Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relacionamento Wireless/Elétrica


du_matsumoto

Posts recomendados

Bom dia pessoal!

Sou novo no fórum.

Trabalho com automação industrial e vejo que estou perdendo muitas oportunidades de negócios devido a minha falta de experiência no assunto.

Vários clientes ja me perguntaram sobre tecnologia wireless e eu estou meio por fora do assunto.

Bom, seguinte, não sei se esse é o ramo específico de vocês, mas o que eu queria, era uma orientação de empresas que trabalham no desenvolvimento de router e points de wireless..

Exemplo 1: Tenho um cliente fazendeiro que quer acionar a bomba de água que fica a aproximadamente 2km de distância da casa dele, com um comando via rádio, que seja sem fio (detalhe, campo aberto, sem obstáculos). Simples assim, precisaria de um emissor e um receptor wireless que receberia o sinal e comutasse um relé de acordo com a vontade dele, por exemplo.

Vantagens:

1 - Na rede elétrica rural, o fator raios é muito frequente, sempre dando problema com cabos.

2 - Animais como ratos, ja comeram os cabos.. (hehe)

3 - Economia de cabos

Bom, se alguem puder me ajudar, ficaria grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Acho que sei quem tem o que você precisa...

Trabalho com Automação a uns 4 anos mas nunca apliquei nada na areá de comunicação sem fio porém tenho contato com uma empresa que possui produtos voltados para esse tipo de sistema, a Phoenix Contact (www.phoenixcontact.com.br).

Na feira Brasil Automation (ISA Show, de 17 a 19/11/08) tinha uma câmera onde o sinal da imagem era transmitido por um sinal wireless para um PC industrial. No catalogo, que possuo em meu trabalho, já vi um sistema de interfaceamento de sinais sem fio...

Nesse endereço eles descrevem o sistema sem fio...

http://www.phoenixcontact.com.br/combinacao-de-sinais/242_25641.htm

Qualquer coisa, entre em contato com eles, as vezes eles podem ter algo que te ajude...

Até mais, espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal!

Sou novo no fórum.

Trabalho com automação industrial e vejo que estou perdendo muitas oportunidades de negócios devido a minha falta de experiência no assunto.

Vários clientes ja me perguntaram sobre tecnologia wireless e eu estou meio por fora do assunto.

Bom, seguinte, não sei se esse é o ramo específico de vocês, mas o que eu queria, era uma orientação de empresas que trabalham no desenvolvimento de router e points de wireless..

Exemplo 1: Tenho um cliente fazendeiro que quer acionar a bomba de água que fica a aproximadamente 2km de distância da casa dele, com um comando via rádio, que seja sem fio (detalhe, campo aberto, sem obstáculos). Simples assim, precisaria de um emissor e um receptor wireless que receberia o sinal e comutasse um relé de acordo com a vontade dele, por exemplo.

Vantagens:

1 - Na rede elétrica rural, o fator raios é muito frequente, sempre dando problema com cabos.

2 - Animais como ratos, ja comeram os cabos.. (hehe)

3 - Economia de cabos

Bom, se alguem puder me ajudar, ficaria grato.

Brother, é o seguinte:

O acionamento da bomba poderá ser feito da seguinte forma:

1.) Utilizar o CLP Zélio (Andra Comercial tem este produto)

2.) Utilizar uma chave contatora para este comando, para acionar o motor.

3.) Utilizar uma fonte DC para o CLP, ligada ao no-break de uns 600 Va.

4.) Instalar uma CPU, com no-break próximo a casa de bombas

5.) Instalar o cabo de comunicação entre cpu e CLP

6.) Instalar o VNC software, de rede.

7.) Interligar o computador em rede (porta wan/lan do rádio wi/fi), no rádio receptor.

8.) Instalar um micro na origem ou laptop, com o software VNC, conectado em rede ( a rede sera composta por um router + rádio wi/fi)

9.) Manter o micro remoto sempre ligado.

10.) Para efetuar o comando remoto, basta acessar a rede, conectar no endereço de iP específico da rede e acionar o vnc para visualização da tela de status (interface) do CLP.

11.) Aciona-se o comando, via software do CLP que está rodando no computador remoto.

Se precisar de uma força na montagem, conte conosco.

Valeu ,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CAPRICORNIO... Muito remota essa possibilidade.. alem dos custos serem altos... estaria enfeitando demais uma aplicação tão simples.. ao meu ver, o que eu preciso é algo simples.. mas num to conseguindo achar... será que ninguem inventou isso ainda? taqueopariu viu!

valeu a ajuda..

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo trabalho com automação, a solução do seu problema é muito fácil, mas preciso saber com qual CLP que você está utilizando e qual a necessidade do seu cliente para acionar a bomba.

Ex: Quando a caixa d'agua esta vazia. Ou para irrigar a plantação. Encher bebedouros.

Existem módulos de transmissão de dados do PC para o CLP por RF, mas são bem caros, vou procurar o site do fabricante e posto aqui.

Caso queria entrar em contato comigo disponibilizo meu e-mail [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...