Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Odigoogle

"Ensinar" para o Excel como fazer referências às células que eu quero!

Recommended Posts

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim.

(Sei que o texto é um pouco grande, mas peço encarecidamente que me ajudem, já procurei em tudo quanto é lugar e não encontrei um jeito de resolver esse problema.)

Estou brigando (e apanhando) com o Excel, aqui. :wacko:

Eu criei uma pasta de trabalho que contem as seguintes planilhas:

Planilha1:
contem a relação de nomes das pessoas e outros dados referentes a elas (nome dos pais, número de ordem etc.).

Planilha2:
será onde eu lançarei dados (números) a respeito dessas pessoas.

Planilha3:
essa planilha tem uma tabela que fará o papel de "relatório" buscando as informações necessárias na Plan1 e na Plan2. (Eu sei que o ideal seria utilizar o Access ou outro BD mas eu não domino nenhuma dessas ferramentas, então eu estou quebrando um galho com o Excel mesmo).

Pois bem, o problema que estou enfrentando é o seguinte: depois que eu linkei a tabela da Planilha3 com as outras duas, eu a selecionei e arrastei para baixo para copiá-la e fazer, assim, o "relatório" para a segunda pessoa da listagem de nomes. Eu pensei que o Excel iria automáticamente ajustar as referências para a próxima pessoa da Planilha1 com seus respectivos dados na Planilha2. Era só o Excel pular para a linha de baixo, tanto na Plan1 quanto na Plan2 e pegar os valores e jogar na Plan3. Mas não! Ele não fez isso! :unsure:

Tentarei ser mais claro.

Na Planilha3 (a que contem o "relatório") existe uma célula (D9) destinada ao nome da pessoa, essa célula tá linkada com a célula (C2) da Planilha1 onde está o nome da primeira pessoa da listagem. Então na célula D9 da Planilha3 está assim: ='Planilha1'!C2. Certo, até aí beleza.

O problema é que quando eu seleciono a área do "relatório", na Planilha3, e arrasto para baixo para copiar e criar o "relatório" da segunda pessoa da relação de nomes que está na Planilha1, o Excel não pula para a célula imediatamente posterior à C2 (no caso a C3), ele pula para a C51!!!

Ao invés de ficar ='Planilha1'!C3 no campo correpondente ao nome, fica ='Planilha1'!C51.

Não entendo porque isso acontece!!! Será que o Excel é tão burro que não consegue entender o que eu quero que ele faça? Tem como eu "ensinar" isso para ele?

Ah, pensei que pudesse ser problema de referência absoluta/relativa/mista. Mas não é, porque eu tentei dos três jeitos mas não adiantou.

SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR EU FICARIA EXTREMANENTE FELIZ E GRATO.

Desde já obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais