Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Dumbledore

Campeã em vendas de celulares, a Nokia quer invadir o território da Google e Microsof

Recommended Posts

RIO - Apple, Samsung, Motorola? Nada disso. Apesar do incômodo lançamento do iPhone, a Nokia está segura com seus 38% de mercado mundial - ela vende nada menos que 13 aparelhos por segundo, 33,7 milhões por mês e lança, em média, 50 modelos por ano. Sozinha, comercializa mais telefones que Samsung, Motorola e Sony Ericsson juntas. Apesar disso, a empresa decidiu não marcar bobeira e já invade outras paragens - quer competir, agora, com gigantes da internet como Google e Microsoft. Para tanto, tem investido pesado em aquisições de empresas de software, anunciado serviços para internet e lançado tecnologias que promovam a integração entre os celulares que fabrica e a rede mundial de computadores.

Leia também: Nokia, muito além das seduções do design

Em rota de colisão com a finlandesa, o Google, empresa nativa da internet, entrou de sola no mercado alargando seus horizontes, ao lançar, junto com a HTC e a operadora T-Mobile, o telefone celular G1, que roda a plataforma aberta Android. Enquanto isso, a Microsoft também não pára - continua apostando em seu sistema operacional para aparelhos móveis, o Windows Mobile, presente na maior parte dos smartphones.

Pois a Nokia já mostrou suas armas para atacar os três principais rivais - incluindo a Apple na lista - em cada um dos segmentos em que são líderes. Para competir com o Google, ela já tem serviço de email e de mapas; para bater de frente com a Microsoft e seu MSN, lançou o Nokia Messaging e serviços de instant messaging corporativos; para tirar uma lasquinha do sucesso da Apple na área de música digital e da campeã de audiência iTunes Store, lançou a Nokia Music Store.

Mais uma prova da pretensão da Nokia de invadir o ciberespaço foi dada durante o Nokia World, evento mundial da fabricante que aconteceu semana passada em Barcelona, na Espanha. Lá, ela anunciou um novo serviço de email, o "Mail on Ovi", que permite que usuários verifiquem suas mensagens por meio do portal na internet, direto de um computador ou do aparelho móvel. O serviço permite que usuários de PCs e celulares criem e acessem contas de email, com direito a 1GB de armazenamento e filtro de spam.

A mudança de rota vem acontecendo através de uma estratégia agressiva de aquisições de desenvolvedoras de software e também via investimentos em pesquisa e desenvolvimento. O ano-chave da guinada foi 2007, quando a finlandesa surpreendeu o mercado ao lançar o portal OVI (porta, em finlandês), que congrega os produtos de internet da companhia, tendo como pilares a música, os games e os mapas. De lá para cá, ela deixou de se apresentar como fabricante de celulares para se auto-intitular "empresa de aparelhos e soluções".

De acordo com Almir Narcizo, presidente da Nokia Brasil, em conversa com a DIGITAL na Futurecom, as aquisições têm tudo a ver com a caminhada da Nokia rumo à rede mundial de computadores. Numa estratégia muito parecida com a do Google - que comprou, por exemplo, a Pyra Labs, criadora do Blogger, o YouTube, a DoubleClick e muitas outras - nos últimos dois anos, principalmente, a Nokia também foi às compras, disposta a usar a expertise de empresas como a Navteq, especializada em mapas, para se aproximar ainda mais do usuário de internet, oferecendo soluções já testadas (e aprovadas).

Tendo como lema "libertem a internet", frase repetida à exaustão por Olli-Pekka Kallasvuo (mais conhecido como OPK), presidente mundial da Nokia, e pensando em projeções como a que mostra que até 2012 nada menos que cinco bilhões de consumidores de países emergentes saltarão do celular para a internet - sem passar pelo computador pessoal - a Nokia corre atrás, agora, de produtos que permitam a integração total entre telefones e internet. Além da Navteq, a Nokia abiscoitou outras dez pequenas empresas de software.

- Não conhecíamos o serviço de mapas, mas sabíamos que a Navteq era boa nisso. Mantivemos a marca e levamos o serviço aos nossos aparelhos - disse Narcizo. - A mesma coisa fizemos com a aquisição de outras empresas como a Loudeye, do ramo de música online; a Sega.com, para levar jogos a qualquer aparelho, não importando o hardware, e sim o software. Outra aquisição foi a da Oz Communications Inc., que tem aplicações de email para a área de negócios.

A Nokia completou este mês a aquisição da Oz, que acontece num timing perfeito, uma vez que a empresa canadense traz, para a finlandesa, a expertise em plataformas de email e Instant Messaging destinadas ao mercado de massas. A ideia é complementar o portfólio de soluções de messaging móvel para os dispositivos da família Nokia S60.

06_MHB_tec_nokia02.jpg

A Nokia avisou que pretende levar adiante a estratégia de aquisição de companhias. Em entrevista à Reuters, Niklas Savander, vice-presidente mundial da unidade de serviços e software da companhia, disse que "alvos prováveis são pequenas empresas que desenvolvem serviços que a Nokia planeja oferecer no futuro, o que permitiria colocar mais rápido esses serviços no mercado".

Assim foi lançado o "Files on Ovi", criado pela Avvenu, adquirida em 2007. Ele permite o armazenamento de arquivos na web, que podem ser acessados também via celular. Produto semelhante já foi lançado por Google e Microsoft, só que sem o conforto de um vasto portfólio de aparelhos.

Com as aquisições e os 12 centros de pesquisa e desenvolvimento que a empresa possui, a plataforma OVI fica cada vez mais encorpada e ganha novas ferramentas como a "Maps on Ovi". Em Barcelona, a Nokia delineou os planos para o serviço: a intenção é oferecer um espaço online para que as pessoas possam, via PC e sincronização com o celular, armazenar e organizar locais e fazer o planejamento de viagens. Além de armazenar suas rotas e mapas, o usuário pode enviar destinos e conteúdos com os amigos, convidando-os a participar de atividades e compartilhando experiências.

O Nokia Maps agora inclui informações em tempo real, como alertas de câmera, locais seguros e informações sobre o trânsito. Há também orientações do Wcities, que oferece informações em tempo real sobre eventos e filmes em mais de 450 destinos. A nova versão do Nokia Maps está disponível no site do Nokia Beta Labs www.nokia.com/betalabs. O acesso à versão online estará disponível em http://maps.ovi.com.

Outra ferramenta apresentada em Barcelona foi o "Nokia Messaging", plataforma de acesso a contas de email e de Instant Messaging a partir de celulares Nokia. É possível checar as mensagens direto no portal - seja no PC, seja no celular. E a conta de email, assim como o serviço de mensagens instantâneas, pode ser de empresas como Yahoo! Mail, Yahoo! Messenger, Windows Live Hotmail, Gmail, Google Talk, AOL Mail e outros.

O Nokia Messaging será lançado comercialmente no 1 trimestre de 2009 em Austrália, Finlândia, Alemanha, Holanda, Cingapura, Espanha, Reino Unido e Venezuela. Através de acordos com operadoras, a Nokia pretende oferecer o serviço em planos de dados com suporte a push email e acesso a serviços de mensagens instantâneas. O push email pode ser testado gratuitamente nos modelos Nokia S60, E71 e N95.

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2008/12/07/campea_em_vendas_de_celulares_nokia_quer_invadir_praia_do_google_da_microsoft_da_apple-586888593.asp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×