Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
morombichaba

Ventilador da fonte parando e voltando cooler

Recommended Posts

Oi Tenho um PC com uma fonte um pouco acima da fonte ATX , acho que é atx2 sei la, ela vai parando as hélices do seu ventilador e o pc fica silencioso mas a fonte fica muito quente, ai eu enfio um rolinho de papel para cutucar as hélices da ventoinha e elas estão leves e soltas, não há nada as impedindo de rodar, acontece que quando eu cutuco as hélices, elas voltam a ficar fortes e ventilar normalmente, depois de um tempo fica lenta novamente, como se estivesse com problema de controle elétrônico. Alguem já teve esse problema?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendo muito disso mas acho que sei o que pode ser.

Sua fonte provavelmente controla a temperatura, ou seja, ela regula a velocidade das ventoinhas conforme a necessidade de energia.

Se você cutucar a ventoinha, fazendo com que ela pare ou baixe de velocidade, a fonte esquenta e o controlador sente a necessidade de suprir a energia, ou o calor nesse caso fazendo as ventoinhas girarem mais rápido.

E depois de um tempo, quando o calor está estagnado, ela volta a girar conforme a necessidade.

Mas se mesmo assim a fonte esquenta, sugiro você verificar se sua configuração não está acima do que sua fonte pode suportar.

Compartilhar este post

Link para o post

Ponha algum programa de stress na sua CPU e faça com que ela peça mais energia para a fonte. Nessa hora a fonte deverá aquecer e chamar o ventilador a ação. Se tudo isso acontecer nessa ordem, nem se preocupe, é sua fonte fazendo o que deve fazer...

Programas de stress: Orthos, S&M, Superpi, SP2004, e outros..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais