Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CORSAIR TWIN2X1024-8500C5D VS ASUS P5NT-DELUXE - dual channel instavel

newbiezera

Posts recomendados

Desde que montei meu pc (há uns 2 ou três meses) de vez em quando meu sistema em full load travava dando um bip antes tanto em games (mais frequente) ou quando eu estava a encodar varias coisas e etc.. Dai então, testei diversos drivers e nada resolvia, peguei então o memtest e executei ele pra minha surpresa aos 08minutos de teste obtive 32 erros, após 10minutos ai começou erro que não parava +. Pesquisei pela internet e vi que eu teria que configurar tensão, latencia e etc na bios, peguei o data sheet da minha memoria no site da corsair configurei mas nada de resolver as travadas continuaram. Foi ai então que deixei minhas 02 memorias em single channel com a mesma configuração que tinha feito e pronto, fiz 02 testes completos no memtest totalmente sem erros, com isso conclui que as memorias estão 100%. O que eu preciso agora é conseguir configura-las em DUAL MODE sem erros. Gostaria de saber se alguem tem a mesma placa-mãe e memorias que eu e ja enfrentou esse problema ou alguem que tenha boa experiencia com memorias para me ajudar. Segue as configurações em Single Channel que eu não obtive erros no Memtest:

AI Tuning - AI OVERCLOCK

OVERCLOCK OPTIONS - DISABLE

Sli-Ready Memory - EXPERT

Vcore Voltage - AUTO

CPU VTT Voltage - AUTO

Memory Voltage - 2.110v (Na minha memoria está 2.1v mas na minha bios a config + proxima é 2.110v)

NB BR04 CHIP Voltage - 1.25v

1.2V HT Voltage - 1.20v

NB CHIP Voltage - AUTO

SB CHIP Voltage - AUTO

GTLVREF - AUTO

CPU Internal THermal Control - DISABLE

Limit CPUID MaxVAl - DISBALE

Enchanced C1 (C1E) - ENABLE

Virtualization Technology - ENABLE

CPU Multiplier - 9.0

Enchanced Intel SpeedStep Tech - Disable

LDT Frequency - 5x

tCL (CAS Latency) - 5

tRCD - 5

tRP - 5

tRAS - 15

Command Per Clock (CMD) - 2 clock

tRRD - AUTO

tRC - AUTO

tWR - AUTO

tWTR - AUTO

tREF - AUTO

tRD - AUTO

tRFC - 62

CPU Spread Spectrum - DISABLE

SATA Spread Spectrum - DISABLE

LDT Spread Spectrum - AUTO

Testei as memorias em Dual Channel com esta configuração mas obtive erros no memtest, esse kit de memorias roda a 1066mhz. Obrigado pela atençao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de testar o slot 1 com cada memoria, sem erros.

Testei o slot 3 com cada memoria, sem erros. A zika é quando esta em dual mesmo. Vou testar agora no modo Dual nos outros 2 slots.

Testei elas em dual channel nos slots a2 b2.. e deu os mesmos erros no memtest, nao sei mais o que fazer alguma sugestao?

Link para o comentário

Testa essas configurações aí, se não funcionar coloque as voltagens da memória em 2.2 ou 2.3V, faça esse teste pra gente ver.

AI Tuning - AI OVERCLOCK

OVERCLOCK OPTIONS - DISABLE

Sli-Ready Memory - Tem como desabilitar isso? se sim, desabilite.

Vcore Voltage - AUTO

CPU VTT Voltage - AUTO

Memory Voltage - 2.110v (Na minha memoria está 2.1v mas na minha bios a config + proxima é 2.110v)

NB BR04 CHIP Voltage - 1.25v

1.2V HT Voltage - 1.20v

NB CHIP Voltage - AUTO - coloca um acima.

SB CHIP Voltage - AUTO

GTLVREF - AUTO

CPU Internal THermal Control - Disable

Limit CPUID MaxVAl - Disable

Enchanced C1 (C1E) - Disable

Virtualization Technology - ENABLE

CPU Multiplier - 9.0

Enchanced Intel SpeedStep Tech - Disable

LDT Frequency - 5x

tCL (CAS Latency) - 5

tRCD - 5

tRP - 5

tRAS - 15

Command Per Clock (CMD) - 2 clock

tRRD - AUTO

tRC - AUTO

tWR - AUTO

tWTR - AUTO

tREF - AUTO

tRD - AUTO

tRFC - 62

CPU Spread Spectrum - DISABLE

SATA Spread Spectrum - DISABLE

LDT Spread Spectrum - AUTO

Link para o comentário

Com as configuracoes que voce postou as memorias ficaram com 800mhz Dual CHannel, mesmo assim fiz o teste e nao deu nenhum erro. Voltei pra bios, coloquei o AI TUNING em MANUAL para habilitar o fsb, la deixei unlinked e setei o QDR pra 1066 o fsb ja estava... fiz o teste... e deu os mesmos erros continuei a bateria de testes até que cheguei nessa configuração:

xdj4mqpr83x5tx495kok_thumb.jpg

E pra alegria da naçao brasileira nenhum erro encontrado no memtest e as memorias rodando a 1066mhz em Dual CHannel \o\:

n1rnl5ypyyye094yc0y_thumb.jpg

O que eu gostaria de saber agora são duas coisas, no memtest como voce pode ver está la Memory está: 2047mb 3664mb/s. Essa é a maxima performance das minhas memorias? Quando eu deixo a opção Sli-Memory Ready em Expert esse valor fica 3775mb/s porém eu tenho os erros.A outra duvida é minha memoria vai perder vida util ja que nela está especificado 2.1v e na minha placa-mãe tivee que deixar 2.210v (por ser o+ proximo de 2.2 para fazer o teste), e aí sera que ela vai durar menos?

Link para o comentário

• Membro VIP

ótimo você ter postado os procedimentos. Esse tópico merece ser pinado.

Sim, manualmente fica a essa taxa. Para você ver, essa tecnologia SLI-Ready funciona, mas por algum motivo a memória não se acertou com ela ( limitação, acredito ). 0,1 v não irá mudar o tempo de vida útil da memória, até porque ela possui dissipadores e seu micro é ventilado, certo ? Sendo assim, não se preocupe.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!