Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação Elétrica: Correta? Dêem uma olhada!


ana2903

Posts recomendados

Oi, bom dia, boa tarde, boa noite...

O que acontece é que eu tinha uma fonte..... que já não me lembro qual era, e ela queimou... Isso no meio do ano, OK, troquei, ficou tudo certo...

O problema é que depois de apenas 6 meses ela queimou de novo!!! Comprei (na verdade tudo que tiver 'comprar' aqui foi meu pai que comprou) uma fonte nova, nela está escrito 'FTX500'... Liguei tudo certinho e... o computador não ligou! Pedi pro meu namo vir aqui dar uma olhada ele fez uns testes que obtive as seguintes informações:

  • A fonte passa corretamente energia pro monitor, ele liga.
  • Acende um LED na placa mãe mostrando que está correndo energia.

... :confused:

Tá esse é só o começo do problema... Depois de tantas suspeitas aparentemente achamos a causa de tudo: meu estabilizador.

Bom, talvez não seja isso, se não não estaria perguntando para vocês, né?!

-Meu pai diz que é por excesso de uso (uso todos os dias, uma média de 6, 7 horas por dia) que é porque tem 2 HDs (de 40GB cada).

-Minha mãe diz que é porque meu quarto é cheio de coisa e abafado, porque deixo muitas coisas no móvel onde fica o PC e que meu teclado sufoca o PC (por isso tirei várias fotos do ambiente para vocês verem).

-Meu namo acha que é porque meu estabilizador é pré histórico, e por eu ter 2 routers aqui (um eu não sei direito pra que serve, o outro é pra wireless) eu tenho que deixar o tempo todo o estabilizador ligado. O que força tudo...

Sei pouquíssima coisa sobre hardware e tudo o mais, então não sei se estou passando as informações corretas... Meu estabilizador tem uma etiqueta atrás que indica:

Entrada: 115V ~

Saída: 115V ~

(algo que esqueci): 300VA

Pelo que pesquisei é esse tal de VA (volt ampere) que importa não é?

O que ficava ligado no estabilizador era: CPU, Benjamin com os 2 routers, Monitor de tela plana TRC 17" e, eventualmente, meu ps2...

Esse estabilizador fica naqueles benjamins retos sabe? não sei como explicar, mas nele tem 3 entradas, que não sei o que é, mas imagino que seja uma TV TRC 21" (por aí) e aquele negócinho da NET... Esse benjamin simplesmente 'entra' na tomada por trás daquele plástico da tomada, e nessa tomada tá ligado um telefone sem fio...

Aqui as fotos:

  • Fotos do ambiente (com cachorro intrometido):

image073lu6.jpg

image072rq6.jpg

image046us0.jpg

  • Fotos da CPU (de trás, de lado e os fios que tem atrás dela)

image075rj2.jpg

image070kp5.jpg

(essa é o que tem atrás dela, acho que tem algo a ver com o que está ligado naquele bejaminzão reto)

image069ey1.jpg

image067yv5.jpg

image063cj0.jpg

image062ob7.jpg

Não sei se interfere algo, mas minha placa de vídeo é offboard, uma GeForce 5200 com 128mb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image047ed4.jpg

image060aq2.jpg

Meu pai insiste que tá tudo de bom tamanho..... e que eu to longe de precisar de um upgrade no PC...... é muito perigoso, incêndio, e tal?

:unsure:

Dúvida extra:

Meu monitor já vai fazer uns 3 ou 4 anos, acho... E as vezes ele fica com cores alteradas (geralmente magenta) nos lados, o que só sai depois de ficar reiniciando ele (até ficar boa as cores de acordo com a boa vontade do monitor)... Fora isso quase sempre dá pra ouvir aquele apitinho bem agudo 'piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii'.. sempre que ele tá ligado... o problema é que a cada dia que passa esse 'piiiiiii' fica cada vez mais alto e insuportável, tendo eu, novamente, ficar reiniciando o monitor pelo botão até a boa vontade dele de deixar o monitor mais utilizável...

O que pode ser? O monitor é TRC... 17"... ele fica ligando (em standby) por bastante tempo (o tempo todo quase)..

Isso pode ser nocivo a minha saúde? E eu deveria trocar antes que ele me deixe cega?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, o que ocorreu é o conjunto de tudo.

Primeiro, seu estabilizador é de apenas 300 W e o total dos equipamentos consome mais que isso. Quando isso ocorre, picos de corrente acontecem em todos os equipamentos, o mais fraco pode queimar.

O calor provoca amperagens maiores e o pó acumulado provoca oxidação e mau contato.

Aconselho usar pelo menos duas tomadas e usar filtros de linha para as cargas maiores.

Seu PC não parece ser dos mais carregados, voce não postou a configuração, mas na minha opinião o seu estabilizador não aguenta a carga e forçou seu fonte do micro.

Pode ter danificado mais componentes do PC pelo visto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o seu pc não estar ligando pode ser dois fatores: Não tem potencia suficiente entrando na fonte para ligar o pc(devido ao estabilizador), ou a conexão dos cabos de alimentação de alguns hardwares necessarios para o seu pc ligar como HD's e placa de vídeo esteja incorreto.

Vamos passo a passo:

1° O uso do estabilizador em computadores é totalmente dispensavel, o seu PC irá agradecer se o retira-lo:D

O ideal seria você ler esses tópicos, eu sei que é chato e cansativo, mas vale a pena...

http://forum.clubedohardware.com.br/não-usem-estabilizadores/109040

http://forum.clubedohardware.com.br/boa-fonte-substitui/430112

http://forum.clubedohardware.com.br/você-ja-viu/482317

2° O seu estabilizador tem pouquissima pôtencia para suprir 100% todos os componentes ligados a ele, e ele corre risco de pegar fogo quando sub-dimensionado, ou seja, quando é extraida mais potencia do que ele pode oferecer.

3° Ligue o PC direto na tomada, ou compre um bom filtro de linha da APC já que a tensão da tomada aí e de 127V(110V).

4° O seu monitor deve estar com problema de desmagnetização, por isso a cor magenta aparece nos cantos da tela, principalmente se seu monitor tem auto-falantes.

5° O "piiiiii" gerado pelo seu monitor é "normal" para o tempo de uso dele, te aconselho a trocar o monitor, e não causara nenhum dano a sua sáude muito menos você ficara cega. xD

6° Um bom uso para seu estabilizador seria liga-lo em um filtro de linha e usa-lo para ligar monitor, routers e etc, menos o PC.

7° O ideal tb seria se sua tomada tivesse um bom aterramento.

Leia este tb:

http://forum.clubedohardware.com.br/aterrei-tomada-pc/596190

O ambiente aí e fator minimo, diria de 0,9%, se a questão da energia não resolver os travamentos da sua placa de vídeo, o problema é super-aquecimento causado por falta de ventilação no seu gabinete.

Espero ter ajudado!:lol:

Eu tb faço CEFET, só que em Cubatão... e nesse ano vou cursar o 2° Ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, peça um PC novo pro papai, apele, diga para ele que você corre risco de vida, que seu desenvolvimento intelectual exige isso (mesmo que, porventura, você só use o MSN e afins...) :lol:

Puxa vida, mas quantos fios, que gambiarras! Tire esse estabilizador fora, isso não serve pra nada, compre um bom filtro de linha e simplifique a coisa aí.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana,

Antes de tudo, verifique se a chave da parte traseira da fonte está na posicão 115V; se ela estiver na posição 230V pode acontecer exatamente o que você falou.

O estabilizador é desnecessário; eu não uso nenhum e tenho computadores em casa desde 1991. A potência de 300VA é insuficiente para todos esses aparelhos, então ele corre até o risco de queimar e provocar um incêndio. Faça a ligação direto na tomada através de uma dessas extensões com filtro antes de fazer outros testes. Pode até ser que isso já resolva o problema.

O seu computador tem uma placa de vídeo off-board, o que pode indicar consumo um pouco mais alto, e muitas fontes simples podem não aguentar (e a fonte "FTX500" não parece ser das melhores). Tente nos informar a configuração completa do seu micro (processador, placa de vídeo, quantidade de HDs, etc.) para que possamos estimar a fonte necessária. A queima de 2 fontes em poucos meses quase confirma isso.

A sua placa-mãe parece ter vídeo-on-board. Se o seu irmão puder ajudar, peça para ele momentaneamente remover a placa de vídeo off-board e soltar a ligação de alimentação dos HDs; se o micro ligar sem essas peças indica que essa fonte está sobrecarregada e que você. necessita de uma melhor.

Se o micro nunca ligou com essa fonte pode ser também que ela esteja com defeito ou a montagem no micro esteja errada. Seria bom testar a fonte em outro micro e re-verificar as ligações da fonte ao micro.

Existe mais uma possibilidade; alguma outra parte do micro pode estar defeituosa. Se a placa mãe estiver com defeito o comportamento pode ser exatamente o descrito.

O monitor parece estar chegando ao final de sua vida útil mas ele não vai fazer mais mal a sua saúde que o normal (bem, talvez o "piiii" possa afetar a sua sanidade... :lol:). Talvez ele funcione um pouco melhor sem o estabilizador. Procure nos menus dele por uma opção para desmagnetizar; ela pode ser útil para remover as cores alteradas. Também pode ajudar uma limpeza interna, removendo a poeira acumulada, mas só faça isso depois de o ter deixado desligado da tomada por um dia! Tem tensões altas dentro do monitor!

Boa sorte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada!

As ligações parecem corretas, a chave da fonte tá em 127...

Tem como saber as coisas dele sem ele estar ligado?

ACHO que é um núcleo de 2.9GHz, 2 HDs de 40 GB, placa de vídeo offboard Geforce fx 5200... a placa mãe eu esqueci o nome... mas ela tem tudo on board acho..

mais alguma coisa?

Obrigada mesmo, pessoal :)

Obs: Inaua, vai lá qualquer dia visitar rsrs, estou indo pro 3º rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1° O uso do estabilizador em computadores é totalmente indispensavel, o seu PC irá agradecer se o retira-lo:D

Dispensável e não indispensável!!

ana2903 vamos resolver o problema por partes:

Você esta usando fontes genéricas, esses problemas relativos a fontes são bem comuns com essas fontes de baixa qualidade, seria interessante você, na próxima vez que ela apresentar problemas, comprar uma fonte de melhor qualidade. Mas se a atual esta funcionando, pode mantê-la.

Um segundo fator, e o mais importante, esse estabilizador! Não protege absolutamente nada, tinha um igual a esse e derreteu todo ;p.

Estabilizador é completamente dispensável, seu pc não precisa disso e agradeceria se você não utilizasse.

A instalação elétrica ai parece a maior gambiarra, beijamins, extensões etc, devemos resolver minimamente isso, diga-me, a energia ai na sua casa é 127V ou 220V?

Comece comprando um filtro de linha, uma régua de tomadas, para essa função qualquer um serve, mas se quer dar proteção elétrica ao pc procure um melhor.

Pegue o filtro de linha e ligue na tomada, ligue tudo que for possível nele (cuidado, se a tomada for 220v a saída do filtro será 220v, então cuide para não ligar nada 110v nele), incluindo o monitor, fonte, roteador da internet, tudo, se faltar tomadas compre mais um filtro de linha e ligue no primeiro. Mas o principal é, tire o estabilizador!

Minhas explicações não foram das melhores, então qualquer dúvida pergunte.

Primeiramente responda se a energia é 110 ou 220v.

Abraços

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É tudo 110...

Acho que só uma ou outra é 220, mas a do meu quarto é 110...

O fato de eu morar em prédio altera alguma coisa?

leohartmann, então pra ter um estabilizador desse é melhor ligar na tomada ou seria melhor comprar um estabilizador melhor pra ligar o PC nele?

Porque eu queria fazer um upgrade no pc, mas não pra agora... Mesmo porque estou sem dinheiro :(

~~Obrigada! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As ligações parecem corretas, a chave da fonte tá em 127...

Tem como saber as coisas dele sem ele estar ligado?

ACHO que é um núcleo de 2.9GHz, 2 HDs de 40 GB, placa de vídeo offboard GeForce fx 5200... a placa mãe eu esqueci o nome... mas ela tem tudo on board acho..

mais alguma coisa?

Sem ligar você. pode abrir e olhar para tentar descobrir o nome da placa mãe, por exemplo. Isso facilitaria na identificação do processador também, uma vez que cada placa-mãe só aceita alguns tipos de processador.

Parece uma configuração algo antiga e 2,9 GHz não é um valor muito comum, mas mesmo assim é ruim chutar o processador: Pode ser um AthlonXP 2900+ (2GHz), um Celeron D 340 (2,93GHz), Athlon X2 5600+ (2,9GHz) e talvez outros.

O consumo pode atingir de 190 a 220 W, dependendo do processador, o que já é um valor alto para boa parte das fontes genéricas como a que você. está usando. E se for um AthlonXP o consumo na linha +5V pode se aproximar dos 20A.

Ou seja, a sua fonte está no limite e deve ser trocada, mesmo que essa não seja a causa do problema. Se não tiver mais informações sobre a máquina uma boa opção seria a Seventeam ST-350BKV, que é barata e atende bem tanto configurações com consumo alto nos +12V quanto com consumo alto nos +5V (caso do AthlonXP 2900+).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É tudo 110...

Acho que só uma ou outra é 220, mas a do meu quarto é 110...

O fato de eu morar em prédio altera alguma coisa?

leohartmann, então pra ter um estabilizador desse é melhor ligar na tomada ou seria melhor comprar um estabilizador melhor pra ligar o PC nele?

Porque eu queria fazer um upgrade no pc, mas não pra agora... Mesmo porque estou sem dinheiro :(

~~Obrigada! :D

Estabilizador é desnecessário e prejudicial para o PC, além de ser um risco para a segurança (é muito comum superaquecer e derreter, em alguns casos até incendiar). Não recomendo o uso de estabilizador. Veja esses tópicos:

http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/482317

http://forum.clubedohardware.com.br/boa-fonte-substitui/430112

http://forum.clubedohardware.com.br/como-tornei-util/492673

É muito comum os estabilizadores degradarem a fonte, reduzir a vida útil, principalmente quando são fontes de baixa qualidade. Sem contar que a maioria dos estabilizadores não tem capacidade de proteger nada.

Para resolver seu problema remova o estabilizador, se não tiver tomadas para ligar tudo use um filtro de linha como esse:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO8TPRE

Se quiser dar proteção elétrica ao seu PC use um filtro de linha como esse:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P8T3V

No filtro de linha você pode ligar tudo o que quiser, recomendo por o filtro na tomada e ligar tudo nele para evitar o uso de beijamins.

Pela energia da sua casa ser 127V você não precisará se preocupar com a alteração de chaves 110-220, então basta ligar tudo no filtro de linha.

Mas eu fiquei com uma dúvida, seu PC esta funcionando com essa fonte?

Sobre o monitor, ele esta no fim da sua vida, vale muito a pena trocar por um LCD, é muito menos prejudicial para a visão, não força praticamente nada os olhos, ao contrário dos CRT (de tubo), sem contar que consomem muito menos energia.

Sobre trocar o PC, isso é com você, se acha que tem necessidade de um PC melhor pode fazer a troca.

Voltando ao assunto do estabilizador, de acordo com esse tópico, ele gera surtos de tensão, igual aos gerados por raios, bastantes prejudiciais ao PC, mas normalmente fontes boas tem proteção para isso e elas nem percebem, o problema é quando usamos fontes comuns, elas não possuem proteção e se degradam muito rápido. Provavelmente o estabilizador foi o responsável pela morte precoce da sua fonte antiga.

Abraços

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, se você quiser você pode comprar somente o segundo filtro de linha, e ligar o seu estabilizador nele que não vai mais ser usado como antigamente e ligar somente o monitor e routers por exemplo.

E não tem perigo porque a energia já foi regulada pelo filtro de linha antes de chegar ao estabilizador, e evite tb o uso de beijamins...

Como você mora em um AP, pergunte ao zelador ou síndico, se as tomadas tem aterramento.

E o seu PC, voltou a funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, se você quiser você pode comprar somente o segundo filtro de linha, e ligar o seu estabilizador nele que não vai mais ser usado como antigamente e ligar somente o monitor e routers por exemplo.

E não tem perigo porque a energia já foi regulada pelo filtro de linha antes de chegar ao estabilizador, e evite tb o uso de beijamins...

Qual o motivo para você recomendar o uso de um estabilizador para o monitor??

Não há a mínima necessidade, a fonte de monitor é muito parecida com a de qualquer PC.

E o filtro de linha não regula a energia, apenas filtra ela, os tlecs do estabilizador continuarão e os problemas deles também.

Não é recomendado o uso de estabilizador para nada, absolutamente nada.

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o motivo para você recomendar o uso de um estabilizador para o monitor??

Não há a mínima necessidade, a fonte de monitor é muito parecida com a de qualquer PC.

E o filtro de linha não regula a energia, apenas filtra ela, os tlecs do estabilizador continuarão e os problemas deles também.

Não é recomendado o uso de estabilizador para nada, absolutamente nada.

Leonardo

Não, estou falando para ela comprar um filtro de linha contra surtos e reguladores de tensão, o que irá adiantar se não comprar um com regulador a fonte irá ter que fazer esse papel, então é mais fácil ligar o pc direto na tomada, mesmo a fonte sendo ou não génerica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, estou falando para ela comprar um filtro de linha contra surtos e reguladores de tensão, o que irá adiantar se não comprar um com regulador a fonte irá ter que fazer esse papel, então é mais fácil ligar o pc direto na tomada, mesmo a fonte sendo ou não génerica.

Filtro de linha e protetor de surtos não regula nada, apenas atenua surtos e ruídos. Quem regula tensão é o estabilizador, de uma modo arcaico, prejudicial e ineficiente, dando trabalho em dobro para a fonte.

Com estabilizador ou sem as fontes todas vão regular a tensão sozinhas, e isso não é apenas a fonte do pc, é de todos os aparelhos de sua casa.

Regulardor de tensão eficiente só nobreak online senoidal de dupla conversão, o resto é tudo coisa ruim, melhor nem usar.

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro de linha e protetor de surtos não regula nada, apenas atenua surtos e ruídos. Quem regula tensão é o estabilizador, de uma modo arcaico, prejudicial e ineficiente, dando trabalho em dobro para a fonte.

Com estabilizador ou sem as fontes todas vão regular a tensão sozinhas, e isso não é apenas a fonte do pc, é de todos os aparelhos de sua casa.

Regulardor de tensão eficiente só nobreak online senoidal de dupla conversão, o resto é tudo coisa ruim, melhor nem usar.

Leonardo

Puts, entendi, e quem me disse isso foi meu professor de eletrônica ô que beleza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou explicar de modo simples o que todos estão falando: seu estabilizador é um fusca 1300 e nele você está levando a mudança de toda sua casa de SP para Santos. Você acha que ele vai sair do lugar ou não?

Não vou entrar no mérito de que se é necessário usar estabilizador. Uso aqui desde que tive meu primeiro PC e nunca tive problemas. Faço manutenção em PC já há algum tempo e não aconselho ninguém a ligar computador sem ele.

Pelo que vi você tem:

1 monitor CRT 17"

1 PC com VGA offboard

1 TV 21" CRT

1 roteador banda larga

1 modem banda larga

1 conversor de TV da NET

1 teclado CASIO

tudo ligado numa mesma tomada atraves de extensões e um estabilizador?

Compre um estabilizador de 500VA com 6 tomadas (o seu só tem 4 tomadas) e ligue o roteador, modem da NET, a torre, cxs de som e só. O monitor troque por um de LCD (em Santos tem de 15" por R$ 299,00) e ligue o cabo eletrico na fonte do computador. Lembre-se que o monitor LCD consome menos energia, não cansa as vistas, esquenta bem menos, é menos pesado e tem qualidade de imagem melhor. Melhore a refrigeração da torre pois excesso de calor causa queima de componentes. Tua placa VGA esquenta bem. A TV ligue em outras tomadas e o teclado CASIO só quando for usar. Seu gabinete é muito bom, parafuse uns cooleres nele, tipo 1 ou 2 na frente e um atrás.

A configuração você fica devendo (mande para nós). A sigla 2900 é desconhecida pois não se trata de nenhum modelo da AMD ou Intel. Será que não é 2800?

Mande respostas e boa sorte. Qualquer coisa, ligue 193.

Ricardo Nunes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou explicar de modo simples o que todos estão falando: seu estabilizador é um fusca 1300 e nele você está levando a mudança de toda sua casa de SP para Santos. Você acha que ele vai sair do lugar ou não?

Não vou entrar no mérito de que se é necessário usar estabilizador. Uso aqui desde que tive meu primeiro PC e nunca tive problemas. Faço manutenção em PC já há algum tempo e não aconselho ninguém a ligar computador sem ele.

Pelo que vi você tem:

1 monitor CRT 17"

1 PC com VGA offboard

1 TV 21" CRT

1 roteador banda larga

1 modem banda larga

1 conversor de TV da NET

1 teclado CASIO

tudo ligado numa mesma tomada atraves de extensões e um estabilizador?

Compre um estabilizador de 500VA com 6 tomadas (o seu só tem 4 tomadas) e ligue o roteador, modem da NET, a torre, cxs de som e só. O monitor troque por um de LCD (em Santos tem de 15" por R$ 299,00) e ligue o cabo eletrico na fonte do computador. Lembre-se que o monitor LCD consome menos energia, não cansa as vistas, esquenta bem menos, é menos pesado e tem qualidade de imagem melhor. Melhore a refrigeração da torre pois excesso de calor causa queima de componentes. Tua placa VGA esquenta bem. A TV ligue em outras tomadas e o teclado CASIO só quando for usar. Seu gabinete é muito bom, parafuse uns cooleres nele, tipo 1 ou 2 na frente e um atrás.

A configuração você fica devendo (mande para nós). A sigla 2900 é desconhecida pois não se trata de nenhum modelo da AMD ou Intel. Será que não é 2800?

Mande respostas e boa sorte. Qualquer coisa, ligue 193.

Ricardo Nunes

Cara, se você quer mudar o rumo do tópico sugiro que vá em outro fórum, nesse aqui não, a discussão do uso de estabilizadores entre nós está morta... você é um daqueles caras que ainda mantem o comercio de estabilizadores vivo.

Não é pra usar estabilizadores em PC's!

Uma boa fonte substitui um estabilizador?

Não Usem Estabilizadores

Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -

De 220 Volts para 110, sem ter que usar o estabilizador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa mãe é uma ASUS P5PE-VM

Meu processador deve ser Intel...

2 HDs IDE de 40GB

1 GB de ram

Um gravador de DVD

Driver de disquete

1 cooler lateral, 1 cooler frontal...

E a fonte é aquela tal "ATX500" ou pelo menos é isso que está escrito numa etiqueta atrás dela...

Saindo um pouco dessa discussão... Esquecendo um pouco o fato de ser necessário estabilizador ou não, o fato de eu deixar o estabilizador o tempo todo ligado (não desligar enquanto o computador não está em uso) poderia danificar componentes?

Vendo essa dicussão, não sei muito bem o que rola, mas por um momento pensei em ligar o tal do filtro de linha no estabilizador, e ligar ele na tomada. O estabilizador "converteria" as correntes, e quando ele deixasse escapar alguma coisa o filtro de linha fisgaria eeeee. tcharam.. sem pc danificado, ou estabilizador forçando fonte.

Não sei se deu pra entender bem minha ideia, é basicamente isso.

Desculpem a demora pra responder, computador quebrado é TÃÃÃo legal.

E uma coisa, meu pc não liga mais, OK.. Então o que mais poderia ser o problema?

(mesmo com a fonte nova).

Não vou arriscar agora ligar na tomada porque meu pai não deixa, aí se danificasse ou qualquer coisa assim seria inteiramente culpa minha e eu ficaria.... digamos assim, sem garantia por parte dele...

>> Sei que tem que evitar 'sair do assunto'.. mas.... momento desabafo relacionado a fontes & energia!!!!! Fui investigar os outros 'estabilizadores' da casa... descobri que o da sala é de 1000VA... o do outro PC nem estabilizador é... creio que seja filtro de linha, e tá escrito 1000VA nele embaixo também e fora isso, só tem o monitor e a CPU ligada nesse filtro de linha, enquanto no meu estabilizador de 300VA tem toda aquele monte de coisas... eeeee.. T_________T

E eu nunca tive um filtro de linha na minha vida ó, todo mundo tem menos eu

:(

Mal ._____.

Obrigada pela ajudaaaaa.. e........ (moderador não apaga /\/\ vaaaaai :D)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou entrar no mérito de que se é necessário usar estabilizador. Uso aqui desde que tive meu primeiro PC e nunca tive problemas. Faço manutenção em PC já há algum tempo e não aconselho ninguém a ligar computador sem ele.

Lembre-se, não é porque você sempre usou e nunca teve problemas que faz dele um bom produto. Isso não vale só para estabilizadores, vale para qualquer coisa.

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana,

Esse estabilizador seu além de estar sobrecarregado não possui proteções efetivas, duvido até se ele tem um filtro de linha interno. Ele parece com um que tenho jogado aqui dentro de uma caixa, ele não tem varistores (componente primordial na proteção contra picos de tensão) e o filtro é muito fraco.

Nem to afim de entrar em discussões mais sobre usar ou não o estabilizador, eu sou contra o uso dos mesmos, com ressalvas, mas sua opção for continuar com estabilizadores antes de tudo eu sugiro que compre uma fonte de qualidade, fonte de qualidade dificilmente se acha por menos de 100 reais. As boas mesmo começam de 150 reais as mais simples até 300-400 reais as mais sofisticadas, quanto mais sofisticada melhor, dê preferências as que tem PFC Ativo. Com uma fonte dessas dispensaria qualquer estabilizador sem pensar. Mas se não quiser deixar o estabilizador, que compre um acima de 400VA no mínimo e que esteja em conformidade com a NBR 14373:2006, mas na minha opinião eu partiria pra um nobreak se em sua casa houver quedas de energia frequente e oscilações grandes de energia que faça com que teu PC resete por exemplo. Lembrando que uma fonte de qualidade é muito importante.

Só olhar pelas fotos é impossivel dizer como q tá a instalação elétrica da sua casa, pra isso seria necessário inspeções visuais nos quadros de distribuição, fiação das tomadas, medições, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O computador não acende nada, nem as ventoinhas?

Se você quiser você pode testar o pc com um desses estabilizadores de 1000VA, mas não recomendo o uso direto dele, tente ligar somente o PC e o monitor pra ver se algo acontece...já que seu pai tem medo de ligar direto na tomada... o que não tem nada a ver, outros motivos fazem queimar, não somente liga-lo direto.

E tb retire o conector que alimenta uns dos HD's e retire a placa de vídeo do PC e ligue o monitor na saida on-board, e ligue o pc...se ligar é que e a fonte esta sobrecarregada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa mãe é uma ASUS P5PE-VM

Meu processador deve ser Intel...

2 HDs IDE de 40GB

1 GB de ram

Um gravador de DVD

Driver de disquete

1 cooler lateral, 1 cooler frontal...

E a fonte é aquela tal "ATX500" ou pelo menos é isso que está escrito numa etiqueta atrás dela...

Saindo um pouco dessa discussão... Esquecendo um pouco o fato de ser necessário estabilizador ou não, o fato de eu deixar o estabilizador o tempo todo ligado (não desligar enquanto o computador não está em uso) poderia danificar componentes?

Não. Eu nunca tiro meu PC da tomada, uso ele com um filtro de linha e nunca desligo o filtro.

Vendo essa dicussão, não sei muito bem o que rola, mas por um momento pensei em ligar o tal do filtro de linha no estabilizador, e ligar ele na tomada. O estabilizador "converteria" as correntes, e quando ele deixasse escapar alguma coisa o filtro de linha fisgaria eeeee. tcharam.. sem pc danificado, ou estabilizador forçando fonte.

Não, o estrago que o estabilizador faz é tanto que um filtro de linha não consegue resolver.

E também não há porque deixar seu pc "sofrer" com o estresse provocado pelo estabilizador. Estabilizador não converte corrente nenhuma, a unica coisa que ele faz é tentar deixar a energia o mais proximo possível de 115V, mas ele só tenta pois não consegue :lol: .

Não sei se deu pra entender bem minha ideia, é basicamente isso.

Desculpem a demora pra responder, computador quebrado é TÃÃÃo legal.

E uma coisa, meu pc não liga mais, OK.. Então o que mais poderia ser o problema?

(mesmo com a fonte nova).

Provavelemente é fonte, mesmo sendo nova é de péssima qualidade.

Não vou arriscar agora ligar na tomada porque meu pai não deixa, aí se danificasse ou qualquer coisa assim seria inteiramente culpa minha e eu ficaria.... digamos assim, sem garantia por parte dele...

Não tem por que queimar por ligar sem estabilizador, se queimar é por outro motivo.

Manda seu pai ler os tópicos aqui dessa sala. Assim ele muda de ideia.

>> Sei que tem que evitar 'sair do assunto'.. mas.... momento desabafo relacionado a fontes & energia!!!!! Fui investigar os outros 'estabilizadores' da casa... descobri que o da sala é de 1000VA... o do outro PC nem estabilizador é... creio que seja filtro de linha, e tá escrito 1000VA nele embaixo também e fora isso, só tem o monitor e a CPU ligada nesse filtro de linha, enquanto no meu estabilizador de 300VA tem toda aquele monte de coisas... eeeee.. T_________T

E eu nunca tive um filtro de linha na minha vida ó, todo mundo tem menos eu

:(

Mal ._____.

Obrigada pela ajudaaaaa.. e........ (moderador não apaga /\/\ vaaaaai :D)

Esses outros estabilizadores que você tem ai também merecem ir para o lixo junto com o seu ;p

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse na primeira mensagem que enviei para esse topico, eu não queria entrar no mérito de usar ou não estabilizador de tensão. Já vi por vezes dizer que não é necessário. Seguindo essa linha de raciocinio, gostaria que os participantes do topico que tem avançados conhecimentos de eletrica/eletronica me respondessem as seguintes questões para que eu possa entender mais do assunto:

> Moro em Santos/SP e por aqui as tomadas são 220V. Sabemos que 99% das caixas de som são 110V. Sem usar estabilizador, nenhum tipo de conversor e sem mexer em tomadas, como ligar essas caixinhas 110V numa tomada 220V? Lembrando que o cabo eletrico do monitor tá ligado na fonte do computador.

> Seguindo o raciocinio do leohartmann, se o estabilizador não converte nenhuma corrente, como ligo uma caixa de som 110V num estabilizador 220V e a caixinha não queima?

Ana... Continuo com o mesmo raciocinio da mensagem anterior. Troque o estabilizador e etc...

Ricardo Nunes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...