Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acabei de instalar novo driver - preciso formatar HD?


Skoopy

Posts recomendados

Olá amigos... Estava com um problema de driver de DVD...! Adquiri outro, acabei de abrir o gabinete e já coloquei (é um driver "ide", da LG)... A luz fica normal (acesa quando acesso o driver), mas... o mesmo não é "identificado" no Windows (o sistema operacional não mostra a unidade recém instalada). Tenho cinco Windows no PC, será que vou precisar formatar tudo de novo? Fico me perguntando se não é problema nos cabos... apertei até com força e "ACHO" que não está folgado (mas será que poderia ser isto, ou é questão de ter que formatar tudo de novo?). É possível usar o driver de CD/DVD sem a necessidade de novas formatações? Caso positivo como devo proceder? Agradecido! (Pessoal, estou com uma pressa "violenta"! Tenho que gravar 120 GB em até 7 dias... "back de cursos, apostilas, etc.")!

P.S.: também tenho um outro HD "ide", será que é problema com "master/slave" (acho que não, pois apenas tirei os cabos do antigo driver, tal qual estavam colocados anteriormente e o "repositei" no novo)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde;

Primeiro procedimento que você deve fazer é verificar se o mesmo esta aparecendo no setup. você usa tudo em um só flat (HD e Driver) ou não???

Muito boa tarde, Tiago...! Acho que já fomos direto ao ponto: verificando a BIOS, pude notar que no item onde se indica o driver slave está algo "estranho": "R~mut?st DVD - RAm6" (certamente este não é o nome da nova gravadora :)) e também: o HD IDE não é identificado. ACABEI de retirar o cabo e reposicionei no driver antigo e tudo voltou ao normal...! Mas quando transfiro o cabo para o novo, nem o HD, nem a nova unidade da gravadora são reconhecidos. O que devo fazer?

P.S.: minha fonte é "Corsair Vx 550w"

aqui o link.

uso tudo dentro de um gabinete desktop, e tenho um outro hd sata 2 instalado na placa mãe... A propósito: é possível utilizar "jumpers", acho que se chama assim, para usar os "IDEs" como "serial ata"? Sei que mágica não existe, e que a velocidade dos hd's permanecerão como IDEs, mas minha placa tem 6 entradas sata 2 e acho que são melhores para o uso (e também pretendo usar o antigo driver IDE, apesar de não estar funcionando 100%). Gostaria de fazer isto, pois tenho 2 drivers IDE + 1 HD IDE e minha placa mãe tem apenas 1 IDE, entende? Obrigado pela atenção!

Edit: flat seria o cabo? Se for, uso um flat apenas para ambos (HD e gravadora de DVD)!

Verifique o jump do novo drive, veja a pinagem do mesmo

Sou meio leigo em IDE :lol:. Vou desligar o PC, e contar as entradas do pino e volto logo...! :rolleyes:

..................................

Edit: contados 39 pinos e "espaço" vago quase no centro! Se não estou enganado, estes 39 pinos se chamam na verdade 40 pinos (apesar de serem contados 39)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é quase certo que o jumpeamento do novo gravador está conflitando com algum HD....verifique a posição do jumper no gravador antigo e nesse novo.

Em geral os gravadores vem de fabrica com o jumper na posição CS (cable select). De repente o seu gravador antigo estava com o jumper na posição SL (slave) e o HD ide na posição MS (master). Aí quando recoloca o gravador antigo os dois dispositivos IDE são detectados, se colocar o novo gravador com o jumpeamento errado não vai ser detectado nunca.

Poxa voce venceu, cinco windows no mesmo PC, está fazendo coleção desde o windows 95, windows 98, ME, XP, Vista? Não tenho nada a ver com o seu computador mas colocar sistemas operacionais demais assim é um outro fator de risco para dar conflitos.

Posta aí os resultados....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é quase certo que o jumpeamento do novo gravador está conflitando com algum HD....verifique a posição do jumper no gravador antigo e nesse novo.

Em geral os gravadores vem de fabrica com o jumper na posição CS (cable select). De repente o seu gravador antigo estava com o jumper na posição SL (slave) e o HD ide na posição MS (master). Aí quando recoloca o gravador antigo os dois dispositivos IDE são detectados, se colocar o novo gravador com o jumpeamento errado não vai ser detectado nunca.

Poxa voce venceu, cinco windows no mesmo PC, está fazendo coleção desde o windows 95, windows 98, ME, XP, Vista? Não tenho nada a ver com o seu computador mas colocar sistemas operacionais demais assim é um outro fator de risco para dar conflitos.

Posta aí os resultados....

É! Mudei aquela "pecinha" que fica no final dos drivers: já houve um progresso duplo: o hd "IDE" ja está sendo identificado e funcionando. A gravadora de DVD também (é identificada, mas não funciona). Até mesmo na bios já aparece o nome da gravadora (coisa que antes não acontecia). Mas deixe-me dizer uma coisa: meu pc estava com 8 (oito Windows)

- é que eu estudo línguas estrangeiras e "resumidadente" por motivos de layout e fontes uso Windows em várias línguas (ao menos 3). Também acrescenta-se outros fatores como segurança (tenho uns 32 programas para compras e "afins" on-line, que não são possíveis de serem utilizados em uma única partição, por questões de conflitos no kernel do sistema operacional de cada partição quando os tais programas são instalados). Se eu virtualizar todos os sistemas (tenho apenas 1 giga de memória ram dual channel - @ 800 Mhz) o PC perde desempenho, então fica inutilizável...! Além do mais, quando meu computador tinha 8 Windows, um técnico foi instalar uma nova fonte (a antiga fora queimada! :rolleyes:) e ele mudou da entrada 1 (sata 2) para entrada 5 (sata 2). Tenho certeza que o problema se dá nesta relação master-slave, bem como a dificuldade de os sistemas operacionais "acertarem o boot e localizarem a unidade correta dos drivers". Coisa estranha ainda: a gravadora de DVD abre sozinha, e quando fechada volta a abrir. O driver de DVD está como master e o HD IDE como slaver, e sempre usei da forma contrária... Andei mexendo na Bios e "não sei" se inverti alguma coisa...

Felicidades, boas festas e obrigado pela atenção! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...