Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon X2 5400+ acusa alta temperatura, mas esta frio.


rafsfr

Posts recomendados

Olá membros do Clube do Hardware!

Preciso de ajuda em relação ao meu processador. Eu até tentei procurar um tópico ja criado que diz a respeito desse problema, mas não encontrei..

Espero que possam me ajudar:

Comprei um novo computador pelo ML, do qual seu processasdor é um AMD Athlon X2 5400+ e está apresentando problemas, o "bipe" da motherboard apita "avisando" que a temperatura do CPU está alta; no SETUP as configurações de temperatura da motherboard me mostram que o Processador inicia com 36°C quando é ligado e aumenta rapidamente, ou seja, em mais ou menos 2 (dois) minutos a temperatura passa de 40°C, 50°C, 60°C, 70°C, 80°C, 90°C.. E NÃO PARA!!! chega mais de 100°C. Sendo que, neste ponto era para ele queimar ou ao menos se danificar. Mas nada acontece!!! Eu coloco a mão no dissipador do cooler e está em temperatura ambiente.. (Tipo 26°C..). então desligo o computador e retiro o cooler, o processador também está em temperatura ambiente.. (Tipo 38°C..).

Preciso verificar se o problema é "defeito de fabricação do processador", pois a motherboard não possui problemas, pois coloquei um outro processasdor de socket AM2 (Sempron 3000) e nada aconteceu, ou seja, o computador não acusa alta temperatura no Sempron.

Pensei que poderia ser a tensão errada da motherboard, mas não é.. esta tudo Ok, e se fosse, os problemas apareceriam quando computador chegou aqui em casa (Pois trabalhei uma semana com ele sem problemas..) Então:

* tensão da placa-mãe não é;

* Tamebem não é Cooler mal encaixado;

* O ambiente tambem não porque o PC está em um lugar fresco;

* Não é curto-circuito nos outros componentes, pois eu os desativei para teste (HD, CD-ROM);

* Falta de pasta térmica também não;

* O Cooler esta rodando super bem e esta ligado no lugar certo;

Desde já agradeço...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom amigo pode ser um bug no sensor de temperatura do processador, tenta trocá-lo e ver se o problema é resolvido.

abraços amigo.

trocar o "sensor da placa-mãe", tu é doido?

primeiro, você fez o teste com outro processador, mas, você fez o teste com outra placa-mãe?

dai você detecta si é o processador, ou si é o processador com a sua placa-mãe!

atualziar a bios tb não faz mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
trocar o "sensor da placa-mãe", tu é doido?

primeiro, você fez o teste com outro processador, mas, você fez o teste com outra placa-mãe?

dai você detecta si é o processador, ou si é o processador com a sua placa-mãe!

atualziar a bios tb não faz mal.

rsrsrsrsrsrs desculpa amigo pelo modo que me espressei, na verdade não queria deixar a ideia de troca do sensor da placa-mãe, mais na verdade a troca do processador por uma do mesmo modelo se possivel para ver se o bug continuaria.

abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos!

Gostaria de agradecer todos aqueles que contribuiram com sua resposta para a solução de meu problema...

Bom, vamos aos detalhes...

Até ontem eu havia efetuado somente testes de outros procesadores em minha motherboard GIGABYTE GA-MA69VM-S2, porém hoje coloquei meu AMD Athlon X2 5400+ em outra motherboard (Foxconn A6VMX) de um colega meu... SURPRESA!!!

O processador funcionou perfeitamente, eu deixei trabalhando por uns 20 min. e a temperatura ficou constante (aprox. 45°C a 50°C), sendo que em minha Gigabyte o sensor de temperatura acusava "alta temperatura" em menos de 2 min. Então, logo pensei nesta incompatibilidade entre "motherboard e processador", e agora, analizando as respostas de "Jupter", "Scallonni" e "Nesdro" percebo que a solução do problema pode ser a atualização do BIOS. No site da Gigabyte, uma coisa interessante que encontrei na guia de atualizações de BIOS, foi que no modelo da minha motherboard existia 7 atualizações de BIOS, sendo que, uma delas se referia a compatibilidade de processadores AMD X2 com dois núcleos ou mais, ou seja, uma atualização de BIOS só para habilitar compatibilidade de processadores de núcleo duplo, triplo ou quadruplo com a placa-mãe. E como o processador que usei para teste era um Sempron 3000 que possui somente um núcleo ela não acusou erro algum...

Bom.. Estou colocando fé nisto...

O que me faz ficar pensativo é que minha placa-mãe, tão recente comprada - a menos de 1 mês, não veio com BIOS atualizada de fábrica, veio com BIOS antiga... MAS CONSEGUI TRABALHAR COM O COMPUTADOR 1 SEMANA SEM PROBLEMA ALGUM...

??? Não entendo ???

Bom pessoal, vou agora encontrar um outro processador com socket AM2 para atualizar o BIOS com essas atualizações que baixei... Pois não posso atualizar o sistema do BIOS com meu processador Athlon X2, pois o computador permanece ligado apenas uns 2 minutinhos, e então rapidamente a temperatura chega em 108°C e o computador desliga... e não dá tempo de fazer atualização... rsrs.

Postarei o resultado amigos.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora você me diz, como você chegou a conclusão q era bios? primeiro você teve de analisar outras questões. Primeiro de tudo você chegou dizendo que tinha um problema e não sabia resolve-lo. O seu problema poderia estar na placa-mãe ou no processador porém sabiasse que envolveria temperatura do processador. você acha que alguém é obrigado a adivinhar a solução exata do seu problema? rsrsrsrs.

Entenda amigo, um problema no teclado nem sempre é causado pelo teclado. um problema NA TEMPERATURA DO PROCESSADOR pode se causado por um PROBLEMA NA PLACA-MÃE (COMO É SEU CASO).

Antes de reclamar, pense nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Scallonni, Jupter e Nesdro!

O problema foi resolvido quando finalmente coloquei outro processador na minha motherboard e atualizei o BIOS para a última versão.

A versão atualizada foi dedicada aos processasdores de núcleos duplo, triplo e quadruplo...

Depois que atualizei meu BIOS, voltei meu Athlon X2, passei uma pastinha térmica, travei o cooler e tudo Ok! Processasdor funcionando perfeitamente e trablahdno normal!

Muito obrigado!

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...