Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor Samba e Windows XP, trocar usuario depois de logado


r2oweb

Posts recomendados

Estou montando um servidor samba com dominio, compartilhamento, cota, etc. Para ter acesso às pastas compartilhadas cada usuario deve digitar seu nome de usuario e senha. Criei um atalho na area de trabalho para o usuario poder acessar o servidor. Até ai tudo certo! O problema é que, depois de logar com um usuario, é preciso trocar o usuario e, consequentemente, ver outra pasta, mas nao estou conseguindo ativar isso. Quando o primeiro usuario acessa, toda vez que abro o atalho para o servidor aparecem as pastas desse usuario. Quero que, toda vez que clicar no atalho para o servidor, peca nome de usuario e senha. Ja tentei acessar o servidor pelo ip tipo \\servidor\usuario, mas continua como se o primeiro usuario ja estivesse logado. Alguem tem uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Não é assim que funciona, com samba é melhor deixar montado no

/etc/fstab

e esquecer qualquer estresse!

Faz uma linha pra cada usuário e crie um usuário no Linux correspondente para cada uma, deixando nas opções

uid=<PID>,umask=XXXX

, estas duas opções restringem o usuário que pode acessar o ponto de montagem e o modo que pode ser acessado (leitura, gravação e execução etc.) Pesquisa mais sobre /etc/fstab na internet que vai esclarecer!

E pode entrar na história um esquema de sudo (ou gksudo na área de trabalho) pra deixar o esquema fácil de usar! Neste caso o arquivo de configuração seria o

/etc/sudores

Obs: está postando no fórum navbits_start.gif Fórum do Clube do Hardware > Sistemas Operacionais > GNU/Linux, BSD, Unix-Like e Software Livre > Geral , então postei resposta de acordo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza juar1! Obrigado pela força. De qualquer forma ja resolvi a situacao. Talvez eu nao tenha deixado muito claro, então vou explicar melhor para quem quiser entender e ajudar quem esta com o mesmo problema. Tenho hoje um servidor Linux, ja com Debian Lenny, rodando legal. Tenho umas 60 estações, todas com Windows XP SP2. Nas estações criei um atalho na area de trabalho para facilitar o acesso. Assim toda vez que um usuario quer algum arquivo armazenado no servidor, basta clicar no atalho, vai pedir nome de usuario e senha, se usuario estiver cadastrado no samba aparece uma janela com a sua pasta pessoal e uma pasta "Publica". Até ai tudo certo! O problema surge quando, por exemplo, duas pessoas querem usar a mesma estacao. Depois que o primeiro usuario faz o seu acesso aos arquivos, se o segundo usuario clicar no atalho para o servidor, aparecem os arquivos do primeiro usuario e nao aparece mais a tela pedindo nome e senha. Acabei descobrindo que essa é uma "limitação" do Windows XP que, de certa forma, prende a conexao do primeiro usuario ao servidor. então orientei a todos que, caso necessitem trocar de usuario, basta fazer logoff depois entrar de novo. Com certeza não é a solução mais confortavel, mas acabei percebendo que nenhum usuario se incomodou tanto com isso, então deixei assim mesmo.

Desculpa ai pelo texto longo e, mais uma vez, obrigado pela força.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...