Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
dymmyttry

[Resolvido] OC Phenom 9850 BE + Asus M2n-sli Deluxe

Recommended Posts

Ola Pessoal, boa tarde ha todos. Estou com algumas duvidas sobre over no meu pc, gostaria de saber ate quanto conseguiria de over no meu pc, no mes passado fiz alguns testes consegui elevar meu proc. ha cerca de 3.0 Ghz porém como minha fonte de alimentacao era apenas de 400W e de qualidade nao estão boa acabou queimando xD, resolvi melhorar um pouco meu pc, adquiri uma fonte de 700w da Aqtis, um sistema de refrigeracao watercooling da thermaltake Bigwater780e http://www.thermaltakeusa.com/Product.aspx?C=1160&ID=1615 com gabinete do mesmo fabricante. a seguir colocarei a configuração do meu pc, caso alguem tem alguma sugestao de over agradeco.

placa-mãe: ASUS M2N-SLI bios 1604 (atualizada) http://www.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=101&l3=301&l4=0&model=1160&modelmenu=2

Processador: AMD Phenon X4 9850 Black Edition 2.5 Ghz http://products.amd.com/en-us/DesktopCPUDetail.aspx?id=396&f1=&f2=&f3=&f4=&f5=&f6=&f7=&f8=&f9=&f10==

Memorias: CORSAIR XMS2 DDR2 800 Mhz 2x2GB Modulos x 4 TWIN2X4096-6400C5DHX (Total 8Ghz) http://www.corsairmemory.com/products/xms2dhx/default.aspx

Fonte Alimentacao: Aqtis 700w-GTX http://www.aqtis.co.jp/ps/ap-gtx/index.html

Placa-Video: Albatron 9600GT-512X 512MB PCI-Express 16x http://www.albatron.com.tw/English/Product/VGA/pro_detail.asp?rlink=Specification&no=241

Hard Disk: 2 x 500Gb Seagate 7200 Rpm 1 x 500Gb Maxtor 7200 Rpm

dsc00326tu9.th.jpg dsc00327ne0.th.jpg dsc00328pi7.th.jpg dsc003251ll9.th.jpgpcke8.th.jpgocme6.th.jpg placamaeka3.th.jpg sensormh7.th.jpg CPU-Z cpuzprocvo5.th.jpg

Da ultima vez q fiz over coloquei fsb em 200 e multiplicador em 15 ficando em 3.0 Ghz, durante uns dois dias nw tive problemas ate a fonte queimar, depois q comprei os perifericos novos tentei novamente elevar o clock para 3.0 porém sempre q inicia o windows estava dando tela azul de erro, tentei baixar para 2.86 ghz manteve estavel durante certas horas depois tambem deu erro de tela azul ate corremper arquivos do windows e foi necessario reinstalacao. nao tenho certeza de fiz corretamente as configuracoes na bios, mexi apenas no multiplicador o restante mantive como auto mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá dymmyttry beleza?

Olha seu problema é típico de falta de alimentação para o processador. Você pode tentar o mesmo over de antes, ou até maior, aumentando o vcore.

Vai fazendo teste usando os incrementos disponíveis para VCORE que a placa mãe oferece acima do padrão do processador.

Informação.

Seu over anterior, quando a fonte queimou, foi feito com vcore padrão, ou você deixou em automático? Sabe quanto estava o vcore quando usava 3GHz?

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola ribeirocroos, em primeiro lugar obrigado por ter respondido ao meu topico. então eu nao me lembro ao certo porque fiz varios testes ate a fonte queimar depois fiquei sem pc umas semanas nw me lembro ao certo xD creio q estava em torno de 1.36 nao tenho certeza. então depois que li sua resposta reinciei meu pc e modifiquei alguns valores para ver se dava o mesmo erro e batata deu problema novamente hehehe tirei algumas fotos e irei colocar ai, se caso fiz algo de errado desculpe porque nw tenho tanta experiencia em oc.

dsc00333fa4.th.jpg dsc00334bs4.th.jpg dsc00335bo7.th.jpg dsc00337wz9.th.jpg

Com essas configuracoes nw obtivi um resultado estavel, mudei o multiplicador 14x202 FSB=2827.9 Mhz (CPU-Z) e por enquanto nw deu nenhum problema estou usando faz uns 40 min. agora irei instalar o 3d mark e colocar o bixo para esquentar um pouco para ver se da problema. Pergunta o que seria melhor elevar o fsb e baixar o multiplicador ou baixar fsb e elevar o multi.?

Desde de ja agradeco ha ajuda. Falou mano.:D

Compartilhar este post

Link para o post

Opa estamos aqui para ajudar amigo.

Deixa-me ver se entendi, com toda aquela configuração de tensão que estão nas screen deu problema? É isso?

Se sim, primeiro você deve ter tido problema com temperatura, segundo seu processador não é muito tolerante a over. Digo isso prematuramente hehe.

Faz assim: Informa pra nós como estão as temperaturas e as voltagens atuais, principalmente do processador. Use o CPU-Z para isso.

Resposta a sua pergunta.

Primeira opção: Maior multiplicador e menor HTT?

Segunda opção: Menor multiplicador e maior HTT?

Eu escolho a segunda (menor multiplicador e maior HTT)

Escolho essa opção (segunda) porque quanto mais alta for a comunicação do barramento externo do processador com os outros hardware, maior é a performance do conjunto.

No entanto, essa segunda opção é bem mais arriscada que a primeira, e é mais arriscada justamente por interferir diretamente em todas as outras frequências.

A primeira opção já é bem diferente, usando só o multiplicador tudo permanece em default e só o processador é que sofre alteração.

Cada qual tem sua vantagem e desvantagem, mas, para um overclocker o maior desempenho sempre fala mais alto independente do risco, porém, para ensinar ou ajudar alguém a cautela e a responsabilidade falam mais alto.

Compartilhar este post

Link para o post
Opa estamos aqui para ajudar amigo.

Deixa-me ver se entendi, com toda aquela configuração de tensão que estão nas screen deu problema? É isso?

Se sim, primeiro você deve ter tido problema com temperatura, segundo seu processador não é muito tolerante a over. Digo isso prematuramente hehe.

Faz assim: Informa pra nós como estão as temperaturas e as voltagens atuais, principalmente do processador. Use o CPU-Z para isso.

Resposta a sua pergunta.

Primeira opção: Maior multiplicador e menor HTT?

Segunda opção: Menor multiplicador e maior HTT?

Eu escolho a segunda (menor multiplicador e maior HTT)

Escolho essa opção (segunda) porque quanto mais alta for a comunicação do barramento externo do processador com os outros hardware, maior é a performance do conjunto.

No entanto, essa segunda opção é bem mais arriscada que a primeira, e é mais arriscada justamente por interferir diretamente em todas as outras frequências.

A primeira opção já é bem diferente, usando só o multiplicador tudo permanece em default e só o processador é que sofre alteração.

Cada qual tem sua vantagem e desvantagem, mas, para um overclocker o maior desempenho sempre fala mais alto independente do risco, porém, para ensinar ou ajudar alguém a cautela e a responsabilidade falam mais alto.

e ae amigo, então desde meu ultimo post eu mantive aquela configuração 14x202 as voltagens mantive as mesmas dos screens anteriores, ainda nw tive problema algum desde de ontem ha noite (detalhe moro no japao hehehe), vou fazer o seguinte irei reiniciar agora e tentar aumentar HTT mais para ver se consigo bons resultados. irei postar um screen do meu atual over, vou tentar elevar pelo menos ate uns 3.0. Em relação a temperatura nw estou tendo problemas, ainda mantendo configuração atual (2.86) esta em torno de 40 C. o processador eu acho q deveria aguentar mais oc pelo menos eu acho por ser um black edition. mas vamos ver se conseguimos hehehe por enquanto obrigado pela ajuda valeu mesmo.

cpuz1vt9.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Ola mano, então como no post anterior eu reiniciei o pc e aumentei o HTT como tinha dito, nw alterei nada na tensão mantive a mesma configuração q anteriormente agora estou usando 14X210=2904 Mhz usei o 3DMarks06 Obtive resultado 11458 Pontos. agora vou tentar aumentar um pouco mais o HTT para ver o q da. valeu

resultado1up8.th.jpg resultado2rq4.th.jpg

Editado

============================||||============================

Opa eu novamente hehehe, acho q agora consegui um resultado estavel 215X14= 3010 Mhz VCore 1.46V Temperatua 48C(usando o 3dmark) 3DMark agora deu 11536 pontos nw deu muita diferenca do anterior mas ta bom

3DMark resultado http://service.futuremark.com/home.action;jsessionid=7B8449A71E4EFA3DCD19CC40DF56DBC4

CPU-Z Validator http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=462067

vou manter assim por um tempo para ver se nao tem problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa beleza colega?

Olha eu tentaria fazer o seguinte nessa mesma configuração que está usando.

Baixe o valor para o HT Link de forma a deixá-lo abaixo de seu limite padrão.

Baixe o multiplicador do processador para 10.

Baixe a frequência da memória, pode deixar bem baixa depois é só subir.

Suba o HTT de 214 para 300 e teste.

Se você configurar certo o HT Link a baixar a frequência das memórias, você vai obter melhor rendimento nos testes que fez com os mesmos 3GHz vindo dessa configuração que citei agora.

Seu processador vai chegar em 3GHz independente do HTT usado (dentro do que foi dito) e você vai tirar mais desempenho do conjunto.

Se quiser testar pode fazer sem medo, só atente as frequências que foram ditas para serem baixadas.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
Opa beleza colega?

Olha eu tentaria fazer o seguinte nessa mesma configuração que está usando.

Baixe o valor para o HT Link de forma a deixá-lo abaixo de seu limite padrão.

Baixe o multiplicador do processador para 10.

Baixe a frequência da memória, pode deixar bem baixa depois é só subir.

Suba o HTT de 214 para 300 e teste.

Se você configurar certo o HT Link a baixar a frequência das memórias, você vai obter melhor rendimento nos testes que fez com os mesmos 3GHz vindo dessa configuração que citei agora.

Seu processador vai chegar em 3GHz independente do HTT usado (dentro do que foi dito) e você vai tirar mais desempenho do conjunto.

Se quiser testar pode fazer sem medo, só atente as frequências que foram ditas para serem baixadas.

Boa sorte.

E ae beleza?? então mano fiz o q você fez falou porém nw sei se fiz tudo certo porque o pc nem ligava depois hehehe:D

eu baixei o ht para 1X e coloquei 10X300 a tensão da memoria o minimo é 1.80V o q nw tinha certeza é de quanto deixar o CPU Voltage e PCI Express Voltage, na duvida coloquei o CPU Volt. a 1.30v e PCI Exp. 100 coloquei tudo no minimo porém depois q salvei as configuracoes na bios e sai o pc nw dava mais video tive q resetar a bios, como disse nw tenho certeza se fiz tudo certo.

por enquanto estou mantendo 216X14 mesmo meu HT esta em 1080.0 Mhz Vcore em 1.30v frequencia da Memoria em 432 Mhz, tentei aumentar mais o fsb para ver se conseguia um clock maior porém tava dando pau hehehe tentei 14x220 valeu pela ajuda :joia:icon14.gif

Compartilhar este post

Link para o post

HT Link em 1X eu nunca vi uma placa mãe dar post com esse multiplicador, isso é, dar post com 300MHz (seu caso) não vai. Fixe outro multiplicador 4 ou 3X. Quais são os multiplicadores disponíveis?

Outro detalhe que é muito importante, quanto você fixou a frequência da memória?

No aguardo.

Compartilhar este post

Link para o post
HT Link em 1X eu nunca vi uma placa mãe dar post com esse multiplicador, isso é, dar post com 300MHz (seu caso) não vai. Fixe outro multiplicador 4 ou 3X. Quais são os multiplicadores disponíveis?

Outro detalhe que é muito importante, quanto você fixou a frequência da memória?

No aguardo.

Ola então o multiplicador da minha placa-mãe vai de 1 ae 5x irei postar um screen ai embaixo tambem uma opcao nao sei ao certo para que serve

eu testei 1x ate 5x com 10x200, em relação as memorias estão configuradas em ddr 800 com 1.85v (1.80v original). devo mudar?

HT Link Mult. dsc00336ih2.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Se tem opções de 1 ao 5X coloque 4X ou 3X, se tiver somente 1X e 5X deixe em cinco, mas se tiver só essa ultima configuração é estranho, porque, a placa deve oferecer divisores para o HT Link...

A memória tem que fixar abaixo dos 800MHz que é o padrão delas, isso porque, a memória sobe junto com o FSB e quando aumenta o FSB, as memórias vão para uma frequência alem da que elas suportam com esses 1.85v ai não funciona mesmo.

Fixe a memória em 533 ou coloque o fsb em 300 e veja quais são as opções disponíveis para a memória e fixe um valor próximo aos 800MHz.

Se já fez isso e não funcionou, continue com a configuração do over que funciona.

Abraço e boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
Se tem opções de 1 ao 5X coloque 4X ou 3X, se tiver somente 1X e 5X deixe em cinco, mas se tiver só essa ultima configuração é estranho, porque, a placa deve oferecer divisores para o HT Link...

A memória tem que fixar abaixo dos 800MHz que é o padrão delas, isso porque, a memória sobe junto com o FSB e quando aumenta o FSB, as memórias vão para uma frequência alem da que elas suportam com esses 1.85v ai não funciona mesmo.

Fixe a memória em 533 ou coloque o fsb em 300 e veja quais são as opções disponíveis para a memória e fixe um valor próximo aos 800MHz.

Se já fez isso e não funcionou, continue com a configuração do over que funciona.

Abraço e boa sorte.

ribeirocross consegui resolver aqui muito obrigado pela ajuda valeu mesmo mano:Dicon14.gifResolvido

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais