Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Schao

Ajuda com mini-system AIWA!

Recommended Posts

Boa noite,

Sou novo aqui no fórum, devido as ótimas recomendações que recebi de amigos meus a respeito do fórum vim até aqui pedir ajuda aos técnicos, hobistas, professores e entendedores de eletrônica...

OBS: Já tenho certa experiência em fórums e sei como é chato a quantidade de tópicos repetidos que são criados, portanto, peço que se já houver um tópico falando sobre o mesmo problema que me mostrem e corrijam minha falha. Pesquisei aqui no fórum e não encontrei o que eu procurava, portanto peço desculpas se estiver criando um tópico repetido. Obrigado.

Bom, meu problema é o seguinte:

Tenho um mini-system Aiwa modelo NSX-S909 que por sua vez fez 10 aninhos de idade mais ou menos na época em que estragou, tenho certo conhecimento em eletrônica mas estou tendo os mais diversos problemas em solucionar o defeito do meu som.

DEFEITO: Quando coloco ele na tomada - deveria ficar em standby - ele liga SOMENTE as luzes do cd player - que são visíveis nesse modelo devido ao acrílico na tampa superior -. As demais luzes e display ficam completamente desligados e o aparelho não responde a nenhum comando. No momento ele não liga de jeito nenhum, ha algum tempo atrás ele já vinha apresentando esse defeito, mas acontecia de vez em quando - agora foi de vez.

TESTE - Fazendo alguns pequenos testes constatei que quando retiro o conector de alimentação da placa do amplificador dos speakers - aquela pequena com os D2494 e B1625 - o aparelho liga e funciona normalmente, é claro que nessas circunstãncias só funcionam os subwoofers. Se o aparelho for ligado com a placa devidamente conectada, a mesma faz um pequeno zumbido!

Como essa placa não é muito grande e não possui muitos componentes achei que seria possível concertá-la, mas já estou a uma semana e ainda não consegui. Acredito que sejam alguns ou um dos transistores de potência - são quatro, dois 2494 e dois 1625 - ou uma espécie de relézinho preto que tem bem na saída da placa, juntamente aos conectores RCA de saída.

Se fosse possível, gostaria de uma opinião a respeito do meu problema e se for um ou mais transistores que estiverem em curto gostaria de saber se existe algum equivalente, pois estes modelos já revirei por tudo e não encontrei os mesmos a venda.

Muito obrigado pela atenção,

Guilherme Schaun

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo o defeito e no amplificador de audio,basta subistituir seja la transistores ou ci e tbem capacitores eletroliticos do circuito e revisar os falante q fica novo.Falei!

Compartilhar este post

Link para o post

Colega, como o companheiro jorge disse!, você está com um dos tr's de saida queimados!..., você terá que testar tbem, os tr's SMD desta etapa amplificadora...ok?, e tbem os diodos....

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela ajuda...

Bom,

Os capacitores eletroliticos eu já testei todos (dessa placa) e todos estão funcionando perfeitamente.

Os transistores de potência como já comentei são em dois pares, ou seja, existe dois de cada na placa e ambos do mesmo modelo apresentam as mesmas resistências, o que quero dizer com isso: devem ter queimado dois deles, pois apresentam as mesmas características! no momento estou no trabalho, quando chegar em casa posto as resistências encontradas nos transistores.

Quanto aos transistores SMD, testar até é fácil, mas se eu tiver que substituir algum, como faço? eles são tão pequenos que não consigo nem ver o modelo deles!

Só mais uma dúvida - faz tempo que não mexo com eletrônica - os diodos devem apresentar uma alta resistência em um sentido e baixa noutro né?

Os alto-falantes estão perfeitos - pelo menos acho que estão - já fiz o teste em outro aparelho.

Pessoal, muito obrigado mesmo...

Muito grato

EDIT:

Bom, cheguei em casa e fui fazer os testes nos transistores...

Os valores de resistência não se mantém constantes, de uma medição para outra chega a dar 3 MOhms de diferença.

D2494 - 1

B - C = 1,1 MOhms - aumentando

B - E = 5 MOhms - diminuindo

C - E = 4,5 MOhms - se mantém estável

D2494 - 2

B - C = oscila entre 300K e 3M

B - E = 5 MOhms - diminuindo

C - E = 4,5 MOhms - se mantém estável

Do B1625 não encontrei o datasheet.

A respeito da disponibilidade no mercado, encontrei os dois modelos a venda, porém a loja faz o pedido mínimo de 50 R$ :(

Editado por Schao

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais