Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Skylord_one

Dúvidas sobre Pascal

Recommended Posts

Olá! :)

Eu sou iniciante na linguagem Pascal e gostaria que vocês tirassem minhas dúvidas:

1º: Qual programa posso usar para começar a aprender?

2º:Há alguma apostila muito boa que vocês conheçam? (Postem o Link)

3º:Há algum curso pago ou gratuito de Pascal na inernet?

Quem tiver qualquer informação ÚTIL que vá aumentar meus conhecimentos em Pascal eu agradeço. ^_^

Até Mais! Aguardo Respostas no Tópico :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá! :)

1º: Qual programa posso usar para começar a aprender?

Existem diversos compiladores de Pascal. Se eu fosse você, testaria todos até achar qual você gosta mais.. isso é pessoal.. se for para pascal puro podes tentar o Free Pascal ou Turbo Pascal.. Temos tambem o Pascal Zim, se não me engano.

Mas como eu não mexo com pascal e sim com delphi (que é Object Pascal) não conheco nenhum deles para te dar alguma informação..

Lembrando que você pode aprender pascal utilizando delphi, que ajuda muito iniciantes por causa do seu IDE (ambiente integrado para desenvolvimento de software)..

2º:Há alguma apostila muito boa que vocês conheçam? (Postem o Link)

Como disse só trabalho com delphi portanto só sei tutoriais/apostilas de delphi.. mas no Apostilando você encontra :)

3º:Há algum curso pago ou gratuito de Pascal na inernet?

Você diz curso lido, ou curso com neguim explicando? Se for o ultimo dificilmente você encontrará pra linguagem pascal.. já o primeiro, você deve achar "cursos-tutoriais" em diversos sites!

Quem tiver qualquer informação ÚTIL que vá aumentar meus conhecimentos em Pascal eu agradeço. ^_^

Não sei que tipos de informações uteis você procura..

Mas comecou bem, com uma linguagem muito fácil e que poderá te dar uma boa logica para você partir, se quiser, para outra linguagem de programação..

Ja de inicio te digo: tome cuidado com o que ler.. vai ler muito por ai dizendo que, por exemplo, c#/c++ é superior ao pascal.. isso não é verdade.. o que ocorre é que o C#/C++ tem mais conteudo.. todas as linguagens (de niveis iguais) são iguais e capazes de fazer tudo que imaginar..

Qualquer coisa poste!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

valeu.

Vou procurar sobre esses programas.

Qual site eu encontro um curso (Sem ser com o Instrutor falando) sobre PASCAL?

Compartilhar este post

Link para o post
valeu.

Vou procurar sobre esses programas.

Qual site eu encontro um curso (Sem ser com o Instrutor falando) sobre PASCAL?

No forum de Pascal, na mesma pagina, poucos tópicos abaixo do seu, podemos encontrar esse tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/onde-conseguir-dicas/611330

E nele a seguinte mensagem:

Neste site http://www.apostilando.com/download.php?cod=3017 você baixa uma apotila de 106 paginas sobre PASCAL, espero q te ajude

Veja também se o seguinte link pode te ajudar:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22curso%22+%2B+%22pascal%22&meta=

Abraços e qualquer coisa poste!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou usando um programinha que eu vi em outro tópico o Visualg2 ele cria programas bem simples mesmo e os comandos são todos em português.

Bem sobre esse FreePascal já estou começando a uasr quando criar minha primeira Obra de Arte eu posto aqui o Código-Fonte.

Tê mais! ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

começa pelo basico... pelo "Hello World, im alive"... me avisa quando você conseguir fazer um algoritmo de multiplicação que so usa a soma...

Compartilhar este post

Link para o post

Index.Xp se você tiver esses 2 algoritimos prontos se você puder me "emprestar" eu agradeço assim eu vejo como funciona.

Eu estava criando um programinha que somava 2 + 2 :P

Mas é assim quem iniciante começa pelo básico.

Até mais!

Compartilhar este post

Link para o post

program Ola_mundo;

begin

writeln ('Ola mundo');

end.

(dica: na tela de edição de codigo do pascal se você apertar alt+F5 é exibido para você a ultima tela de execução)

o programa de multiplicar so somando eu nao vou te passar o codigo agora... pensa mais um bocado ae...

Compartilhar este post

Link para o post

Vlwzão aí galera pela ajuda que vocês estão me dando.

Uma pergunta.

Um amigo meu me recomendou aprender também lingaugens web (PHP,ASP,Java e .NET)

Eu posso fazer programas com essas linguagens?

Compartilhar este post

Link para o post
Um amigo meu me recomendou aprender também lingaugens web (PHP,ASP,Java e .NET)

Eu posso fazer programas com essas linguagens?

Como você bem disse linguagens web são apenas para Web, logo, tudo que conseguirá desenvolver com elas só rodará na web (php e asp só fazem sites, por exemplo)

Já o java não é exclusivo web!

E a plataforma .NET consiste em o programador desenvolver não para uma linguagem em especifica mas sim para a plataforma .NET, podendo assim varios programadores de diferentes linguagens "interagir", leia mais aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dotnet

Cabe a você decidir se quer programar WEB ou não..

Abraços e qualquer coisa poste!

Compartilhar este post

Link para o post

Bem eu sei o médio de Html e webdesign faço uns sites legais no Cariboost.

Vou fazer um curso na Unversidade Estácio de Sá agora em Janeiro,e sei que seria bom para mim mas eu acho que devo continuar com o Pascal.

Quero fazer programas e não sites.

Compartilhar este post

Link para o post

olha o que o Mog disse sobre o .net ta certo... colocando em pequenas palavras... com o .Net você pode sim fazer programas para windows... mas recomendo q você primeiro domine o pascal e a programação estruturada para depois passar para as linguagens orientadas...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais