Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Tiago Shimizu

Medidor de Carga com PIC

Recommended Posts

tipo, como havia pedido no primeiro post, eutou precisando do diagrama do projeto, ligação do comparador ao PIC e do PIC ao LCD.... será que poderia estar me ajudando?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigão

Da uma procurado no google sobre LCD 16x2 e PIC, depois procure por termometro com PIC, a você ja aprendeu a escrever no LCD e a ler o A/D, ai fica mais fácil pra você implementar o projeto que você precisa !

Uma pergunta ?

Em qual linguagem você pretende programar ?

André

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Fala fei, faz o seguinte procure adquirir a REVISTA ELETRÔNICA TOTAL de SET/OUT 2007, lá tem um projeto completo de voltimetro digital com PIC, explica o hardware e o software, tem até mesmo a placa de circuito impresso prontinha, e voce pode baixar o software direto do site da revista e gravar o seu PIC.

O único detalhe é que este circuito usa 3 displays de LED 7 segmentos em vez de LCD.

Leia bem o artigo, lá explica como fazer o ajuste perfeito para ler a tensão que voce quer ok ?

Um abraço.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

velho vou te descrever como fazer o circuito e o algoritmo do pic (minha ideia basica e pode ser melhorada com melhoras de outros colegas aqui do forum).

Circuito:

Você pode usar o LCD de 2 (duas) maneiras:

8 vias (Um PORT inteiro do PIC);

4 vias

Como você vai ler 2 baterias então você deve implementar 1 divisores de tensão resistivo.

Levando em conta que a bateria pode esta em carga ou recebendo tensão acima, de sua tensão nominal, é bom você calcular o divisor para 30V.

1 Resistor de 10K e 1 resistor de 2k2 é suficiente para adequar seu sinal da bateria que pode variar de 0V a 30V.

Se quiser pode usar um zener de 6V8 ou proteger com 2 diodos.

Existem rotinas prontas para escrita no LCD prontas, da uma procurada no google, ou vai no site http://www.mosaico-eng.com.br no menu downloads e baixa os exemplos do livro conectando o PIC, no exemplo 4 se não me engano é o fonte de um voltimetro de 0V a 5 V, la tem também o data sheet do LCD 16x2 e tem como liga-lo ao PIC.

O algoritimo é simples:

Configurar o A/D, e escolher se quer trabalhar com 8 bits (de 0 a 255) ou 10 bits (de 0 a 1023).

Deve-se ler o canal0 (por exemplo, ligado a bateria);

Converter o valor que estão nos registradores do A/D (ADRESH e ADRESL) na tensão proporcional a que esta na entrada do canal0, mas como ?

A regra de três pode facilitar sua vida nesse momento.

Na entrada do A/D tem por exemplo 15 V usando o A/D com resolução para 10 bits, nos registradores ADRESH e ADRESL, terá 512, basta pegar esse valor e fazer uma regra de três simples:

Se 1024 = 30,0 V

512 = X

512 * 15,0 V = 15360

15360 / 1024 = 15V

Dessa maneira a precisão do voltimetro será de 0,029 V ou 29mV (15,0V / 1024 = 0,029V).

No exemplo 4 da mosaico, tem todas as rotinas de multiplicação e divisão trabalhando em 16 bits e a rotina de amostragem no LCD.

Ah uma dica, para trabalhar com "," ou "." use como referencia para os 30V na variavel o valor 300 ai depois você coloca o ponto decimal no lugar certo !

Espero ter ajudado.

Qualquer coisa é só falar

André

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal,

Estou precisando um programa pronto em Assembly para ler uma temperatura através de um sensor ( LM35 ) para PIC18F4550.

Eu tenho o KIT didatico para uso do PIC, poderia mandar para você por -mail.

Alguém teria como me ajudar?

ldresch@ibest.com.br

obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais