Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
RicardoLauton

Transformar Wifi em saida de sinal elétrico

Recommended Posts

Imagino que este seja o melhor local para postar minha duvida.

Sera que alguem conhece algum dispositivo que converta o sinal de Wifi para Eletrico?

Ex. Não é essa a finalidade mas assim fica mais simples: Quero acender uma lampada da casa atraves do computador. Sendo assim terei um programa simulando a tecla de interrupitor e ao acionala emitirei um pulso via wifi. Em um determinado ponto da parede terei um equipamento (aqui esta minha duvida) que recebera o sinal Wifi e emitira o sinal eletrico para acender a luz.

Obs: o objetivo real não é acender uma lampada, portanto o equipamento só tera que receber o sinal wifi e emitir um pulso eletrico vindo de uma fonte eletrica...

Se alguem souber desse equipamento ficarei grato...

Abraços a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Imagino que este seja o melhor local para postar minha duvida.

Sera que alguem conhece algum dispositivo que converta o sinal de Wifi para Eletrico?

Prezado Amigo

Trata-se de uma automação residencial. Para implementar o que tu queres, dessa maneira, eu faria assim, vide-se comentários.

Resp./Cometário: existem equipamentos programáveis (via sofware), que podem ser configurados como escravos e acionar dispositivos elétricos. Um CLP seria o mais adequado.

Ex. Não é essa a finalidade mas assim fica mais simples: Quero acender uma lampada da casa atraves do computador. Sendo assim terei um programa simulando a tecla de interrupitor e ao acionala emitirei um pulso via wifi. Em um determinado ponto da parede terei um equipamento (aqui esta minha duvida) que recebera o sinal Wifi e emitira o sinal eletrico para acender a luz.

Resp./Comentário: pelo que entendi acima, tu queres um sistema de automação residencial com supervisão via software, é isso ? Nesse caso, se queres mesmo utilizar o Wi-Fi, qual o protocolo de comunicação que vais utilizar ? TCP/IP ? ModBus ? ProfiBus ? No caso creio que o teu computador PC poderia atuar como Mestre sem problemas.

Obs: o objetivo real não é acender uma lampada, portanto o equipamento só tera que receber o sinal wifi e emitir um pulso eletrico vindo de uma fonte eletrica...

Se alguem souber desse equipamento ficarei grato...

Abraços a todos.

Resp./Comentários: Supondo que um CLP faça o acionamento, o equipamento receberá um sinal Wi-Fi padrão 802.11, sendo esse convertido ou não por um gateway, uma rotina pré-gravada identifica a saída e envia um pulso.

Sds

Compartilhar este post

Link para o post

Tabom... minha ideia seria meio que segredo, mas já que não foi possivel de meu exemplo sem entendido. Vamos a verdade e a verdade vos levara ao equipamento correto.

Como foi entendido minha ideia ainda esta na fase de viabilidade.

Tenho intenção de criar um dispositivo para ligar o motor do carro via celular "Iphone". Para isso desenvolverei um pequeno programa que simula o ligar a chave. Com isso necessito adquirir ou desenvolver um equipamento para instala no carro que tera por objetivo receber o sinal proveniente do Iphone (no caso WIfi) e converter em sinal eletrico para a ignição.

Equipamento similares existe via infravermelho. o mercado livre tem diversos fornecedores. Mas minha intenção é utilizar a tecnologia do Iphone. wxiste um prototipo da LandRover com o sistema da qual tirei a ideia.

Com isso em vista sera que alguem conhece o devido equipamento? Que sabe até um parceiro para desenvolver a ideia....

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda continuo no dilema, existe ou não algum equipamento que faça ou seja adaptavel para a situação apresentada acima?

se alguem pudem ajudar .....

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que seria necessária a utilização de um microcontrolador.

O sinal wifi, embora uma onda eletromagnética, segue padrões (especificamente o IEEE 802.11). Você teria que ter o sistema receptor operando neste padrão e um sistema microcontrolado para interpretar o sinal e acionar a parte elétrica do carro. Embora não seja inviável, é com certeza trabalhoso...

Compartilhar este post

Link para o post

valeu a dica cabteixeira. vou pesquisar alguma coisa em microcontroladores e plc. se eu conseguir uma resposta logica posto o resultado

Até breve

Compartilhar este post

Link para o post

Con certeza postarei a resposta. essa tecnologia esta faltando no mercado e se falta no mercado alguem deve suprir a necessidade.

Aguardem respostas.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera!!

Gostaria de uma ajuda.. primeiro não sei se estou fazendo certo em postar aqui, é a primeira vez que uso esse site...

Alguém sabe me explicar como faço para apertar um interruptor e ele acender uma lâmpada por WiFi??

Para entenderem, quero ter um interruptor em um ponto de onibus e ao aperta irá acender uma luz no onibus.

valeu...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais