Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial de atualização da BIOS do Semp Toshiba STI AS-1560 (c/ gforce 7400go)


fenixman

Posts recomendados

Opa, valeu cara, ajudou.

Embora o NHC eu não tenha conseguido usar, dá erro na hora de abrir , acredito que por usar SO 64 bits.

Mas o controle do clock pelo proprio SO voltou a funcionar :aplausos:, provavelmente pelo AMD Dual Core Optimizer -> Não abre nenhuma tela do programa...

A nivel de conhecimento, setar clock para sempre ficar no máximo quando estiver conectado na fonte:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3243107&postcount=505

O tutorial é para outro processador, mas bem explicativo.

Valeu Viny! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Galera to usando o WIN7... só que estou tendo um problema...

instalei o XP MODE nele só que quando vai abrir ele pede para ativar uma função de hardware virtualization na BIOS...já fui lá ver se tinha essa opção e não tem..

OBS: uso essa bios "1.1P" e verifiquei se meu processar era compativel com essa tecnologia pelo programa "secureable" e nele consta que sim...

a BIOS original tinha essa opção?? ou será que existe algum programa que faz isso sem ir na BIOS??

Estou com o mesmo problema... De resto tudo ok!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

pessoal to em duvida na hora de voltar a bios original preciso levar o note na autorizada e quando vou selecionar a bios para atualizar o arquivo tem extensão 'bak" e o programa pede um "rom".

o que devo fazer... alterar a extensão ou o arquivo está errado..

Obs.: o texto está sem virgula e interrogação devido a problemas no teclado. Por isso preciso levá-lo na autorizada.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...
Galerinha, mais um tutorial que com certeza será de grande ajuda para os proprietários desse excelente notebook. Eu tenho o modelo STI AS-1560 Turion X 2 TL-50 que eu adquiri no submarino. É exatamente igual ao modelo do EXTRA. O STI AS-1560 Turion TK-36. A única diferença entre eles é o processador.

Desde o início percebi que o nosso notebook vem com BUG de fábrica, a BIOS da placa-mãe dele é totalmente desatualizada, ele vem com a versão 1.1C (para verificar a versão da sua Bios use o programa CPU-Z). Essa versão por ser muito antiga não corrige um BUG relacionado ao IRQ da placa-mãe que acaba entrando em conflito dois dispositivos de hardware, o mouse e a placa de rede sem-fio WI-FI.

Esse BUG é irritante porque ele faz o ponteiro do mouse sumir (vira um fantasminha, você ainda consegue usar o mouse só que não aparece o ponteiro), só que ele faz travar a placa de rede sem-fio e com isso a conexão com a internet cai e nenhuma rede passa a ser reconhecida. A solução é desligar o notebook e ligá-lo novamente. Liguei para várias assistências técnicas da Semp-Toshiba e o pessoal parece desconhecer esse BUG.

O colega Elio Filho descobriu que o nosso notebook é o mesmo modelo do Amilo-Siemens Pa 1538/1539. E viu que no site deles tinha várias atualizações da BIOS que corrigiam diversos erros inclusive esse do mouse-fantasma.

Como eu já tava revoltado com esse BUG e num ato meio insano resolvi ser o kamikaze da galera e fazer o upgrade da BIOS. Alguém tem que ser o bucha, boi-de-piranha ou doido pra abrir a porteira hehehehe. Gracinhas a parte vou colocar aqui o passo-a-passo pra galera saber exatamente como fazer o upgrade da Bios e resolver vários probleminhas do nosso querido e amado notebook.

Primeira coisa, baixe a última versão disponível da Bios (1.1P) no site: http://www.easy-share.com/1905137518/bios sti v1P.EXE

Baixe o programa CPU-Z no site: http://www.easy-share.com/1905137544/cpuz_149.zip

Agora prestem atenção: O NOTEBOOK TEM QUE ESTAR NA TOMADA E COM A BATERIA CARREGADA E TODOS OS PROGRAMAS DO WINDOWS FECHADOS, SEM NADA RODANDO. Se o windows travar ou o notebook desligar durante o upgrade a sua placa-mãe pode morrer!!! A garantia não cobre esse tipo de risco e faça o upgrade apenas se achar necessário e quiser arriscar.

Primeiro abra o programa CPU-Z e verifique a versão da sua Bios. É só clicar na ABA MAINBOARD. Agora feche o programa.

Execute o programa de atualização da Bios que você baixou. Ele vai perguntar se você tem certeza se quer atualizar para a versão 1.1P, clique no SIM e aguarde...

Vai dar esse erro aqui: biosij7.jpg

É normal esse erro, ele diz que uma parte do número de identificação da bios é diferente da bios do nosso notebook. Isso acontece porque a semp-toshiba alterou a nossa bios para poder personalizar ela com seu logotipo e nome. Bom, após essa msg é só clicar no OK, agora vem a parte para burlar isso.

Você escolhe a pasta onde vai ficar o backup da sua BIOS original na linha "Specify backup files for existing BIOS" e depois você tem que clicar no ADVANCED SETTING nessa tela aqui:

bios2ul2.jpg

Aí, nessa tela aqui você desmarca a opção VERIFY BIOS PART NUMBER (a 1a linha somente) e depois clica na aba DMI (parte de cima).

bios3yn7.jpg

Na ABA DMI deixa exatamente como está nessa foto abaixo!!! UPDATE THE BIOS AND NOT DMI (isso serve para que não seja apagada algumas informações que a semp toshiba colocou no DMI relacionada ao número de série por exemplo entre outras coisas que identificam o seu notebook). Depois é só clicar em OK.

bios4rp8.jpg

Após isso você clica no botão "FLASH BIOS" que ele vai iniciar o processo, ele vai perguntar se você tem certeza que quer atualizar a BIOS mesmo sabendo que o PART NUMBER é diferente, sendo que um é PTB-50 e o outro é PTB-5F. Você coloca que sim e aguarda calmamente o processo da atualização que demora uns 20 segundos, depois o programa vai reinicializar o notebook já com a BIOS nova.

Quem quiser entrar na BIOS nova é só apertar F-2 durante o BOOT, mas já adianto que não existe nenhuma configuração ou opção nova na BIOS, ela é exatamente igual a antiga nesse quesito. E ela já vem com a opção "legacy USB" habilitada. Aconselho a desabilitar para não travar o boot do windows quando estiver com um pendrive conectado.

Quando iniciar o windows xp com a BIOS nova é como se você estivesse instalando uma nova placa-mãe, ele vai reconhecer várias coisas como "novo hardware encontrado e vai instalando tudo sozinho, redes, som, hd, ide, video, modem, audio, co-processador, tudo, só o video que eu tive que indicar a pasta onde tinha um arquivo do driver antigo. Tive que dar mais um boot para ele poder iniciar o windows com os drivers novos e tudo ficou funcionando igual a antes.

O que eu notei de diferença: a temperatura do processador e da placa de video cairam, o processador trabalha numa velocidade muito menor e só quando você abre um programa ou um jogo que ele aumenta a potência, é tudo automático, achei o sistema mais estável e rápido.

A prova do crime tá aí, é a última foto do tutorial mostrando que a bios nova tá 100% funcional !!! Abraço e espero que tenham gostado, qualquer dúvida postem aqui para ficar organizado.Um obrigado especial ao Elio Filho que teve a ideia e descobriu a BIOS certa para o notebook.

Atualização: obrigado também ao Renato Leite que deu a dica pro Elio. Guardem a BIOS antiga, gravem num cd ou pendrive para poderem fazer um backup caso julguem necessário. No próprio programa de atualização você pode fazer isso e voltar atrás com a Bios antiga. A BIOS nova corrige um problema do cooler do processador, é como se ele trabalhasse diferente e fica muito melhor a refrigeração, o computador virou outro. Vale muito a pena. Se faltou alguma informação é só perguntar e espero que seja útil esse tutorial porque deu trabalho e eu tive que ter muita coragem para arriscar o notebook da patroa huauhauhauha!

bios5ul4.jpg

EDITADO DIA 05/03/2009

Caso você queira voltar com a BIOS original você pode baixá-la nesse link:

http://www.easy-share.com/1905137514/bios sti original.zip

Aí para voltar a BIOS antiga é só executar o programa de atualização da BIOS, clicar em cancelar e escolher o arquivo da BIOS antiga clicando no ícone BROWSER na linha Specify New BIOS FILE. Depois siga o procedimento do início do tutorial.

Foi lançado uma nova versão da BIOS 1.1Q . Não baixem e nem instalem essa versão, ela é pior que a 1.1P e ainda desabilita uma função importante da placa de video nvidia.

w1280.png

Por favor, me ajudem....

1. O biosver.exe não roda ni win7;

2. Quando eu rodo o winphlash.exe e clico em advanced settings, ele diz q eu não tenho privilégio de administrador, mas eu sou o adm do note...

Envie dicas, ou sei lá, qualquer coisa que ajudem antes de cuzinhar meu note...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor, me ajudem....

1. O biosver.exe não roda ni win7;

2. Quando eu rodo o winphlash.exe e clico em advanced settings, ele diz q eu não tenho privilégio de administrador, mas eu sou o adm do note...

Envie dicas, ou sei lá, qualquer coisa que ajudem antes de cuzinhar meu note...

Já tentou executar o aplicativo clicando com o botão direito do mouse e selcionando a opção: Executar como Administrador (português) ou Run as Administrator (Inglês)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou executar o aplicativo clicando com o botão direito do mouse e selcionando a opção: Executar como Administrador (português) ou Run as Administrator (Inglês)?

valeu, mas no desespero desinstalei o win7 e instalei o XP. Já fiz a atualização da bios, agora vou instakar o Win7 pra ver como fica.

Mesmo assim valeu pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá amigos,

Comprei esse note em meados de 2008, pelo submarino, depois que li as experiências de vocês por aqui. Sou muito grato a todos vocês, pois realmente é um ótimo note, ainda mais agora com a atualização da BIOS.

Além de atualizar a bios coloquei mais 1Gb de Ram e instalei o Win xp, até pensei em fazer as peripécias que o povo fez, mas como não me garanto muito, acabei desistindo...

Só que agora quero instalar o windows 7 Ultimate 64, mas não estou encontrando os drivers, alguém pode me ajudar?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

Comprei esse note em meados de 2008, pelo submarino, depois que li as experiências de vocês por aqui. Sou muito grato a todos vocês, pois realmente é um ótimo note, ainda mais agora com a atualização da BIOS.

Além de atualizar a bios coloquei mais 1Gb de Ram e instalei o Win xp, até pensei em fazer as peripécias que o povo fez, mas como não me garanto muito, acabei desistindo...

Só que agora quero instalar o windows 7 Ultimate 64, mas não estou encontrando os drivers, alguém pode me ajudar?

abraços

Instalei o Win 7 x86 aqui e não precisei instalar nenhum drive além dos drivers de som e da VGA que utilizei os usados no Vista mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, acho que descobri algo.

Recentemente fiz um upgrade de memória, de 2x1GB para 2x2GB, mas o Windows (seja x86 ou x64) continua lendo 2GB, assim como a BIOS.

Tentei de tudo, quando resolvi procurar informações sobre o note Amilo-Siemens Pa1538/1539 do qual utilizamos a BIOS.

E, para minha surpresa, esse note só aceita 2x1GB...

Vejam:

https://sp.ts.fujitsu.com/dmsp/docs/ds_amilo_pa_1538.pdf

Agora, o pessoal que está com essa BIOS e com 4GB, poderiam verificar se o sistema está lendo os 4GB, assim como a BIOS (teclando F2 na inicialização)?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Agora, o pessoal que está com essa BIOS e com 4GB, poderiam verificar se o sistema está lendo os 4GB, assim como a BIOS (teclando F2 na inicialização)?

Obrigado!

Estranho. O elio_filho usava 4GB numa boa, com a BIOS nova. Se não me engano o Edskyline também, talvez ele possa confirmar (se lembrar, pois o note dele já morreu). Se você quiser pode tentar um downgrade de BIOS para a versão original da Semp Toshiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho. O elio_filho usava 4GB numa boa, com a BIOS nova. Se não me engano o Edskyline também, talvez ele possa confirmar (se lembrar, pois o note dele já morreu). Se você quiser pode tentar um downgrade de BIOS para a versão original da Semp Toshiba.

Obrigado pela resposta Viny!

Estou tentando fazer o downgrade da bios, utilizando o mesmo programa para a mudança da bios, mas sempre dá tela azul. :(

Será que tenho que fazer o downgrade com um pente de memória só? :confused:

Qual o programa que se deve usar para fazer o donwgrade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Só pra lembrar, digamos assim!

Quando instalei o seven 64bits o STi reconhecia e alocava 4GB de memória RAM (COM BIOS NOVA). Vários outros programas de diagnóstico de sistema também mostravam 4GB de RAM. Menos com o XP 32 bits (que tinha antes do seven). Este mostrava 3GB um valor ainda superior ao do colega que só enxerga 2GB!

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ed, instalei o Seven 32 e 64 bits e, em ambos, o sistema só visualiza 2GB.

Inclusive na bios só são enxergados 2GB.

Veja no link que coloquei mais acima que essa BIOS nova é de um notebook que só aceita 2GB.

Quando meu STI estava "vivo" eu instalei o Windows Seven 64 e mapeava os 4G de ram. Eu so tinha feito a primeira atualizacao da Bios deste forum, não lembro qual versao.

Não posso ajudar + porque o o coitado bateu as botas (placa-mãe).

Mas comigo funcionou tambem com o XP 64 e com o Vista 64 ( esse era um lixo!)

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ed, instalei o Seven 32 e 64 bits e, em ambos, o sistema só visualiza 2GB.

Inclusive na bios só são enxergados 2GB.

Veja no link que coloquei mais acima que essa BIOS nova é de um notebook que só aceita 2GB.

Muito estranho isso. Será que o lote de notebooks em que vei o seu tem essa limitação de apenas 2GB de memória? Pois esse é um fato novo pra mim! Seu note é recente ou é da época da "jovem guarda", eu, elio filho, elan-lopez (onde será que anda???), Viny, fenixman......?

Quando meu STI estava "vivo" eu instalei o Windows Seven 64 e mapeava os 4G de ram. Eu so tinha feito a primeira atualizacao da Bios deste forum, não lembro qual versao.

Não posso ajudar + porque o o coitado bateu as botas (placa-mãe).

Mas comigo funcionou tambem com o XP 64 e com o Vista 64 ( esse era um lixo!)

abraços

Seu note também deu pau na placa-mãe? Mais um pra lista. Daqui a pouco vou criar um tópico chamado: "Usuários do STi cuja placa-mãe queimou"......

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Muito estranho isso. Será que o lote de notebooks em que vei o seu tem essa limitação de apenas 2GB de memória? Pois esse é um fato novo pra mim! Seu note é recente ou é da época da "jovem guarda", eu, elio filho, elan-lopez (onde será que anda???), Viny, fenixman......?

Nem cheguei a colocar 4GB no meu... mas posso garantir que o Elio Filho fez a atualização de BIOS e usava 4GB numa boa.

J@ckB@uer, qual versão da BIOS você está usando?

Seu note também deu pau na placa-mãe? Mais um pra lista. Daqui a pouco vou criar um tópico chamado: "Usuários do STi cuja placa-mãe queimou"...... Abs.

Causa mortis: falência múltipla de órgãos... o meu já começou com a morte do drive de CD/DVD. Triste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando meu STI estava "vivo" eu instalei o Windows Seven 64 e mapeava os 4G de ram. Eu so tinha feito a primeira atualizacao da Bios deste forum, não lembro qual versao.

Não posso ajudar + porque o o coitado bateu as botas (placa-mãe).

Mas comigo funcionou tambem com o XP 64 e com o Vista 64 ( esse era um lixo!)

abraços

Muito estranho isso. Será que o lote de notebooks em que vei o seu tem essa limitação de apenas 2GB de memória? Pois esse é um fato novo pra mim! Seu note é recente ou é da época da "jovem guarda", eu, elio filho, elan-lopez (onde será que anda???), Viny, fenixman......?

Abs.

Nem cheguei a colocar 4GB no meu... mas posso garantir que o Elio Filho fez a atualização de BIOS e usava 4GB numa boa.

J@ckB@uer, qual versão da BIOS você está usando?

Sou da época da jovem guarda! :D

Fui um dos primeiros a comprar.

A BIOS que estou usando é a 1.1P, qual é a BIOS anterior a essa?

Tem o link para baixá-la?

Sobre os falecimentos do note, vocês que passaram por isso, fizeram aquele procedimento de troca da pasta térmica?

Eu fiz aqui e as temperaturas, tanto da CPU como da VGA caíram bastante.

Obrigado pela ajuda de todos! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A BIOS que estou usando é a 1.1P, qual é a BIOS anterior a essa? Tem o link para baixá-la?

No primeiro post tem o link para a versão original do STi.

http://www.easy-share.com/1905137514/bios sti original.zip

Sobre os falecimentos do note, vocês que passaram por isso, fizeram aquele procedimento de troca da pasta térmica? Eu fiz aqui e as temperaturas, tanto da CPU como da VGA caíram bastante.

Sim, foi uma das primeiras coisas que fiz, aliás, sempre faço uma boa manutenção nele, ao longo desses anos jamais descuidei do note. Mas mesmo assim ele esquenta bem quando o processamento é alto, causa provável da morte do meu DVD...

Tô triste porque gosto do note, mas vejo que é um problema crônico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou da época da jovem guarda! :D

Fui um dos primeiros a comprar.

A BIOS que estou usando é a 1.1P, qual é a BIOS anterior a essa?

Tem o link para baixá-la?

Sobre os falecimentos do note, vocês que passaram por isso, fizeram aquele procedimento de troca da pasta térmica?

Eu fiz aqui e as temperaturas, tanto da CPU como da VGA caíram bastante.

Obrigado pela ajuda de todos! ;)

No meu caso fiz o MOD com a pasta termica, mas talvez tenha sido tarde, pois o problema inicial do meu note foi na BGA, tive que mandar ressoldar. O sintoma era que o micro não ligava, so acendiam os leds, mas o lcd ficava preto ( inclusive sem o back light) e não dava boot. Comecou intermitente, depois travou de vez, refeita a solda durou mais uns 5 ou 6 meses.

O que também pode contribuir para o problema, alem do aquecimento, é levantar o note com so uma das maos, isso torce a placa pois a caixa não é assim estão rigida e comecam os maus contatos. Ja li relatos deste problema nos HPs mais antigos.

No meu caso era um habito infeliz com o STI, so precebi depois...

Um abraço e boa sorte a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 11 meses depois...

To fazendo isso no meu pc desktop pois meu pc tambem e da semp toshiba e sua bios e editada pela semp ai nao consigo atualizala... no entanto quando abro o Winphlash e vou em advnced settings da um erro "Corrupted interfece descripition in the new bios file part table signature not found in the interfece erro code: -161 "

com isso eu nao consigo continaur o proceço =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...