Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas placa mãe


Posts recomendados

Boa noite,

Como podem ver sou novato no forum e não entendo nada ou quase nada de computadores/informática, mas há tempos visito o mesmo para tirar dúvidas e me informar. Pesquisei bastante antes de postar minha dúvida, vi diversos questionamentos acerca de configurações de micro, mas não me senti seguro para efetivar minha compra. Quero adquirir um micro voltado pricipalmente para jogos, mas sem perder as outras utilidades (textos, videos, audio, net, etc...). Já defini algumas coisas com ajuda de minhas consultas ao fórum:

PRIORIDADE: INTEL

==>HD: 500gb seagate barracuda 7.200

==>Memoria: 4gb 2x2gb 800 mhz Kingston

==>Fonte: VX450W corsair

==>Video: sapphire HD 4850

DÚVIDAS:

==>MOBO:???(Pensei na P5Q-E da Asus)

==>Processador:???(Pensei no E7200 ou E8400) Gostaria do melhor aproveitamento/balanceamento possível, sem perigo de gargalos e/ou incompatibilidades.

==>Gabinete:???(Pensei no Cooler master Elite 333)Precisaria instalar algum cooler adicional neste gabinete???

Não quero um computador TOP, mas um razoável, para rodar jogos atuais, afinal só tenho tempo pra jogar no final de semana, QUANDO meu filho deixa...

As lojas de informática da minha cidade são fraquíssimas, vou ter que comprar tudo via internet, já andei pesquisando algumas coisas no ML, mas se não for pedir demais, gostaria que me ajudassem também a encontrar alguma loja onde possa adquirir todos ou pelo menos a maioria dos itens.

Antecipadamente agradeço a todos que opinarem e me ajudarem a concluir minha configuração. Acho este fórum fantástico, bem organizado e percebo que existe sempre alguem querendo ajudar o outro. Tô me sentindo orgulhoso em ser membro deste fórum...MUITO OBRIGADO!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega.

tenho análizado diariamente configurações como a sua e te dou os parabéms.

olha, você não falou o qunto pode gartas mas inequivocamente vai ter que pegar um quad.

Pesquise pra vês a roia que o pessoal tá passando pra jogar GTA4 com processador de dois núcleos. A éra dos quad e do X4 em fim chegou.

Mobo te dou três ótimas opções. mais que isso em sua configuração é jogar dinhiro fora.

GA 31m-s2l...........R$220,00

MSI P35 neo-F.......R$300,00

GA ep43-ds3l.........R$400,00

Fica aí a seu gosto. estão aí as melhores opções.

Se não fosse precisar de dois slots pci(a VGA tampa um por causa do cooler) iria com a mais barata, e ainda daria um over no Q6600 para 3.0Ghz.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, muito obrigado por responder...

Essas mobo q você citou utilizam que chipset?? Gostaria de passar algum tempo sem precisar fazer um Upgrade por isso citei a placa da Asus, entende!? E quanto ao gabinete q falei, seria o mais adequado para a configuração?? Precisaria colocar algum cooler adicional para melhorar a ventilação??

Aguardo mais opiniões e agdradeço a todos q as derem. Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo custo/benefício eu pegava a ga g31m s2l eu tenho uma e ela pra over é excelente pega memórias ddr2-800, e quanto ao gabinete é bom botar coolers extras para melhorar a ventilação do mesmo!!!!!!

ga g31m-s2l/ pentium dual core e2140/2 gravadores de dvd lg 1 sata e 1 ide+1 de cd/2gb de ram 667 em dual channel/hd 2x250gb samsung+1x1 160gb samsung/6 exaustores e 26º graus o cpu já overclockado/nvidia 8600gt 512mb zoggis/subwoofer 2.1 clone/thermaltake de 600w reais w.o 129ru/genius 5.1/lcd aoc 712sa/placa de captura pixelview/ windows vista ultimate edition muito feliz s.o muito bom tive uns probleminhas mas resolvi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Independente do custo/benefício, qual seria a melhor mobo para a configuração que citei, sem que precisasse pensar em trocar a placa por algum tempo???? Ou seja, gostaria de uma mobo bem atualizada, com chipset recente, não pretendo fazer cf e talvez faça apenas over.

Quanto ao processador relamente a melhor pedida é partir logo para um quad??? como citou o pai da chiquinha???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega.

Me parece que está um pouco confuso. O que é natural pela falta de conhecimento.

Então vamos lá.

Existem vávias montadoras de placas dentre elas a ASUS, BIOSTAR, MSI, GIGABYTE, FOXCONN, PRITRONICS, ECS, PCCHIPS, VS, XFX, INTEL, etc...

todas essas montadoras(ou fáfricas, como queira) utilizam chiset de diversos tipos e de fabricantes para suas placas.

Os principais fabricantes de chipset no momento são a intel, a ATI, Nvídia.

Como você disse, existem chips mais atuais e mais antigos o que não tem nada a ver com a montadora de placa mãe. todas as montadoras tem placas com chip mais novos e mais antigos, e chips com mais recursos e com menos recursos. até aqui OK?

No momento a Intel está mudando sua plataforma e vai passar a utilizar a família do X58.

O chipset mais novo para a plataforma atual e o da família do X48, sendo o chip anterior o da família X38.

Ocorre que a diferença de recursos entre essas duas famílias na prática não existe. O que foi observado é que se usando o chip P43 ou P45 existe um pequeno ganho de desempenho em jogos, coisa de 5%. Mas aí depende de todo o seu conjunto.

Te indiquei três mobos diferentes, muito boas, duráveis e estáveis.

A primeira usa chip G31, é considerada um prodígio entre as mobos baratas, isso porque tem ótima qualidade, e uma bios de fazer inveja em muita mobo de R$500,00. Tem gente usando até HD4870 nela. é uma mobo simples, com vídeo integrado(o que em mobos rescentes não prejudica o desempenho no caso de colocar uma VGA nova, viva a tecnologia),é pequena, não faz raide, o som é 5.1(mas de boa qualidade). é produzida pela DIGITRON que é a ínica empresa no mundo que monta placas da intel sem ser a própri intel por isso tem qualidade de sobra. Antigamente a gigabyte éra uma mobo ruim, mas depois que a DIGiTRON passou a montar sua mobos, a Gigabyte se tornou uma das melhores placas do mercado, sem deixar nada a desejar pra ASUS.

A segunda usa chipset p35, é uma mobo sem vídeo integrado, com som 7.1, é grande, também faz overclok, tem quatro slots de memória............em fim, vale os R$300,00 se tornado a melhor escolha nessa faixa de preço. Mobo muito boa da MSI.

A terceira usa chipset p43, sendo uma mobo diferenciada das outra duas, porque é feita com tecnologia ultra durável, tem todos os capacitores sólidos, um Chip mais novo e uma pouco mais rápda pra jogos. também vale o que se pede. É mais cara mas é melhor. muito melhor.

Em mobos mais caras não terá ganho de desempenho, de comparada a uma mobo com chip P43, terá sim mais recursos para fazer overclock em seu processador, ou usar memorias DDR3,VGAs muito mais caras que a sua, CF e SLI. E fim, não se aplicam ao perfil apresentado por você.

Vou reanalizar o seu caso passo a passo.

A VGA hd4850 é disparada o melhor custo/benefício do momento. Indiscutívelmente é. Éla tem desempenho equivalente a uma 9800gtx+, o que é muita coisa.

Quanto ao processador, estamos frente a uma questão muito complexa. Até pouco tempo os core 2 duos éram os mais recomendados. só que os fabricantes de jogos começaram a avacalhar e desenvolver seus jogos de modo a utilizar muito o processador, e no caso mais rescente o jogo GTA4 parece até rodar por emulação pois exige muito mais do processador do que da VGA., e no caso do jogo Crysis melhora-se muito os o desempenho nos pontos em que o jogo dá aquelas quedas de FPS usando um processador QUAD. Daí te recomendar o Q6600 que em FPS mínimos no Crysis equivale ao e8400, e em GTA4 quase dobra o desempenho do jogo.

O Q6600 está saindo de linha, mas não porque é ruim, mas porque é inviável mante-lo em produção já que a linha de processadores de 45nn está a muito tempo no mercado e será a última a ser produzida para a atual plataforma intel.

Quanto aos dois tipos de chipset em questão, os dois usam as mesmas memórias e suportam os mesmos processadores, não devendo se preocupar quanto ao futuro nesse aspécto.

Concluo.

Se quer uma mobo simples a GA 31m s2l é uma boa mobo, e vai te atender bém. Daí o Raphael ter te indicado ela.

Se quiser uma configuração com uma Mobo melhor achei a ASUS P5QL-E por R$420,00. É uma mobo linda, e que não deixa nada a desejar se comparada a P43 ds3L da gigabyte.

Dá uma olhada nesses testes com ela, o desempenho dela é no mínimo impressionante.

http://www.overclockersclub.com/reviews/asus_p5qle/

Quanto a loja que posso recomendar e que tem todas essas peças por um preço mais justo é a DHCP informática.(loja de confiança).

HD4850.......................................R$615,00

Q6600.........................................R$667,00

ASUS P5QL-E................................R$420,00

2x2Gb kingston..............................R$232,00

HD320Gb Samsung..........................R$169,00

Gabinete Casemall ATX R430............R$112,00

Fonte Sventean PCG 450w..............R$172,00

Cara o melhor que consegui, e para comprar em apenas uma loja(para economisar no envio) é isso aí.

As memórias Kingston estão um pouco mais caras, encontro elas por R$200,00

O HD é de 320Gb mas está com um bom preço.

A fonte seventean aguenta sua configuração com um pé nas costas, é uma ótima fonte de potência real, e mais condizente com sua configuração.

O gabinete é bom e está com preço bom também.

Quanto ao cooler na mesma loja tem o Cooler 120mm Cooler Master R4-L2R-20CK-GP com LED - 90 CFM que é bom, e silêncioso. e tá só R$16,00.

Colega tentei te ajudar o máximo, e mais mastigado que isso num dá.

Espero ter te ajudado.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que aula eim!

Placa Mãe é meu calcanhar de aquiles na hora de indicar uma configuração.

Na duvida sempre indicava GA-31m-s2l e como modelo superior a P5Q.

Depois desse tópico vou mudar um pouco as opções!

E ah, é isso ai, tem que ser Q6600.

Só uma leve correção: Você quis dizer que os 65nm estão a muito tempo no mercado e não os 45nm :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, (pai da chiquinha)

Como falei no início, me cadastrei e admiro o fórum por coisas desse tipo...Agradeço muito, de verdade, a paciência, a compreensão, o comprometimento e a preocupação em ajudar alguém q você nunca viu e muito menos conhece. Já havia percebido (fusando pelo forum) que nem todos possuem as mesmas qualidades, mas tudo bem, faz parte. Gente como você é que faz a diferença. Valeu mesmo, já me decidi. Muito obrigado mais uma vez a todos que deram sua opinião e me ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...