Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como é o funcionamento de dual cores, tri e quad.


madmatt

Posts recomendados

  • Membro VIP

Não amigo, a velocidade dos clocks não deve ser somada. Com os processadores multi-nucleares temos a possibilidade de trabalhar com mais tarefas ao mesmo tempo. Atualmente poucos programas, principalmente jogo são otimizados para se beneficiar totalmente desta tecnologia.

Dê uma pesquisada no fórum por núcleos, núcleo, core e etc, que tem muita coisa.

Recomendo também a leitura dos artigos do site onde fala sobre as tecnologias Dual Core, Triple Core e Quad Core da AMD e Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas pita,li sua explicação entendi na moral,dae apareceu outra dúvida,no caso de jogos,o seu "canhão" que é mais potente seria a melhor opção ne?onde quero chegar:na hr de comprar um pc p/ jogos,tenho que observar que não é porque é dual core que é bom ne?tipo um dual core 2.0GHz em relação a um jogo o perderia para um single maior que 2.0GHz,levando em consideração só os processadores.

Ta confuso?

qualquer coisa explico melhor.:huh:

Bom pelo post que o MKM me indicou perbeci que realmente quanto maior clock melhor o desempenho pra jogos,estou correto ne?^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pelo post que o MKM me indicou perbeci que realmente quanto maior clock melhor o desempenho pra jogos,estou correto ne?^_^

Errado.

Várias coisas influenciam no desempenho de seu processador em aplicativos e programas (ex.: jogos). A tecnologia de arquitetura de um processador (90nm, 60nm, 45nm...), a própria velocidade do clock, o FSB (front-side-bus, responsável pela comunicação do processador com o chipset)...

É claro que em uma comparação entre dois processadores similares (ex.: E8400 e E8200), quanto maior o clock, melhor o desempenho pra jogos e etc. Porém, quando os parâmetros de comparação se diferenciam (ex.: um dual core com 3.0Ghz vs. um single core com 3.0Ghz), isso não se aplica.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas pita,li sua explicação entendi na moral,dae apareceu outra dúvida,no caso de jogos,o seu "canhão" que é mais potente seria a melhor opção ne?onde quero chegar:na hr de comprar um pc p/ jogos,tenho que observar que não é porque é dual core que é bom ne?tipo um dual core 2.0GHz em relação a um jogo o perderia para um single maior que 2.0GHz,levando em consideração só os processadores.

Ta confuso?

qualquer coisa explico melhor.:huh:

madmatt,

Agora que você entendeu a "ideia" por traz da coisa toda, a gente pode ser um pouco mais técnico. Aqui entram 2 pontos diferentes:

1º - Apesar dos numeros serem tudo GHz(gigahertz) 2.0GHz, 2.18GHz, 3GHz, etc. Esses numeros só servem para comparar processadores da mesma família, isto é, só dá para comparar PentiumD com PentiumD, Dual Core com Dual Core, Core2Duo com Core2Duo, phenomX3 com PhenomX3 e assim por diante, isso porque sempre que lançam uma nova linha de processadores é feita uma nova numeração, então pode ser que um Pentim D 2.8GHz equivala ao DualCore 2.16GHz, que equivale ao Core2Duo 2.0GHz que por sua vez equivale ao Core2Quad 1.88GHz(esses numeros são totalmente fictícios usados apenas para exemplificar). Isso tudo acontece porque como os processadores são de famílias diferentes, eles tem estruturas internas diferentes, podem ter cache interno tb diferente e tudo isso afeta diretamente no desempenho do mesmo

2º - Se o computador rodasse apenas o jogo, mas isso nunca acontece, junto com o jogo você tem o sistema operaconal(Windows, Linux ou qq outro), muito provavelmente tem tb um antivirus, antispyware, firewall, talvez o MSN, etc. Então pode parecer que você está apenas jogando, mas o computador está rodando um monte de outros programas sem você ver.

Por isso que os multicore sempre ganham

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

madmatt,

Agora que você entendeu a "ideia" por traz da coisa toda, a gente pode ser um pouco mais técnico. Aqui entram 2 pontos diferentes:

1º - Apesar dos numeros serem tudo GHz(gigahertz) 2.0GHz, 2.18GHz, 3GHz, etc. Esses numeros só servem para comparar processadores da mesma família, isto é, só dá para comparar PentiumD com PentiumD, Dual Core com Dual Core, Core2Duo com Core2Duo, phenomX3 com PhenomX3 e assim por diante, isso porque sempre que lançam uma nova linha de processadores é feita uma nova numeração, então pode ser que um Pentim D 2.8GHz equivala ao DualCore 2.16GHz, que equivale ao Core2Duo 2.0GHz que por sua vez equivale ao Core2Quad 1.88GHz(esses numeros são totalmente fictícios usados apenas para exemplificar). Isso tudo acontece porque como os processadores são de famílias diferentes, eles tem estruturas internas diferentes, podem ter cache interno tb diferente e tudo isso afeta diretamente no desempenho do mesmo

2º - Se o computador rodasse apenas o jogo, mas isso nunca acontece, junto com o jogo você tem o sistema operaconal(Windows, Linux ou qq outro), muito provavelmente tem tb um antivirus, antispyware, firewall, talvez o MSN, etc. Então pode parecer que você está apenas jogando, mas o computador está rodando um monte de outros programas sem você ver.

Por isso que os multicore sempre ganham

caro pita, de onde você tirou esta informação sobre os clock dos processadores. que cada familia tem a sua arquitetura isto é fato, agora dizer que 2 Ghz de um Pentium D é diferente de 2Ghz de um Coreduo aí tu ta viajando. é a mesma coisa que colocar um fusca 1962 e uma BMW 2000 lado a lado a 100Kh e dizer que a BMW esta mais rapida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tá querendo me dizer que um Pentium IV 2,4 GHz é mais rápido em um C2D E4400??

Tecnicamente falando a "velocidade" (clock) dos 2 é a mesma. Mas o desempenho do C2D é muito maior, o que te permite realizar mais tarefas em menos tempo. É uma confusão de palavras.

É como se eu comparasse 2 caminhões que andassem a 80km/h, mas um deles transportasse 1 tonelada de carga e o outro 10. A velocidade é a mesma, mas o segundo caminhão é muito mais eficiente na sua tarefa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMIGOS , DÚVIDA SOBRE (CPUID) Nome da CPU Intel® Pentium® Dual CPU E2180 @ 2.00GHz, MEU PC ESTA TRAVANDO, , AS VEZES COM POUCO TEMPO DE FUNCIONAMENTO , SEGUINTE, ANALIZANDO PELO EVERST, CONSTA QUE A VELOCIDADE DO CLOCK FICA OSCILANDO ASSIM 1199... 1200... 1999..., ISSO ESTA NORMAO POR SER DUAL CORE ? porque TENHO OUTRO PC MAIS ANTIGO, KI NAO É DUAL CORE ISSO NAO ACONTECE. FICA EM UM VALOR DE 1999 FIXO, SERA KI É DEFEITO DO PROCESSADOR ? DEIXEI NA ASSISTENCIA EM TESTE E NAO COSTATARAM NADA ,

ATENCIOSAMENTE EDLOPES

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Processadores diferentes possuem rendimentos diferentes por clock. Essa diferença se dá pelo número de estágios de pipeline e por incrementos na arquitetura do processador.

No caso do Core 2 Duo, o pipeline possui 14 estágios, vários aprimoramentos na BPU (Branch Prediction Unit) para aprimorar o aproveitamento de ciclos, dentre outros avanços ausentes no Pentium 4. Por outro lado, a arquitetura do Pentium 4, sob um mesmo processo de litografia, é capaz de alcançar maiores freqüências de operação.

Com os dois operando à mesma velocidade de clock (ou freqüência de operação), o rendimento é muito superior, resultado em performance também superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado lotuss, de repente com mais essa explicação talvez ele posa começar a entender um pouco. quanto a voce " pita ", primeiro voce deveria descobrir a diferença de clock para arquitetura para não ficar postando informações erradas.

Eu havia entendido claramente que o “pita” estava se referindo à diferença de desempenho dos processadores de famílias diferentes e utilizou os valores de clocks só para exemplificar. Acho que você é que viajou na interpretação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb compreendi o que o nosso amigo pita quis dizer,assim como IMPRESSIONANTE

que tb ajudou em minha dúvida.

Bom estou terminando por minha parte este post,post respondido,post terminado,agora criarei outro futuramente comparando AMD vs Intel e processadores equivalentes de mesma faixa de preço.

valeu ae galera pela ajuda.Qualquer coisa tamos ae!^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...