Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Victor Ajarilla

Temperatura alta para Turion X2 TL-60?

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Não tenho muita noção sobre a temperatura média de um processador, mas desconfio que o meu está operando com uma bem alta (me corrijam se eu estiver errado).

Neste momento estou monitorando pelo EVEREST que meu processador está operando com 46 graus e CPU1 com 48. Tenho apenas alguns programas abertos. Quando abro um jogo mais pesado, como o Flight Simulator 2004, a temperatura do processador chega na casa dos 78, 79 graus.

Meu processador é um Mobile Dualcore AMD Turion 64 X2 TL-60 2.0. Desconfiei da temperatura devido ao estranho desempenho do FS2004. Quando se abre o simulador, o framerate fica bom. Não trava e nem acontecem os famosos "socos". O desempenho cai bastante após algum tempo aberto, e percebi que é justo nestas temperaturas.

Sabem me dizer se este pico de temperatura é normal?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu é um Intel, zerado, dependendo do horário que ligo ele chega a 58º e faz um barulho insuportável. Deixo o gabinete com uma das laterais abertas e com um ventilador ao lado.

Se soubesse como abrir o "bicho", eu mesmo limparia e passaria a pasta. Se quiserem me passar estas instruções.

Valeu !

Compartilhar este post

Link para o post
Boa noite pessoal,

Não tenho muita noção sobre a temperatura média de um processador, mas desconfio que o meu está operando com uma bem alta (me corrijam se eu estiver errado).

Neste momento estou monitorando pelo EVEREST que meu processador está operando com 46 graus e CPU1 com 48. Tenho apenas alguns programas abertos. Quando abro um jogo mais pesado, como o Flight Simulator 2004, a temperatura do processador chega na casa dos 78, 79 graus.

Meu processador é um Mobile Dualcore AMD Turion 64 X2 TL-60 2.0. Desconfiei da temperatura devido ao estranho desempenho do FS2004. Quando se abre o simulador, o framerate fica bom. Não trava e nem acontecem os famosos "socos". O desempenho cai bastante após algum tempo aberto, e percebi que é justo nestas temperaturas.

Sabem me dizer se este pico de temperatura é normal?

Abraços!

você checou a temperatura da sua VGA (placa de vídeo) ? Pois, como mencionou durante os jogos a taxa de frames por segundo cai. Isso pode ser mais devido à superaquecimento da VGA do que mesmo do CPU, dado que a VGA é muito mais responsável pelo desempenho gráfico que a CPU, principalmente se for uma placa dedicada! A CPU aí só vai influenciar em permitir que a VGA trabalhe no seu desempenho máximo ou não (o que a gente chama de "gargalo de CPU")

As temperaturas do seu turion estão dentro de um limite perfeitamente aceitável para laptops! Tenho um Turion MK-36 (single core) espetado no meu laptop e durante jogos ele chega a 75-78ºC, lembrando que o meu é single e o seu dual-cofre (X2)!

Agora mesmo sem estar jogando o Everest está acusando 54 ºC na minha CPU (ou seja, quase 10 ºC acima do seu TL-60!)

Então não esquenta a cabeça com o processador. Talvez sua placa de vídeo é que esteja necessitando de um sistema de resfriamento mais adequado. Além disso, ainda com relação à CPU, a AMD disponibiliza de tecnologias que permitem que a CPU trabalhe em clocks mais baixos, quando ela não está sendo tão requesitada pelo sistema, o que reduz drasticamente sua temperatura de operação. Meu MK-36 tem clock original de 2.0 GHz, mas agora mesmo está operando a 801.7 MHz, como verificado pelo CPU-Z!

Tal utilitário vem embutido nos drivers mais recentes dos processadores AMD. você deveria checar o clock do seu TL-60 com o CPU-Z e ver se ele está trabalhando o tempo todo no clock padrão, o que tb acaba deixando a temperatura por demais elevada!

Abraços espero ter ajudado!^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, tenho um Turion TL-60 num Acer 5050-3233, que originalmente tinha um MK-36. As temperaturas são basicamente as mesmas, em torno de 50ºC quando em Idle, e passando um pouco de 80º quando em Full. Se são normais, não sei, ainda mais porque o sistema de refrigeração do meu notebook era originalmente para o MK-36, mas eu mesmo troquei o

processador.

Como não tenho nenhuma instabilidade com o sistema, admito que sejam temperaturas aceitáveis.

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais