Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OC em Phenom 8400 [Completo, com fotos]


The Great Evil King

Posts recomendados

Olá! Eu gostaria de obter algum tipo de auxílio ou dica com relação a realização de overclock num processador Phenom X3 8400. Sou iniciante a respeito de overclocks,tendo realizado somente um, com uma GF XFX 6800XT, utilizando o software Rivatuner.Meu maior receio é com relação ao aumento de tensão do processador, pois pelas minhas pesquisas em outros forum, percebi que a mudança do clock em si só pode alcançar o melhor desempenho em seu computador por meio de tentativas, correto? Sendo assim, seguem abaixo as fotos da Bios e da fonte.

Agradeço por qualquer tipo de ajuda.

Abraço.

HARDWARE

Placa mãe: ECS Black Edition GF8200A------------ (FSB 2.600MHz Hyper Transport 5200 MT/s)

Processador: Phenom X3 8400 ------------------- (Clock 2.100Mhz)

RAM: Kingston -- DDR2 PC2-6400----------------- (Latência 6-6-6-18)

TEMPERATURA

Processador: Core 1 -------------- (40°C idle)

Core 2 --------------------------- (40°C idle)

Core 3 --------------------------- (40°C idle)

Temperatura ambiente ------------ (27°C )

Placa Mãe: Placa mãe ------------- (39°C)

* Todos os dados das temperaturas do processador foram coletados diretamente da BIOS pois nenhum aplicativo (como o everest) consegue ler corretamente os dados de tensão e temperatura da minha placa mãe.

VOLTAGENS

Processador: ------------ 1.256V

RAM: ------------------- 1.856V

North Bridge: ----------- 1.064V

Hyper Transport: -------- 1.192V

FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Fonte Seventeam 550W ST-550PAM (Recomendada por análise do Clube do hardware)

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1597

Seguem Fotos Abaixo:

post-61468-13884949424716_thumb.jpg

post-61468-13884949428486_thumb.jpg

post-61468-13884949429559_thumb.jpg

post-61468-13884949429902_thumb.jpg

post-61468-13884949430366_thumb.jpg

post-61468-13884949430706_thumb.jpg

post-61468-13884949431048_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi beleza?

Vamos lá.

Fixe o valor do HT em 1600.

Diminua a frequência da memória para 266. Vamos evitar que a memória limite algo.

Trave a frequ~encia do PCIE em 100MHz.

Suba o HTT (CPU FREQUENCY) para 220.

Testa dessa forma e também teste a estabilidade, estando tudo OK nós vamos subindo o over aos poucos ok.

PS: O restante das configurações deixe padrão. Na dúvida resete a bios.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo! Obrigado pela sua ajuda. Porém ocorreram duas dúvidas durante o over:

1° Sobre a questão de travar a PCIE em 100Mhz, não consegui encontrar uma opção que me desse a possibilidade de realizar isso (Procurei por tudo mas não encontrei.. XD), somente existem 2 recursos com relação a PCI, os quais são: PCI Spread Spectrum, com só as opções enable/disable e também a opção "Auto detect DIMM/PCI CLK" (a qual eu acredita ser relacionada ao clock, porém só possui também as opções enable/disable).

2° Foi algo que me deixou muito curioso. Eu, na verdade, comprei este pc há 2 dias, porém senti que o desempenho não está perto do que eu realmente imaginava (por causa disso que eu estou recorrendo ao over...) mas voltando ao caso curioso, quando fui selecionar as frequências da RAM, percebi que elas estavam configuras em 200MHz (?) e não nos 400Mhz com os quais eu acredito que ela deveria estar, pois o meu pente é um kingston 800Mhz... desculpe essas perguntas de "iniciante", porém este foi o primeiro equipamento que eu pude pagar com meu próprio dinheiro, por isso que eu sinto receio de cometer qualquer tipo de erro...

Sem mais, Obrigado pela paciência e atenção.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certo amigo.

No seu caso existe outro "problema" fora os que citou.

Seu equipamento sendo novo está na garantia e você não vai poder abrir caso tenha que fazer reset na bios certo? Caso não possa abrir, o gabinete tem certeza que deseja continuar com o over?

Digo isso porque é muito comum ter que fazer uma limpeza na bios (reset) quando alguma configuração não funciona. O que você tem a dizer e o que pensa?

Parabéns pela sua aquisição e você está certíssimo em dar valor no fruto do seu trabalho, seja sempre assim que você vai longe.

No aguardo. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente amigo ribeirocross.

Com relação ao pc, ele não possui a garantia de abrir o gabinete em função de eu ter comprado as peças separadamente, (tentado buscar o melhor preço...XD) e realizei a montagem sozinho, em casa. (Me certifiquei de utilizar todos os equipamentos indicados, como pulseira magnética, pasta térmica de boa qualidade e segui precisamente o manual...)

Com relação ao over, particularmente eu não possuo receio (mas claro, com senso de responsabilidade) em função de que meu objetivo é de, além de aprender procedimentos um pouco mais avançados com relação ao over (eu já pesquisei muito sobre o assunto, porém gostaria de seguir os passos de um profissional para que possa ter segurança em meus atos...) também ter a oportunidade de elevar meu 2.1GHz em pelo menos 0,2GHz.

Sobre a BIOS, numa review sobre esta placa no site ForumPcs foi dito que a BIOS precisava ser atualizada, pois algumas funções importantes, como o ajuste de voltagens da cpu, estava literalmente sem funcionar corretamente.... (vou colocar o link da pagina que diz sobre isso e outras configs da bios, caso você queria dar uma olhada, aqui vai... estão todos os detalhes http://www.forumdohardware.com.br/review.php?r=241464&page=3) e aí que vem a questão, no caso de dar reset na BIOs, seria o mesmo procedimentos de atualizá-la? qual você me recomendaria?

Agradeço pela ajuda e atenção, e desculpa mesmo, de fé, pelos textos compridos, é porque eu acho melhor escrever tudo em um post só do que ficar passando informações quebradas em vários, como em muitos tópicos por aí.

valeu amigo! abraço:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá.

Certo amigo. A forma que você expressou mostra que está consciente quantos aos riscos e é prudente, isso é bom...

Não se preocupe com o texto, tendo conteúdo útil é útil independente de > ou < linhas.

Vamos lá.

Fazer Clear CMOS (resetar a bios) não é a mesma coisa que uma atualização.

Resetar a bios é fazer com que as informações que foram adicionadas manualmente e salvas (que não funcionaram) sejam apagadas fazendo com que as informações voltem para a configuração original de fábrica (default).

Como temos limitações e parece que a versão mais recente do bios agrega algumas novidades, o mais comum e correto nesse caso, é fazer uma atualização.

No site do fabricante tem a ultima versão disponível para download e também informação de como atualizar, fazer o flash.

Caso o amigo tenha dúvidas ou não saiba como fazer essa atualização, poste informando que nós ajudamos atualizar.

Na dúvida sempre pergunte antes de agir, o que a gente não souber, descobre pesquisando:D.

Abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Valeu amigo. Com relação a atualização da BIOS, o próprio site da ECS possui um Manual eficiente sobre como atualizar a flash de forma correta.

Brevemente postarei novidades com relação se a BIOS solucionou os problemas de configuração.

Obrigado pela ajuda, é bom conhecer pessoas que te passam novas informações e ao mesmo tempo tem paciência de ensiná-las, tenha certeza que posteriormente eu as utilizarei para auxiliar alguém em situação parecida como a minha.

PS: Talvez eu só atualize as informações com relação ao clock quarta feira (18/12) pois terei uma semana de folga. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei da folga amigo ribeirocross! XD

Enfim, sobre a atualização da BIOS, eu irei arranjar um drive de disquete e o mais breve possível irei atualizá-la.

Sendo assim, acredito que até o fim desta semana aviso-o sobre as configurações liberadas na BIOS da placa mãe!

Sem mais. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

da para instalar uma geforce 8600gt 512mb nesse computador?

CPU Space BR E4600 Intel Core 2 Duo 2.4GHz - 2GB 500GB DVD-RW

Processador: Intel Core 2 Duo E4600;

- Velocidade do processador (clock): 2,4 GHz;

- Barramento (FSB): 800 MHz;

- Memória cachê: 02 MB.

Gravador de CD

Gravador de DVD

Leitor de CD

Leitor de DVD

Memória: 02 GB DDR2;

- Barramento da memória - 667 MHz.

Disco Rígido - HD: 500 GB;

- Interface - SATA 2.

Sistema operacional: Linux.

Placa de rede: 10/100.

Tipo da placa de vídeo: on board.

Capacidade da placa de vídeo: até 224 MB compartilhado dinamicamente.

Slots:

- 1 x PCI Express 16X;

- 1 x PCI 2x;

- 2 x PCI normal.

Placa mãe: Gigabyte.

Mouse:

- Tipo - óptico;

- Conexão: PS/2.

Teclado: ABNT2 com multimídia PS/2.

Caixas de Som: estéreo.

CONTEÚDO DA EMBALAGEM:

- CPU;

- Cabo de força;

- Teclado;

- 02 Caixas de Som;

- Mouse;

- Mídia com Drivers;

- Manual do produto.

DADOS TÉCNICOS

(sujeitos a alterações)

· Alimentação: bivolt.

· Consumo aprox. de energia: 08 KWh.

· Conexões:

- 1 PS/2 Teclado;

- 1 PS/2 Mouse;

- 1 Porta Serial;

- 1 Porta Paralela;

- 4 USB´s ( 2 traseiras + 2 frontais);

- 1 Line in / 01 line out / 01 mic in;

- 1 RJ 45.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhe amigo, as especificações técnicas da placa mãe, como o suporte a pci express 16x e etc com certeza fazem com que você possa colocar a GF 8600gt no seu computador, porém você esqueceu de citar o mais importante: Se possui uma fonte de qualidade, de pelo menos 450W reais para essa placa.

Particularmente, te recomendo uma acima de 550W reais, pois se futuramente o amigo quiser colocar mais algum HD, gravador de dvd, coolers, ou um processador mais potente, é interessante possuir uma fonte que alimente todos esses componentes e que não esteja no "limite", ou seja, que possa funcionar com a melhor eficiência possível.

Nesse caso, eu até posso recomendar o modelo da minha fonte, uma Seventeam ST-550PAM 550W reais, a qual, inclusive, é recomendada pelo Clube do Hardware e seu preço não está caro para a qualidade dela, algo em torno de R$250 ~ 280.

Sem mais, boa sorte com sua nova placa!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigo ribeirocross! Voltei de minhas férias prolongadas... hehe.

Enfim, atualizei a BIOS para a última verão possível, e aparentemente nenhuma nova configuração surgiu, como aquele de travar o clock das PCIs.

Sendo assim, caso seja necessário postar novas fotos da BIOS, com certeza poderei contribuir, porém o SETUP é o mesmo.

Obrigado pela ajuda. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Por gentileza, caso algum membro ou admin puder continuar no estudo sobre o overclock num Phenom 8400, eu agradeço.

Se o amigo ribeirocross estiver de férias, pode considerar esta mensagem desnecessária, visto que só a postei por estar em dúvida se poderia continuar esperando a ajuda para o over.

Sem mais. Obrigado. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa amigo eu passei batido mais de uma vez pelo seu tópico, mas agora não passo.

Bom, vou reler com atenção tudo que passou no seu over e já - já edito aqui e passo alguma informação ok.

EDIT

Estive vendo que o entrave foi à falta do PCI-E e ele não apareceu, então temos duas alternativas.

1:

Seguirmos com over com o que temos disponível no bios.

2:

Não overclocar.

Mas tanto você como eu queremos que saia algum over no Phenom (sem relaxar com a questão da segurança) vamos tentar assim.

Fixe o valor do HT em 1600.

Suba o HTT (CPU FREQUENCY) para 220.

Diminua a frequência da memória para 266.

PCI Spread Spectrum= Deixe Disable

Auto detect DIMM/PCI CLK= Enable

Faça esse teste pra gente ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo ribeirocross! Tudo certo?

Segui seus passos do último post e consegui alguns resultados, porém nem todos animadores...

Primeiramente, com relação ao aumento do clock do processador, tudo está funcionando normalmente, e aparentemente estável (não realizei ainda nenhum teste com programas de stress, como o prime95). Porém, como a minha placa mãe não nos ajuda (XD), ao diminuir o clock das memórias RAM para 266MHz, percebi que o command rate diminuiu para 1T e, pesquisando sobre o assunto, encontrei em um forum que ao configurar as memórias para 333MHz ou menos nesta Mobo, o commanda rate diminui automaticamente p/ 1T, sendo que não existe a opção de modificá-lo pela BIOS.

Com relação ao clock das PCI's, pelo everest existe uma seção que indica se elas são compatíveis com modo 66MHz, estando algumas configuradas e outras não.

Seguem abaixo as fotos, tanto das memórias como das PCI's.

*Ah, além disso, gostaria de perguntá-lo se, caso o maior entrave (além das PCI) seja o problema da memória RAM, não seria "jogo" eu vender meu atual pente de 800MHz e comprar um de 1066MHz, com o intuito de, ao realizar o over, abaixar o clock da memória para os 800MHz sem perder o 2T do CR.

Obrigado mesmo pela ajuda e novamente peço desculpas pelos textos longos... haha, é que eu me empolgo no assunto!:D

Abraço

post-61468-13884950082999_thumb.jpg

post-61468-13884950083606_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tudo certo sim amigo.

Se não tem a opção manual do CR no bios e a placa fixa esse valor automaticamente faça o seguinte:

Sem over entre na bios e fixe a memória no padrão 400MHz (DDR800) e salve, entre novamente no bios e fixe as latências manualmente em 5-5-5-15 salve e saia.

Com essa mudança sua placa não vai (creio eu) fixar o valor do CR em 1T depois é tentar overclocar novamente fixando a memória ou em 333 ou 266.

Essa pequena porção a mais no FSB não há necessidade de fixar a memória em 266, mas teste é teste e tem que ser feito.

Eu nunca tinha visto tal opção da frequência PCI no Everest, na verdade desconheço essa opção que deve ser mostrada somente em determinadas placas mãe.

De todo modo, 78MHz tanto para o PCI como para o PCI-E está errado e não fala de divisor ou multiplicador no software.

PCI não passa de 48MHz, máximo que eu já consegui.

PCI-E o mínimo é 85MHz que não lembro em qual placa que tinha essa opção, normalmente o mínimo é 90MHz.

Se alguém tiver um melhor conhecimento dessa opção do Everest, sintam-se a vontade em comentar eu desconheço.

Abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo ribeirocross.

Segui exatamente o que o senhor disse com relação aos timmings da memória, porém, ao diminuir a frequência tanto para 333 ou 266MHz com as latências de 5-5-5-15 o command rate se manteve em 1T.

Sendo assim, acredito que, com relação ao computador, não tenho mais nenhuma novidade animadora... e que o jeito mesmo seria comprar um novo pente de clock base 533MHz para poder utilizá-lo em 400MHz sem o problema do command rate. Por isso, pergunto para você o que acha melhor, que possa ser feito? Inclusive, eu gostaria de perguntá-lo até quantos MHz é seguro realizar um over no meu pente de 800MHz, pois dependendo de sua opinião poderíamos "arriscar" um pouco neste daqui mesmo.

Ah, além isso, fica meio fora do assunto, porém, enquanto dava um pesquisada sobre como realizar a mudança das latências manualmente, encontrei em um site de Portugal um artigo interessante sobre a "frequência vs latência", onde explica como realizar uma boa combinação nas latências e que nem sempre o menor valor possível para elas é um bom negócio. Aqui vai o link, se quiser dar uma olhada: http://www.f13pc.pt/forum/showthread.php?t=4267

Obrigado pela ajuda! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ola.

Bom deixe-me fazer um “breve” comentário.

O CR em 1T não é ruim, muito pelo contrário, é bem melhor que em 2T. Eu passei as dicas para tentar deixar a memória em 2T mais para analisar o comportamento de sua placa mãe em relação a memória e a frequência, até porque, memória DDR2 dificilmente aceita CR em 1T (depende da frequência claro) e caso a sua aceite trabalhar em 1T com frequência de 333MHz (DDR667) é uma boa memória para seu processador...

Essa questão de frequência VS latência é algo muito relativo ao processador (conjunto) que está sendo usado.

Os AMD, por exemplo, sempre se beneficiaram da latência baixa do que frequência alta, já os processadores da Intel sempre exigiram maior frequência para ter melhor desempenho, alem do mais, tanto a frequência quanto a latência tendem a propor desempenho diferenciado dependendo do clock do processador e de todo o conjunto e neste caso é indiferente quanto o comportamento de ambos os fabricantes mencionados. Potanto, cada caso é um caso.

Também existe outra questão de suma importância que é a relação com a banda da memória.

Exemplo: Se a banda está curta, caso típico de 1:1 CPU/SDRAM, aumentar a frequência é lucro na certa. Já no caso de a banda estiver sobrando, seria muito interessante uma menor latência...

No seu caso não estamos testando exatamente frequência VS latência (como você mesmo deixou o alerta "fora do assunto") estamos tentando deixar o caminho livre para o overclock no processador manipulando a memória. Alguns testes, na memória, nos ajudam saber e conhecer um pouco mais do hardware em conjunto com a Mobo, como no seu caso específico.

Sua memória pode até overclocar pra lá de 1000MHz, isso é possível e aceitável, nada que um bom teste específico para isso que não resolva ou esclarece, mas isso é feito só depois de fixar um valor seguro e estável de over para o processador.

Bom ficando ainda no escuro com essa minha explicação sobre memória, porque é um assunto complexo e eu não tenho conhecimento e nem entendimento suficiente para tal, a solução é voltar para over na CPU:D.

Tente elevar o FSB do processador para ver onde sua memória ou o processador permitem chegar de frequência.

Não se esqueça de ficar atento quanto aos possíveis erros e o comportamento do conjunto quando der algum problema para passar pra nós. Dependendo do tipo de falha e ou erro é fácil de diagnosticar o problema.

Grande Abraço amigo, mas agora é sua vez de provar o veneno de > linhas:hehehe:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Com certeza, valeu a pena a maior quantidade de linhas! haha, eu particularmente trabalho numa área "fora da informática", mas sempre fui apaixonado por conhecimentos mais aprofundados sobre o funcionamento do computador em si, por isso agradeço por ter esclarecido todas as minhas dúvidas.

Com relação ao CR, eu só tinha receio de que, diminuindo a latência, eu poderia trazer algum risco a memoria, mas agora já estou mais informado sobre o assunto! hehe.

Agora, voltando ao assunto do over, a partir dos próximos dias estarei reportando os testes entre as combinações de clock do processador e memória RAM, efetuando os devidos testes de stress para saber se o over ficou estável ou não.

Por último (último mesmo! :D), só peço para que o amigo me oriente com relação à um "teto máximo" do over, ou seja, o interessante seria que eu fosse aumentando o cpu clk em sequências de 4 em 4 até qual valor? entre 10 ~ 18% do clock original? Pergunto isto visto que a maior parte dos que possuem um Phenom 8400 e participam de outros foruns não ultrapassam a marca de 2.47GHz.

Sem mais, agradeço muito pela colaboração:lol:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa.

Eu também não trabalho com informática, minha única afinidade com essa área é o fórum e minhas peças de teste que faço questão de ter por puro gosto e motivos pessoais.

Minha área de atuação é mecânica automobilística e sobre o gosto do funcionamento de um computador estamos empatados.

Olha quanto a questão do pessoal não passarem 2.5, por exemplo, eles só não passam porque o processador não overcloca mais que isso, se fosse permitido e possível ir alem, pode ter certeza que ultrapassariam os 100% de over sem pestanejar.

Não existe necessariamente um teto máximo para um processador, cada qual overcloca segundo sua flexibilidade e por esse motivo não da para saber ao certo.

O que pode e a maioria fazem quando opina sobre esse tipo de pergunta, é basear no que a outra maioria consegue de over, e como você pode ver, na sua própria pesquisa, 2.5GHz pode ser considerado como teto ou meta para seu teste.

Claro que você pode estar com um processador que vá muito alem desses 2.5GHz ou nem chegar a isso, mas é só o teste para provar.

Você pode fazer as tentativas de 5 em 5MHz ou 4 em 4 MHz, como queira, e quando não quiser mais subir volte na configuração anterior que funcionou e vá testando de 1 em 1MHz.

Faça os testes da forma que você disse, testando a estabilidade, e poste o resultado.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo ribeirocross! Tudo certo?

Pois bem, irei reportar alguns avanços com o overclock em meu pc.

Consegui subir meu CPU Freq p/ 234, elevando assim o clock dos núcleos aos 2.46MHz, isso de forma estável (passei 6 hrs stressando o cpu pelo Prime95, porém não houve nenhuma manifestação de erro). Claro que antes disso já havia testado o pc em outras frequencias, até que cheguei nesse ponto.

As memórias estão trabalhando em 390MHz com latências em 5-5-5-15-1T, sendo que também não apresentaram nenhum erro ou instabilidade.

Com relação a novidades, como o senhor disse, somos entusiastas em novas descobertas p/ melhorar a performace do sistema. Sendo assim, descobri algo muito interessante. Caso o senhor utilize processadores AMD Phenom, um dos problemas de se realizar o over é com relação ao aumento do clock do NB. Com isso, andei pesquisando em vários foruns e descobri um programa que possibilita a modificação do multiplicador do NB, reduzindo para 9x, 8x e etc. O programa chama-se WPCredit e nestes links é possível encontrar mais informações: http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=2581868&postcount=83 http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=2582285&postcount=90

No demais, estarei por aqui, sempre que possível reportando novidades!

PS: O interessante desse programa foi que muitos usuários puderam aumentar, sem "muita" dificuldade, um phenom 8400 p/ 2.7GHz....

Abraço!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pois é o SENHOR aqui não conhecia esse programa, muito útil por sinal.

Essa troca de multiplicador é feito através da própria bios e não é necessário programa.

O SENHOR sabe se esse programa funciona em placas mãe cuja opção de mudança desse multiplicador é inexistente no bios?

Aguardamos os resultados futuros.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!

Bem, com relação ao WPCredit, a minha placa mãe não possuiu a opção de mudança do multiplicador pela BIOS, por isso acabei por utilizá-lo. Ele funciona perfeitamente, porém acaba não se tornando muito útil pelo fato de, ao se reiniciar o sistema, o NB volta a sua frequência original... :(

No demais, acredito que irei estabilizar o over por aqui mesmo, na marca de 2.5GHz.... Como não possuo funções importantes p/ over pela BIOS, não vou arriscar em subir mais... consegui um bom desempenho.

Ah, além disso, por uma questão de dúvida. Você lembra que minha mobo não tem a opção de travar o clock das PCIs, correto? Aqui eu não possuo nenhum tipo de placa conectado às PCI's, inclusive na PCI-express; sendo assim, como posso saber se o over estiver danificando essas saídas?

Enfim! Agradeço, e muito, pela cooperação e auxilio ao longo desse over!

Abraço.

PS: HAUHAUA desculpe pelo senhor... são as manias de tratar as pessoas e acabei escrevendo daquele jeito! hauahua Abraço!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Beleza amigo!

Bom de todo modo as frequências PCI interferem diretamente em tudo.

Exemplo simples e eficaz: Se tem HD SATA é problema por esse hardware trabalhar com PCI-E, se tem HD IDE também tem problema porque este trabalha na frequência PCI, por esse motivo não tem saída, há necessidade da trava.

Eu nunca gostei de software para overclock, sempre deixam a desejar. O correto é ter todas as opções no bios mesmo, mas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!

Só estou escrevendo mesmo uma pergunta "básica", porém importante.

Por exstir a opção "Auto detect PCI/DIMM clk" na BIOS, será que a trava p/ o clock das PCI não é automaticamente configurada? pois om o over que eu realizei (em torno de 20%) não houve nenhuma "mudança" significativa no pc, além do pequeno aumento da temperatura...

Sendo assim, gostaria de saber se existe alguma forma de constatar a qual frequencia as pcis estão trabalhando....

Sem mais, obrigado pela ajuda! Abraço.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...