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Controle de luz por claridade e temporizado


eagle25

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precisava de um circuito que quando começasse a ficar noite ligava uma luz mas progressivamente durante +-10 minutos até atingir o máximo.

depois passadas +-2 horas desligava a luz.

se possivel que fizesse o mesmo para o amanhecer.

os meus conhecimentos são muito básicos :(,por isso agradecia um esquema já montado.:)

desde já o meu obrigado a todos os que me possam ajudar.

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  • Membro VIP

O circuito não é simples.

Tem que além de controlar o brilho em CA pela luminosidade, também acionar um temporizador de 2 horas após o brilho máximo.

Mas pra que ligar a luz ao amanhecer uma vez que ela já foi desligada 2 horas depois de escurecer ???

Isso ficaria mais simples com ATtiny13 ou PIC12F629. No ATtiny daria para usar um dos conversores AD e um dos PWMs.

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Então, ao amanhecer a lâmpada deverá também acender progressivamente por 10 minutos, ficar acesa por 2 horas e desligar?

Qual o tipo de lâmpada, tensão e potência pretende usar?

o amanhecer não é muito importante,mas no anoitecer é importante que acenda progressivamente e depois fique acesa durante um tempo por mim defenido.

nota:a lâmpada é de 220v a potência pode ser até 60w.

este controlo de luz é para uma criação de canários,para que o anoitecer seja mais demorado e por isso haver mais tempo de luz,porque durante a criação enquanto os filhotes são pequeno os pais tem de ter mais tempo para os alimentar.

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  • Membro VIP

caro amigo Mulder_Fox

Bastam 2 comparadores para fazer um PWM assim. Dá pra usar somente um CI LM393 no lugar do 339 abaixo.

pwm3_lm339.gif

http://ci-fácil.com/PWM/pwm_lm339.html

O LDR poderia ser ligado diretamente na entrada para que enquanto fosse escurecendo, a lâmpada iria aumentando o brilho. Na saída do PWM pode ligar um temporizador que ficasse resetando enquanto houver pulso. Quando terminasse os pulsos, seria sinal que o PWM está no máximo, então iniciaria o tempo para se desligar depois de 2 horas.

No lugar dos 2 transistores bipolares, basta um IRF740. Já fiz vários dimmers com ele com lâmpadas de 100W e 220V, com a tensão retificada (mas sem filtro) como no seu esquema.

(desculpe, quando fui editar minha mensagem, cliquei na sua...hehehe mas já corrigi)

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eagle25, aí está o circuito, baseado no que foi sugerido pelo soschip.

Teoricamente funcionaria da seguinte forma:

O primeiro comparador do LM393, fornece ao ponto A do circuito uma tensão que varia entre cerca de 1v a 11v, continuamente.

Com a claridade do dia, a resistência do LDR é baixa e a tensão no ponto B está abaixo de 1v.

Com isto, a tensão no ponto C permanece baixa; o mosfet permanece desligado e a lâmpada apagada.

Conforme a luminosidade ambiente diminui, a resistência do LDR aumenta e chega um ponto em que a tensão no ponto B passa de 1v. Então, a partir daí, começa a aparecer pulsos positivos no ponto C. A cada pulso destes o mosfet conduz e circula corrente pela lâmpada. Estes pulsos vão se tornando mais largos à medida que vai escurecendo, fazendo com que a luz emitida pela lâmpada vá aumentando.

A cada pulso destes o CI 4060 é resetado através de Q2.

Quando a luminosidade ambiente cai a um determinado nível, ajustado em R8, a tensão no ponto B passa de 11v. Deste momento em diante, o ponto C fica permanentemente em nível alto.

Como não temos mais pulsos, o CI4060 não é mais resetado e ele agora pode contar.

Depois de um tempo de 2 horas, ajustado em R13, a saída do 4060 vai para nível alto, fazendo Q3 conduzir, o que provoca o deligamento do mosfet, apagando a lâmpada.

O diodo D5 interrompe a contagem do 4060, mantendo a saída em nível alto e o mosfet desligado.

Esperar passar 2 horas para ajustar este tempo seria cansativo, então, temos o LED amarelo para ajudar.

Para um tempo aproximado de 2 horas, devemos ajustar R13 para que o tempo que LED amarelo fica aceso seja de aproximadamente 28 segundos.

No esquema não aparece a ligação dos terminais de alimentação dos CIs.

No LM393, o +12v vai ligado no pino 8 e o GND no pino 4.

No 4060, o +12v vai ligado no pino 16 e o GND no pino 8.

Gostaria de pedir aos amigos membros, em especial o soschip, que analisasse o circuito a fim de apontar erros e/ou sugerir melhorias.

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  • Membro VIP

Grande Mulder_Fox

Eu não teria explicado melhor!

Eu só mudaria o pino de saída do 4060 para Q14 para diminuir o valor do capacitor C2 de 10uF, pois este não pode ser eletrolítico.

Do mais, você entendeu perfeitamente a ideia, e principalmente, soube se expressar.

Quando eu tiver um tempinho, criarei a minha versão com ATtiny13, que só tem 8 pinos.

Faltou dizer que a lâmpada controlada não pode iluminar o LDR... certo!

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Valeu soschip.

Aprendi mais um pouco com este projeto.

Existe um capacitor eletrolítico que não é polarizado. Pelo menos ele se parece com um. Eu usei um destes em um timer que montei com o 4060.

Bem lembrado o fato de que a luz da lâmpada não pode atingir o LDR.

eagle25, seria melhor se você testasse este circuito numa protoboard, para comprovar o seu funcionamento antes de partir para uma montagem final.

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