Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
spencerace

Dúvida (chipset): dissipador ou cooler?

Recommended Posts

Seguinte...

Tenho duas placas mãe: ASUS M2N4-SLI e DFI LanParty UT.

A placa ASUS tem um apenas um dissipador no chipset, enquanto a DFI possui um coolerzinho no chipset. Como não estou usando a placa DFI, resolvi remover o cooler e colocá-lo na placa ASUS, removendo o dissipador desta placa. Acontece que, ao remover o dissipador da ASUS e o cooler da DFI, notei algumas diferenças tanto no próprio chipset de ambas as placas quanto no fundo dos dissipadores (a parte que faz contato com o chipset).

Para que me entendam melhor, seguem algumas imagens.

Chipset da placa DFI após remoção do cooler:

img0776el9.jpg

Chipset da placa ASUS após remoção do dissipador:

img0775ri3.jpg

Dissipador e cooler:

img0778xb5.jpg

Parte de trás do dissipador:

img0782yc6.jpg

Parte de trás do cooler:

img0785us6.jpg

Não sei se estou certo mas, parece que, no dissipador da placa ASUS, havia um adesivo isolante, o qual ficou colado no chipset quando o removi. É isso mesmo? Ou essa "capinha plástica" é própria deste chipset?

Na parte de trás do cooler, tem uma espécie de cola amarela.

Então, preciso saber se aquele "plástico" sobre o chipset da placa ASUS está certo ou se aquilo é colado no dissipador. E se, pra colocar o cooler, preciso remover essa cola amarela, substituindo por pasta térmica.

Agradeço desde já! ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

aquilo amarelo ou cinza é o elastrometro ou pasta termica usado para fazer contato com a peça de metal e o chipset e transferir o calor de um para outro, como voce pode ver eles exageraram na quantidade, limpe com alcoolisopropílico e coloque o que voce quiser com uma boa pasta termica de prata, eu recomendo a ocz freezer extreme...

Compartilhar este post

Link para o post

isso mesmo que o pistolão disse, ambos são as "pasta térmicas" dos coolers.

você deve remove-los e passar uma nova.

Compartilhar este post

Link para o post

A "capinha" que você está se referindo é na verdade uma forma de proteger o núcleo do chipset contra possíveis forças exercidas numa das bordas no núcleo, ou seja, impedir a quebra dos cantos da pastilha.

Não recomendo remover essa proteção nos dissipadores, mas a que está no chipset talvez não seja necessária pois o material presente no cooler DFI me parece ter maior espessura do Asus.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que está trocando 6 por 1/2 dúzia, já que os dois são originais, a diferença é que um é pequeno e ativo e outro é maior e passivo. Se fosse um after market aí sim valeria a pena.

Pergunta boba off-topic, se não está usando a DFI porque não tenta vende-la?

Compartilhar este post

Link para o post

E sem contar que o passivo não emite ruído e pode até transferir mais calor caso seja instalado um pequeno ventilador de 50mm.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela ajuda galera.

Realmente optei por deixar como está, ou seja, continuar usando o dissipador.

@Tazaki: já tentei vendê-la por um bom tempo, mas ninguém quis comprar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais