Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Straits

Ajuda com datasheet

Recommended Posts

DM74LS48

BCD to 7-Segment Decoder

General Description

The ’LS48 translates four lines of BCD (8421) input data

into the 7-segment numeral code and provides seven corre-

sponding outputs having pull-up resistors, as opposed to

totem pole pull-ups. These outputs can serve as logic sig-

nals, with a HIGH output corresponding to a lighted lamp

segment, or can provide a 1.3 mA base current to npn lamp

driver transistors. Auxiliary inputs provide lamp test, blank-

ing and cascadable zero-suppression functions.

The ’LS48 decodes the input data in the pattern indicated in

the Truth Table and the segment identification illustration.

Não entendi a parte em vermelho... Tipo, como é que seria ligar essas saídas num display de sete segmentos catodo comum?? Pra que esses resistores de pull up?

Valeu ae... Abraços!

Editado por Straits
informação faltando

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só está dizendo que o transistor de saída do CI, que vai drenar corrente para excitar o display possui um resistor interno conectado para o pino de alimentação (+5V). Diferentemente do 7447, que é Coletor aberto (Não tem este resistor conectado internamente ao +5V.

Para ligar um display Catodo Comum basta conectar um resistor de 220R em cada um dos 7 pinos de saida do 7448 (pinos 9 a 15) aos segmentos equivalentes do display, conectando o ponto Catodo comum ao terra.

Compartilhar este post

Link para o post

ah beleza... então é interno esse resistor né... achei que eu teria que fazer alguma configuração de pull up na saida e nao tava entendendo como ehhe.

agora esse "as opposed to totem pole pull-ups" significa o que? Tipo, eu sei o que é totem-pole, mas nao consegui entender a frase como um todo:

"provides seven corresponding outputs having pull-up resistors, as opposed to totem pole pull-ups."

valeu a ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

desculpe, vou tentar ser mais claro:

"provides" pode ser traduzido como provê, fornece, então eu nao estava entendendo se esses resistores de pull-up ja eram internos ou nao... No google provides foi traduzido como "prevê", desta forma ja se entende que não é interno, mas entendo como se eu tivesse que colocar esses resistores de pull up externamente.

a parte do "as opposed to totem pole pull-ups", traduzido como "em oposição ao totem pole pull-ups", nao entendi o que significa, nao por causa da tradução (eu acho), mas na pratica mesmo, o que quer dizer?

valeu.

PS: tradução total no google: "prevê sete correspondentes saídas pull-up com resistências, em oposição ao totem pole pull-ups".

Compartilhar este post

Link para o post

Salve, Straits.

A tradução aí não seria "em oposição", e sim, "oposto", ou, "contrário".

A característica de uma porta open-colector, é que essa porta não fornece absolutamente nenhuma corrente, e que o único sinal que ela chaveia é GND, ou terra.

Isso significa que se você precisar de um nível 1 nessa porta, você precisa colocar um resistor de pull-up na saída. É esse resistor que vai garantir o nível alto, uma vez que a porta não tem capacidade de fornecer esse nível.

Portas totem-pole, tem transistores ligados diretamente ao VCC, e ao GND, o que significa que ao fornecer um desses níveis, o que você obtêm na saída, é nível alto sem limite de corrente, ou seja, seria a mesma coisa que você ligar um fio direto no seu componente, para terra ou VCC.

Procure no Google sobre essas duas palavras, e você verá diferença de arquitetura entre elas:

TOTEM-POLE PORT e OPEN COLECTOR PORT.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

A saída em questão tem um limite de corrente descrito no próprio datasheet e o próprio resistor interno faz com que esta corrente seja limitada.

Também não se deve considerar que é como se fosse ligado ao vcc e ao gnd, pois até o transistor ligado ao gnd tem uma corrente limitada a alguns miliamperes. Nunca se consegue o vível de VCC na saída devido a junção do transistor interno + o diodo em série, e é por isso que devemos ligar um resistor de pull-up quando queremos ligar uma saída TTL a uma entrada CMOS, exatamente para termos um nível mais alto, compatível com CMOS.

Esquema de saída totem pole.

ttl_nand.gif

mais sobre saídas de portas lógicas TTL.

http://www.asic-world.com/digital/gates5.html

Datasheets: http://www.datasheetcatalog.net/pt/datasheets_pdf/7/4/L/S/74LS48.shtml

post-163362-13884949522573_thumb.gif

Editado por soschip

Compartilhar este post

Link para o post

A tradução aí não seria "em oposição", e sim, "oposto", ou, "contrário".

seria então: "prevê sete correspondentes saídas com resistências de pull-up, ao contrário de totem pole pull-ups". ? Não entendi se essas resistencias de pull-up sao internas ou se eu que tenho que coloca-las externamente...

1º) quer dizer que essas saídas do 74LS48 são open-colector? Eu sei o básico da definição de totem-pole e open-colector, mas acho que estou me confundindo é na descrição/tradução do datasheet mesmo...

2º) outra coisa, soschip circulou no datasheet o IOH (High level output current = -50uA(máx)) e o IOL (Low level output current 6mA (máx)).

IOH => Corrente de saída em nivel alto = -50uA. O que significa isso na pratica, quando eu tiver um nivel HIGH na saida? Por que o sinal negativo na corrente? É como se as juncoes estivessem polarizadas reversamente e só passasse uma corrente de polarização reversa, é isso?

IOL => Corrente de saída em nível baixo. Siginifica que quando o nivel logico na saida é LOW, este CI estaria fornecendo 6mA na saida?

3º) e o VOH e VOL, onde entram nessa historia?

está correto o que o valdenir disse?:

Só está dizendo que o transistor de saída do CI, que vai drenar corrente para excitar o display possui um resistor interno conectado para o pino de alimentação (+5V). Diferentemente do 7447, que é Coletor aberto (Não tem este resistor conectado internamente ao +5V.

Para ligar um display Catodo Comum basta conectar um resistor de 220R em cada um dos 7 pinos de saida do 7448 (pinos 9 a 15) aos segmentos equivalentes do display, conectando o ponto Catodo comum ao terra.

4º) esses tais resistores da frase em verde sao internos???

5º) Vou tentar dar um exemplo pra entenderem minha confusão, ok? Bem, digamos que eu queira acender o numero 7. As entradas serao 0111 (a3 a2 a1 a0). As saidas, segundo datasheet, serao "A B e C" HIGH, e "D E F G" LOW. Desta forma, a corrente de saida IOH para "A B e C" será de no máximo -50uA. A corrente de saida IOL para "D E F G" sera de no máximo 6mA.

Se o display for mesmo catodo comum, com um resistor de pull-up na saida ele nao ficaria aceso sempre??

desculpa a confusão, é que nao ta fazendo muito sentido pra mim... Valeu a ajuda!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

These outputs can serve as logic signals,

with a HIGH output corresponding to a lighted lamp

segment, or can provide a 1.3 mA base current to npn lamp driver transistors.

Não tente traduzir um datasheet ao pé da letra pois o inglês técnico não é igual ao inglês usado em conversação.

Veja no que dá se traduzir literalmente:

Estas saídas podem servir como sinais lógicos,

ALTA com uma saída correspondente a uma lâmpada iluminado

segmento, ou pode fornecer uma base atual de 1,3 mA NPN lâmpada motorista transistores.

Driver foi traduzido para motorista, quando na realidade driver em eletrônica é um amplificador de corrente, que no caso pode ser um transistor.

Este CI não é open colector, do contrário, não indicaria a corrente de -50uA.

Também não é para ser ligado diretamente no display. Precisa de um driver.

Está certo... níveis altos recebem o sinal (-) pois recebem eletrons do GND.

Não esqueça que a corrente circula do negativo para o positivo.

Agora, quanto ao texto, o vermelho indica que os níveis lógicos nas saídas para os segmentos são ativos em nível ALTO e a parte em verde indica que este nível pode ser aplicado a base de um transistor NPN.

Mas antes de tentar entender o datasheet, é preciso entender os fundamentos básicos da eletrônica, e isso terá que estudar.

Veja bem que interessante...

eu não falo inglês fluentemente, mas consigo entender o datasheet porque conheço eletrônica.

Se pegar um professor de inglês, talvez ele não entenda nada do que está escrito no datasheet.

-------------------

edit:

Eu prefiro trabalhar com CMOS, pois a alimentação é muito flexível ( 3 a 15V)

A saída de um CD4511 pode fornecer até 25mA... mais que suficiente para acender um segmento de display de LED, basta ligar 1 resistor em série para limitar esta corrente.

Um nível alto CMOS é bastante proóximo a tensão de alimentação do CI.

http://www.datasheetcatalog.org/datasheets/150/109579_DS.pdf

Editado por soschip

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais