Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Compaq CQ50-110br (Mais: instalação do XP)


RssV

Posts recomendados

Fala pessoal,

Sei que já foi feito um review deste, mas deixarei neste tópico minha contribuição, com a minha análise do Compaq CQ50-110br.

Esse modelo faz parte da atual linha de notebooks Compaq, que utilizam o Chipset "4-Series" da Intel (mais especificamente o GL40). Eles trazem também o novo chip gráfico GMA 4500HD, que é uma melhora em relação ao GMA X3100, largamente utilizado hoje em dia.

A série CQ50 no momento possui 4 modelos:

- CQ50-110br (o deste review)

- CQ50-111br (igual ao 110, mas com Vista Basic)

- CQ50-112br (com Vista Basic, Pentium Dual Core e 2GB)

- CQ50-113br (com Vista Premium, Core 2 Duo e 2GB)

Sobre a compra:

A opção pelo Compaq se deu por problemas anteriores com outras marcas e lojas, principalmente no que diz respeito à garantia inicial. Iria pegar um Acer no ManiaVirtual, mas soube de um tipo de problema que ocorre lá: de setembro a novembro (2008) um conhecido recebeu deles um notebook defeituoso e relatou o caso em 2 dias; o processo de devolução do dinheiro durou, no total, cerca de 1 mês e 20 dias.

Configuração do notebook:

- Celeron M575 (2.0GHZ, 1MB L2)

- 1GB DDR2

- 160GB SATA

- 15,4" em 1280x800

- Gráficos Intel GMA 4500HD

- Webcam integrada

- Leitor de cartões

- Gravador de DVD com função Lightscribe

- Windows Vista Starter

(Mais especificações no post #3)

Comentários sobre as partes:

- Som: As caixas são as famosas Altec Lansing. No geral, ótima qualidade de som. Bons graves e rara distorção em níveis mais altos.

- Tela: Tem bom brilho e uma bela definição de cores. O ponto fraco, assim como a maioria dos notebooks, é o ângulo de visão vertical, que é limitado.

- Teclado: É bastante macio e silencioso. Padrão ABNT, tem um botão próprio para barra e interrogação. Acho que o Shift da direita poderia ser "fullsize", mas é uma tecla do tamanho das alfanuméricas.

- Touchpad: É integrado à carcaça. Acho que poderia deslizar melhor, embora há quem prefira assim. Os botões são ótimos.

- Carcaça/design: Ao contrário da série anterior (C7XX), a tampa da carcaça é em black piano, seguindo a tendência dos HP. Acho que fizeram uma boa escolha no design: a área superior ao teclado é preenchida por pequenos furos das caixas de som, com os botões de força e Wireless ao centro. Ficou bastante elegante. Pequenas luzes "brancas" acendem ao lado do Caps Lock e da entrada do cabo de força. Não possui "trava" na parte de cima da tela, daquelas que prendem a tampa abaixo do touchpad; prefiro assim. As dobradiças que o LCD parecem bastante firmes.

- Sistema operacional: ele vem com o Windows Vista Starter, que é uma espécie de piada em forma de sistema operacional :D Possui limitações diversas, que já devem ser conhecidas (exemplo: não poder abrir mais que um número x de janelas ao mesmo tempo). Por esse motivo, logo formatei e instalei o Windows XP com SP3. No post #2 (abaixo) explico o processo de instalação.

- Comentário geral: Achei um bom notebook para uso caseiro, até para substituir esses desktops básicos que pipocam por R$1000-1100. A carcaça é elegante, bem acabada e parece resistente, só acho que poderia ter um atalho para aumentar e diminuir o volume.

O Celeron que o equipa (M575) é dos mais novos, e mais que suficiente para tarefas diárias, além de não esquentar muito e preservar a bateria. O vídeo 4500HD é um bom upgrade sobre o X3100; melhorou bastante em tarefas como playback de vídeos em HD e uso em tratamento de imagens pesadas, provavelmente também na interface Aero do Vista. É considerada uma placa de classe 3, embora não seja específica para jogos.

Adicionado 21/01/09 - O processador (Celeron M575): A linha Celeron até hoje sofre com o estigma negativo que adquiriu devido a várias versões antigas do chip, que de fato eram bem fracas. Até os Celeron D (Desktop) e Celeron M4XX (Mobile) seu desempenho é bem fraco e perde para concorrentes como os Sempron. Mas a partir da linha 4XX (Desktop) e M5XX (Mobile) os Celeron passaram a se basear na arquitetura Core da Intel, o que fez deles processadores bastante competentes. Esses Celeron "novos" são superiores aos Sempron da AMD, além de baterem os Pentium 4 e vários modelos de Athlon 64 "single core". Há diversos testes na internet que mostram isso. São processadores que até sobram no uso do dia-a-dia, mas ainda assim estão mais focados na otimização de bateria que no desempenho. No momento (Janeiro/2009) o modelo M575 é, junto com o M585, o mais recente da linha Celeron single core.

PRÓS:

- Carcaça bonita e parece resistente

- Bom teclado

- Chipset GL40 vem com o novo chip gráfico da Intel, uma melhora em relação ao GMA X3100

- Um "detalhe" interessante: a memória do CQ50-110br veio em 1 só pente de 1GB, ou seja, upgrade fácil para 2GB com o outro slot livre.

CONTRAS:

- Não possui atalhos para controle de volume

- 3 portas USB, para os que não dispensam 4

- O barebone possui espaço para a porta HDMI, mas ela não vem nessa série.

Fotos (800x600, clique para ampliar):

dsc00881qn7.th.jpg dsc00886ch6.th.jpg

dsc00896rg5.th.jpg dsc00892vb9.th.jpg

dsc00905yq0.th.jpg dsc00908rf0.th.jpg

dsc00911yd5.th.jpg dsc00913sw8.th.jpg

dsc00916mp9.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como instalar o Windows XP na série Compaq CQ50:

Muitos que compraram esta série da Compaq estão tendo problemas para instalar o Windows XP. Vou listar aqui os passos necessários para que isso seja feito.

Passo 1 - criação do CD do Windows:

A primeira dificuldade é que a maioria dos CDs de Windows XP por aí não têm integrados os drivers SATA do notebook. Isso faz com que apareça uma tela azul de erro antes do início da instalação.

Para resolver isso, é preciso integrar os drivers SATA num CD de instalação do Windows XP. Como fazer:

- Baixe AQUI os drivers SATA para o Compaq, extraia-os para o HD.

- Baixe AQUI um programa chamado N-Lite e instale-o.

O N-Lite é um programa super simples, nele tudo aparece graficamente e com explicações. Insira um CD do Windows XP (com SP2 no mínimo) no drive do computador e abra o N-Lite. Ele vai pedir para que localize a fonte do Windows; é só apontar para o CD que inseriu, e depois indicar um lugar para o programa salvar a imagem a ser criada.

Num menu seguinte do N-Lite você verá uma opção para integrar drivers ao CD do XP. É só selecioná-la e, em seguida, apontar para a pasta com os drivers SATA que extraiu (pode selecionar tudo e escolher o "modo TXT" que o programa oferece). Depois você pode criar uma .ISO com as alterações feitas e terá um CD do Windows com os drivers integrados.

Passo 2 - instalação dos primeiros drivers:

Depois de instalado o Windows, baixe o WinRAR. A seguir, os drivers que poderá instalar diretamente (pode seguir a ordem que não tem erro):

a) Chip gráfico GMA 4500HD (Link 1)

B) Touchpad Synaptics (Link 1 - Link 2)

c) Rede Wireless Atheros (Link 1 - Link 2)

d) Rede Ethernet Realtek (Link 1)

e) Microsoft Universal Audio Architecture (MSUAA) (Link 1 - Link 2) - prefira o Link 2

EDIT: Achei o driver para áudio. Você pode instalá-lo depois do MSUAA. Clique AQUI para baixá-lo.

Passo 3 - drivers restantes:

Com os dispositivos acima instalados (principalmente as placas de rede) já é possível conectar à internet e obter os drivers restantes diretamente do notebook. Como? Baixe e instale o programa Driver Scanner 2009 (Link 1 - Link 2). O procedimento do programa é bem simples: clicando em "Scan" ele busca os drivers que estão faltando ou que estão desatualizados. Depois é só clicar em "Download driver" e "Install driver" que ele faz tudo sozinho.

Os drivers que poderá pegar através do programa são: Controlador de barramento SM (chipset), Modem no Barramento de High Definition Audio, Intel PCI Bridge e algum outro que não me recordo no momento (é só olhar no gerenciador de dispositivos o que falta).

Passo 3.1 - webcam:

Com áudio e vídeo instalados, baixe e instale o driver da Webcam (Link 1 - Link 2), o único que não é detectado pelo Driver Scanner.

Pronto. No início achei que fosse chato demais, mas fazendo fica bem simples

Sobre o Touchpad (adicionado em 06/02/09): Algumas pessoas relatam que a única coisa que falta pra ficar 100% no XP é o Touchpad, que fica ligado independentemente de estar ativado ou desativado no botão luminoso.

Pois bem, acabo de descobrir que o driver correto pode ser baixado pelo próprio Windows Update do Windows XP. A opção de baixar esse driver não vem pela instalação expressa de drivers - essa instala apenas atualizações críticas. É necessário ir na atualização personalizada e selecionar os itens de hardware à direita.

Baixei o driver desse jeito e agora o Touchpad já liga/desliga.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite

Eu estou com problemas na instalação dos drivers.

Na hora da instalação do Microsoft Universal Audio Architecture.

Quando executo a instalação aparece uma janela que diz:

"O programa de instalação Microsoft UAA Bus Driver for HD Audio está preparando o Assistente do InstallShield que o guiará pelo processo restante de instalação."

Depois essa janela some e não acontece mais nada.

Instalei os itens a-b-c-d normalmente. Só o item e) que não to conseguindo.

Ai to sem audio.

E os drivers para Dispositivo de Audio no Barramento de High Definition Audio e Modem no Barramento de High Definition Audio que baixa pelo DriverScanner na hora de instalar de instalar dá uma falha.

Já tem dois dias que to tentando colocar o XP pra rodar nesse notebook.

Se puder me ajudar...

:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu ice!

Marivaldo, você só conseguirá instalar o modem e o áudio depois de ter instalado o MSUAA, não tem jeito. Tente baixá-lo NESTE link (estarei colocando-o como uma opção no post acima).

Também já achei um driver de áudio apropriado para download direto. Você pode pegá-lo NESTE link pra instalar depois do UAA, assim só fica faltando o modem. Depois que forem reunidos os drivers que restam, o procedimento com o Driver Scanner nem será necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rssv, o MSUAA já tinha baixado do site da HP.

:hehehe:

Instalei o driver de aúdio do link que você colocou pra ver se funcionava... to até ouvindo música aqui agora, valeu.

O driver do modem baixei nesse link, dá uma olhada aí pra ver.

Bom, só o microfone não funcionou ainda.

Valeu pela ajuda.. continuar tentando, qualquer coisa aviso.

Mais um probleminha que notei, ele não está voltando do modo de espera.

Pesquisando pra ver se encontro algo a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá... tentei instalar o xp como mencionado no postagem acima, fiz todos os passos criei um novo cd do xp, ele instala tudo certinho so que quando ele reinicia e vai carregar o windows ele abre aquela tela p/ entrar em modo de segurança ou modo normal e tal... clica em modo normal e ele começa a carregar só que reinicia... já formatei e instalei novamente mas nada... alguem pode me ajudar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão suas dicas e otima mesmo.

os drivers ficaram de boa

mas o audio do compaq cq 50-112b e ruim d+ cara ,

nao instala nem a pau ,

dispositivo de audio no barramento high defition audio fca um ponto de interrogação que nao sai.

sera que você tem a solução tambem cara ?:confused::rolleyes:

você eu unico topico bom que eu vi ate agora..:cool:

espero respostas.:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Estou tendo problemas ao completar ao iniciar a instalação do XP.

Após fazer todo aquele trâmite de integrar os drivers SATA no cd do XP, depois de formatar, na hora em que ele examina os discos, diz que não pode continuar a instalação, pois, não encontrou o arquivo no cd.

Queria saber o que fazer...

Desde já conto com a colaboração de todos!!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marivaldo: engraçado. Com os drivers de som fornecidos pelo Driver Scanner eu não consegui usar o microfone. Mas com o driver "avulso" que indiquei depois (já integrado ao post principal) o microfone funciona normalmente.

jarbasl: realmente não sei dizer nada sobre o que ocorre no seu caso. O procedimento que fiz é o "padrão", escrevi o tutorial de instalação baseado em informações que fui encontrando pela Web, e que aqui funcionaram normalmente. Tente fazer uma formatação completa do HD, e não somente uma formatação rápida - se é que foi o caso.

Mynhow: valeu! Vou fazer testes com alguns jogos e adicionar. Pretendo comprar um pente de 1 GB pra adicionar, mas farei os testes com a configuração original.

marcioathenas: olha, infelizmente não sei dizer muito além do que já falei. O que posso acrescentar é que vão aparecer 2 "Dispositivos de áudio no barramento de High Definition Audio". Um deles é a placa de som em si... O outro é algo relacionado ao HDMI (mesmo o notebook não possuindo entradas), e o driver desse vem junto com o da placa de vídeo, que eu pus o link aí em cima. Talvez você possa instalar primeiro o MSUAA, depois a VGA (não só localizando o driver pelo gerenciador de dispositivos, mas acionando o Setup, assim ele instala tudo), depois o driver de som, e depois o modem, seja pelo driver scanner ou pelo Marivaldo no post #7. Se já está tudo instalado, extraia o .rar do driver de vídeo novamente e os drivers do segundo "Dispositivo de áudio no barramento de High Definition Audio" estarão na pasta "HDMI".

Jefferson: talvez seja algum problema com seu CD do Windows XP. Certifique-se de que o Windows que tem aí possui ao menos o Service Pack 2 integrado. O processo não tem muito segredo: é integrar os drivers e reconstruir uma nova .ISO...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro RssV,

Deu quase tudo certo, meu unico problema agora é o bendito microfone que fica muitoooo baixo, mal consigo ouvir o que falo... existe alguma solução pra isso? no resto ta tudo funcionando 100% meu note é o cq50-110br valeu! outra coisa, nao fiz o teste ainda com um microfone externo, será que funciona/? nao vi entrada de linha nas opções de som... forte abraço e obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Estou tendo problemas agora com o áudio, consegui instalar o XP, o problema era realmente o .ISO q eu havia criado.

O problema agora é... não consigo instalar o áudio, mesmo depois de ter instalado o MSUAA, quando tento instalar o outro áudio o windows me retorna o erro dizendo que é impossível localizar o dispositivo para este driver.

Obrigado a todos.

No aguardo de informações!

Pessoal,

Acho que resolvi alguma parte do problema de áudio citado anteriormente, agora já consegui baixar alguns drivers pelo scanner...

Agora eu já tenho som no note... já consigo escutar música por exemplo, o que eu ainda não tenho é volume... (não sei o motivo...)

e lá no gerenciador de dispositivos ainda faltam dois itens que mesmo pelo scanner não consegui baixar...

São eles:

Dispositivo de áudio no barramento do High Definition Audio;

Modem no barramento do High Definition Audio.

Vale ressaltar também que acho que consegui instalar o MSUAA, ao dar segmento a instalação, a tela some e nada mais vejo, será que consegui mesmo instalar esse item???

COnto com a colaboração de vocês...

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Amigo RssV,

Em relação ao Tópico realmente estava bem presente e eficaz, mais olha só, depois que fiz todos os procedimentos do CD, fui para a instalação. A instalação correu bem, só que na ultima vez em que a instalação é finalizada e o Note reinicia, fica só na tela de modo de segurança e dentre as opções que tento para inicializar normalmente, nenhuma me retorna com algo positivo, e... com o mesmo CD que criei não dá opção pra fazer Reparo na instalação do mesmo, o que seria uma saída... Pergunto ao amigo(s) o que eu poderia agora tentar fazer para resolver isso?

Gratos pela atenção !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ganhei exatamente este de natal e em decepcionou ao ver que o já antigo Age Of Empires com tudo High dava umas travadinhas na hora de mover a tela pelos cantos...

Mas pra mim que tinah que dividir o PC com dosi irmãos menores, é uma mão na roda....

Realmente muito bonito...Só que vou colocar o Vista Business nele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, um esclarecimento: devo dizer que não tenho nenhum conhecimento mais específico sobre o notebook. Apenas possuo um e instalei com sucesso o Windows XP nele (com som "OK", microfone, modem, etc)...

Com o procedimento que descrevi na primeira página, correu tudo de forma bastante simples; só "bati cabeça" da primeira vez, quando estava testando os drivers, mas depois formatei novamente e instalei tudo de uma vez. Fiz a instalação no CQ50-110 e num CQ50-112 de minha cunhada, tudo numa boa.

Aos que estão com problemas, recomendo que tentem fazer uma formatação completa e utilizem um CD "limpo" do Windows XP com SP2 para embutir os drivers SATA. Os drivers que indiquei são todos oficiais, nada modificado.

Padatomi: Age 3? Pois é, ainda farei testes com jogos, mas pelo que li das especificações, a 4500HD é consideravelmente mais potente que a GMA X3100... Resta dar um tempo para que a Intel lance um driver de vídeo decente. Na página oficial eles sempre deixam a última versão para download - acabei de pegar o último.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae pessoal,

seguinte, instalei o Windows xp certinho do jeito que foi explicado aqui, e está tudo funcionando perfeitamente exceto o botão que liga e desliga o touchpad, ou seja, o touchpad funciona perfeitamente mas não da pra desligar, quando eu aperto o botão a luz muda de cor, mas o touchpad não desliga, e isso é extremamente irritante quando eu to digitando algum texto, pois de vez em quando eu esbarro no touchpad e o mouse clica em outro lugar...

alguém sabe o que posso fazer para resolver isso?

e se alguém tiver conhecimento de linux, sabe como eu posso fazer para o botão de ligar e desligar o touchpad e o botão de ligar e desligar o wireless funcionem no ubuntu 8.10?

desde já agradeço a ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RssV, não o Age 3, o Age 2 ¬¬

Mas eu coloquei ontem no High de novo e funcionou muito bem o0?

Eu estou no programa da MSDN e to baxando o Vista Business grátis a que tenho direito, Aí eu vou instalar ele no Notebook, a pergunta é, com os discos de recuperação que eu vou criar eu vou poder utilizar esse disco pra reinstalar todos os drivers e programas tipo o da webcam?

Se sim como eu faço isso? Pra eu restaurar o sistema pra config de Fábrica basta por o CD lá dentro e mandar a Bios bootar por ele?

Outra dúvida, se o note usa a memória compartilhada e eu colocar mais um pente de memória igualzinho pra ativar o Dual Channel, em tese o Note ganha alguma potência no vídeo dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae pessoal,

seguinte, instalei o Windows xp certinho do jeito que foi explicado aqui, e está tudo funcionando perfeitamente exceto o botão que liga e desliga o touchpad, ou seja, o touchpad funciona perfeitamente mas não da pra desligar, quando eu aperto o botão a luz muda de cor, mas o touchpad não desliga, e isso é extremamente irritante quando eu to digitando algum texto, pois de vez em quando eu esbarro no touchpad e o mouse clica em outro lugar...

alguém sabe o que posso fazer para resolver isso?

e se alguém tiver conhecimento de linux, sabe como eu posso fazer para o botão de ligar e desligar o touchpad e o botão de ligar e desligar o wireless funcionem no ubuntu 8.10?

desde já agradeço a ajuda!!!

Esse resolve baixando o Driver do touch

http://drivers.synaptics.com/Synaptics_Driver_v10_1_8_XP32.exe

a wireless funciona no ubuntu ou so o botão que não funciona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu note já ta quase perfeito, só resta o problema do microfone interno que não funciona de jeito nenhum. Não é nada que use muito, mas é sempre bom ter ele funcionando, nunca se sabe quando podemos precisar..

Ajudou muito formatar ele completamente, apagar as partições. Comecei a instalação do zero.

Se alguém souber como resolver o problema com o microfone interno...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse resolve baixando o Driver do touch

http://drivers.synaptics.com/Synaptics_Driver_v10_1_8_XP32.exe

a wireless funciona no ubuntu ou so o botão que não funciona

Eu estou usando o driver que estava aqui no tutorial depois troquei por um outro que vi no site da hp, ambos não funcionaram, vou tentar esse ai...

no ubuntu, tanto o touchpad quanto o wireless funcionam perfeitamente, só os botões de desativar que não funcionam, e o sinal do wireless no ubuntu parece ser mais fraco, porque no meu quarto sempre fica very good quando eu to no windows e quando eu mudo pro ubuntu o sinal fica fraquissimo, mas isso deve ser do sistema mesmo.. o lance são os botões de desativar o wireless e o touchpad que não funcionam no linux... no windows xp é só o do touchpad mas vou tentar com esse driver ai, no vista funcionava perfeito...

Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carai olha o medo....vou criar os DVDs de Recuperação, testá-los e depois instalar o Vista Business....Ai vou por em pt-br e criar isos dos DVds de recuperação só por precaução....CARAI QUE MEDO DE ***** com a ***** toda....

Desejem-me Sorte....Enkuanto isso o note rodando a internet com uma rede quem alguem deixou aberta UHAUHAUHAUHUHAUHA, meu roteador só chega dia 2 acho...¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...