Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV philips não liga


biscuit_vi

Posts recomendados

é o seguinte, o fusivel daminha TV ta pifado, ai fiz uma direta nela e liguei (um tokesinho a fim d teste) e saiu uma fumasa lá perto do trafo, como eu não tenho esperiençia em eletronica (menos ainda em TV) fiquei desconfiado do CI perto dela (nomeclatura:12af * PHm402, num sei ler direito as nomeclaturas), mas também não sei se é algum capacitor, ja que nenhuma pessa apresenta dano visiveis a olho nú,

obs: tenho conhecimento em eletronica quando se fala em resitores capacitores e alguns tutoriais da internet, o tv tem tre grandes placas visiveis, uma q da conta da fonte de luz e outra é q tem os CIhorisontal, experimentei ligar a plakina da fonte soxinha só com os fios q vão para o tubo, o tubo respondeu legal (como se tivese arancando pra ligar)

é só isso q tenho ate agora, fiko no aguardo.

ps: valeu bcpetronzio pela atenção dada no outro topico feito no forum errado, grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ps. ela ja teve este defeito antes (parecido) o tecnico tinha trokado os CI's q fikava junto com o trafo, depois usei por alguns messes e dexei parado por messses, quando ligei deu este defeito, antes do tecnico nem ligava, to tentando eu mesmo fazer ´por falta d um tecnico bom aqui em volta onde eu moro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Biscuit!, poderemos te ajudar com certeza!, como me dispuz em seu outro tópico!..., primeira coisa!, lá como cá!, você só não informou!, o modelo de sua TV philips!, como você sabe a philips possui inúmeros TV's!, e para cada um!, te direcionaremos a um componente específico para testar!, e como testar!... ok?..., estamos por aqui!...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

beleza!, colega Biscuit, o componente mais critico nesta fonte de sua TV,(queimaria o fusivel), seria o transistor TS418(BUT12AF), antes de trocá-lo, verifique os diodos D419, D420 e D422, se eles estiverem bons?, será só o TR descrito acima mesmo..., e seria interessante você trocar C100(4,7uF/35V) e C120(470uF/25V) tbem...ok?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

executei os testes, no diagrama q peguei da internet eu achei apenas T 418, q na plaka esta como S418 (que seria o grande trafo da TV), como eu tinha dito antes (somente neste topico) eu tinha ligado esta plaka somente com os fios q vão até o tubo e os cabinhos (sockets) que era ligado até a plaka da cpu desligados, o tubo deu um zumbindo de como se estivese ligando (acredito que seja o arranke dele), mesmo ter funcionado o aranke dele, ha alguma possibilidade do T418 estar pifado???

no meu multimetro o q apresenta é uma setinha com um sibulo "+" na ponte, q segundo o manual dele ele é pra testar diodos, os resultados foram os seguintes:

D419=677

D422=461

D420=667

grato pela atenção bcpetronzio, esta sendo de grande ajuda aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok, pela leitura dos diodos, eles devem estar bons..., quando você ligou ela só com a placa do tubo conectada, o fusivel ficou inteiro?, não abriu?, quanto ao trafo ele dificilmente queima, o componente que te falei BUT12AF, é um componente de 3 terminais e geralmente esta preso em um dissipador de aluminio, (chapa de aluminio), fica bem proximo deste trafo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bcpetronzio, eu ja gastei dois fusiveis nesta TV, então estou usando a direta mesmo, mas se quiser eu posso tirar a corrente do aparelho, quanto a BUT12AF, (acredito que seja um CI) não tinha me dado conta q era ali proximos aos diodos, eu ja tinha reaparado nele tinha sido feitos sodas nele (talvés por tecnico antigo procurar soda fria rompida, ou por ter trocado as peças), caso seja ele, saberia me dizer porque durou tão pouco tempo?

ah e outra, to tendo dificuldade pra axar o C100, me diz aí onde ele esta, e aproveitando, como se testa este capacitor???

até hoje eu usava a "sirene" do multimetro, em que eu invertia as ponteras e dava um bipp e parava dependendo da capacidade...

valeu bcpetronzio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega, a durabilidade de alguns componentes, está diretamente relacionada , com a qualidade dos mesmos, e/ou, uma deficiência, de todo o resto do circuito, como, por exemplo, os capacitores e resistores alterados..., quanto a posição de C100, agora não tenho como te informar!, não estou em meu micro!..., e neste não consigo fazer download de nada!!!..., mas talvez, algum outro membro, possa te auxiliar...

Abraços e Feliz Natal a você! e a todos que visitem este tópico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

troquei o C100 (custei pra achar, mas achei) e tamb e o TS também, o tubo deu sinal de aranque mas a placa principal não deu nenhum sinal (o led não acendeu, não apareceu imagem nenhuma, nd de sinal) bcpetronzio, qual seria as principais peças que poderiam dar problema???? (fusivel queimado) ja que agora a corrente é 0, creio q TS 418 realmente tinha defeito, mas gostaria trocar todos as peças que podem estar ecomodando ainda??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Bom, você pode começar por verificar, o circuito horizontal, o componente principal neste, é o TR TS305 (BU508AF) e o flayback (peça grande, que leva altatensão para o tubo)..., retire estes dois componetes da placa, não precisa desconectar o flayback do tubo ainda ok?..., e observe (faça medidas), no secundário da fonte..., se as tensões não aparecerem?, é sinal que sua fonte ainda esta com problemas!..., se aparecerem as tensões normais?, é grande a possibilidade de seu flayback e TR de saida H, estejam queimados...

aguardaremos seu retorno ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como eu faço as mediçoes? e bcpetronzio, o playback fica na fonte, ao meu ponto de vista eu ainda tenho problema na fonte, como eu tinha dito lá inicialmente, eu vi uma fumaça saindo dela (bem lá a frente,proximo ao CI q troquei), mas eu não tinha conseguido localizala certinho (tinha os expansadores de calor q não deixaram eu ver) vou fazer uma verredura para ver se encontro algum diodo pifado ou resitor, mas fico no aguardo para me passar certinho os passos para eu tesar o flyback e o CIH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok!, só para você localizar melhor!, o flayback é uma peça grande, de seu "Topo", saem dois fios, um mais grosso que vai para "chupeta" do tubo (alta tensão +ou- 29KV), ele fica na mesma placa da fonte..., a fumaça que você viu, provavelmente saiu de alguma resistência, "mais ao fundo da placa"..., de posse do esquema, vai verificando os valores delas, uma a uma, e conferindo com o esquema..., se tiver dúvidas post ai ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bcpetronzio eu estou verificando ainda (devagar e sempre) mas como eu não entendo nada de eletronica (entendo um pouco de tv por uns tutoriais q lih a tempos atrás) mas eu ainda tenho minhas dúvidas sobre se é a fonte com o problemas ou a placa principal, eu reparei q na fonte ela tem três chicotes q vai para a placa principal, eu queria fazer as mediçoes e td mais pra ter certeza absoluta de que o problema esta na placa principal, tens como me ajudar pasando os valores de testes??? e do flyback também??

bcpetronzio, reparei q só tu ajuda nestes topicos, realmente são poucas pessoas como voce q dispões tempo para ajudar as outras, ta de parabens veio... abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
bcpetronzio, reparei q só tu ajuda nestes topicos, realmente são poucas pessoas como voce q dispões tempo para ajudar as outras
Tem membros "féras" por aqui..., é que a Area de TV e projetores é nova no Clube..., antes estava misturada com a Area de Eletrônica..., creio que o pessoal ainda não acostumou,a ficar mudando de area...

Uma verificação simples, que você pode fazer, e constatar que a fonte já esta operante?, antes de acoplar os cabos para a placa principal, éverificar se tem tensão na saida da fonte..., a ponta preta do multimetro você coloca na chapa dissipadora, (mais a esquerda da placa), e a ponta vermelha, você coloca no lado do "tracinho" (catodo), do diodo D440, ele esta entre o trafo T418 e a chapa dissipadora, mais a esquerda da placa (vista por cima)..., multimetro na escala de 200 DCV..., se a fonte estiver boa?, mesmo com todos os cabos da placa principal, desligados, você terá uma tensão de +- 130V...,(não presisa ser cravados)..., se tiver tensão superior a 100V, a fonte esta pronta para alimentar a TV..., se não der tensão nenhuma?, a fonte ainda estará com problemas...ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bcpetronzio, não encontrei nd de diodo e nem resistor pifado, o que eu encontrei fui um pedaço do circuito rompido (qe provavelmente foi aquela fumaca, então eu emendei e td certinho, quando liguei a tv funciionou, porém a felicidade durou bm pouca mesmo, num deu dois segundos e deu dois estoro na placa, ñem deu tempo de observar a placa principal se estava funcionando corretamente, mas eu percebi o tubo dando um assubio (como se estivese abrindo a imagem mesmo, como se estivesse funcionando normalmente)...

passando um outro pente fino eu achei os estragos casados na placa:

1* foi um rompimento no circuito na placa sops control em qeu vai desde o C121 até chegar na placa principal.

2* bah num anotei direito aqui no papel, vou procrar uma imagem pra postar certinho, já volto aqui

x:Minhas imagens�1.bmp

primeiro defeito

http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=632052552436936289&aid=1231519301&sm=sharingChangesSaved

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok!, colega Biscuit!, isso não é falha sua!, isso que aconteceu, ( falha na placa sops control), é mais displicência minha, em não advertir você!, que, QUALQUER componente alterado na entrada da fonte!, poderia provocar uma nova substituição de fusivel!.., com certeza!, você está com problemas nesta fonte primária ainda!!!, ou esta sendo vitima de componentes de má qualidade, como muitos técnicos experientes , são!..., posso estar enganado!, mas te dará menos dor de cabeça, se levar esta TV a uma autorizada..., esta fonte, além de um pouco "chata", de se trabalhar, por ter placas soldadas na vertical, ainda possui vários componentes "criticos", (componentes de precisão e sem equivalência)..., mas se ainda estiver empougado?, vamos começar de novo!...

Comece por retirar, os cabos que alimenta a placa principal, e revisando os componentes um-a-um..., não esquecendo desta vez, dos componentes sinalados como críticos...

PS: não consegui abrir a imagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bcpetrozio, eu ja acreditei q não consseguise abrir imagem, por fato d ter caido a net na hora H, mas tudo bem, esta aí o link

http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=632052552436936289&aid=1231519301

ps: também não anotei certinho aqui no papel os estouros q deu lá, mas o 1* estouro é certo q foi aquele, o segundo foi a emenda q fiz antes do teste, o terceiro eu vou poostar amanhã pois eu to aqui no litoral fazendo um serviço (trabalhando e também aproveitando um pouco), valeu pela ajuda, ja to tirando a privacidade do album...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

OK! colega biscuit_vi, ainda não consegui abrir a imagem!..., meu micro não permite acesso ao orkute!, tente postar a imagem em um disco virtual para imagens, tipo o ImageShack...link abaixo...

http://img512.imageshack.us/

neste eu consigo visualizar...

e bom divertimento a você!... aproveite!, e um conselho!, NO STRESS!!!....

Grande Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1° defeito:

(sem login pelo orkut)

http://www.orkut.com.br/ExternalAlbum.aspx?uid=632052552436936289&aid=1231519301&t=13115307637852001046&vid=08140663542505477002&ik=ACGyDXtr4-dGajB0N95bsvoWzPthpixecw

pelo imageshack

http://img517.imageshack.us/my.php?image=1defeitoaposotesteep9.jpg

(acho que dah pra ver mais ou menos o q eu queria mostrar, o segundo estouro eu não consegui ainda postar pois eu tenho q verificar certinho lá na tv, pois eu o confundi com o antigo ainda, mas jaja eu posto aqui)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega!, pelo imageshack, consegui visualizar a área afetada!..., você percebeu o que eu disse antes? (sobre componentes criticos)!, pois é!, você esta sendo vítima deles!...

Virtualmente, ficará "quase" impossível de te ajudar!..., já estou sem argumentos e dicas desta fonte para te passar!... e seu problema?, é fonte, com certeza!,

Mas outro conselho, eu te dou!, tenha muita paciência!, e se encontrar algum componente alterado?, não pense que é só ele!, continue "vasculhando" até "varrer" TODOS os componentes!, NÃO tente ligar o aparelho, sem que todas as verificações sejam feitas!...

É um conselho! constatado na bancada!... Ok?

Não pense que estou te abandonando!, estou abrindo espaço e convocando outros membros, a te ajudar melhor!...

Um grande abraço

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

copiando o que tu tinha falado,

->componentes "criticos", (componentes de precisão e sem equivalência)...,

o q são esses componetes??

bruno, até agora eu só na internet eu só consegui ajuda contigo aqui... valeu pela a tua atenção mesmo, tenho botado em pratica muito conhecimento em eletronica que nunca usei na minha vida (diodos tridos... coisas basicas mesmos), infelizmente deu problema no carro então eu estou dedicando o meu tempo nele, mas ja volto pra TV...

um outro abraço

grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok colega Biscuit_vi, a net é assim mesmo!, mas aqui no CDH, você encontrará sempre uma pessoa com disposição para ajuda-lo em qualquer área ok?

Os componentes que te falei "criticos", são aqueles que no esquema, estão com um triângulo com um interrogação dentro, bem ao lado do tal componente...ok?

São resistores, alguns capacitores, diodos e transistores, e trafos...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...