Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Megatron C501L


Magus

Posts recomendados

Olás a todos, este é meu primeiro review :D

Mês passado minha mãe me acionou com a missão de escolher um notebook bom & barato para ela. Já de cara descartei a necessidade de ter uma placa de vídeo para jogos, já que o note não teria esse fim. Isso ajudou nos preços, mas não fora suficiente para o quanto ela estava disposta a pagar.

Em uma das minhas buscas, achei o de marca Megatron (www.megatronbrasil.com.br) lá no Extra. Não encontrei nenhum review do mesmo, apenas algum ou outro pingo de post falando dele.

Mesmo assim resolvi arriscar; o preço estava tentador :P

Chega de papo, valos lá:

1. Especificações de fábrica

- Processador: Intel® Dual Core™ T2330, 1.60Ghz

- Memória RAM: 2GB, DDR2

- HD: 120Gb, Sata 5400 RPM

- Drive óptico: DVD-RW

- Tela: TFT 15.4"

- Câmera: embutida 1.3Mp

- Rede: Wireless 54Mb (usb) e Rede Lan 10/100 (RJ45)

- Modem: 56K V90 & V92

- Bateria: 6 células

- Leitor de cartão: MMC / RSMMC / MS / MS Pro / MS DUO / SD / Mini SD

- Som: Azalia Compliant

- Vídeo: VIA VN896

- Usb: 3 contectores

- Itens: carregador bivolt

Download do resumo usando o Everest Ultimate: http://ifile.it/sqd5m3y

2. Teste benchmark com 7zip

Média de 1314MIPS (uso) e 1665 (avaliação).

3. Design

Achei até que bonitinho, apesar de ser meio que quadrado. As imagens estão em anexo em próximos posts.

4. Temperatura

Durante os testes com o 7zip, a temperatura do processador estabilizou a 72ºc

5. Outras

Tela

Apesar do fabricante especificar 15.4", a tela é um pouco menor que a do meu outro note, também de 15.4"

As cores são normais, nem vívidas demais e nem sem brilho.

Apesar que tive que instalar um aplicativo para melhor controle do gamma, já que, não sei o porque, o driver de vídeo não o fez, apenas exibiu uma mensagem de erro e ficou por isso mesmo.

Carcaça

É totalmente feita de plástico, porém aparenta ser resistente (melhor que a do meu SemptoshibaInfo).

Gostei da parte interna, possui alguns efeitos que não deixam a poeira aparecer.

Teclado

Segue o padrão ABNT. É meio que solto, deixando-o barulhento, mas nada agravante.

Touchpad

É um modelo áspero, o que deixa o dedo com mais precisão. Mas com muito tempo de uso deixa a ponta do dedo desgastada.

Áudio

Não cheguei a fazer muitos testes, mas para um note está até bom.

Possui 4 conectores de áudio: saída, mic, auxiliar e SPIF.

Cooler

Ao ligar o note, o cooler permanece silencioso; primeira vez que o liguei, pensei até que não tinha ligado.

Só faz barulho quando o processador está quente mesmo.

Wireless

Alcance razoável, mas não cheguei a fazer muitos testes já que possuo um modem 3G.

6. Conclusões

Prós

- Bom custo x benefício.

- Drivers suportados no Vista 64

- Leve

- Boa aparência

- Saída de ar quente traseiro

- Superfície interna ajuda a esconder a sujeira

- Conector de energia com 3 pinos, garantindo maior segurança

Contras

- A tela não aparenta ser 15.4"

- O teclado é meio barulhento

- Placa de vídeo não suporta muito bem os jogos 3D

- Não veio com o manual, apenas um panfleto de como usá-lo. No site do fabricante tem o manual em PDF.

- A luz de 'ligado' é um azul bem forte que chega a incomodar durante à noite.

Inovações

- A tampa da tela não possui trava, o próprio peso mantém o note fechado. Mesmo de cabeça para baixo, o note conseguiu se manter fechado (mas abriu um pouco).

Final

Achei que foi sim uma boa compra. Todos os notes com configurações similares estavam cerca de R$400,00 a R$800,00 mais caros (pesquisa online no Submarino, Extra, Carrefour, Americanas e Shoptime).

O Vista Ultimate 64 está rodando perfeitamente nele, até a webcam (que pensei que teria problemas em instalá-la) está funcionando normalmente.

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do notebook, muito discreto, quase não aparece o logo da Megatron, é bem o notebook "pau pra toda obra" mesmo.

Só achei a tela dele meio quadrada pra um notebook, qual o peso dele?

Aparenta ser bastante resistente. Bela compra!

PS: Eu só tiraria os adesivos frontais dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Você conseguiu rodar bem windows XP nesse notebook?

Ele continua sem dar problemas?

E a bareria, dura em média quanto tempo?

Estou para comprar um notebook e tem um da megatron com preço muito bom na americanas. Veja:

Valor 1899,00

Notebook Core 2 Duo T5750 2.0GHz 2GB 250GB DVD-RW Webcam 1.3MP 15.4'' Linux - Megatron - Grátis Roteador Wireless

Ficha Técnica:

Processador: Core 2 Duo T5750

Memória: 2GB

Placa mãe: VIA VN896+VT8237A

HD: 250 GB

Barramento: 667 MHZ

Tela: 15,4" Wide

Drives: DVD-RW

Som: Placa de som Azalia Compliant Interface

Vídeo: VIAVN896

Rede: 10/100

Wireless: 801.11b/g/ Wireless Lan através de mini card USB

Câmera: Webcam 1.3MP

Fax Modem: Azalia Modem With V90 & V92 - 56 Kbps

Teclado: Multilinguagem

Mouse: Touch Pad com função scrolling

Sistema Operacional: Linux

Conexões: 3 Portas USB, RJ45 Rede 10/100, RJ 11

Conteúdo da embalagem: Notebook, manual, certificado de garantia e roteador

Só vi alguns comentários quanto a placa VIA não muito bons.

Também vi um outro comentário que não conseguiram acessar a bios desses notebooks. Isso é verdade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

claupers, eu não cheguei a testar com o WinXP, fui direto ao Vista Ultimate. Se no Vista funciona então creio que com WinXP não haverá problema algum.

O notebook tem sim acesso à BIOS, algum inteligente deve ter comprado o note e tentado acessar a bios via tecla DEL (na tela inicial tá escrito de todo tamanho "Press F2 to Setup").

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha. Pior, o cara deve ter pressionado DEL. Em notebook geralmente é outra tecla e que vem bem destacada na tela de POST.

beleza.

Muito obrigado Magus.

Se tiver alguma novidade posta ai.

Acho que daqui uns 30 dias estarei com o meu e vou fazer uj review também, pois quase não tem dessa marca.

Tomara que eu não quebre a cara hahahaha. Mas vamos ariscar para ver.

Cordialmente;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Comprei esse mesmo pc, gostaria de saber se disponibilizando o maximo possivel de memoria pro video (tendo em vista q ele tem 2 gb ram), eu poderia executar algum game nele como um Need For Speed por exemplo, obviamente não me refiro a um Crysis.

Grato

ps: em tempo, parabens pelo review

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Magus, eu também comprei um notebook desse. Comprei para o meu sogro. Mas tem um porém, eu baixei os drivers no site da megatron e também dos fabricantes. Mas eu não consigo instalar o driver de vídeo, sempre depois que instalo ele fica dando tela azul. E mais, a wireless dele, não sei se era porque eu tenho meu note ligado em wireless e um telefone sem fio no meu quarto(mesmo lugar onde uso o meu notebook) que o note do meu sogro não funciona a wireless lá. Ele não detecta a rede. Apenas se eu levá-lo para a sala que é onde fica o router wireless. Será que é pau de driver também? Tem como você me indicar em qual lugar vocÊ baixou os drivers? O Windows que ele tá usando é o Vista 32. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a Wireless a FCC e bem clara quando diz que as frequencias em que operam wireless não podem causar interferencias em outros aparelhos mas que podem sofrer interferencia de outros. Teste com seu telefone desligado. Quando ao drive de video, no C610L instalei para o XP e funcionou normal. De repente seja problema nos drives par ao vista. Qual a distribuição do vista que você está usando? No manual diz que o notebook não tem suporte a algumas das distribuições do vista.

Cordialmente;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Possuo esse notebook da Megatron e gostei muito, uma das coisas que achei mais interessantes nele foi a potência e a qualidade dos alto-falantes, pois o som é alto e não distorce (este é um dos pontos que não haviam sido citados e que considero importante), meu amigo tem um Positivo (praticamente de mesma configuração) e quando estamos juntos ele pede pra eu ligar música no meu notebook, pois alega que o dele o som é muito fraco. O meu veio com processador um pouco melhor do que o do notebook do Magus, veio com um Dual Core T2250, que roda a 1.73 Ghz e tem 2 mb de cache L2.

A placa de vídeo onboard, roda muito bem em 128 mb (64/128/256 mb), pois assim não consome memória demais e é suficiente para rodar sem bugs games como GTA San Andreas e Medal of Honour Pacific Assault.

No começo, o monitor não estava bem configurado, e cheguei a pensar que o lcd era de baixa qualidade, mas configurado o gama, fica perfeito, não cansa os olhos e as cores ficam muito boas.

Apesar do Magus ter criticado o led do botão power do notebook, eu achei este muito bonito, e de modo geral, para um notebook de apenas 1399,00, o acabamento é muito bom.

Lembrando que até saída de áudio digital ele tem.

A memória ddr2 de 2 gb a 667 mhz dá conta do recado, mas acho que vou espetar mais um pente de 2 gb no meu, apenas para melhorar, pode parecer que não, mas ter mais 2 gb de memória livres faz diferença e vale a pena, considerando que se compra um desses da kingston por cerca de R$ 70,00.

A rede sem fio dele é bastante estável, mesmo quando o sinal está baixo, vou à casa ao lado (a cerca de 20 metros e 5 paredes de onde fica meu rotedor) e o sinal se mantém, baixo (11,0 mbps), mas estável.

Mas como nada é perfeito, a Megatron podia melhorar uma coisa: o sistema de refrigeração. A saída de ar traseira é muito pequena, e mesmo usando o notebook sobre superfícies planas, sem obstruir nada, não dá vasão e o processdor esquenta muito, sobretudo quando está ligado na energia elétrica (acho que vou comprar uma daquelas bases com cooler), mas apenas o processador esquenta demais, chega a uma média de 80 graus e fica nessa faixa, agora, isso é esquentar demais ou é normal para notebooks ? Nesse ponto o Positivo do meu amigo leva vantagem, tem uma saída maior e não esquenta tanto.

O gerenciador de áudio da VIA não é dos melhores e o modo de reprodução analógico 5.1 não é muito bom, o som não fica corretamente dividido. Nesse ponto o SoundMax dá show nele, ou então a placa de som não divide bem o som e estou culpando o software.

Bom galera, eu praticamente fiz um outro review, mas minha intenção não era essa e estou apenas complementando. Enfim, vale investir, apesar da Megatron ser nova no mercado, está começando bem !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...