Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Sephriel

Licenças no Active Directory, como funciona?

Recommended Posts

Olá a todos,

Estou com dúvida sobre a pré-implementação do AD, procurei na internet mas não encontrei dados precisos.

Estou com um parque com mais de 40 máquinas, gostaria de saber se ao implementar o AD eu devo comprar licença para as máquinas clientes logarem no AD, se o AD tem limite de usuários que possam acessar o domínio, etc..

Minha dúvida em geral é como funciona o AD x Licença.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo, bom dia.

Em relação as suas perguntas, quando se fala em licenças de server 2003, estamos falando em licenças para acesso remoto. O AD(Active Directory) não precisa dessas licenças, ou seja, você somente precisa do cd do windows server 2003 para a realização da instalação desse serviço. Na verdade, em miúdos o AD é somente mais um serviço do 2003. é como se fosse um serviço de email, que você usa para colocar usuários e senhas em seu dominio.

Já em relação a quantidade máxima de usuários em um AD, nunca vi falar sobre quantidade máxima de usuários configurados. Lógico que quanto mais usuários conectados a sua rede tiver, mais carregado fica seu server. já ouvi falar de gente que tem mais de 13.500 users em um AD configurado.

Espero ter ajudado em sua dúvida

Diogo Ramos

Compartilhar este post

Link para o post
amigo, bom dia.

Em relação as suas perguntas, quando se fala em licenças de server 2003, estamos falando em licenças para acesso remoto. O AD(Active Directory) não precisa dessas licenças, ou seja, você somente precisa do cd do windows server 2003 para a realização da instalação desse serviço. Na verdade, em miúdos o AD é somente mais um serviço do 2003. é como se fosse um serviço de email, que você usa para colocar usuários e senhas em seu dominio.

Já em relação a quantidade máxima de usuários em um AD, nunca vi falar sobre quantidade máxima de usuários configurados. Lógico que quanto mais usuários conectados a sua rede tiver, mais carregado fica seu server. já ouvi falar de gente que tem mais de 13.500 users em um AD configurado.

Espero ter ajudado em sua dúvida

Diogo Ramos

Retificando Diogo,

Diogo voce está parcialmente correto, somente com uma ressalva, precisa sim de Licencas de Acesso ao servidor, que sao denominadas CAL, essas podem ser compradas por USUARIO ou por DISPOSITIVO, ou seja:

No caso em questão se você tem 40 maquinas e 80 ou 70 ou 60 funcionarios é mais viavel comprar CAL de ACESSO de DISPOTIVO, pois a microsoft exige a licencas de acesso ao servidor, sao licencas baratas que em torno de 70 reais e depende da modalidade de licenciamento que o cliente deseje. Caso voce tenha mais maquinas que usuario, então voce compra por USUARIO.

Sobre o limite do AD, realmente não há .... o limite é o seu disco rigido!!!^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Certo Adriano, mas, caso eu não tenha as CALs, eu não consigo acesso ao servidor como cliente? Em que fico limitado?

Sei que, para usar o TS (Terminal Server) preciso das CALs de acesso e ainda mais as TS CALs para acesso remoto. Agora, se eu utilizar apenas em uma LAN, sem as CALs, o que acontece?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais