Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão sobre modo de ventilação do Gabinete


DonTsTiLL

Posts recomendados

Bem, eu tenho um gabinete Multilaser Gamer Storm e gostaria de saber como resfriar melhor o gabinete. Eu fiz um esquema de todos os coolers que eu estou usando atualmente e com direito a explicação pra onde eles estão jogando o ar. Gostaria de lembrar que fora o que tem no esquema ainda tem tambem os fios da fonte que ficam meio atrapalhados, apesar que eu organizei prendendo na grade das baias.

[FOTO]Esquema do gabinete

Essa grade para HDs é uma gradezinha feita do mesmo material da estante das baias. Ela serve pra colocar HDs, só que como meu HD é ide, ficaria meio complicado para colocalo lá, então colocaram ele na baia de disquete.

Eu consegui atingir a temperatura de 27°C no processador ocioso, porém, não sei se o programa estava bem configurado.

Coloquei um cooler na frente, porém, o unico problema que eu tive foi a oxidação das portas USB da frente do gabinete, inclusive a porta de baixo parou de funcionar do nada não sei porque ainda. Aqui em casa eu tenho um probleminha com umidade, pois quando chove a parede a mais ou menos 2 metros do gabinete fica meio molhada. O gabinete está na mesma parede que o fogão já na cozinha, isso é bom porque esquenta um pouco a parede da parte dele.

[FOTO]Esquema da Sala

[FOTO]Oxidação na porta USB da frente

OBS: Efeito da foto foi elevado um pouco, porque a foto foi tirada de noite, dai a qualidade ficou meio baixa.

[FOTO]Gabinete na escrivaninha

Lembrando tambem que o meu gabinete está em uma escrivaninha, dai ele fica meio apertadinho, uns 2,5 dedos de espaço entre o lado do gabinete que tem o cooler e a parte da escrivaninha, da pra correr ar eu acho.

Lá vão as perguntas:

1: Como está meu modo de ventilação está bom?

2: O cooler da frente vai me dar mais problemas?

3: Se eu colocar o cooler da tampa lateral pra jogar ar dentro do gabinete n vai ficar ruim pra placa mãe n, umidade e tal?

4: Como posso amenizar o problema da Umidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e aí felipe vou postar aqui pra discurtimos isso com toda a galera do fórum

na minha opinião sua temperatura está ótima a prova disso é os 27º graus do processador, eu tirava o cooler da frente e botava na lateral por que você botando na lateral ele vai bater na placa mãe e batendo na placa mãe não tem isso de umidade não, o chipset é no meio da placa o vento foca bem aquela parte, o vento vai atingir o chipset a placa de vídeo e o processador e se batesse nas memórias melhor ainda, e batendo no chipset não é ruim por queo chipset esquenta muito. essa é minha opinião a galera aí tem experiências e se alguém discordar é normal vamos discutir democraticamente!!!!!!!

ga g31m-s2l/ pentium dual core e2140/2 gravadores de dvd lg 1 sata e 1 ide+1 de cd/2gb de ram 667 em dual channel/hd 2x250gb samsung+1x1 160gb samsung/6 exaustores e 26º graus o cpu já overclockado/nvidia 8600gt 512mb zoggis/subwoofer 2.1 clone/thermaltake de 600w reais w.o 129ru/genius 5.1/lcd aoc 712sa/placa de captura pixelview/ windows vista ultimate edition muito feliz s.o muito bom tive uns probleminhas mas resolvi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho muita experiência, mas aqui vai.

Para começar, achei bem estranho o posicionamento daquele fan número 2, da primeira figura. O ar entra por aqui <- pelo 1 e é jogado para fora pelo 2 antes de circular?

As configurações mais comuns são fans de admissão na frente, sobre o processador e/ou placa de vídeo; fans de exaustão na traseira e topo.

Claro que dependendo da configuração alguns se tornam primordiais e outros descartáveis. Se o gabinete está com sua base completamente apoiada sobre a superfície é impossível colocar fans de admissão na parte de baixo, e se ele está num "casulo" (o que eu não acho recomendável...), então a tampa lateral não está muito espaçada da superfície, tornando difícil o trabalho dos fans de admissão.

E a umidade realmente é um problema, se for ela a causadora daquela oxidação toda na entrada USB é bom ter cuidado. Infelizmente nessa área não tenho experiência nenhuma e não posso aconselhá-lo. Só acho que não ventilar o gabinete não seria a melhor das idéias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho muita experiência, mas aqui vai.

Para começar, achei bem estranho o posicionamento daquele fan número 2, da primeira figura. O ar entra por aqui <- pelo 1 e é jogado para fora pelo 2 antes de circular?

Bem, eu agora fiquei pensando tambem. Então se eu inverter o da lateral pra ficar de entrada tambem n vai ter problema n? jogando o ar direto na placa mãe? E chega nas memórias tb...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas aquela parte esquenta bem mais do que um leitor de cartões ou portas usb ali na minha opinião vão ser muito eficientes tira o frontal e joga na lateral pra ver o que da!!!!

ga g31m-s2l/ pentium dual core e2140/2 gravadores de dvd lg 1 sata e 1 ide+1 de cd/2gb de ram 667 em dual channel/hd 2x250gb samsung+1x1 160gb samsung/6 exaustores e 26º graus o cpu já overclockado/nvidia 8600gt 512mb zoggis/subwoofer 2.1 clone/thermaltake de 600w reais w.o 129ru/genius 5.1/lcd aoc 712sa/placa de captura pixelview/ windows vista ultimate edition muito feliz s.o muito bom tive uns probleminhas mas resolvi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo com jack stone coolers sem critério não traz vemtilação tire os frontais e bote na lateral!!!!!!

ga g31m-s2l/ pentium dual core e2140/2 gravadores de dvd lg 1 sata e 1 ide+1 de cd/2gb de ram 667 em dual channel/hd 2x250gb samsung+1x1 160gb samsung/6 exaustores e 26º graus o cpu já overclockado/nvidia 8600gt 512mb zoggis/subwoofer 2.1 clone/thermaltake de 600w reais w.o 129ru/genius 5.1/lcd aoc 712sa/placa de captura pixelview/ windows vista ultimate edition muito feliz s.o muito bom tive uns probleminhas mas resolvi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo com jack stone coolers sem critério não traz vemtilação tire os frontais e bote na lateral!!!!!!

cara pra que tirar os frontais? Se for assim é melhor deixar o frontal. Eu ja tenho cooler na lateral, e o meu gabinete só aceita um cooler na lateral.

O problema não é tirar da frente pra por no lado pow, o problema é se o cooler da frente ta bom e se a direção de ar dos coolers estão bons

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, não vejo problemas em relação ao esquema do fluxo de ar no seu gabinete. Ponto positivo é a fan na parte inferior da fonte, que em conjunto com a fan traseira ajuda a retirar o ar quente proveniente dos MOSFETs e do processador.

O cooler lateral é recomendado mesmo que jogue ar em direção a placa-mãe, inclusive com o auxílio do duto pra que haja melhor direcionamento a região do processador.

Outro problema é o modo como seu gabinete está praticamente "embutido" nesse móvel, dificultando a circulação de ar nas laterais entre o gabinete e o móvel. Mas provavelmente, como é o caso de muitos, você nao tem para onde mover o gabinete.

Quanto ao problema da umidade realmente não sei dizer o que poderia ser feito pra driblá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a temperatura do seu processador esta ótima, mas você não postou a temp da mobo. quanto a posição dos coolers eu só trocaria o da tampa lateral que esta como exaustor para jogar o ar para dentro. você poderia pensar também na possibilidade de tirar seu gabinete daquele buraco ( muito fechado ) da sua escrivania, ela com certeza está abafando a ventilação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a temperatura do seu processador esta ótima, mas você não postou a temp da mobo. quanto a posição dos coolers eu só trocaria o da tampa lateral que esta como exaustor para jogar o ar para dentro. você poderia pensar também na possibilidade de tirar seu gabinete daquele buraco ( muito fechado ) da sua escrivania, ela com certeza está abafando a ventilação.

Cara mais levando em consideração um pouco a umidade média que tem na minha casa, não seria um pouco arriscado jogar o ar diretamente na placa mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

porque vocês esta perguntando isso ? você mora perto do mar ? quando você diz umidade média que tem na sua casa, você esta querendo dizer o que exatamente ?

Moro a cerca de no máximo 1km da praia, isso pode ser muito, mais ja perdi 2 placas de video. Alem do resto de maresia que pode chegar na minha casa, tem tambem uma parede do lado direito da sala da minha casa que molha muito quando chove, conforme a parede molha, a umidade fica presente.

Tenho medo de colocar o cooler lateral a jogar diretamente para a placa mãe, pois posso peder mais uma Ex:

Chove e molha a parede;

A umidade na sala aumenta;

O cooler lateral joga poeira umida na placa mãe;

A poeira seca e fica colada na placa mãe;

A placa mãe vai embora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...