Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Olá!

Agora que você é um membro do Fórum do Clube do Hardware, nós temos algumas dicas do que você pode fazer para tornar suas mensagens mais claras e, com isso, serem compreendidas por um maior número de pessoas, aumentando as chances de você ter suas dúvidas respondidas.

1. Não use linguagem de "MSN"

É possível que você esteja acostumado com este tipo de linguagem, mas ela é extremamente irritante para quem não está acostumado. Usuários que não gostam deste tipo de linguagem simplesmente ignoram mensagens escritos dessa forma e constantemente pedem à nossa equipe para darmos um "puxão de orelhas" em usuários que usam este tipo de linguagem. Portanto, não use linguagem de "MSN". Escreva as palavras por extenso. Alguns exemplos abaixo:

Não = Sim

vc = você

fds = fim de semana

ahxu = acho

aky = aqui

2. Evite abreviações

Muita gente que participa do nosso fórum não tem formação técnica e mesmo quem tem às vezes fica perdido quando encontra uma abreviação que não sejam de uso corrente. Por exemplo:

Não = Sim

PV = Placa de Vídeo

GF = Geforce

MB = Placa-mãe

3. Evite palavras em inglês quando há equivalente em português

Escrever uma frase 100% em nossa língua facilita enormemente a compreensão da sua mensagem. É claro que você não vai passar a chamar "mouse" de "rato", afinal "mouse" é um termo que já foi incorporado à língua portuguesa. Mas é bom evitar abusos. Exemplos abaixo.

Não = Sim

Motherboard = Placa-mãe

Performance = Desempenho

Drive = Unidade

A propósito, um erro extremamente comum é o uso da palavra "performance". Esta palavra não existe em português (pode procurar no Aurélio). O termo correto é desempenho.

4. Mais vs. Mas

Esse é o erro de português mais comum em nosso fórum. Dependendo da região do Brasil onde você mora, as duas palavras são pronunciadas exatamente da mesma forma. Portanto, lembre-se:

Mas = contudo, no entanto, porém, todavia

Mais = maior quantidade

Ou seja: Eu coloquei mais açúcar, mas descobri mais tarde que na verdade era sal.

5. Passado vs. Futuro ("am" vs. "ão")

Pelo mesmo motivo da forma com que falamos, muita gente está cometendo o enorme erro de escrever palavras terminadas com "am" usando "ão" e vice-versa.

Lembre-se:

"am" = passado

"ão" = futuro

Logo você tem que pensar no sentido correto que você quer dar. Logo uma frase como "o que vocês acharão?" provavelmente a forma correta é "o que vocês acharam?"

6. Comer "r" no final de verbos

Por exemplo, escrever "eu vou instala" em vez de "eu vou instalar". Possivelmente a ideia seria dizer "eu vou instalá", que também está errado.

7. Outros erros comuns

  • Bem-vindo: esta é a forma correta.
  • Porventura: o correto é assim, tudo junto.
  • de repente: esta é a forma correta.
  • de novo: separado e não junto.
  • lidar: e não "lhe dar", "li dar", "le dar".
  • Hora vs. ora: "por ora" (="por enquanto") é a forma correta. "Ora" é usado como interjeição também (ex: "ora, vimos que...")
  • Uso de "x" no lugar de "s" (ex: "expontâneo" em vez de "espontâneo", que é a grafia correta).
  • Uso de "e" no lugar de "i" (ex: "incomodar" em vez de "incomodar", que é a grafia correta).
  • fotografia: O diminutivo de "foto" é "fotinho". A palavra "fotografia" não existe. Idem para "motinha" (o diminutivo de "moto" é "motinho").
  • Óptico, óptica: a grafia correta é esta, com "p" mudo. Isto só será modificado com a reforma ortográfica que entrará em vigor de forma definitiva em 2010.
  • Freqüência: Leva trema e acento circunflexo. A grafia só será modificada com a reforma ortográfica que entrará em vigor de forma definitiva em 2010.

8. Unidades de medida (bits vs. bytes)

Sendo este um fórum técnico, tome cuidado com a abreviação correta de bit e de byte. Bit é abreviado com "b" e byte com "B". Assim a forma correta para "4 gigabytes de memória" é 4 GB e não 4 Gb.

O problema maior é em relação à taxas de transferência (bytes por segundo vs. bits por segundo; o primeiro indica transmissão paralela enquanto que o segundo indica transmissão em série). Megabits por segundo deve ser abreviado como Mbps (e nunca Mb/s) e megabytes por segundo deve ser abreviado como MB/s (e nunca Mb/s ou Mbps).

9. Drive vs. driver

Drive = Unidade (componente de hardware)

Driver = Acionador (componente de software)

A palavra "drive" deve ser evitada pois existe o equivalente em português: "unidade". Ex: usar "unidade de CD-ROM", "unidade óptica" em vez de "drive de CD-ROM", "drive óptico".

A palavra "driver" especifica um componente de software responsável por ensinar ao hardware a como lidar com uma determinada peça de hardware. Ex: "driver de vídeo" (e não "driver de vídeo").

OBS: Embora tecnicamente não seja errado usar a palavra "driver" no sentido de "unidade" (ex: "driver de CD-ROM" no sentido da "Unidade de CD-ROM") isto deve ser evitado, prefira usar "unidade".

Agradecemos pela leitura deste texto e esperamos que você passe a usar essas regras simples para tornar suas mensagens mais fáceis de serem lidas. Certamente suas mensagens passarão a ter mais respostas, além de mostrar que você está se importando com a sua imagem em nosso fórum.

Abraços,

Gabriel Torres

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×