Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Gateway MC7803u ATI HD3650 512MB GDDR3 Chipset PM45 4gb ram 320gh HD


ice2642

Posts recomendados

Vamos iniciar mais um review, antes de mais nada, gostaria de agradecer ao Ricardo da gateway Brasil pelo como sempre excepcional atendimento e prontidao.

Primeiras impressoes.

O laptop é maravilhoso, falar só bonito seria ate ofensa na descriçao dele, nao tenho palavras, se eu um dia sonhasse com um desenho de note para fazer um personalizado para mim, dificilmente sairia melhor, pelo que se le por ai, e realmente ele é, um uberGeek Art.

Aquele personagem "Golun" do filme senhor dos aneis, aposto que ao ver este note, jogaria o anel fora, abraçaria o note e falaria a celebre frase; - Meu precioso! ehehhehehehehehe

Teclado dele é excelente, bonito, as luzes ficam muito legal, bem mais vistosas que as do macbook pro, alias, como eu previa pelos filmes, ele deixa o macbook pro no chinelo, a ver poeira de design.

review do meu macbook PRO se alguem quiser comparar http://forum.clubedohardware.com.br/showthread.php?t=473367 perdeu a colocaçao de meu favorito ehheheheheheh. (nao vou vender ele, se alguem pensar em mandar PM perguntando, uso ele ainda ligado num teclado Korg pra fazer musicas. La fala que o monitor dele é o melhor e tal, mas isso porque nao existia ainda esse MC, meu mac perde em qualidade de definiçao de imagens)

O lance de couro no descansa braço, da um ar legal, meio medieval, meio sci-fi, nao da pra escolher uma palavra pra definir a sensaçao de olhar pra ele.

O LCD é o melhor que ja vi em minha vida, cores nitidas, tudo nitido, excelente, de 0 a 10 daria nota 15

Bandeirinhas coladas no descansa pulso de couro

dscn5603hg8.th.jpg

dscn5618ht5.th.jpg

Foto criando recovery

dscn5604ds6.th.jpg

Mesmo em ambiente externo o LCD funcionou bem

dscn5608eg2.th.jpg

Imagem lateral

dscn5610ae4.th.jpg

Ele de costas

dscn5611ye2.th.jpg

-------------------------------

configuração pelo site USA

FeatureSpecification

ProcessorIntel® Centrino® Processor Technology

Intel® Core™ 2 Duo Processor T5800

2 MB L2 Cache | 2.0 GHz | 800 MHz FSB

Display16-inch Ultrabright™ WXGA TFT 1366 × 768 maximum resolution

ChipsetIntel® PM45 chipset

Memory 4096 MB DDR2 667 MHz Dual Channel memory (2 × 2048 MB) 2 DDR slots (total) | 0 DDR slots (available)

VideoATI Mobility Radeon™ HD 3650 Graphics With 512 MB GDDR3 Dedicated Memory Up to 2304 MB of HyperMemory™

Audio High Definition Audio - 2 channel Built in speakers

Hard Drive 320 GB 5400 RPM Serial ATA hard drive

Optical Drive8X Multi-Format Dual Layer DVDRW with DVD-RAM and Labelflash™

Write maximum: 8X DVD +/-R, 6X DVD-RW, 8X DVD+RW, 2X DVD-R DL, 2.4X DVD+R DL, 5X DVD-RAM, 24X CD-R and 16X CD-RW discs Reads maximum: 8X DVD-R/RW/ROM, 4X DVD+/-R DL, 5X DVD-RAM, 5X DVD-RAM, 24X CD-R/RW/ROM discs

Media Card Reader5-in-1

  • Memory Stick® (MS)
  • Memory Stick Pro®
  • Multimedia Card™ (MMC)
  • Secure Digital™ (SD)
  • XD

Communications

  • 56K ITU V.92 ready Fax/Modem (RJ-11 port)
  • 10/100/1000 Gigabit Ethernet LAN (RJ-45 port)
  • Intel® WiFi 5100 Link 802.11a/g/Draft-N

Fingerprint ReaderNoInterfaces

  • Four - USB 2.0 ports
  • One - VGA port
  • One - RJ-45 port
  • One - RJ-11 port
  • One - Headphone/SPDIF Audio Out jack
  • One - Line-in-Jack
  • One - Microphone
  • One - Lock slot
  • One - AC adapter connector
  • One - HDMI version 1.3 connector

Multimedia Buttons Illuminated Multimedia Touch Controls

HDMI Interface HDMI version 1.3 connector

WebcamIntegrated 1.3 Megapixel webcam

Pointing DeviceSynaptics Touchpad with Vertical Scroll

Expansion SlotExpressCard™ Type 54

Battery8-cell Lithium Ion (2.2AHr)

Case Design Premium design with a synthetic leather palm rest, black polished keyboard surround and deep, rich Black finish.Dimensions (System)1.3 to 1.7-inches (H) × 15.28-inches (W) × 10.43-inches (D)

33 to 44 mm (H) × 388 mm (W) × 265 mm (D) Dimensions (Box)13-inches (H) × 17-inches (W) × 6-inches (D)

330 mm (H) × 431.8 mm (W) × 152 mm (D) Weights7.70 pounds (3.5 kilograms) system unit only

11.70 pounds (5.31 kilograms) box

--------------------------------------------------

De ante-mao, ele parece ser cheios das surpresas, uma coisa interessante que descobri é que ele tem sensor de luminozidade para o LCD, igual no macbook PRO, um sensor proximo do LCD vai ajustanto automaticamente o brilho e contraste para melhor definiçao possivel conforme a claridade da sala :) alias, se entendi direito vendo outros reviews e filmes, o sensor ajusta nao so o LCD mas todos os leds do note inclusive brilho das letras do teclado :)

Algumas caracteristicas.

Teclado - O teclado do MC7803u é bem firme, gostoso de digitar e tem iluminação que auto ajusta a intencidade por meio de sensores que captam a luz ambiente.

Usando o FN+F1 você pode desligar a luz do teclado, do teclado + satelites, so satelites ou deixar tudo aceso ou mesmo apagar de vez qq led do note deixando tudo escuro para ver um filme por ex

Touchpad - É bem amplo e preciso, é acabado com uma moldura cromad, muito bem acabado como todo o resto do laptop.

Gravador DVD - Funcionou sem problemas, gravei o recovery de aplicativos que gastou 1 DVD, ao contrario do M-Series ele nao acompanha nenhum disco e você precisa criar os mesmos. o Recovery para factory deful gasta 2 DVDs e o de aplicativos 1 DVD.

Teclas satelite ao lado do teclado - bem legal, conforme você seleciona alguma coisa, quanto toca o icone o resto da uma piscada e apaga num efeito legal e o icone fica piscando, bem legal, tem a mesma cor da luz do teclado, um cenoura forte puxado pro vermelho.

LCD - Muito legal, o aspecto dele é bem legal para ver filmes, nao tem bordas, o vidro vai de uma extremidade a outra sem aquela borda que tem normalmente entre o LCD e o case dele, muito bem acabado, qualidade de imagem excelente, gostei muito mesmo, achei melhor que o M-6851.

Descansa braço de couro - da um ar sofisticado, uma mistura de lance medieval com sci-fi. lembra um pouco a textura do painel do audi TT

SOM - som muito limpo, gostei do som dele.

Abertura do LCD - Ele nao deita como o da serie M, mas nao achei ruem o angulo de abertura, eu chuto que abre uns 120 graus +-, um pouco a mais do que eu costumo abrir.

webcam - Tem boa qualidade, igual do M-6851, inclusive é o mesmo programa com mesmos efeitos do M-6851

--------CHIPSET-----------------------

Chipset dele é o PM45 pela intel na categoria performance e controler Hub ICH9M* ou ICH9EM*

*pelo everest so fala ICH9 E/M deve ser o ICH9EM

Caracteristicas

7W - 100c

FSB 667/800/1066

Canais 2

Maxima memoria suportada 8gb 2 x 4gb

Suporte a ATi CrossFireX

Chipset

http://www.intel.com/products/notebook/chipsets/pm45/pm45-overview.htm

Drivers para o Chipset

http://www.intel.com/support/chipsets/sb/CS-029319.htm

.

----------------UPGRADE---------------

CPUS compativeis para dar UP sao as MICRO-FCPGA de 667, 800 e 1066MHz de FSB

exemplos t9400, t9500, t8300, P8600, P9500...etc.

lista completa delas, so filtrar as FCPGA http://processorfinder.intel.com/List.aspx?ParentRadio=2643%2c3040%2c2967%2c2278%2c2883%2c2304%2c2848%2c826%2c942%2c58%2c3008%2c&ProcFam=2643&SearchKey

teoricamente ele suporta quad core e extrime pelo visto, vai ser fácil prolongar a vida dele pois o chipset é recem lançado, fácil de dar UP de CPU, placa de video , memoria e HD.

Exemplo de placa de video que da pra por nele, essa é uma HD3850

arg3850boardflatergblowpi5.th.jpg

Garantia 3 anos Padrão

Valor R$ 4290,00 a vista, comprei na www.gatewaybrasil.com.br representante da gateway no brasil se nao me engano.

Video que o dante003 postou no outro review , o do m-6851, aqui no forum tb link http://forum.clubedohardware.com.br/mini-review-gateway/540378.

Tava vendo, esse cara ai do filme é um padre do hawaii High tec da faculdade catolica jesuita ou algo assim ehheheheheh

Pontos de vista

Positivo

excelente design

excelente autonomia de bateria, chega a 4h e 30 minutos se setar para economia, diminuindo brilho e economizando e tal e chega a quase 4 horas de uso em balanced com brilho de monitor deful do modo e uso normal, e da pra ver um filme inteiro de DVD na bataria, nao cronometrei o que restou mas ainda tinha bastante bateria. É fantatico este note no tangente bateria, impossivel de crer que um note 16 polegadas com placa de video dedicada tenha uma autonomia detas.

Consegue jogar bem jogos apesar de nao ter 100% da performance que a placa de video proporcionaria se estivesse com sua frequencia correta pela especificaçoes da ATi. se você quer um note principalmente pra jogos, melhor pegar o P-Series com nv8800gts ou 9800gts ou o M-serie com HD2600 ou comprar depois uma placa de vieo mais forte.

Sensor de luminosidade ambiente que regula o LCD automaticamente, isso é uma mao na roda, pois seus olhos nao cansam, causando uma boa economia de oftamologista mais tarde ehehheheheh

Capacidade de ligar e desligar os leds de teclado, satelites e qq led do note , voce pode deixar ele igual a desligado sem um unico led aceso, so o monitor.

Teclado com backlight, alem de bonito, fica muito fácil localizar teclas e usar o note em quarto com luz apagada.

Labelflash DIsk, muitos acham esse lance frescura, mas é bem legal pra enviar um CD demo personalizado para um cliente.

Touchpad com ampla area, apesar de quase so usar o mouse, comprei ate um meio sci-fi pra combinar com o note com luzinhas e tal ehheheheh, o touchpad dele é muito bom, preciso e tem um toque gostoso, nao é lizo mas nao é aspero.

PalmRest de couro, esse é um dos pontos forte do design desse note, alem de proteger essa area, deixa confortavel pra usar o note.

LCD dele é excelente, imagens nitidas, muito nitidas, voce so vai se dar conta como eram embaçadas as letras no seu antigo LCD depois de usar esse, nota é um lance animal o LCD desse notebook.

tamanho (muitos vão estranhar isso estar aqui ehhehehehe) mas é, achei positivo o tamanho dele, ele nao chega a ser muito maior que um notebook de 15 polegadas (pouco mais d 3cm mais largo, e tem mens profundidade), te dando praticamente o conforto de um note de 17. nao sei como os designers da gateway conseguiram isso, o note é grande apesar de ser pequeno (em relaçao a um 17 logico, nao vão pensar que ele tem o tamanho de um acer one) nao achei ruem para carregar, carreguei em pasta, nao em mochila, mas bolças e mochilas pra note 15 polegadas devem servir perfeitamente. Pesa 3,2 kg pelas epecificaçoes do site da gateway.

Negativo

Diminuiçao do clock da placa de video, apesar de melhorar a autonomia e diminuir temperatura, achei errado cortarem quase pela metade o clock da VGA do note, deveria ser algo opcional que voce regula e tal, em plena epoca de coias com overclock dinamic e tal os kras botam isso alem de pelo GPU-z a memoria desta placa ser GDDR2 e nao GDDR3 como fala as especificaçoes deles.

ele suja muito fácil, é bom você ter 2 franelas bem macias eheheeehe.

as areas laterais costumam ligar as coisas quando você descansa a mao em cima, mas acho q deve ter alguma regulagem pra ajustar isso, ainda nao tive tempo de fuçar tudo nele e tambem acostumei deixar a mao esparramad no M-6851, usando ele mais na postura correta acho q resolve isso.

E finalmente, não acompanha um pacote de babador descartavel para distribuir para os amigos para quando eles ficarem olhando o laptop! hehehehehehhehehhee mas fácil contornar o caso distribuindo guardanapos :)

Conclusão

Um excelente notebook, rápido e bonito com uma excelente autonomia que desbanca muitos notes bem menores e com video bem mais fracos , chama a atençao quando você liga ele em uma sala de reuniao. muito bem acabado. se você quer um note pra dia a dia com poder de rodar games recentes (com configs reduzidas) e aplicativos 3D com muito estilo ele é mais do que recomendado. Adorei o note. mas se você busca o maximo FPS em games e é um hardcore gamer, melhor pegar o P-series com 9800gts.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os testes aqui foram feitos com a configuração original de fabrica em balanced mode.

Segue o index vista

indexdl9.th.jpg

O desempenho foi melhor em CPU e leitura de memoria que o M-6851 mas a HD3650 e deu pior que a HD2600

5.9 na HD2600 pra elementos grafico contra 5.6 na HD3650

5.2 de performance em games na HD2600 do M-6851 contra 4.9 da HD3650 do MC7803u

a media geral ficou em 4.8 e o teste foi relizado com todas as configuraçoes padrão de fabrica.

Ja descobri porque a HD3650 esta estão abaixo da HD2600, ela esta com um baita downclock de fabrica em seu clock certo ela nao seria mais rapida, mas bem mais rapida que a HD2600, diferente do M-6851, o MC7803u nao tem seu clock travado e é possivel o overclock, mas nao vou fazer no meu note. então quem quiser, faça por sua conta e risco se quiser deixar na frequencia do clock de fabrica (fabrica da placa de video) igual fizeram com a nv9500 do acer, eu acho que se a empresa reduziu, deve ter algum motivo. Provavelmente manter baixa a temeratura, coisa que neste quesito o computador se motrou exepcional, jogando crysis, forçando em midle ele nao passou de 65 graus, coisa que a GPU suporta tranquilo mais de 80. Com esta frequencia da pra se jogar muito bem, nao vou mexer porque acho bestera, pois por mais over que se coloque nunca vai ter a performance de um desk, e com a velocidade que ela esta da pra se divertir muito bem, mas eu recomendo se voce quer exencialmente para jogos o notebook, pegar o serie M ou se puder, de preferência o serie P.

Esta imagem esta setado pra Midle 1024x768, longe de ser ruem,mas poderia estar bem melhor.notem que a GPU esta a 445 e a memoria a 495, o clock certo dela era pra estar no jogo a 600 GPU e 700 a memoria pelos padroes de fabrica. Ou seja, ela esta rodando na metade de seu desempenho praticamente. pode ser que seja alguma config q esteja setada pra economia da placa de video, depois com calma vou ver direito isso.

crysis2xy3.th.jpg

em low 1360x786 manteve uma media de 45 FPS

crysis2008122000595224yd8.th.jpg

ja a 800x600 low conseguiu na media dos 70 FPS

crysis2008122001031002fb1.th.jpg

e tudo em high com modelos em midle (aqui fica travado em midle, sei la c por ser demo) a 800x600 uma media de 18 FPS

crysis2008122001055867bp0.th.jpg

3DMark06 ficou com nota 3331 mesmo esquema do lance do crysis, clock inferior ao que deveria ser.

3dmark6mt6.th.jpg

3DMark05 6571

3dmark05wm8.th.jpg

Devil May Cray 800x600

devilmaycry4trialdx1020pl9.th.jpg

devilmaycry4trialdx1020lv3.th.jpg

Teste de ficar ligado

Esta praticamente a pouco mais de 30 horas ligado o note, temperaturas normais, core a 44 graus(43 core 1 e 45 core 2) e GPU a 48 graus e HD 31 graus, funcionou normal, nenhum aquecimento ou area quente nele, deste tempo funcionou um pouco na tomada, um pouco na bateria e ate um pouco no colo, e um tempo ligado sozinho fazendo download, a saida de ar fica na parte traseira e a entrada de ar fica bem posicionada e se colocar ele direito sobre a perna cruzada nao pega entrada de ar. vou desligar agora pra ir dormir :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desempacotando ele, antes de mais nada, esta hora é aquela que o coraçao testa sua resistencia hehehehehehhhehe.

dscn5595jk9.th.jpg

dscn5596nq7.th.jpg

dscn5597nl5.th.jpg

dscn5599fl0.th.jpg

O note veio bem embalado, a caixa é menor que a do M-6851, vem mais plasticos protegendo o note e um feltro protegendo o teclado, alias este lance é bom pra quando se guarda o note para manter limpo o teclado

segue a foto meio borrada pois nao da pra usar o flash, e no escuro o diafragma fica mais tempo aberto, sem um tripe foi o mehor que consegui.

imagem do teclado no escuro :)

dscn5625zb6.th.jpg

Detalhe do monitor edge-to-edge glass display

dscn5652yz8.th.jpg

Icone que fiz do MC7803u pra ser usado no vista

http://rapidshare.com/files/175764331/mc7803u.ico.html

no review do M-6851 tem o pacote de icones com o M series e outros legais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testes oficiais dos jogos todos feitos sem over, na config padrão da gateway.

Teste do jogo Wall-E em maximo 1366x786 AA e AT media acima de 30FPS

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3270101&postcount=75

Garagem Dragster - Rodou tranquilo 1366x768

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3273669&postcount=81

COD4 da pra jogar na boa :) ate em 1366x768.

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3280767&postcount=106

Testado o real flyght G4 funcionou bem

realflight2008122014445vh6.th.jpg

realflight2008122014441xt6.th.jpg

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele saiu 4290,00 a vista mas se o dolar cair deve cair tambem, pelo q senti a moçada la da gateway nao ta extrapolando nos preços, so ver que mesmo com a falta de notes compativeis no mercado a serie TOP FX ta na media dos 6k, preço abaixo ate de notes inferiores barebone com 9700gt se procurar por ai bem longe da qualidade de acabamento e dos 3 anos de garantia.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela compra Ice ....meu sonho de consumo é um gateway também .

Uma amiga minha trouxe um dos USA a um tempo e dei uma configurada nele pra ela, show de bola mesmo os notes da gateway.

Mas o que fez com seu Area 51 ? .....só pra saber mesmo ...esse é bala também !

Um abraço , no aguardo do review.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po show de bola o notebook, só achei muito video pra pouca CPU, esse mereria no mínimo um série T8xxx 3MB.

Eu só não entendo o porque ela se demonstrou ser pior do que a 9500M GS, isso no notebook checker comparando o desempenho com jogos, acredito que ela seja muito mais forte.

Bela compra ICE!!

Mãe to na primeira página!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no notebookcheck ela ta bem pior que a hd3650, pior ate que a 8600gt a 9500gs, onde você viu isso da 9500gs estar melhor ?

so se for na tabela adulterada q vocês usaram pra estragar la o topico de testes.

9500gsnx2.th.jpg

hd3650ni3.th.jpg

mas de qq forma aquele site provavelmente é da nvidia porque ate HD3870 se da mal naquele site.

na vida real deve ser ainda bem maior a diferença se ta assim pequena la, menos que uma nv8600gs de diferença hehehehehheheh.

http://www.notebookcheck.net/NVIDIA-GeForce-9500M-GS.8167.0.html

edit****

Area 51 viro um pedaço do meu mustang, dei ele no rolo quando peguei o carro.

CPU eu nao sinto falta, a t5550 do M-6851 ja me satisfazia bem, sei la se vou dar upp de CPU

placa de video da pra trocar, quando sair as HD4850/70 ai sim é uma possibilidade :)

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse site é tão furada que eles colocam a Intel 4500MHD Classe 3 e a X1300 Classe 4. Dúvido muito a 4500 ser superior a X1300.

É totalmente na cara que eles dão preferência pra Nvidia. Eu em desktop sempre tive das duas, e cara, todas as vezes que tive ATI percebia muito mais qualidade e desempenho.

Igual a revista Duas Rodas, na revista Honda é sempre superior em tudo, na prática Yamaha da show em cima. Tem muita falcatrua por trás dessas propagandas ae.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ICE e HAIRTON eu entendo o que você dizem, também não confio no NC, como eu disse anteriormente eu acredito que a 3650 seja MUITO superior a 9500, mais dem uma olhada nisso como exemplo:

A HD3650 num ASUS com o jogo FEAR no modo MAX.

CPU: T9300

RAM: 3GB

Value: 24

Já a 9500M GS num ASUS.

CPU: T9300

RAM: 3GB

Value: 34

Maior sacanagem, nada a ver os testes daquele site, acho que são patrocinados pela nVidia também....eheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ice, to querendo pegar esse ae também. Mas se eu conseguir a grana, eu queria pegar um série P.

ce acha que convem trocar esse seu pelo http://www.gatewaybrasil.com.br/modelos/p-7811fx.htm ?!?!?!

acho 200gb de hd pequeno :/

mas de resto é sensacional né?

mas digo pelo preço e pelo tamanho do hd, cê acha que convem trocar se eu tiver a grana?

e meu sonho de consumo é esse:http://www.gatewaybrasil.com.br/modelos/p-7801u.htm

como voce disse que tava lendo ae sobre sensores de monitor e tudo mais. o que você sabe sobre esses da série P ?!

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ice, to querendo pegar esse ae também. Mas se eu conseguir a grana, eu queria pegar um série P.

ce acha que convem trocar esse seu pelo http://www.gatewaybrasil.com.br/modelos/p-7811fx.htm ?!?!?!

acho 200gb de hd pequeno :/

mas de resto é sensacional né?

mas digo pelo preço e pelo tamanho do hd, cê acha que convem trocar se eu tiver a grana?

e meu sonho de consumo é esse:http://www.gatewaybrasil.com.br/modelos/p-7801u.htm

como voce disse que tava lendo ae sobre sensores de monitor e tudo mais. o que você sabe sobre esses da série P ?!

abração

Acho 200Gb mais que suficiente, não tenho tanta coisa pra socar no note hehehe (meu pc tem 500gb e só usei 170). E tem que ver que ae são 200GB porém 7200rpm.

A série P também tem o design humilhante do MC ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo, os serie P se nao me engano aceitam 2 HDs, porque teve um tempo q tinha um modelo q vinha com RAID, eu se catasse 1, colocaria um segundo HD200gb 7200RPM, tem q ser igualzinho, igual antigamente pra fazer dual channel, esquema é ver o q ta nele e comprar outro exatamente igual, mesma marca e tudo pra dar melhor performance.

faria isso por performance, nao por storage, porque 200gb pra note é bastante coisa e sempre é bom guardar as coisas importantes num HD USB externo pro caso de ser assaltado ou perder o note.

design, o P é igual ao M so q preto e laranja, tem um M fx tb, ai é mesma cor, o MC ja é esse design novo, quando receber ai vai dar pra ver melhor e por as fotos com detalhes.

eu chuto que a HD2600 do M e essa do MC 3650 vão ser parecidas, a HD2600 tem 390 milhoes de transistores tecnologia de 65nm, ja a 3650 379 milhoes, ela tem menos, mas é tecnologia mais moderna, 55nm, vamos ver o quanto a nova tecnologia melhorou a coisa, so vai dar pra saber mesmo hora q comparar os jogos ja testados na com HD2600, tb to louco pra começar os testes :) acho q no fundo eu gosto muito mais de ficar fazendo estes testes do que propiamente ficar jogando alguma coisa.

O q eu acho q é uma baita vantagem dos P FX é virem com 4gb 1066 MHZ DDR3, morro de curiozidade pra ver como q rola essas memorias em chipset novo mobile.

o MC venceu a briga, tinha curiozidade sobre a HD3650, ele tb tem o chipset atual, PM45, e tem esse putz design.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade nao é o dobro, uma tem 355MHZ real a outra 333Mhz real, o que muda é que uma vai 2 cordoes de dados por vez e na outra 3 cordoes.

vai ser mais rapida sim, mas nao o dobro c as duas estiverem ligadas ao mesmo processador e chipset.

agora quantos % mais rapida ela vai ser na pratica ai ja nao sei.

é igual o dual chanel, ele é mais rápido que o single, mas nao chega nem a 50% + na pratica, so q em teoria deveria ser o dobro.

fizeram um teste ai de dual, nao to lembrando os valores exatos de ganho, chutei os 50% mas acho q nao chegava nem nisso.

agora, memoria a parte, estes serie P sao baita maquinas.

@snague, nem, so pra resumir a historia, o M-6851 ja to com ele a mais de 6 meses acho. o kennex se apossaram dele, o mac era um porre porque tudo q eu queria usar tinha q converter pra usar nos desks, ate poderia usar bootcamp mas torra usar um mac pra usar win, o asus era sociedade com meu pai, o vaio meu irmão garfou, e por ai vai, preciso é montar um escritorio dentro de um cofre.

o M-6851 vai pra minha mae no fim da historia, so espero q ela nao pare de anotar receitas de bolo pra ficar jogando porque ai vai ser fordz perder os bolos dela :) :)

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas de qq forma aquele site provavelmente é da nvidia porque ate HD3870 se da mal naquele site.
Esse site é tão furada que eles colocam a Intel 4500MHD Classe 3 e a X1300 Classe 4.
Maior sacanagem, nada a ver os testes daquele site, acho que são patrocinados pela nVidia também....eheheheh

O site Notebookcheck tem uma peculiaridade, com relação ao banco de dados deles: o próprio site não realiza testes, ou se realiza é apenas um único.

O que eles fazem é o mesmo que ocorre no site da Futuremark, que é a empresa que faz o 3DMark atualmente, que é coletar os dados enviados por usuários que se registram e com isso organizar um banco de dados.

Sendo assim, vocês precisam ter em mente uma coisa: da mesma forma que aqui no fórum tem gente com notebooks iguais e desempenhos diferentes, muitos com problemas de falta de rendimento devido a diversos fatores, lá também ocorre isso... basta olhar unitariamente os resultados, que se percebe claramente esse fato.

Mesmo entre VGA idênticas, se percebe notebooks com configuração muito mais forte (processador muito melhor, mais RAM) perdendo FEIO para outros com uma configuração muito inferior...

E isso ocorre por diversos, mas diversos fatores mesmo! Vou postar os que posso imaginar:

- diferentes versões de drivers e sistemas operacionais

- diferente metodologia nos testes (uns desabilitam tudo e deixam o notebook quietinho enquanto roda os testes, outros executam os testes enquanto navegam, conversam no MSN, escutam música, etc)

- diferentes perfis de gerenciamento de energia no momento do teste (tem gente que nem se liga nisso ao realizar um teste)

- uns possuem o Windows carregado de programas, serviços, gadgets, antivírus pesados, descansos de tela quase instantâneos e updaters ('atualizadores'), ao passo que outros estão com o Windows 'pelado'

- diferentes configurações da placa de video, estando uns com ela configurada para desempenho e outros com elas configuradas para qualidade, o que eu já provei nesse fórum que muda e MUITO o desempenho, mesmo rodando benchmarks que teoricamente deveriam desabilitar os recursos de aperfeiçoamento gráfico (filtros e outros)

- overclock (sim, infelizmente tem muita gente que na ânsia de 'defender o seu peixe' acaba apelando e daí atrapalha as análises, mandando resultados que não vão corresponder à realidade)

Como podem ver, são inúmeras coisas (e certamente tem mais, que eu esqueci) que vão influenciar o desempenho de um determinado notebook (ou VGA) não somente no Notebookcheck, mas em qualquer site que use como referência resultados enviados por usuários diferentes, que não respeitam qualquer metodologia ou parâmetro nos testes que fazem.

Vou dar um único exemplo para ilustrar isso que estou dizendo (mas devem haver centenas como esse):

http://www.notebookcheck.net/NVIDIA-GeForce-9500M-GS.8167.0.html

Esse link traz os testes da nVidia 9500GS.

Rolem a tela pra baixo e localizem onde tem os gráficos mostrando a média de desempenho no 3DMark'03, e cliquem na frente dele onde diz "More details" (isso abre uma tabela que mostra todos os resultados enviados por usuários até o momento).

Reparem que, logo de cara, aparece um resultado muito ruim - o pior deles - obtido por um Asus X55Sv (T8100, 3GB RAM) que fez apenas 6.580 pontos (é o único resultado abaixo de 10.000 pontos). E logo abaixo dele, um Acer 6920G com o mesmo processador, porém 4GB de RAM, obteve 10.267 pontos, e o melhor resultado de todos ali foi obtido por um Asus M51SN que tem processador ligeiramente superior (T8300), mas com apenas 2GB de RAM, e ainda assim fez quase o dobro de pontos...

Ou seja: é mais do que claro que tem muita coisa errada nessa discrepância enorme entre resultados de uma mesma VGA.

Coisas assim acontecem porque muitos daqueles testes são feitos por leigos, por usuários comuns que se registram lá e não tem noção das coisas, em contrapartida com outros que fazem de forma mais eficiente.

E o mesmo vale para a ATi HD3650... no mesmo teste que citei da 9500GS, tem lá dentre os resultados de notebooks com a HD3650, dois Asus - um M70SA e outro M50S - que possuem o mesmo processador, porém um tem 3GB e outro tem 4GB... e o que tem 4GB está com pior desempenho!

E detalhe importante: dos seis testes de notebooks com HD3650 que tem lá, apenas uma delas já é a que usa GDDR3 (o resto ainda é com GDDR2).

Sendo assim, se realmente há alguma falcatrua a favor da nVidia, imagino que a única forma seria se o site (ou a própria nVídia) fizesse vários cadastros falsos para mandar testes horríveis com as ATi, de forma a 'derrubar' o desempenho médio delas.

(OBS.: malz ae pelo offtopic, mas todos que eu dei quote estavam falando apenas de resultados do Notebookcheck, então tomei a liberdade de opinar também sobre esse tema)

-------------------------------------------------------------

Sobre o notebook do tópico (Gateway MC7803u), eu achei ele muito bonito e certamente deve ser poderoso para jogos. Acredito que a HD3650 deva ter desempenho um pouco superior ao de uma HD2600, pois ainda que ela conte com mais clock, ela tem menos transistores... mas deve ter um ganho, no final das contas.

Inclusive eu estive observando uma coisa interessante, relacionado ao chipset Intel Express 45: ele permite rodar a HD3650 em conjunto com uma Intel 4500HD, de forma híbrida! Não sei se nesse Gateway haverá tal possibilidade, mas isso pode ser observada por exemplo no Lenovo ThinkPad T500, conforme matéria neste link:

http://www.notebookcheck.net/Review-Lenovo-Thinkpad-T500-Notebook.11970.0.html

Um dos maiores méritos que vejo nos notebooks da Gateway são os 3 anos de garantia... se levar em conta que tem muito notebook - mas muito mesmo - dando problema com menos de 1 ano de uso, imagino que ter 3 anos para usar e abusar do notebook tendo a certeza de que em caso de qualquer problema, terá o respaldo da fábrica para resolver, deve ser um fator a ser muito considerado na hora da compra.

Três anos é praticamente o tempo de vida útil 'com eficiência' de um notebook, então significa que você pode comprar, usar o seu Gateway o quanto quiser e vendê-lo quando ele ficar obsoleto, tudo isso sendo coberto pela garantia!

Muito bom ;)

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...