Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de Inversor de Frequência


Martins_eng

Posts recomendados

E ai galera, estou projetando um infersor de frequencia para o meu TCC seria um inversor microcontrolador onde irei utilizar um microcontrolador da familia PIC o 18F452 e possivelmente o 16f877a para tratar alguns sinais menos importantes.

O inversor tera as seguintes caracteristicas

alimentação 200 a 380Vac

Saida de frequencia de 0 a 120 Hz

Onde irei controlar um motor de no maximo 1 CV

estou tendo alguns problemas na parte de potencia nos IGBTs fiz a analise primeiro usando FETs mas o ideal será IGBT alguem ja viu alguma aplicação parecida ou ja fez algo assim caso ja podem me ajudar com algumas dicas ou até um circuito para que eu possa me basear

Vou postar o circuito que estou fazendo para controlar os IGBT ainda faltam agumas coisas do hardware mas o inicio ja esta ai !!!

Fico grato por toda ajuda que puderem dar !!!

post-440115-13884949603225_thumb.jpg

post-440115-13884949603649_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Martins,

Estou precisando de um variador de frequência para utilizar em dois relógios que foram comprados na Inglaterra. A tensão é 220 V e a frequência é 50 Hz. A potência é pequena. Preciso comprar estes variadores. Você pode fabricar?

E ai galera, estou projetando um infersor de frequencia para o meu TCC seria um inversor microcontrolador onde irei utilizar um microcontrolador da familia PIC o 18F452 e possivelmente o 16f877a para tratar alguns sinais menos importantes.

O inversor tera as seguintes caracteristicas

alimentação 200 a 380Vac

Saida de frequencia de 0 a 120 Hz

Onde irei controlar um motor de no maximo 1 CV

estou tendo alguns problemas na parte de potencia nos IGBTs fiz a analise primeiro usando FETs mas o ideal será IGBT alguem ja viu alguma aplicação parecida ou ja fez algo assim caso ja podem me ajudar com algumas dicas ou até um circuito para que eu possa me basear

Vou postar o circuito que estou fazendo para controlar os IGBT ainda faltam agumas coisas do hardware mas o inicio ja esta ai !!!

Fico grato por toda ajuda que puderem dar !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Martins,

Estou precisando de um variador de frequência para utilizar em dois relógios que foram comprados na Inglaterra. A tensão é 220 V e a frequência é 50 Hz. A potência é pequena. Preciso comprar estes variadores. Você pode fabricar?

E ai , você pode detalhar mais suas necessidade você quer uma faixa de frequencia de quanto e uma tensão de quanto pois meu porgeto uso a relação V/F ou seja tensão/frequencia.

Me de mais alguns detalhes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
E ai galera, estou projetando um infersor de frequencia para o meu TCC seria um inversor microcontrolador onde irei utilizar um microcontrolador da familia PIC o 18F452 e possivelmente o 16f877a para tratar alguns sinais menos importantes.

O inversor tera as seguintes caracteristicas

alimentação 200 a 380Vac

Saida de frequencia de 0 a 120 Hz

Onde irei controlar um motor de no maximo 1 CV

estou tendo alguns problemas na parte de potencia nos IGBTs fiz a analise primeiro usando FETs mas o ideal será IGBT alguem ja viu alguma aplicação parecida ou ja fez algo assim caso ja podem me ajudar com algumas dicas ou até um circuito para que eu possa me basear

Vou postar o circuito que estou fazendo para controlar os IGBT ainda faltam agumas coisas do hardware mas o inicio ja esta ai !!!

Fico grato por toda ajuda que puderem dar !!!

Td bom Martins_Eng ?

Seguinte eu estou fazendo o mesmo projeto que você, mas só que no meu projeto estou usando o microcontrolador da familia 8051, esta parte da potencia no meu projeto eu utilizei TRIAC's e pelo menos pela simulação funcionou, agora ja tentei implementar esses IGBT's que nem você , mas não deu certo aqui , você ja conseguiu resolver seu problema?

Se você ja conseguiu resolver, tem como me dar uma mão no meu projeto? Se ainda não resolveu, seria bom se pudessemos trocar umas idéias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Td bom Martins_Eng ?

Seguinte eu estou fazendo o mesmo projeto que você, mas só que no meu projeto estou usando o microcontrolador da familia 8051, esta parte da potencia no meu projeto eu utilizei TRIAC's e pelo menos pela simulação funcionou, agora ja tentei implementar esses IGBT's que nem você , mas não deu certo aqui , você ja conseguiu resolver seu problema?

Se você ja conseguiu resolver, tem como me dar uma mão no meu projeto? Se ainda não resolveu, seria bom se pudessemos trocar umas idéias!

E ai fera eu ja consegui resovel o problema com os transistores se quiser uma ajuda com o projeto sem problema eu ja terminei ele !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai fera eu ja consegui resovel o problema com os transistores se quiser uma ajuda com o projeto sem problema eu ja terminei ele !!

Po cara seria uma beleza se você me ajudasse, queria saber se você usa pwm para poder modular a senoide de saida, e se usa tem como passar o esquema?

porque eu fiz a logica pwm no programa do 8051, mas só que o ideal seria fazer o pwm fora do 8051 e eu to apanhando pra caramba pra resolve esse problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Martins_eng e jfspuglisi estou montando o mesmo projeto que vocês e gostaria de uma ajuda.

No meu caso eu vou adquirir a etapa de potência já pronta. tem uma solução já implementada da linha irão. O que eu estou apanhando para fazer é o seguinte. como controlar a frequência da onda senoidal de entrada por um microcontrolador (no meu caso o pic 16f877A). Fico grato por qualquer ajuda

Att

Maycon A. Maran

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Estou iniciando agora meu TCC e gostaria tb de desenvolver um projeto como o citado.

Gostaria de saber se alguem pode me indicar boa literatura a respeito.

Leonardo Simes

Fala Leonardo cara e um projeto bem legal de se fazer eu aconselho você primeiro a dar uma olha no ANs que tem no site da microchip, para ter ideia de como desenvolver o seu projeto e também você ira prescisar de conhecimentos em eletronica e programação de microcontroladores

Alias qual uC você pretende usar ?? em qual linguagem tenho algo que pode ajudar dependendo do projeto que ira fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • mês depois...
  • 2 meses depois...

Você teria o codigo fonte dos pics para eu analisar

E ai galera, estou projetando um infersor de frequencia para o meu TCC seria um inversor microcontrolador onde irei utilizar um microcontrolador da familia PIC o 18F452 e possivelmente o 16f877a para tratar alguns sinais menos importantes.

O inversor tera as seguintes caracteristicas

alimentação 200 a 380Vac

Saida de frequencia de 0 a 120 Hz

Onde irei controlar um motor de no maximo 1 CV

estou tendo alguns problemas na parte de potencia nos IGBTs fiz a analise primeiro usando FETs mas o ideal será IGBT alguem ja viu alguma aplicação parecida ou ja fez algo assim caso ja podem me ajudar com algumas dicas ou até um circuito para que eu possa me basear

Vou postar o circuito que estou fazendo para controlar os IGBT ainda faltam agumas coisas do hardware mas o inicio ja esta ai !!!

Fico grato por toda ajuda que puderem dar !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Coordenador

Olá colega leofranci!, basicamente, a única modificação seria no transformador do inversor, como você já modificou o secundário!, seria só modificar o primário também...

E tem que observar a corrente que os transistores (Fets ou não) chaveadores suportam...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite colega Bcpetronzio, à respeito do meu inversor de energia você me deu a dica de modificar o primário também... um eletrônico me deu uma dica de mudar o diodo zener 24V por um de 12V e mudar o resistor que ele alimenta.

quando eu mudar essas peças te direi se deu certo ou não.

um abraço!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Martins_eng o inversor que você montou é monofásico, bifásico ou Trifásico? pelo que eu vi ele é bifásico e utiliza 3 circuitos 74ls27 para cada fase, é isso?

me explique melhor o funcionamento do seu projeto, por favor!

Outra dúvida, para modular a onda de 60hz para, suponhamos, 73hz você teria que passar o AC para DC e depois gerar ondas senoidais de 73hz? tenho pouco conhecimento em circuitos alternados, por enquanto!

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...