Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual processador e quanto de memoria este notebook Positivo D43L suporta?


GUTIS83

Posts recomendados

Estou comprando um notebook Positivo D43L com Placa Mãe Uniwill M31EI e Chipset Mobile Intel Calistoga-G i945GM, e gostaria de saber até qual processador ele suporta?

Acredito que o soquete do chipset seja soquete M(479) e li em alguns lugares que o processador "máximo" que este notebook suporta são os intel core duo da familia Yonah, mas procurando na net já vi processadores intel Core 2 Duo T7600 da familia Merom com soquete M(479). A minha dúvida é se só o soquete que impede o uso de um processador melhor ou tem outras coisas que podem vir a impedir o uso deste core 2 duo?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu "icefly", agora estou bem contente pela minha aquisição, mais para frente se eu achar que preciso, já sei que vou poder ter um processador melhor, aí aumentarei a vida útil do meu notebook.

Só mais uma pergunta já abusando, no site da uniwill/ecs que parece ser o fabricante deste notebook, a especificação para a memória é "Memory Support (2) DDR2 533/677 SODIMM Up to 2GB toal".

Agora este dois entre parenteses me deixou em dúvida, eu posso ter dois pentes de 2gb dando um total de 4gb ou só é suportado 2gb no total, ou seja 2 pentes de 1gb?

Valeu pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não oficialmente esse note pode suporte 4gb de memoria sim, mas o que é passado pela positivo seria se nao me engano de 2gb, por causa de homologação e um monte de coisas da parte de engenharia, outra coisa que limitaria o uso de 4 gb seria o sistema operacional, pois é 32 bits e nao consegue endereçar os 4gbs de memoria...

quanto ao processador, ele tem uma fsb 533 ou 667 deve funcionar, inicialmente a maioria dos processadores de 65nm seriam compatives com esse equipamento.

Será que alguém já fez o teste, para ver se este notebook suporta 4 gb?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda.

Eu já tinha lido isso sobre OS ter que ser de 64bits para conseguir "ler" mais do que 3gb de ram.

Na verdade estou perguntado isto, pois queria um notebook pequeno e barato, minha ideia inicial era um Eee Pc 1000, mas como a loja que eu iria comprar não é de confiança começei a procurar outras opções, aí encontrei este positivo D43L bem barato e o que mais me interesou nele foi as placas serem intel e com isso uma oportunidade de upgrade mais para frente.

Agora vejo que este notebook compesa bastante, pois paguei R$1079 nele e como tenho amigos morando nos EUA, posso pedir umas peças para eles que são faceis de mandar e aí vou poder fazer um up de memoria(2gb se compensar 4gb) e processador(t7600) gastando mais ou menos uns R$550, aí terei um notebook muito bom por um preço abaixo dos celulares com esta configuração e tamanho de tela vendidos aqui no Brasil.

Acredito que tá compensando fazer isto, certo?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim vale a pena sim pois com esse up você teria um notebook atual, com tecnologia centrino por uma preço qual você não acharia! Se pesquisar essa configuração sairia estão barato nao!!!

Obrigado pela ajuda.

Eu já tinha lido isso sobre OS ter que ser de 64bits para conseguir "ler" mais do que 3gb de ram.

Na verdade estou perguntado isto, pois queria um notebook pequeno e barato, minha ideia inicial era um Eee Pc 1000, mas como a loja que eu iria comprar não é de confiança começei a procurar outras opções, aí encontrei este positivo D43L bem barato e o que mais me interesou nele foi as placas serem intel e com isso uma oportunidade de upgrade mais para frente.

Agora vejo que este notebook compesa bastante, pois paguei R$1079 nele e como tenho amigos morando nos EUA, posso pedir umas peças para eles que são faceis de mandar e aí vou poder fazer um up de memoria(2gb se compensar 4gb) e processador(t7600) gastando mais ou menos uns R$550, aí terei um notebook muito bom por um preço abaixo dos celulares com esta configuração e tamanho de tela vendidos aqui no Brasil.

Acredito que tá compensando fazer isto, certo?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma ultima dúvida, como a configuração atual do notebook é Placa Mãe Uniwill M31EI, Chipset Mobile Intel Calistoga-G i945GM+ ICH7-M, processador intel celeron M430 e windows vista 32bits. Se eu colocar os 4gb de ram o que pode dar errado, por exemplo não ligar ou queimar a placa mãe? E se o notebook funcionar direitinho com os 4gb ram, só o windows não vai reconher aí ele só vai usar os 3gb que ele reconhece, mas aí posso usar numa boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao vai acontecer nada do genero, o sistema atual vai ter a limitação de 3 gb somente, mas nao vai impedir o funcionamento do equipamento.

Só uma ultima dúvida, como a configuração atual do notebook é Placa Mãe Uniwill M31EI, Chipset Mobile Intel Calistoga-G i945GM+ ICH7-M, processador intel celerom M430 e windows vista 32bits. Se eu colocar os 4gb de ram o que pode dar errado, por exemplo não ligar ou queimar a placa mãe? E se o notebook funcionar direitinho com os 4gb ram, só o windows não vai reconher aí ele só vai usar os 3gb que ele reconhece, mas aí posso usar numa boa?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se não funcionar, a máquina não vai queimar, apenas não vai ligar.

Se botar 4Gb num Xp/Vista 32bits, o limite de gerenciamento de memória será de 3,25Gb disponiveis para o SO e os programas, o que convenhamos é difícil um usuário comum ou normal gastar toda essa quantidade de RAM (exceto se ele usa programas ou arquivos muito pesados).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom como eu disse eu comprei o notebook Positivo D43L na Fnac e eu o recebi na segunda dia 05/01, mas ele veio todo danado, com peças de plasticos mal encaixadas e com aquelas garras de encaixe quebradas e até o teclado estava amaçado, algo bem estranho mesmo, na hora parecia que alguém tinha já aberto o notebook para trocar alguma coisa, ou a ventoinha o as entradas da fonte o de vga e na hora de fechar o notebook fizeram alguma coisa errada. Sorte que vi isto na mesma hora e já entrei em contato com a FNAC, no primeiro momento uma atendente disse que como já estava aberto tinha que enviar para assistencia tecnica ou pedir meu dinheiro de volta, aí nem discuti e desliguei, depois de uns 5 minutos liguei de novo na FNAC e outra atendente me atendeu e foi bem mais educada e disse que era só enviar de volta o notebook para eles que seria feita a troca sem problemas. Bom agora depois da demora para liberarem outro parece que o notebook foi enviado ontem(08/01) e até terça deve estar aqui. Quando o notebook chegar escrevo aqui um pouco sobre ele e coloco as informações que aparecer no teste do everest ou cpuz. Até Mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem dessa não de mandar na AT prá consertar; o PC veio com sinais de uso ou com defeito é´prá trocar!

Esse note por ser da linha antiga, com certeza te mandaram um já usado e devolvido por alguém.

No começo do ano passado também pensei em comprar dele, por estar barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomara que agora venha tudo certo e que não tenha dor de cabeça com esse notebook.

Bom o novo notebook chegou e agora este está perfeito sem nenhum defeito. Bom eu instalei e executei o Everest e nele diz que o máximo de mémoria suportada pelo chipset é 4GB, só não posto uma foto do everest rodadando no notebook, pois não sei como fazer isso. Mas agora estou bem feliz, e vou tentar gravar o Linux Mandriva no notebook. Até Mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu já instalei o Linux Mandriva e está rodando muito bem e todos hardware foram instalados sem problemas, só não testei ainda o wireless. Já instalei um pente de memória de 2gb no notebook e está funcionando perfeitamente, agora com 2,5Gb de Ram, uma coisa interesante é que o windows vista starter achou os 2,5gb quando entro nas configurações do computador, só não sei se ele vai usar os 2,5gb ou só o 1gb que parece que ele suporta de memória máxima, e o legal também é que tanto no everest como no cpu-z a memória ram está em dual channel mesmo com dois pente de tamanhos diferentes e provavelmente marcas diferentes também. Abaixo está a copia do everest salvo em modo texto(achei mais fácil assim)

Versão EVEREST v4.60.1500/pt Módulo de Benchmark 2.3.237.0 Homepage http://www.lavalys.com/ Tipo de relatório Relatório rápido [ TRIAL VERSION ] Computador GUSTAVO-NT Gerador Gustavo Sistema operacional Microsoft Windows Vista Starter 6.0.6000 (Vista Retail) Data 2009-01-15 Hora 15:55--------[ Chipset ]----------------------------------------------------------------------------------------------------- [ North Bridge: Mobile Intel Calistoga-GM i945GM ] Propriedades de North Bridge: North Bridge Mobile Intel Calistoga-GM i945GM Tipos de memória suportadas DDR2-400 SDRAM, DDR2-533 SDRAM, DDR2-667 SDRAM Quantidade máxima de memória 4 GB Revisão / Stepping 03 / A3 Tipo do componente 1466 Pin FC-BGA Tamanho do componente 3.75 cm x 3.75 cm tensão do núcleo 1.05 V In-Order Queue Depth 12 Controlador de memória: Tipo Dual Channel (128 bits) Modo Ativo Dual Channel (128 bits) Temporização de Memória: CAS Latency (CL) 4T RAS To CAS Delay (tRCD) 4T RAS Precharge (tRP) 4T RAS Active Time (tRAS) 12T Row Refresh Cycle Time (tRFC) 34T Write To Precharge Delay (tWTP) 11T Refresh Period (tREF) 7.8 us Correção de erros: ECC Não suportado ChipKill ECC Não suportado RAID Não suportado ECC Scrubbing Não suportado Slots de memória: Slot DRAM nº1 512 MB (DDR2-667 DDR2 SDRAM) Slot DRAM nº2 2 GB (DDR2-667 DDR2 SDRAM) Controlador gráfico integrado: Tipo de controlador gráfico Intel GMA 950 Estado do controlador gráfico Ativado Tamanho do Frame Buffer gráfico 8 MB Fabricante do chipset: Nome da empresa Intel Corporation Informação sobre o produto http://www.intel.com/products/chipsets Download do controlador http://support.intel.com/support/chipsets Atualização de controlador (Driver) http://driveragent.com?ref=59 [ South Bridge: [ TRIAL VERSION ] ] Propriedades de South Bridge: South Bridge [ TRIAL VERSION ] Revisão / Stepping E2 / B0 Tipo do componente 652 Pin mBGA Tamanho do componente 3.1 cm x 3.1 cm tensão do núcleo 1.05 V High Definition Audio: Nome do codec Realtek ALC861 ID do codec 10EC0861h / 15840000h Revisão do CODEC 00100300h Tipo de CODEC Audio Formatos de Sons Suportados 48 kHz, 96 kHz, 16 bits, 20 bits, 24 bits High Definition Audio: Nome do codec Motorola Si3054 ID do codec 10573055h / 10573055h Revisão do CODEC 00100700h Tipo de CODEC Modem Controladora PCI Express: PCI-E 1.0 x1 port #1 Em uso @ x1 (Marvell Yukon 88E8055 PCI-E Gigabit Ethernet Controller) PCI-E 1.0 x1 port #3 Em uso @ x1 (Atheros AR5006X Wireless Network Adapter) Fabricante do chipset: Nome da empresa Intel Corporation Informação sobre o produto http://www.intel.com/products/chipsets Download do controlador http://support.intel.com/support/chipsets Atualização de controlador (Driver) http://driveragent.com?ref=59'>http://driveragent.com?ref=59

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Eu tenho um D43 também, com um Core 2 Duo Merom T7400, então realmente dá pra fazer esse upgrade. O único porém é que ele tenha uma BIOS mais ou menos nova, porque os primeiros D43 (e D35, que é o mesmo note, mas com uma config. mais simples) vinham com uma versão de BIOS que não suportava processadores mais novos. Mas aí é só atualizar, e como o seu é novo, com certeza não terá este problema. Se sua BIOS for versão 1.05 ou superior, vai rodar sem problemas.

Outra coisa legal de saber é que o cooler do bichinho aguenta bem os Core 2 Duo. O meu, que chega a 2.17GHz, bate em um pico de 72ºC com uso muito intensivo, o que é pouco, se considerarmos que esta é a temperatura INTERNA do silício, medida por um sensor dentro do chip, e não a temperatura externa dele, medida por algum sensor térmico na placa mãe. O limite oficial dado pela Intel é de 100ºC para esta CPU, então 72ºC está bem abaixo do limite, apesar de ser bem quente.

Mas o problema é a memória. Eu coloquei 4GB de memória Kingston, mas ele só enxerga 3GB. E não é limitação do Windows 32bits, no próprio post da BIOS aparecem só 3GB. Eu não sei o motivo disso, e gostaria de descobrir. O mais interessante é o que o CPU-Z identifica os 4GB, mas a BIOS e o Windows, só 3GB. Eu vou manter ele assim com 4GB porque acho que o dual-channel funciona melhor assim, mas enfim, gostaria de entender o motivo de só aparecer 3GB.

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Sim, fui eu mesmo que troquei. É fácil: basta tirar a tampa de baixo, e desparafusar os 6 parafusos ao redor do cooler (4 pequenos e 2 grandes) e tirar o cooler. Depois, desparafuse o dissipador (3 parafusos grandes pretos, e um pequeno prata, à direita do chip i945).

Depois vá levantando o dissipador, e puxando para a direita até desencaixar. Depois é só trocar.

Sobre a memória, quero deixar registrado que descobri por que o D43 só suporta 3GB: é uma limitação do chipset. Não existe note com Intel 945 que suporte 4GB, o limite é 3GB, ou talvez um pouco mais, tipo 3.25GB. Isso porque o chipset é capaz de endereçar apenas 32bits, ou seja, 4GB, mas ele não consegue remapear para uma área de memória superior o espaço de I/O que ele usa para conversar com periféricos. Resumindo, é parecido com o problema dos SO de 32 bits. Entretanto, versões 64 de qualquer SO rodam nele, desde que ele esteja equipado com um Core 2 Duo, que é o único tipo de processador que ele suporta e que roda em 64 bits.

Então não tem jeito, quem colocar 4GB só vai usar 3GB. Mas eu acho que isso não importa muito, porque do jeito que memória está barato hoje em dia, só o fato de ter os 3GB rodando full em dual-channel, já vale a pena.

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

oi a todos. obrigado pelas informações de todos e principalmente a sua Eduardo. agora uma ultima pergunta, o meu notebook ainda está com o processador celeron e a bateria está durando em media 1:45H, gostaria de saber quanto tempo ta durando a do seu notebook com o processador core2duo Eduardo? obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...