Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Veloria

Ajuda com fonte & voltagem!

Recommended Posts

Bem, não entendo nada de fontes nem tensão.

Andei lendo os ultimos tópicos da seção de energia e derivativos onde muitas pessoas criticam o uso de estabilizadores. Bem eu não entendo nada disso então não posso dizer o que é bom ou ruim. De qualquer forma, tendo em mente de que isso é um fato e de que pretendo eliminar meu estabilizador, so me restaram algumas dúvidas, são elas:

Tenho uma fonte genérica de 600 watts nominais e 250 watts reais.

Essa fonte tem duas entradas traseiras, uma para a própria CPU e a outra para o monitor.

A fonte está ligada no estabilizador, equanto o monitor está ligado diretamente num filtro de linha, ou seja uma das entradas que a princípio seria para o monitor está desocupada.

Em meu estabilizador estão ligados:

A fonte da CPU, um transformador de energia do roteador de internet wireless e as caixas acústicas.

No filtro de linha estão ligados:

O monitor, o trasformador do modem de internet banda-larga, outro transformador de um cooler externo da CPU e a impressora.

Levando em conta o meu interesse em querer eliminar o estabilizador, tomei a iniciativa.

Antes disso me certifiquei em qual tensão a fonte da minha CPU estava operando (minha corrente elétrica é 220).

Ela está em 115, tendo opções de 115 à 230.

A princípio estranhei, e como não entendo nada disso, deliguei o computador e coloquei a fonte para operar à 230.

Liguei o computador. Tudo normal por equanto. Aí na hora de carregar o windows surgiram alguns estalos que não sei explicar, algo constante soando como algum tipo de aviso. Desliguei o computador no mesmo instante e coloquei a fonte para operar a 115 novamente e voltou ao normal.

Desisti e deixei por isso mesmo. Não cheguei a ligar a fonte direto na energia ou no filtro de linha por puro receio de ela queimar ou algo do tipo.

Meu filtro de linha é do tipo comum, da marca Clone, normalmente usado em aparelhos domésticos (tv, som, dvd, etc...), também por isso não decidi arriscar.

O que quero saber é o seguinte: Sendo a fonte genérica, posso liga-la direto na energia? Se sim, em qual tensão? 115 ou 230?

E quanto ao estabilizador, e já que meu filtro de linha é comum (aparentemente não recomendado para computadores) devo eliminar o estabilizador mesmo assim?

Grato desde já

Thomas Koelln.

Editado por .Tk

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Levando em conta o meu interesse em querer eliminar o estabilizador, tomei a iniciativa.

Antes disso me certifiquei em qual tensão a fonte da minha CPU estava operando (minha corrente elétrica é 220).

Ela está em 115, tendo opções de 115 à 230.

A princípio estranhei, e como não entendo nada disso, deliguei o computador e coloquei a fonte para operar à 230.

Liguei o computador. Tudo normal por equanto. Aí na hora de carregar o windows surgiram alguns estalos que não sei explicar, algo constante soando como algum tipo de aviso. Desliguei o computador no mesmo instante e coloquei a fonte para operar a 115 novamente e voltou ao normal.

Desisti e deixei por isso mesmo. Não cheguei a ligar a fonte direto na energia ou no filtro de linha por puro receio de ela queimar ou algo do tipo.

Meu filtro de linha é do tipo comum, da marca Clone, normalmente usado em aparelhos domésticos (tv, som, dvd, etc...), também por isso não decidi arriscar.

O que quero saber é o seguinte: Sendo a fonte genérica, posso liga-la direto na energia? Se sim, em qual tensão? 115 ou 230?

E quanto ao estabilizador, e já que meu filtro de linha é comum (aparentemente não recomendado para computadores) devo eliminar o estabilizador mesmo assim?

Atualmente você. usa um estabilizador com entrada 220V e saída 110V; é por isso que a sua CPU não funcionou direito quando você. passou a chave para 230V, mas ainda ligando-a no estabilizador.

Você pode ligar a sua CPU diretamente na rede 220V ou, melhor ainda, no filtro de linha. Como a sua rede é 220, a chave da CPU deve obrigatóriamente ser passada para 230V antes de ligar!

As caixas de som e o transformador de energia do roteador de internet wireless também devem ser passados para 220V se você. quiser ligá-los na rede ou filtro de linha. Se eles não tiverem chavinha 115/230V ou alguma indicação de que podem funcionar em 220V (por exemplo uma indicação como AC input: 90...240V) significa que funcionam apenas em 115V e devem continuar no estabilizador.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais