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza...

vamo ver...

eu tenho 1HD só (pelo que eu saiba né o.o)

de 149GB (é isso que fala usando propriedades no C:\)

acho que o nome ou modelo é:

MAXTOR STM3160211AS

DVD e CD:

HL-DT-ST DVDRAM GSA-H42N

QVMP SPUJKD2 SCSI CD-ROM device

aqui uma imagem de onde peguei os dados:

http://img515.imageshack.us/img515/9937/hdcddvdoc8.png

placa-mãe e processador:

http://img395.imageshack.us/img395/9077/proceepmpz6.png

Memoria:

http://img95.imageshack.us/img95/2775/memoriaso7.png

unidades de disco:

http://img78.imageshack.us/img78/6387/discosry2.png

Placa de video e monitor:

http://img223.imageshack.us/img223/7427/videopc9.png

Rede:

http://img262.imageshack.us/img262/9113/redeuk6.png

outros dispositivos:

http://img262.imageshack.us/img262/1148/outrosrg8.png

Fonte:

AKASA

Model NO: AK-P35OG BK (ptz, nao lembro se era P35OG ou se era P350G)

Px335 350Watt Power Suplply

350W max

Acredito que ai tenha tudo =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... procurei lá no tópico que um amigo daqui tinha calculado pra mim uma vez, só que o tópico tá bloqueado pela moderação... Ele calculava a corrente nescessária em cada linha, como o serviço é pago era contra as regras do fórum.

Bom vamos fazer com o que temos em mãos...

Fiz o cálculo da sua configuração pela mesma calculadora citada pelo nosso amigo kolachinski.

Sua configuração (com os 2 pentes de memória + 9600GT) demandaria na faixa de 235w a 246w em carga máxima (Quando estiver jogando o Crysis por exemplo).

A pricipal linha é a de 12V, pois é nela que é extraida a maior parte da potência.

Sua fonte tem 2 linhas de 12V a 12V1 com 10A e a 12V2 com 15A.

No entanto a potência combinada (pontência máxima que pode ser extraida das 2 linhas simultaneamente) é de 192W, ou 16A (192/12).

Me lembro que eu tinha pedido para calcular minha configuração (assinatura) com todos os overclocks (que demanda bastante energia) mas com 2 HDs, 2 DVDs e uma 9600GT. O resultado na linha de 12V foi algo em torno de 18~19A. Baseando nesta comparação a sua fonte consegue suprir a potência nescessária na linha de 12V.

Na pior das hipóteses ficaria 54W (246 - 192W) para ser extraido das linhas 5V, 3,3, -12V.

Não dá para para fazer a conta exata mas com isto já dá pra ter uma ideia de que sua fonte conseguirá dar conta do recado.

Baseando que sua fonte é de uma marca conceituada e muito provavelmente fornecerá a potência rotulada, posso afirmar que ela suportará a sua configuração (com os 2 pentes de memória + 9600GT) sem problemas, mas no seu próximo upgrade será nescessário incluir uma fonte de maior capacidade, até porque toda fonte perde eficiência a medida que a potência exigida fica próxima da sua capacidade total.

Já que agora você sabe que não precisa comprar outra fonte, pode ir decidindo qual será sua próxima placa mãe e placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, como tenho o risco de ter que comprar outra fonte,

eu ja olhei umas no WAZ

e achei algumas por 40~50 reais! Sendo de 400~500W

e tem umas de 169 reais que sao de 450W

como essa:

Click!

De jeito nenhum compre uma fonte destas de R$40~R$50, pois não passam de fonte genérica. E nem a do link, se trata da Huntkey Green Star 450 W

Num teste publicado aqui mesmo no Clube do Hardware eles queimaram 2 fontes desta sem contar que ela não consegue entregar mais do que 350W.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1464

Seria trocar 6 por meia dúzia.

Se mesmo assim decidir trocar sua fonte pegue uma Cooler Master eXtreme Power Plus 460 W RS-460-PMSR-A3 deste teste.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1491

Ou até mesmo a Zalman ZM360B-APS, só que bem mais cara, e melhor é claro.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1477

Estas 2 últimas suportará sua máquina e um próximo upgrade sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando as dicas de fonte, eu tenho uma Dr.Hank 500W que fui obrigado a comprar de prontidão quando a minha queimou. Ela aguentaria a configuração da assinatura com uma 9600GT no lugar da 8500GT, certo?

Olha kolachinski, não sei te dizer pois não conheço a procedencia de sua fonte.

Se tiver certeza que a sua fonte não é genérica pode colocar tranquilo que aguenta.

Só por curiosidade, quanto pagou nela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha kolachinski, não sei te dizer pois não conheço a procedencia de sua fonte.

Se tiver certeza que a sua fonte não é genérica pode colocar tranquilo que aguenta.

Só por curiosidade, quanto pagou nela?

Eu andei lendo algumas opiniões sobre a fonte, e fica meio dividido, a maioria que já usou aprova, mas ainda não é unanimidade. O acabamento dela é bacana, a embalagem é de qualidade e ela é muito silenciosa. Eu tinha uma seventeam 350W, quebrou um galhão, mas era barulhenta demais, talvez fosse um sinal de que ia me deixar na mão a qualquer momento... e foi!

Paguei R$190,00 ... eu sei q poderia ter achado com preço um pouco melhor, mas no apuro foi ela mesmo. A loja que me vendeu me convenceu quando me mostrou que estava montando algumas máquinas parrudas com a própria 9600GT e com a fonte Dr.Hank. Espero que aguente, minha 9600GT deve chegar essa semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu andei lendo algumas opiniões sobre a fonte, e fica meio dividido, a maioria que já usou aprova, mas ainda não é unanimidade. O acabamento dela é bacana, a embalagem é de qualidade e ela é muito silenciosa. Eu tinha uma seventeam 350W, quebrou um galhão, mas era barulhenta demais, talvez fosse um sinal de que ia me deixar na mão a qualquer momento... e foi!

Paguei R$190,00 ... eu sei q poderia ter achado com preço um pouco melhor, mas no apuro foi ela mesmo. A loja que me vendeu me convenceu quando me mostrou que estava montando algumas máquinas parrudas com a própria 9600GT e com a fonte Dr.Hank. Espero que aguente, minha 9600GT deve chegar essa semana.

O problema infelizmente é que existem fontes como a Leadership wireless de 700W que tem um acabamento todo bacana, cabeamento modular, silenciosa, e é uma fonte genérica que não fornece nem ao menos 400W, e ainda custa um absurdo pra uma fonte desta qualidade.

Como dizia o ditado, "Quem vê cara não vê coração".

Não tem como saber exatamente se uma fonte é boa ou não apenas porque ela suporta uma certa máquina parruda, apenas em testes do tipo que tem aqui no Clube do Hardware para saber exatamente qual é a qualidade da fonte.

Se você já encomendou sua 9600GT, experiemente instalá-la e fazer alguns testes com programas específicos que estressam todo pc principalmente a placa de video, e deixe por umas 3 horas direto para saber se seu pc não vai travar. Monitore as temperaturas (para não deixar nada queimar) e as tensões de saída. Se as tensões variarem por mais de 5% pra mais ou para menos quer dizer que a fonte não tem um bom regulador de tensão ou ela é fraca e não está conseguindo suportar bem a sua configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu as dicas Verlison!!

Realmente sei que um bom acabamento nem sempre é sinal de boa qualidade interna. Estou apenas esperando a placa chegar para iniciar os testes. Eu ainda não achei nenhum review da Dr.Hank. Depois que testar eu deixo minha opinião aqui no fórum!

Valeu mais uma vez! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

intao, ja que nao preciso de outra fonte,

você acha que eu posso pegar a 9600GT e Gigabyte GA-EP31-DS3L

sem problemas?

daria em torno dos 700 reais?

Se por acaso minha fonte nao aguentar você acha que as placas podem queimar ou coisa do tipo? Ou com as placas nao acontecer nada, mas Fu*** com a fonte?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

intao, ja que nao preciso de outra fonte,

você acha que eu posso pegar a 9600GT e Gigabyte GA-EP31-DS3L

sem problemas?

daria em torno dos 700 reais?

Se por acaso minha fonte nao aguentar você acha que as placas podem queimar ou coisa do tipo? Ou com as placas nao acontecer nada, mas Fu*** com a fonte?

valeu!

Te passei os links das lojas mais confiáveis votadas pelo pessoal aqui do fórum, olhe lá e faça uma pesquisa de preços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

intao, ja que nao preciso de outra fonte,

você acha que eu posso pegar a 9600GT e Gigabyte GA-EP31-DS3L

sem problemas?

daria em torno dos 700 reais?

Se por acaso minha fonte nao aguentar você acha que as placas podem queimar ou coisa do tipo? Ou com as placas nao acontecer nada, mas Fu*** com a fonte?

valeu!

Olha, não posso te dar 100% de certeza que irá rodar sem problemas, posso apenas te dizer que há uma grande chance de esta fonte funcionar sem problemas, tipo 90%, pois não temos as informações exatas, só sabemos que fonte provavelmente irá trabalhar pouco abaixo do seu limite, ou seja próximo dele.

Outra coisa importante, é que toda fonte de acordo com o seu tempo de uso ela vai perdendo sua capacidade aos poucos devido ao stress dos componentes internos dela. Por ser uma fonte usada e que deve rodar ainda por uns 2 ou 3 anos, isto pode ir se agravando.

É por este motivo que muitas fontes funcionam por anos a fio e de repente morrem.

Se você gosta de ser um pouco conservador, compre uma fonte nova (e boa, é claro) que aí sim você terá 100% de certeza que seu sistema irá funcionar por mais de 3 anos sem nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...