Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
mpopm

Script - CACTI

Recommended Posts

Amigos,

Instalei o CACTI no Fedora, e já consegui criar alguns gráficos que já vêm como padrão no pacote. Agora, preciso monitorar os processos que mais consomem a CPU, ou seja, porcentagem de uso de CPU, e para isso, estou procurando um simples Script (como por ex.: .sh, .pl) para que através dele o CACTI possa ler os dados e gerar o gráfico.

Mas em pesquisas na web, encontrei vários scripts, porém, mais complexos ou que utilizam o protocolo de comunicação SNMP.

Gostaria de saber se alguém possui algum script bem simples que faça a monitoração da CPU, mas que seja "localhost" e não através de SNMP.

OBS.: já conheço alguns comandos Unix, como por exemplo, o "TOP", mas preciso de um script para que o gráfico possa ser "alimentado" o tempo todo (monitoração em tempo real).

Desde já agradeço!

Obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

como fazer exatamente eu não sei, mais acho que o caminho das pedras está por aqui:

ps aux|awk '{ print $3,$11 }' |sort -r |sed '1d'

você consegue pegar o processo e qtos % ele está comendo da cpu, com mais algumas traquinagens você consegue deixar só os 10 primeiros por exemplo...

o negocio ai é formatar em um formato que o nagios entenda.... mais o caminho é pro ai...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais