Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vista ou XP? 64 ou 32bits?


Shankar

Posts recomendados

Vamos lá, muito tópico igual sobre isso, então aí vai umas dicas sobre como escolher o Sistema Operacional que melhor se encaixe à sua necessidade e hardware.

Primeiramente vamos entender o que significa uma arquitetura x64 (64bits) e x86 (32bits):

INTRODUÇÃO

O que significa x86 e x64? Estes são nomes dados à família (arquitetura) dos processadores fabricados pela Intel e AMD, mas para o nosso entendimento, basta sabermos que x86=32bits e x64=64bits! Logo, 32 e 64 significa a quantidade de bits que o sistema operacional trabalha de uma só vez. Veja o exemplo:

32 bit = 2^32 = 4.294.967.296

64 bit = 2^64 = 18.446.744.073.709.551.616

obs: ^ significa potência, logo 2^2 (dois ao quadrado)=4.

Lembrando que o computador utiliza somente números binários (formados por 1 e 0), para encontrar a quantidade máxima de números que podemos representar, elevamos 2 à quantidade de bits. Este resultado representa o valor máximo que os processadores conseguem manipular em uma única operação. Então para isso, não precisamos só de um Sistema Operacional com 64bits, precisamos também de um processador que trabalhe com este tipo de manipulação (todos da série Core2Duo, Core2Quad, Core2Extreme, AMD Athlon64, AMD Opteron, entre outros).

Em aplicações comuns como Excel, World, Internet, E-mail... tanto faz utilizar 32 ou 64 bits, dificilmente essas aplicações trabalharão com números maiores que 4 bilhões. Mas como saber o "melhor"?

32 OU 64 BITS?

Na teoria, o melhor seria sempre o de 64bits, pois trabalha com mais informações de uma única vez (nao precisa dividir numeros acima de 4 bilhões), endereça mais de 4GB de memória, é a tecnologia do "futuro"...

Mas nem sempre a prática mostra a mesma coisa, veja porque:

Por ser uma tecnologia mais ou menos nova. Muitas aplicações ainda não trabalham nativamente na arquitetura 64. Então o SO cria uma pasta no computador "Arquivos e Programas (x86)" para simular os aplicativos de 32 na nova arquitetura. E nada simulado é igual ou melhor a algo nativo.

voce se pergunta: "então, por que colocar um SO de 64 se ainda não existem programas suficientes que aproveitem essa arquitetura??".

E eu te respondo que o principal motivo é o endereçamento de memória. Sistemas Operacionais baseados em 32bits não conseguem trabalhar com mais de 4 bilhões de endereços (4GB). Ou seja, se voce tiver uma máquina com 4GB de RAM, uma VGA de 512MB e ainda placa de som, rede, usb... seu SO só vai conseguir trabalhar com pouco mais de 3GB de RAM. Então, neste caso, só 64bits para endereçar tudo.

Outro motivo para usar 64bits é quem utiliza ferramentas gráficas 3D ou aplicações de alta precisão. O que é um caso mais raro.

VISTA OU XP?

As pessoas costumam confundir a decisão do Sistema Operacional com a arquitetura 32 e 64bits. No fundo não existe muita ligação. voce pode fazer a escolha de forma separada. Então independente da opção feita acima. Podemos escolher agora o SO mais IDEAL.

Vista:

Bonito, mais recursos, trabalha um pouco melhor com a arquitetura 64bits.

Incompatibilidade com alguns programas, exige mais do hardware.

XP:

Leia o contrário do Vista.

CONCLUSÃO

Então a grosso modo concluimos que:

32 ou 64?

Precisa endereçar mais de 4GB de memória?Use um SO 64bits

NÃO precisa endereçar mais de 4GB de memória?Use um SO 32bits

Vista ou XP?

Tem uma máquina com mais de 2GB de memória? Quer um desktop mais bonito e se acostumar com as novidades? Use o Vista!

Sua máquina tem menos de 2GB de memória? Use o XP!

------------------------------------------------------------------------------

Link Recomendado

Windows não reconhece 4GB de memória!

Espero ter ajudado na sua decisão. Duvidas, sugestões ou correções, estou à disposição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oá amigos, tenho a seguinte máquina:

Processador Phenom 9950, Placa Mãe Asus Crosshair Formula LI, HD 750 gb Sata Samsung, 4 GB Memória Corsair Dominator 1066, Fonte Zalman 600 W, Cooler Processador 9070 CNPS Zalman, Placa de Vídeo ATI Radeon HD 4870 X2 2gb Gddr5, Gabinete Gamer Transformer Leadership.

Qual SO vocês indicam instalar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um notebook com a descrição abaixo

Eu trabalho com desenho em 3D.

Gostaria de saber se para mim mudar o meu sistema operacional de 32 para 64 bits eu vou ter de formatar o micro ou simplesmente eu coloco o sevice pack de 64 bits.

Eu já tenho o cd do vista utimate (o instalado é o vista home premium), mas nao seu de quantos bits ele é. Como eu descubro isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oá amigos, tenho a seguinte máquina:

Processador Phenom 9950, Placa Mãe Asus Crosshair Formula LI, HD 750 gb Sata Samsung, 4 GB Memória Corsair Dominator 1066, Fonte Zalman 600 W, Cooler Processador 9070 CNPS Zalman, Placa de Vídeo ATI Radeon HD 4870 X2 2gb Gddr5, Gabinete Gamer Transformer Leadership.

Qual SO vocês indicam instalar?

Amigo, de acordo com o artigo. voce precisa de um SO 64bits para endereçar mais de 6GB de endereço. Eu, particularmente, iria de Vista. Sua máquina tem poder suficiente pra ele e ainda sobrar para outras aplicações. Sem contar que o Vista64 gerencia melhor essa quantidade de memória.

Tenho um notebook com a descrição abaixo

Eu trabalho com desenho em 3D.

Gostaria de saber se para mim mudar o meu sistema operacional de 32 para 64 bits eu vou ter de formatar o micro ou simplesmente eu coloco o sevice pack de 64 bits.

Eu já tenho o cd do vista utimate (o instalado é o vista home premium), mas nao seu de quantos bits ele é. Como eu descubro isso?

O service pack de 64bits é uma atualização para o sistema operacional específico de 64bits. Ele não transforma de 32 para 64. Neste caso teria mesmo que reinstalar uma nova versão.

Explore esse seu CD de instalação e procure alguma pasta com "x64" ou que tenha mais informações a respeito da versão. Lembrando que algumas versões você pode escolher no momento da instalação se prefere 64 ou 32bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Negativo. Em mídias originais, você somente instala uma versão ou outra. Mídias distintas.

O que tiver opção do tipo, é pirata. E p/ máquinas quad cores, com mais de 4 GB de memória, o Windows Vista 64 bits! :)

OBS: A única edição que tem ambas as versões, é o Ultimate, contém DUAS mídias, 32 bits e 64 bits. As demais edições, você pede mídia alternativa, se for contrato FPP e se for OEM, compra outra mídia. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Usei vista 64 e uso agora seven 64. Problema comum entre os 2 É win rar, nÃo dÁ pra extrair arquivos de varias pastas sem contar com alguns programas que nÃo rodam, e vista e seven dps de um tempo você "logado" fica pesado, por causa de aplicativos e uso cerca de pouco mais de 2 gb enquanto xp 700mb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigo, estou pensando em instalar o windows vista numa máquina com a seguinte configuração:

Athlon 64 3200+, 2gb ram, 160gb HD, MB Asus A8N-E

Gostaria de saber qual a melhor versão pra instalar nele. Rodei aquela avaliação da Microsoft e diz pra usar o Vista Business, mas não vi onde cita se deve ser a 32 ou a 64.

Eu cheguei a instalar o Vista 64 Ultimate, mas mesmo com os programas funcionando normalmente, achei lento quanto utilizava para copiar dados pela USB.

Você sabe me indicar qual a melhor versão do Vista pra este caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei vista 64 e uso agora seven 64. Problema comum entre os 2 É win rar, nÃo dÁ pra extrair arquivos de varias pastas sem contar com alguns programas que nÃo rodam, e vista e seven dps de um tempo você "logado" fica pesado, por causa de aplicativos e uso cerca de pouco mais de 2 gb enquanto xp 700mb

Amigo, o Windows 7 acabou de ser lançado e em versão BETA....não se pode esperar tudo em compatibilidade......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, estou pensando em instalar o windows vista numa máquina com a seguinte configuração:

Athlon 64 3200+, 2gb ram, 160gb HD, MB Asus A8N-E

Gostaria de saber qual a melhor versão pra instalar nele. Rodei aquela avaliação da Microsoft e diz pra usar o Vista Business, mas não vi onde cita se deve ser a 32 ou a 64.

Eu cheguei a instalar o Vista 64 Ultimate, mas mesmo com os programas funcionando normalmente, achei lento quanto utilizava para copiar dados pela USB.

Você sabe me indicar qual a melhor versão do Vista pra este caso?

Amigão, sua máquina roda qualquer versão do Vista tranquilamente. Com 2GB eu não optaria por um SO 64bits, a não ser que você tenha em mente fazer um upgrade mais pra frente.

Quanto a velocidade de transmissão de dados via USB, isso é uma limitação do hardware. O barramento USB 2.0 atinge velocidade de até ~60MB/s, contudo, se você estiver gravando em um pendrive por exemplo, a velocidade dele, a depender do modelo, é de no máximo 24MB/s (um bom modelo). Mas isso são velocidade nominais, na prática, é muito menos. Aqui em casa atinge no máximo 7,5MB/s com um Kingston DataTraveler 4GB.

Então lembre, a velocidade de transmissão de dados depende muito mais do seu hardware (HD, pendrive, gravador de CD/DVD...) do que do seu SO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo em primeiro lugar quero parabenizar pelo topico ok gostei das explicações são muito interessantes, é o seguinte: então se uma maquina tem 4 Gb de memoria independentemente do seu processador eu posso usar um sistema de 64 bits? se o processador dela operar em 32 bits isso não avera problemas? outra coisa se o processador operar em 64 bits e a memoria ram for de 2gb, tenho que usar sistema de 32 bits?mais uma duvida como indentificar se um processador é 64 ou 32 bits? pode ser pelo Everest?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
então se uma maquina tem 4 Gb de memoria independentemente do seu processador eu posso usar um sistema de 64 bits?

Não. A arquitetura do processador deve ser 64bit.

se o processador dela operar em 32 bits isso não avera problemas?

É incompatível...

outra coisa se o processador operar em 64 bits e a memoria ram for de 2gb, tenho que usar sistema de 32 bits?

Não.

mais uma duvida como indentificar se um processador é 64 ou 32 bits? pode ser pelo Everest?

Sim, ou pelo CPU-Z, é só ver no conjunto de instruções, se for 64bit deverá aparecer x86-64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo em primeiro lugar quero parabenizar pelo topico ok gostei das explicações são muito interessantes, é o seguinte: então se uma maquina tem 4 Gb de memoria independentemente do seu processador eu posso usar um sistema de 64 bits? se o processador dela operar em 32 bits isso não avera problemas? outra coisa se o processador operar em 64 bits e a memoria ram for de 2gb, tenho que usar sistema de 32 bits?mais uma duvida como indentificar se um processador é 64 ou 32 bits? pode ser pelo Everest?

Para instalar um SO 64bits seu processador deve trabalhar com 64bits (como os core2duo). Se seu processador for 64bits, você pode escolher o SO com 32 ou 64bits, não tem problema. O que não pode é o contrário!

Você o modelo do seu processador? Se não souber, vai nas Propriedades do "Meu Computador" que você vai ver. Então com o modelo em mãos, é só procurar no google as especificações dele.

Se tiver mais alguma dúvida, dá uma lida nesse tópico aqui -> http://forum.clubedohardware.com.br/windows-nao-reconhece/595843?t=595843

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, sua máquina roda qualquer versão do Vista tranquilamente. Com 2GB eu não optaria por um SO 64bits, a não ser que você tenha em mente fazer um upgrade mais pra frente.

Quanto a velocidade de transmissão de dados via USB, isso é uma limitação do hardware. O barramento USB 2.0 atinge velocidade de até ~60MB/s, contudo, se você estiver gravando em um pendrive por exemplo, a velocidade dele, a depender do modelo, é de no máximo 24MB/s (um bom modelo). Mas isso são velocidade nominais, na prática, é muito menos. Aqui em casa atinge no máximo 7,5MB/s com um Kingston DataTraveler 4GB.

Então lembre, a velocidade de transmissão de dados depende muito mais do seu hardware (HD, pendrive, gravador de CD/DVD...) do que do seu SO.

Hum, beleza então.

Já coloquei o 64bits na intenção de botar 4gb mesmo, então meu problema mesmo era a transferência via USB, já que é normal então fico tranquilo.

Valeu brother, vou colocar o Vista 64 então. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos.

Gostaria de uma opinião.

Tenho um notebook dell inspirion - Core 2 Duo 1.66Ghz - 4GB Memóra Ran - HD 120

Uso o vista 32 bits, ms gostaria de testar o vista 64. Seria uma boa opção?

obrigado

Sim. Somente com o x64 você poderá utilizar o máximo da máquina (inclusive os 4GB de memória).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

maquina:

processador intel core 2 dou 4400 2.0 ghz

placa-mãe asus p5kpl-am

4gb de memoria ram kingston, 2x2gb!

placa de video 9500 gt 512 ddr3!

hd 250 sata!

fonte maxpower 450 wats

eu to jogando call of duty 4 e 5

gta 4

spore

fear 2

e utilizo o basicamente para jogos!

então o que vocês acham xp ou vista ?

64 ou 32?

e porque ne?! gosto de respostas fundamentadas heheh

o que fiquei encucado! foi porque no xp 32 passei com 106 no teste do aquamark e no vista 64 no mesmo programa que eu achei para o vista 64 fiquei com 74...ai fiquei na duvida!

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Shankar e amigos,

Montei a seguinte máquina:

- PhenomII X3 710

- Asus M3A78

- Kingston 2x2Gb DDR2 800

- XFX HD 4850 512Mb.

Já li várois tópicos aqui e em outros fóruns sobre vista32 ou 64 bits. Acho que o meu PC tem poder de fogo pra rodar o 64 numa boa.

Mas tenho lido que alguns tem problema com drivers, que determinados jogos travam..etc, o que não acontece com tanta frequencia no 32bits.

Achei também um comparativo:

http://www.extremetech.com/article2/0,2845,2280816,00.asp

entre os 2 SO. Existe vantagem para o 64bits, mas não é tããããõooo grande assim.

No final do texto, eles ainda dizem que os SO de 64 bits, ainda "não estão maduros".

E aí ? o que faço ? Caso ou compro uma bicicleta ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Shankar com minha mauina atual daassinatura você acha melhor o vista 64 vs 32 ou xp 32?

Vejo que já está utilizando o Vista 64. Sem dúvida, foi a melhor escolha. E tenho certeza de que também está bastante satisfeito (na medida do possível, é claro!)

Shankar e amigos,

Montei a seguinte máquina:

- PhenomII X3 710

- Asus M3A78

- Kingston 2x2Gb DDR2 800

- XFX HD 4850 512Mb.

Já li várois tópicos aqui e em outros fóruns sobre vista32 ou 64 bits. Acho que o meu PC tem poder de fogo pra rodar o 64 numa boa.

Mas tenho lido que alguns tem problema com drivers, que determinados jogos travam..etc, o que não acontece com tanta frequencia no 32bits.

Achei também um comparativo:

http://www.extremetech.com/article2/0,2845,2280816,00.asp

entre os 2 SO. Existe vantagem para o 64bits, mas não é tããããõooo grande assim.

No final do texto, eles ainda dizem que os SO de 64 bits, ainda "não estão maduros".

E aí ? o que faço ? Caso ou compro uma bicicleta ?

Cara, a questão de compatibilidade. Não me canso de falar, o maior problema é entre XP e Vista. A compatibilidade entre 32 e 64bits do mesmo SO é de 99,99%. Por acaso você pode encontrar um software que tenha uma limitação especifica por existir outra versão dele. Ou seja, se tentar instalar um software 32bits em um SO 64bits, no momento da instalações pode-se fazer uma verificação e acusar que não é compativel, para força-lo a instalar uma versão 64bits do mesmo programa. É mais ou menos por ai. Até hoje não encontrei esse tipo de problema com o meu Vista x64. A maioria que não são nativos para plataformas x64, são emulados perfeitamente.

Quanto aos jogos e desempenho. O Vista está muito mais familiarizado com a arquitetura x64, ou seja, está mais "maduro". O problema se dá nas aplicações que não são desenvolvidas para trabalharem com 64 bits. Assim como acontece nos processadores multi-cores, você pode ter 4 núcleos, mas as aplicações não "sabem" como utiliza-los com maestria. Então você DEIXA DE GANHAR um pouco de desempenho, mas isso não quer dizer que você perca desempenho.

Agora, bicicleta ou casar. Sou mais a bicicleta viu!

o que eu to falando nao é a questao de rodar bem o vista...

ele abre super rápido...as pastas e tudo mais...

eu quero saber especificamente para jogos...e os mais modernos tipo call of duty5 e tal...

se o vista é melhor que o xp!?

Eu diria que DEPENDE. Se você tiver 2GB de memoria por exemplo. Os jogos terão melhor desempenho no XP, por ser mais leve e exigir menos do hardware. Mas se você tem uma máquina BOA, os jogos nesta maquina com Vista x64 terá um desempenho melhor do a mesma máquina com XP x64.

Logo, no seu caso, não tenha a menor duvida que x64 é melhor. Quanto a XP e Vista, eu também prefiro o Vista. Afinal, quem fala mal do Vista é quem tem medo de usar coisa nova ou tem um Celeron D com 256MB de memoria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...