Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler da AMD com controle de velocidade interno??


Hades_xs

Posts recomendados

Pois é pessoal, eu tenho um AMD Athlon X2 6000+ 64...

Antes de comprar este processador, há 1 ano atrás, eu tinha um poderoso AMD K6 500... Enfim, não estava acostumado com modernidade. Logo que montei minha nova máquina com o X2, notei que quando estava muito quente, o barulho no gabinete aumentava. Era o cooler do processador... Mas qual sistema fazia o cooler girar mais rápido ou mais lento, conforme a temperatura??

Você que está lendo este tópico já vai querer responder que é o "Smart Fan", "Q-Fan" ou "Cool n' Quiet"...

Não pode ser! No caso eu tenho uma placa mãe M2N-E SLI da Asus, que possui o sistema de controle de ventiladores "Q-Fan". O mesmo está desabilidado na BIOS para o controle do cooler do processador. Não instalei o driver do Cool n' Quiet da AMD e também não esta ativo na bios. E meu esquema de energia do Windows está "sempre ligado". Ou seja, não há nada que possa controlar o cooler do processador.

Aí fica a minha pergunta. O que está controlando ele?? Ouvi falar que existem coolers com controle de velocidade interno, é verdade? O Cooler do Athlon X2 6000 é diferente dos inferiores ao 6000, ele é maior e possui heatpipes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, fan's com 4 pinos operam com um modo de monitoração diferente, chamado de PWM. Não sei ao certo como funciona, mas ele faz uma espécie de "overvolt" no fan do cooler, algo relativo a pulsos mandados a bobina do fan, que aumentam sua rotação.

Sendo assim, se você ligar o cooler do X2 6000+ em um encaixe 3 pinos da placa mãe, ele vai rodar sempre cravado a 3000 RPM (com o Q-fan desabilitado).

Já se você ligar ele em um conector 4 pinos, especificamente direcionado para o fan do processador, ele também vai rodar cravado a 3000 RPM, mas se os núcleos começarem a aquecer mais e a Bios "sentir a necessidade" que seja necessário mais refrigeração para o processador, a velocidade do fan gradativamente começa a ultrapassar esses 3000 RPM, com intuito de abaixar a temperatura do processador.

Quando eu usava o cooler box do meu X2 6000+ em uma M2N E SLI, o máximo que o fan do cooler do processador chegou foi a 4400 RPM (meio barulhento por sinal), mas ao menos mantinha o processador a 57ºC mesmo em 100% de uso com temperatura ambiente de 32ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...