Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD X2 6000+ Pegando fogo.


Posts recomendados

Bom, ja li todos os tópicos que eu podia e vi que a temperatura com minha config varia muito de uma pessoa pra outra.

Resolvi perguntar então, ja que tem muito tópico sem solução.

Num to afim de gasta R$250 com um cooler e não resolver nada (como li em alguns topicos).

Bom meu problema é seguinte:

Não sou muito encanado com temperatura, então nem estava monitorando. Dai jogando need for speed undercover, (ja faz um tempão que to jogando), o jogo começo a trava e fechar sozinho dando erro. Xinguei o windows lógico, mas o problema começou a ficar frequente. Desconfiei da placa de video e então decidi monitorar.

Bom pra minha surpresa, após o jogo travar o processador marcava 95ºC e a placa de video também. A MB tava marcando 58ºC.

Doidera total. Nem imaginava que podia chegar a isso.

Dai medi sem jogar.

CPU ficou em 57/58ºC e a MB 43ºC e Video e 54ºC e HD em 37ºC, isso sem a tampa lateral, porque se colocar sobe um pouco mais.

Minha config abaixo:

AMD Athlon 64 X2, 3000 MHz (15 x 200) 6000+ Cooler BOX

Asus M2N-SLI Deluxe

XFX nVIDIA GeForce 8600 GT sem ventoinha só dissipador.

Ela ja vem overclokada de fabrica.:unsure:

alguém pode me ajudar diminuir isso sem gastar dinheiro a toa e sem transformar o PC em um Boing levantando voo?

Mal o texto grande...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A MB tava marcando 58ºC.

CPU ficou em 57/58ºC e a MB 43ºC e Video e 54ºC e HD em 37ºC, isso sem a tampa lateral, porque se colocar sobe um pouco mais.

Mal o texto grande...

vamos por partes.

HD: nem si preoculpe com ele, eles são feitos pra trabalharem por si só. 44ºC ta normal pra eles em full.

Vídeo: 54ºC é uma ótima temperatura. elas trabalham até 100ºC, ficando em média em 80ºC em full com a galera ai, nem si preoculpe. Mas si poder baixar ótimo; como? leia abaixo:

MB: 43ºC não ta muito alto não, olha a minha ass. você não precisa mexer diretamente na placa-mãe. Se ela esta alta é por causa da temperatura do ar que circula dentro do gabinete, ou seja, o gabinete está com uma ventilação não muito boa. Isso você pode melhor sem gastar muito, como: adicionando fans de 12cm.

CPU: você tb pode si basear no meu ai, até uns 65ºC você não precisa si preoculpar. Mas antes de conprar um cooler novo pra ela, melhore a circulção de ar do gabinete, garanto que melhorar tb a da CPU, talvez nem necessite de trocar o cooler da CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, há um tempo também postei desesperado com a temperatura da minha CPU q é a mesma q a sua... então, o que eu fiz pra ajudar, em primeiro, o que o Nesdro disse... comprei um Cooler Master 12cm... e pus ele soprando em cima do processador sem duto... isso já ajudou bastante e no seu caso isso é o mínimo a se fazer.... você não disse ql cooler, e onde você usa ele.

Eu, como sou exagerado, no seu lugar colocaria 2x120, uma na frente e outra atrás, e um 80+duto em cima do processador, e isso pensando em economizar...

Pra reduzir o barulho, arranque a chapa furada do gabinete e coloque essas grades redondas que permitem melhor ventilação... qr melhorar mais ainda o silêncio!? desiste do de 80 lateral e mete logo outro 120! ou se não der prejuízos em graus, tira a lateral; mas não recomendo. apesar de q isso é você q tem q fazer em teste aí, porque depende do espaço interno, dos bloqueios q suas placas de expansao fazem, etc etc... no meu, se eu tirar o cooler lateral em full, já era!

E a outra coisa q também conta muito, é usar o Cool 'n' Quiet... q também reduz demais...

com essas medidas minha CPU tá 31º em idle e uns 53º em full... mais de 10° a menos doq tava marcando em full antes...

Estou qse certo de q você não precisará de gastar em outra CPU, até porque a nossa já é bem interessante apesar de não se comparar a uma Zalman 7500 por ex (por motivos óbvios de custo)... Pelo menos com a minha experiência pessoal aqui no mesmo processador e incluindo o fato da sua MB está tão alta, pra mim é um forte indício de q a ventilação interna tá péssima.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tente atualizar a BIOS, pode ser problema com ela. Também adapte alguns Fans no seu gabinete: http://forum.clubedohardware.com.br/melhor-gabinete-menor/551684 e http://forum.clubedohardware.com.br/dicas-melhorar-refrigeracao/572048.

Quanto a placa de video, a Fatal1ty Aquece mesmo, já que ela é passiva. Adapte um fan nela que resolverá o seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo você não entendeu.

Meu processador chega a 95ºC em full. Placa mãe chega a 58ºC em full.

O PC ta travando por conta disso.

Essas temperaturas que você citou são todas em idle.

Galera valeu a ajuda ai. Mas o processador chega a 95ºC em full. Só ventilação vai resolver? Sei não viu. Notei que o cooler box joga ar quemte pra todo lado. Aquece tudo que ja ta quente e mais um pouco.

Analisando o gabinete cheguei na seguinte conclusão:

Em baixo ta frio, onde fica o HD, em cima fica morno, mas no meio fica fervendo.

Tambem pudera. O dissipador da placa mãe fica ali, o dissipador da placa de video fica ali e pra ajudar o Cooler BOX joga ar quente pra todo lado bem ali tambem.

Fica um calorão. Fiz o teste do dedão e realmente ta queimando mesmo.

Poxa se eu diminuir 10ºC, vai ficar 85ºC em full. É isso ai mesmo?

Quanto a tirar a lateral não da. Tem luz na placa mãe eu não vou conseguir dormir com o PC ligado.

Se eu encher ele de ventoinha (como fiz com um outro que eu tinha) ele vai roncar que nem um Boing da TAM.

Meu gabinete ja tem duto na lateral, mas sem ventoinha. Posso colocar uma na frente, mas acho que aumentaria o barulho consideravelmente.

Não seria acnselhavel trocar o cooler? Chegueia até a ver uns, mas meu deus, eles tem 500g eek.gif. Como isso fica pendurado sem cair?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então drido. Eu ja fiz tudo isso. Depois que limpei e passei a pasta piorou um pouco. A pasta é Cooler Master TCK. Talvez seja porque a outra estava acentada (e dura). Mas como foram os tecnicos que me venderam que colocaram, pode ser que era de qualidade melhor tambem.

Infelizmente acho que vou ter que trocar de Cooler mesmo. Andei pesquisando e as duas opções são as que você citou, ja que um Ice Age não cabe no meu gabinete. 15cm de altura é um absurdo. Meu gabinete é meio apertado. Tem que arrumar a ventilação tambem, mas quando se execulta um processo pesado, demora cerca de 15 segundos para o processador atingir os 85ºC. Ta osso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembre-se de remover qualquer vestígio de pasta térmica aplicada anteriormente. O ideal é limpar com álcool isopropílico.

A quantidade de pasta a ser aplicada deve ser o suficiente para formar uma fina película entre o heatspread e o cooler. Geralmente uma gota modesta no centro do heatspread é o suficiente.

Se as aletas do dissipador estiverem com sujeira, limpe-as cuidadosamente. Uma pequena quantidade de poeira espalhada na parte superior das aletas irá reduzir a eficiência do cooler e conequentemente aumentar a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi eu também tenho uma dúvida...

No site da AMD diz que o 6000+ (de revisão F3, aquele de 3GHz stock) tem Temperaturas máximas de 55-63 ºC

Só que o meu jogando chega fácil em 65, 66 ºC.

Eu adaptei 3 ventoinhas (2 na frente jogando ar frio e uma atrás tirando ar quente) de fontes (80mm) antigas no gabinete (que por sinal é um Micro-ATX). Ah eu coloquei a fonte pra fora do gabinete porque se não esquenta mais fácil ainda. A tampa lateral está aberta.

Será que se eu pegar um gabinete ATX de 4 baias 5 1/4 + 4 ventoinhas da CoolerMaster (aquela de 120mm com leds azuis) dá pra esfriar um pouco isso daí?

Tava pensando em colocar 1 atrás, 1 na frente, 1 em cima e 1 na lateral com duto pro processador..

PS: Eu coloquei na BIOS pra avisar quando chegasse à 65º, então se eu colocar pra 70 não tem problema não? porque é impossível jogar com aquele negócio apitando o tempo inteiro...(_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu tb tinha problemas de aquecimento com o cooler box,comprei um Evercool Buffalo por R$ 50,00,e hoje mesmo em dias quentes não passa de 55°.

creio que resolveria o seu problema, porque não deve ter muita diferença de temperatura do 5600+ para 6000+.

o que eu acho estranho é que o meu sempre travava em torno 68°~70°,acho que pode ter um erro do sensor de temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais incrível é como ele atinge essa temperatura sem dar tela azul ou algum aviso na tela, ou até mesmo sendo desligado automaticamente.

Pois é, deixei la na bios pra olhar aquanto chegava e ele vai subindo até os 95ºC. Dai eu que paro porque ele continua sem desligar.

Só percebi porque jogando need o jogo parava e ficava um tempo parado como se estivesse calculado. Dai voltava e depois travava de novo. Tambem pudera, tava com um lamborguini todo equipado, corria pra *****, vai fazer conta naquela velocidade a 95ºC é ****.

E mesmo assim ele travava o drive da NVIDIA. E logo em seguida o windows.

Mas tela azul nunca deu.

Mas te digo mais. Ele tava nessa situação a muito tempo. Em jogos normais ele fica sempre na casa dos 80ºC funcionando.

E no teste do dedao ele queima mesmo :o.

Acabei comprando o Cooler Master Hyper TX 2 por R$65,00. Espero que de conta.

Estranho que vi vários elogios ao cooler Box, inclusive com over.

Não sei porque o meu ta pregiçoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, de nada adiantará você colocar o melhor Cooler do mundo se a ventilação do seu gabinete for horrivel. Adapte alguns fans nele que ajudará mais um pouco nas temperaturas.

Você chegou a ler os tutoriais que passei? http://forum.clubedohardware.com.br/...e-menor/551684 e http://forum.clubedohardware.com.br/...geração/572048. Leia-os pois são muito explicativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o cooler chegou. Um Cooler Master TX2.

Coloquei ele com o adesivo termico que veio. Como não sei se é melhor que a pasta que tenho resolvi deixar ele mesmo ( Tenho uma da Cooler Master TKC).

Agora ele fica com 47ºC em idle e a placa mãe em 44ºC. Mas quando jogo o NFSP vai para 70ºC e placa mãe vai para 55ºC.

Quando deliga o jogo ele volta para 47ºC em cerca de 4 segundos.

É assim mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o cooler chegou. Um Cooler Master TX2.

Coloquei ele com o adesivo termico que veio. Como não sei se é melhor que a pasta que tenho resolvi deixar ele mesmo ( Tenho uma da Cooler Master TKC).

Agora ele fica com 47ºC em idle e a placa mãe em 44ºC. Mas quando jogo o NFSP vai para 70ºC e placa mãe vai para 55ºC.

Quando deliga o jogo ele volta para 47ºC em cerca de 4 segundos.

É assim mesmo?

Sim é assim mesmo, o NFSP utiliza muuuito o processador, muito mais do que o Crysses.

Por exemplo, o meu processador.

com NFSP chega a 65ºC as vezes uns picos de 67ºC.

com o Crysses chega a 60ºC, não passando disso.

Acho que todos que querem saber qual a temperatura em full no processador, deveriam testar com o NFSP.

enfim, você pode melhorar essas temperaturas melhorando a circulação interna do gabinete. Adicionando mais fans ou trocando os fans existentes por outros melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo menos não chega mais a 95ºC. Vou melhorar a refrigeração, vou ver se consigo controlar as ventuinhaspara usar somente quando for jogar.

Mas acho estranho uma temperatura dessas ja que o limite segundo o fabricante é de 65ºC.

Ontem fiz um teste de dedão e fiquei meio desconfiado dos sensores.

O chipset estava queimando o dedo a 50ºC, mas o cooler estava morno a 55ºC. (coloquei o dedao naquele quadrado que fica em cima do processador.)

Não faz sentido pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas la nos eua é mais fácil de manter temperaturas mais baixas, porque la é frio apesar dos lugares terem aquecedores, mas não ficam a 30 graus, uns 22 e olha lá, então faça um teste em dia frio a temperatura, vai ser mais baixa... e sobre o nfsU, eu usava aqui usava 99% do processador, e chegava a seus 67 graus, mas nada de travar... e toma cuidado com essa temperatura, so de você ter usado um bom tempo nessa temp, ele diminuiu bastante a vida util, acho q seu processador esta com vcore muito alto, 1.4 talvez, isso mesmo sem over, faz o processador aquecer de mais... tenta verificar seu vcore com o everest.. ai fala pra nos...

se eu não me engano o limite é 62, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marcos_vargens,

O seu problema deve ser mesmo de ventilação! Posta uma foto do seu gabinete pra turma dar uma olhada. Como o colega falou aí em cima: não adianta ter o melhor cooler se seu gabinete não tem ventilação adequada.

Ainda não vi o meu 6000+ passar dos 50cº, com um cooler Buffalo e a pasta térmica meia boca que vem com ele. A mobo não passa 38cº.

O meu gabinete é esse da assinatura (recomendo) e não tem nenhum cooler adicional, apenas os 2 de 120mm que vem com ele.

Outra coisa importante é a organização dos cabaos dentro do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, de nada adiantará você colocar o melhor Cooler do mundo se a ventilação do seu gabinete for horrivel. Adapte alguns fans nele que ajudará mais um pouco nas temperaturas.

Você chegou a ler os tutoriais que passei? http://forum.clubedohardware.com.br/...e-menor/551684 e http://forum.clubedohardware.com.br/...geração/572048. Leia-os pois são muito explicativos.

Eis sua resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas LOTus, o problema não é refrigeração e sim no cooler porque, o pc mesmo aberto fique bem quente... então descarte essa posibilidade..

mas pelo jeito ele não te cooler então seria bom colocar pra esfriar a placa de video, aqui tenho uma 8500gt, tem um cooler adaptado nela, na verdade é pra esfriar o suth bridge, mas pega vento nela, e no max q ela chega quando esta muito quente e pc fechado com overclock é 72 graus... jogando need undercover...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...