Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador 12V


TEYLOR

Posts recomendados

Amigos, tenho um som Gradiente Energy RCS85 (A-175, T-275, D-475, TT-575, F-075) e o Amplificador e equalizador (A-175) ele usa um STK 4141 II só que esquenta muito e queima o STK porque to uasndo falantes de 2 Omhs.. então eu uso um cooler e toca bem de boa..

o problema é que o cooler é "gigante" e faz muito barulho, então eu consegui um de 4500 rpm só que é 12v e ai que está o problema pois a fonte do ampli tem saídas 35v e 25v.. preciso de um esquema pra regular 25 ou 35 v pra 12v..

não precisa muita corrente pois vou ligar somente o cooler. já tentei o 7812 mas queimou depois de uns 3 minutos e ainda q eu tinha colocado dissipador nele .. hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você colocou o amplificador trabalhando sobrecarregado. O STK utilizado na saída não foi dimensionado para operar com cargas de apenas 2 ohms, portanto, por maior que seja o cooler que você coloque no amplificador, cedo ou tarde o integrado da saída vai queimar novamente, e com uma durabilidade infinitamente menor que o esperado.

Chegará um momento que a placa de circuito impresso estará comprometida de tantas vezes que você terá substituído o STK.

Se ainda assim você deseja a adoção do cooler, coloque um transistor de potência elevada como regulador (por ele passará a corrente do cooler) e o 7812 como referência de tensão para o transistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Reveja o mesmo datasheet de onde tirou a tabela acima.

http://www.datasheetcatalog.org/datasheets/400/249955_DS.pdf

Esta é a a condição de teste 1 da página 13, e não os valores máximos.

Veja na coluna 3 da sua tabela (Test circuit). Isto significa que os valores naquela tabela foram obtidos com 19V na entrada e 500mA na saída.

Esta tabela abaixo é do mesmo datasheet e contém os máximos absolutos.

É preciso ter cuidado pra não interpretar de forma errada um datasheet.

Agora, o mais importante nesse caso é a PD máxima que é apenas de 2W sem dissipador ou 20W com excelente dissipador.

A potência de 2W é atingida com apenas 14V na entrada se o circuito exigir 1A na saída.

post-163362-13884949607574_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, desculpa se eu não olhei bem o datasheet... é que o cara q me vendeu o 7812 disse q era máximo de 19v.

Eu andei revisando bem e o 7812 que queimou aqui já estava com defeito (só soube isso hoje).

vou então comprar um novo e ligar no dissipador do STK (22x8x6 - 4mm)

vou alimentar na saída de 25v para não forçar muito.

se conseguir o 7812 hoje eu já posto o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, TEYLOR.

Não se esqueça que a carcaça desses reguladores da linha 78xx, são ligados diretamente ao terra, portanto, quando for colocar o componente em um dissipador, e junto com outros componentes, é melhor usar isolador de mica e pasta térmica, senão, é curto na certa, e seu regulador vai pro espaço na mesma hora.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...